09/02/19

Dragões Diário 09-02-2019

Uma enorme defesa de Jhonatan, quando já passavam dez minutos dos 90, impediu ontem o FC Porto de conquistar três pontos em Moreira Cónegos. A história dos 100 minutos anteriores é fácil de sintetizar: os Dragões foram muito superiores na primeira parte e desperdiçaram ocasiões para marcar; o Moreirense equilibrou na segunda e adiantou-se por Teixeira, aos 79’, cabendo a Herrera, aos 90+2’, repor o empate.
 
Para Sérgio Conceição, “a diferença está na eficácia”. O treinador salienta que a equipa tem conseguido “impor um volume de jogo ofensivo interessante” em todos os encontros, acabando por falhar em frente à baliza. No caso de ontem, sobretudo numa “primeira parte de grande nível”, não faltaram “ocasiões para ganhar de forma tranquila”. Este segundo resultado infeliz consecutivo não perturba o campeão nacional: “A minha convicção é que no fim estaremos na frente”.
 
O discurso de Danilo não é muito diferente. O FC Porto poderia “ter feito mais, sobretudo na finalização”, mas também não se pode desprezar o mérito do Moreirense, “uma equipa muito organizada, que parte bem para o contra-ataque”. Como os Dragões não estão “habituados a perder tantos pontos” em poucas jornadas, o médio acredita que poderemos estar perante um “momento-chave”: “Vamos dar a volta por cima”.

As atenções do plantel viram-se agora para a Liga dos Campeões, a mais importante competição de futebol do mundo, que continua a ter no FC Porto o habitual (e único) representante de Portugal em fases adiantadas. Terça-feira há jogo em Roma que poderá começar a ser preparado já hoje, a partir das 11h30, no Olival.
 
Os jogadores de andebol estão “positivamente ansiosos” à espera para disputar a Taça EHF. Quem o diz é Thomas Bauer, que mais logo, num Dragão Caixa com casa cheia, ajudará a defender as redes azuis e brancas frente ao Cuenca (18h00, Porto Canal). O austríaco garante que o FC Porto vai “lutar por todas as vitórias e por passar à fase seguinte”, uma ideia que é reforçada pelo treinador Magnus Andersson: “Temos uma boa hipótese de passar”.
 
Meia hora mais tarde e 432 quilómetros a sul, no Pavilhão Multiusos de Sines, a equipa de basquetebol enfrenta a Oliveirense em jogo das meias-finais da Taça Hugo dos Santos. Para Sasa Borovnjak, trata-se de “uma grande oportunidade de conquistar um título”, apesar de saber que o encontro de hoje será “duro e difícil”. Ainda assim, as perspetivas são otimistas: “Temos muita confiança”.
 
Às 20h00, em Paço de Arcos, entra em ação a equipa de hóquei em patins, em jogo da 16.ª jornada do campeonato. Hugo Santos considera que vai ser um “jogo difícil” e que os Dragões terão de estar “focados” para vencerem. Nas contas do fim de semana também entra o que se passará noutras pistas, e o objetivo portista é óbvio: “Queremos acabar a jornada no primeiro lugar”.
 
O reforço Edgar Pinto foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, enquanto Joaquim Silva é o mais bem posicionado na geral individual. Confira aqui o balanço da participação portista na tirada que ligou Quart Poblet a Chera.

08/02/19

Aconteceu a 08 Fevereiro 1997

Neste dia, nas Antas, em tarde de estreia de Darko Butorovic e com Sérgio Conceição no onze, Barroso e Jardel fizeram os dois golos com que o FC Porto venceu a União de Leira (2-0), em jogo da 19ª jornada da Liga. Já com 15 pontos de vantagem sobre o segundo classificado - o Sporting, que no mesmo dia empatou em Faro - os azuis e brancos corriam para o terceiro de cinco títulos consecutivos, confirmado 98 dias mais tarde com uma goleada (4-0) em Guimarães, dois golos de Jardel, dois golos de Zahovic e duas assistências de Sérgio Conceição.

Dragões Diário 08-02-2019

O FC Porto regressa esta noite a Moreira de Cónegos e a um relvado onde não tem sido particularmente feliz nos últimos anos, com a agravante de não poder contar com Marega. Sérgio Conceição procura substituto à altura para o maliano, sabendo, há muito, que Aboubakar e Marius não são alternativas e que a equipa revelação da Liga e o jogo vão exigir a melhor versão do campeão. A partir das 20h30, com os bilhetes esgotados no Dragão e com transmissão em directo na Sport.TV1.

Amanhã, logo pela manhã (11h), é a vez dos bês. Com sete vitórias nos últimos nove jogos, o FC Porto B e Kelechi vão apresentar-se no Estádio do Fontelo com a ambição assumida de vencer o Académico de Viseu e prolongar a sequência que proporcionou a escalada na tabela da Ledman LigaPro. Para que isso aconteça, o médio nigeriano só reconhece uma solução: Temos de nos manter focados e continuar a trabalhar como até aqui, de forma a continuarmos a jogar bem e a fazer bons resultados.

Em comunicado, o FC Porto manifestou profunda estranheza pelo timing da aplicação de um castigo de dez dias de suspensão a Guillem Cabestany, devido a declarações proferidas há mais de três meses, no final de um jogo inqualificável e de uma arbitragem lamentável no Pavilhão da Luz, e a poucos dias de receber o Benfica. O treinador catalão fica de fora do jogo de amanhã (20h) com o Paço de Arcos e o FC Porto fica atento às declarações de outros agentes desportivos.

À segunda etapa da Volta à Comunidade Valenciana, Raúl Alarcón integrou a fuga do dia e até chegou a liderar a corrida, mas o portista mais rápido na chegada a Alicante, disputada ao sprint, foi Samuel Caldeira, que cortou a meta com o mesmo tempo do vencedor. Na geral individual, João Rodrigues, que é 43º, continua a ser o mais bem posicionado da W52-FC Porto, a 49 segundos do camisola amarela.

07/02/19

Aconteceu a 07 Fevereiro 2004

Neste dia, 83 dias depois da inauguração num particular frente ao Barcelona, o Estádio do Dragão foi palco do primeiro jogo oficial. A honra da estreia coube à União de Leiria, que tinha Helton na baliza e sofreu o primeiro golo, marcado por Maniche, aos 17 minutos. O ex-leiriense Maciel aumentou a vantagem aos 33’, enquanto Freddy reduziu já perto do fim. Um estádio como este só podia começar assim, com vitórias na inauguração, no primeiro jogo oficial e no primeiro encontro europeu. 

Dragões Diário 07-02-2019

Se tem Lugar Anual, pretende assistir ao jogo em casa com a Roma, a 6 de março, e ainda não comprou bilhete, atenção: termina hoje o prazo em que o seu lugar está reservado. A partir de amanhã, os lugares não vendidos serão libertados e disponibilizados aos restantes sócios e ao público em geral.

Entretanto, no Olival, prosseguem os trabalhos de preparação para o jogo de amanhã com o Moreirense, ainda com Marega, Aboubakar e Marius a recuperarem de lesões. Hoje, às 12h30, é a vez de Sérgio Conceição antecipar o encontro da 21ª jornada Liga. Como sempre, poderá acompanhar tudo em directo no Porto Canal.

É no Seixal, frente ao Benfica, que a equipa de Sub-19 começa, daqui a dez dias, a disputar o título de campeão nacional da categoria. O sorteio da segunda fase do campeonato realizou-se ontem, em Oeiras, e ditou este calendário.

Em andebol, mais uma exibição autoritária do FC Porto foi suficiente para bater o Fafe por 40-18, somar a 20ª vitória em 21 jogos no campeonato e manter a liderança da prova. António Areia, Diogo Branquinho e Miguel Alves, com oito golos cada, foram os melhores marcadores do encontro.

A W52-FC Porto arrancou ontem a temporada com a participação na Volta à Comunidade Valenciana, em Espanha. João Rodrigues foi o melhor elemento do grupo no contrarrelógio que se realizou em Orihuela.

A equipa de bilhar às três tabelas terminou a primeira volta na liderança da zona Norte do Campeonato Nacional. Na última jornada, os Dragões bateram o Leixões por 4-0.

06/02/19

Aconteceu a 06 Fevereiro 1983

Neste dia, nas Antas, com Amaral na baliza e Zé Beto no banco, Gomes fez um hat-trick e deu volume à goleada sobre o Sporting de Braga (5-0), que não ficou completa sem a contribuição de Walsh e Sousa. Jogava-se a 17ª jornada do campeonato e, quatro meses mais tarde, já com 36 golos, o avançado português distinguir-se-ia como o melhor marcador das ligas europeias, condição que lhe valeu a conquista da primeira de duas Botas de Ouro.

Dragões Diário 06-02-2019

Marega, Aboubakar e Marius são cartas fora do baralho para Moreira de Cónegos e os principais motivos de preocupação para Sérgio Conceição, que ontem começou a preparar o encontro da 21ª jornada da Liga, que se disputa às 20h30 de sexta-feira.

Às 16h de hoje, seis horas depois de os bilhetes para o jogo serem disponibilizados no Dragão, o plantel volta a pensar no Moreirense, com a realização de mais um treino no Olival à porta fechada.

Sabia que há no plantel do FC Porto um jogador com nome de astrónomo alemão e médico francês? Se não faz a mais pequena ideia de quem possa ser, vá à mais recente edição da Dragões e o Diogo Faria conta-lhe tudo o que precisa de saber sobre alguém que ainda hoje é conhecido pela alcunha de um campeão do mundo.

Venha quem vier. É assim, sem tirar nem pôr, que Miguel Martins resume o estado de espírito da equipa que lidera o Andebol 1 e que vai surpreendendo a Europa. Hoje à noite, quem vem é o Fafe, num momento em que o central se mostra seguro de que o FC Porto pode ganhar a qualquer equipa. Para confirmar, a partir das 20h30, no Dragão Caixa ou no Porto Canal.

05/02/19

Aconteceu a 05 Fevereiro 1995

Golos marcados logo no arranque dos encontros foram uma das imagens de marca do FC Porto de Bobby Robson. Neste dia, na recepção ao Beira-Mar, Domingos precisou de apenas 30 segundos para abrir a contagem e começar a proporcionar uma tarde descansada aos portistas que se dirigiram às Antas. Aloísio e José Carlos trataram do resto e os Dragões venceram por 3-0. Estava em construção o primeiro dos cinco títulos do Penta.


Dragões Diário 05-02-2019

Os exames realizados ontem confirmaram a suspeita: Moussa Marega sofreu uma rotura na coxa esquerda durante o jogo de domingo com o Vitória de Guimarães. Será, por isso, sem o avançado maliano que o plantel do FC Porto regressará aos treinos daqui a pouco, no Olival, onde poderá começar a preparar o encontro de sexta-feira com o Moreirense.

Se pretende apoiar o FC Porto em Roma daqui a uma semana e ainda não tem bilhete, tem uma nova hipótese para adquiri-lo. A partir desta manhã, serão vendidos mais ingressos na Loja do Associado do Estádio do Dragão, agora disponíveis para o público em geral.

Em andebol, o FC Porto recebe amanhã o Fafe em jogo da 23ª jornada do campeonato (20h30, Porto Canal). A mudança de treinador no adversário é um fator que Miguel Martins considera que poderá ter importância, uma vez que os minhotos vão apresentar-se com ideias de jogo diferentes e sem pressão. Mesmo assim, a confiança portista não é abalada: Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa.

Realizou-se ontem o sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, que ditou uma deslocação do FC Porto a Oliveira de Azeméis para enfrentar o Escola Livre. O encontro ainda não está agendado.

No fim de semana, a equipa de natação venceu o X Meeting Internacional da Póvoa de Varzim. Os nadadores portistas somaram 1.136 pontos, suplantando a seleção portuguesa (822) e os italianos Team Nuoto Lombardia (561).