09/02/19

Dragões Diário 09-02-2019

Uma enorme defesa de Jhonatan, quando já passavam dez minutos dos 90, impediu ontem o FC Porto de conquistar três pontos em Moreira Cónegos. A história dos 100 minutos anteriores é fácil de sintetizar: os Dragões foram muito superiores na primeira parte e desperdiçaram ocasiões para marcar; o Moreirense equilibrou na segunda e adiantou-se por Teixeira, aos 79’, cabendo a Herrera, aos 90+2’, repor o empate.
 
Para Sérgio Conceição, “a diferença está na eficácia”. O treinador salienta que a equipa tem conseguido “impor um volume de jogo ofensivo interessante” em todos os encontros, acabando por falhar em frente à baliza. No caso de ontem, sobretudo numa “primeira parte de grande nível”, não faltaram “ocasiões para ganhar de forma tranquila”. Este segundo resultado infeliz consecutivo não perturba o campeão nacional: “A minha convicção é que no fim estaremos na frente”.
 
O discurso de Danilo não é muito diferente. O FC Porto poderia “ter feito mais, sobretudo na finalização”, mas também não se pode desprezar o mérito do Moreirense, “uma equipa muito organizada, que parte bem para o contra-ataque”. Como os Dragões não estão “habituados a perder tantos pontos” em poucas jornadas, o médio acredita que poderemos estar perante um “momento-chave”: “Vamos dar a volta por cima”.

As atenções do plantel viram-se agora para a Liga dos Campeões, a mais importante competição de futebol do mundo, que continua a ter no FC Porto o habitual (e único) representante de Portugal em fases adiantadas. Terça-feira há jogo em Roma que poderá começar a ser preparado já hoje, a partir das 11h30, no Olival.
 
Os jogadores de andebol estão “positivamente ansiosos” à espera para disputar a Taça EHF. Quem o diz é Thomas Bauer, que mais logo, num Dragão Caixa com casa cheia, ajudará a defender as redes azuis e brancas frente ao Cuenca (18h00, Porto Canal). O austríaco garante que o FC Porto vai “lutar por todas as vitórias e por passar à fase seguinte”, uma ideia que é reforçada pelo treinador Magnus Andersson: “Temos uma boa hipótese de passar”.
 
Meia hora mais tarde e 432 quilómetros a sul, no Pavilhão Multiusos de Sines, a equipa de basquetebol enfrenta a Oliveirense em jogo das meias-finais da Taça Hugo dos Santos. Para Sasa Borovnjak, trata-se de “uma grande oportunidade de conquistar um título”, apesar de saber que o encontro de hoje será “duro e difícil”. Ainda assim, as perspetivas são otimistas: “Temos muita confiança”.
 
Às 20h00, em Paço de Arcos, entra em ação a equipa de hóquei em patins, em jogo da 16.ª jornada do campeonato. Hugo Santos considera que vai ser um “jogo difícil” e que os Dragões terão de estar “focados” para vencerem. Nas contas do fim de semana também entra o que se passará noutras pistas, e o objetivo portista é óbvio: “Queremos acabar a jornada no primeiro lugar”.
 
O reforço Edgar Pinto foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, enquanto Joaquim Silva é o mais bem posicionado na geral individual. Confira aqui o balanço da participação portista na tirada que ligou Quart Poblet a Chera.

Sem comentários: