29/08/20

Aconteceu a 29 Agosto 1956

Depois da conquista da primeira dobradinha, Dorival Yustrich deixou o FC Porto e a direcção de Cesário Bonito apostou noutro brasileiro para tentar continuar a ganhar títulos. O escolhido foi o vice-campeão mundial Flávio Costa, que dirigira o Brasil no Mundial do traumático Maracanazo e já treinara clubes históricos como o Flamengo, o Santos e o Vasco. Chegou ao Porto neste dia para uma experiência que também teve o seu quê de frustrante, uma vez que a renovação do título nacional foi falhada por apenas um ponto. No fim da época, Flávio Costa regressou ao Brasil e cedeu o lugar a Yustrich, de quem tinha sido sucessor.

Dragões Diário 29-08-2020

O azul e branco dominou a cerimónia de entrega dos prémios da Liga relativos à última época. Sérgio Conceição foi distinguido como treinador do ano, Corona foi reconhecido como melhor jogador do campeonato, e o golo que Zé Luís assinou frente ao Paços de Ferreira foi considerado o mais bonito dos 763 marcados na prova. Além disso, no 11 ideal da prova houve lugar para cinco portistas: Marchesín, Pepe, Alex Telles, Otávio e Corona.
 
A partir do Olival, onde ontem dirigiu mais dois treinos, o técnico que já conta com dois campeonatos e uma dobradinha no currículo salientou que recebeu um prémio da equipa e mostrou-se motivado para continuar na procura do sucesso, e sucesso tem a ver com títulos. As perspectivas são positivas, uma vez que as primeiras impressões da época que começou a ser preparada esta semana não podiam ser melhores: vejo um grupo com muita ambição e fome de conquistar mais títulos.
 
Corona e Zé Luís seguiram a mesma linha de raciocínio e destacaram o mérito das conquistas passadas e a vontade de repeti-las no futuro. O mágico mexicano é taxativo ao afirmar que o FC Porto merecia tudo o que lhe aconteceu nos últimos meses e vai lutar por este campeonato e por todas as provas que venham no futuro. A motivação para uma época difícil é enorme, acrescentou o avançado.
 
Como é regra no FC Porto, as conquistas colectivas da Liga e da Taça de Portugal são muito mais importantes do que qualquer registo individual, mas estes prémios têm valor acrescido por resultarem de votações dos treinadores e capitães das equipas da primeira divisão. Estamos tão intoxicados com o lixo mediático sobre o nosso clube produzido por desqualificados como Rui Santos ou Rui Pedro Braz que ainda se torna mais agradável verificar que quem sabe da poda não tem problemas em reconhecer os méritos que só não são evidentes para os tontos.
 
A cerimónia que decorreu na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, também serviu para sortear o calendário do campeonato que arranca daqui a três semanas. O FC Porto vai começá-lo no Dragão frente ao Braga e terminá-lo em casa com o Belenenses. O primeiro clássico acontecerá na quarta jornada, frente ao Sporting, em Alvalade.

27/08/20

Aconteceu a 27 Agosto 2017

Neste dia, um grande golo de Tecatito Corona dava a vitória ao FC Porto em Braga e mantinha os Dragões com um registo perfeito no campeonato antes da primeira paragem para os compromissos internacionais de selecções. O colectivo comandado por Sérgio Conceição dispôs de várias oportunidades para engordar o resultado, mas os três pontos trazidos do Minho tiveram mesmo a assinatura do internacional mexicano.

Dragões Diário 27-08-2020

O plantel campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal teve ontem o terceiro dia de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o palco principal da pré-época azul e branca. Com Marcano ainda em tratamento, Sérgio Conceição e a restante equipa técnica orientaram duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, que contaram com a presença de 27 futebolistas. A preparação para a época que aí vem não dá tréguas e hoje volta a ser dia de trabalho para os Dragões.

A edição de Agosto da revista Dragões conta-lhe a história de um épico, dividida, claro está, pelos 34 capítulos que fizeram do FC Porto um justíssimo campeão nacional na longa e difícil época de 2019/20. Tudo começou com uma surpreendente derrota em Barcelos e a diferença para o primeiro lugar chegou a ser de sete pontos, que muitos consideravam dez, mas a resiliência e a crença do grupo comandado por Sérgio Conceição fez toda a diferença, sobretudo após a paragem do campeonato.

A rubrica Tudo Num Instante, da FC Porto TV, recuou até ao dia 3 de Abril de 2011, uma data que diz muito à família portista. Neste dia, o FC Porto de André Villas-Boas desligou a Luz com categoria e foi às escuras que festejou a conquista do título de campeão nacional depois de bater o Benfica, por 2-1, na 25ª jornada da Liga 2010/11. Mesmo em inferioridade numérica nos últimos 20 minutos do clássico, os Dragões não vacilaram, mas nesta época eram praticamente imbatíveis. O Benfica que o diga.

26/08/20

Aconteceu a 26 Agosto 1987


Há 33 anos, na Antas, Madjer fazia um hat-trick e voltava a marcar de calcanhar, como tinha feito três meses antes, em Viena, frente ao Bayern em que jogava o agora treinador Hans-Dieter Flick. Celso, Semedo, que bisou, e Rui Barros, em estreia oficial com a camisola do FC Porto, também marcaram e ajudaram a dar maior expressão (7-1) à vitória sobre o Belenenses, da primeira jornada da liga de uma época absolutamente memorável. À Taça Intercontinental, à Supertaça Europeia e à vitória no campeonato, os Dragões ainda juntaram a Taça de Portugal. Tomislav Ivic, que herdou o plantel campeão europeu, era o treinador.

Dragões Diário 26-08-2020

Sob o lema Nação Porto, com a participação de atletas de dez modalidades e a colaboração de sete lendas, o FC Porto apresentou ontem à noite, no Estádio do Dragão, os equipamentos para a temporada 2020/21. 
 
Muitas horas antes, no Olival e ao segundo dia de pré-temporada, o defesa Diogo Queirós era absorvido pelo plantel principal e elevava para 28 o número de jogadores à disposição de Sérgio Conceição. Com Marcano a fazer tratamento, os trabalhos do campeão nacional repartiram-se por uma sessão de treino matinal e uma bateria de exames médicos.

Na Dragões de Agosto traduzimos a vitória na Liga em números e, entre vários dados curiosos, sobressai um único golo marcado na sequência de um lançamento lateral. É capaz de identificar o autor e o jogo? Espreite a resposta no trabalho estatístico do Sérgio Velhote.

25/08/20

Aconteceu a 25 Agosto 1992

Neste dia e na jornada inaugural da segunda temporada com Carlos Alberto Silva como treinador, o FC Porto recebeu o Estoril em Coimbra e estreou um futuro capitão no centro da defesa. Aproveitando as ausências de Aloísio e Fernando Couto, Jorge Costa juntou-se a José Carlos e só demorou 17 minutos a dar nas vistas, ainda que no lado oposto do campo àquele onde viria a destacar-se: na sequência de um canto, marcou o único golo do jogo e assegurou os dois pontos.

Dragões Diário 25-08-2020

Somos os campeões e temos de nos esforçar para manter esse estatuto. Foi com este espírito ambicioso enunciado pelo capitão Danilo Pereira que a equipa vencedora da dobradinha na temporada que terminou há pouco mais de três semanas regressou ontem ao Olival para começar a preparar a disputa das competições de 2020/21.
 
Como é habitual nestas alturas, o dia dividiu-se entre o trabalho no relvado, durante a manhã, e a realização de exames médicos, à tarde. Não foi fácil de todo, explicou Danilo, que diz que o primeiro dia custa sempre, mesmo que os jogadores já estejam há mais de três anos habituados à exigência do mister.  
 
O grupo à disposição de Sérgio Conceição era ontem constituído por 27 atletas, mas Marcano não treinou porque continua a recuperar de uma lesão no joelho direito. Já Zé Luís não se apresentou por estar em isolamento profilático na sequência de um contacto de alto risco com um infetado com covid-19.

Ainda antes do arranque do campeonato, agendado para o fim de semana de 19 e 20 de setembro, haverá compromissos das seleções. Pepe, Danilo e Sérgio Oliveira são os três campeões nacionais convocados por Fernando Santos para representar Portugal.   
 
Depois de cinco meses sem treinos e jogos, os sub-15 voltaram ontem à actividade e passaram a contar com uma nova equipa técnica encabeçada por Nuno Pimentel e pelo campeão europeu Jaime Magalhães. O director da formação Fernando Gomes esteve presente no arranque dos trabalhos e aproveitou para abordar a importância da paixão para a cultura vencedora do clube, mas não deixou de destacar que não há sucesso sem haver disciplina.

23/08/20

Aconteceu a 23 Agosto 2016

Neste dia, fomos ao mítico Olímpico de Roma mostrar de que fibra somos feitos. Após o empate a uma bola no Dragão, viajámos até Itália com a responsabilidade de virar um resultado que nos colocava fora da competição onde, apenas atrás de Real Madrid e Barcelona, somos o emblema que mais vezes participou. No reduto da AS Roma, o FC Porto venceu por três bolas a zero e carimbou o passaporte para mais uma aventura europeia. Na segunda mão do play-off de apuramento para a Liga dos Campeões, os gladiadores da Invicta colocaram-se em vantagem através de Felipe, dilataram-na graças a Layún e selaram uma vitória gorda graças a Tecatito Corona. Com 0-3 no marcador, a capital italiana pintou-se, ainda mais, de azul e branco.

Dragões Diário 23-08-2020

É já amanhã que damos o pontapé de saída para a nova época. É certo e sabido que os dois maiores troféus do futebol português moram na cidade que deu nome a Portugal, mas o FC Porto inicia 2020/21 com a mesma fome de vitórias que vive nos genes de todos os Dragões. Por isso, e enquanto a bola não rola, a Nação Porto vai-se preparando para uma semana que marca o regresso dos campeões nacionais ao trabalho.

Na segunda-feira, o plantel sénior A azul e branco apresenta-se para dar início a mais uma temporada. Cláudio Ramos e Carraça juntam-se aos atletas que fecharam o ano futebolístico com chave de ouro e são as duas caras novas às ordens de Sérgio Conceição. Gozadas as merecidas três semanas de férias, é hora de reunir as tropas e de voltar a lutar como irmãos.

Terça-feira é o dia da malha azul e branca. Infelizmente, pelos motivos que todos sabemos, este ano o FC Porto não pode ir à Baixa, todavia o coração da Invicta estará presente no palco dos nossos sonhos. A partir das 21h30, no Estádio do Dragão e em todas as plataformas digitais portistas, os novos equipamentos dos Dragões serão apresentados aos adeptos. Além do escudo de campeão, marcarão presença atletas de todas as modalidades e haverá lugar a actuações ao vivo de artistas musicais. Para ver na sua FC Porto TV e no Porto Canal, como de costume.

A partir de quarta-feira levamos até si o primeiro de quatro episódios de Campeões Como Nunca. Ao ritmo de um episódio por dia, contamos-lhe, por dentro, como se construiu a dobradinha no seio de um grupo que se recusou a baixar as armas quando muitos davam a guerra como perdida. As imagens inéditas dos bastidores das batalhas e os depoimentos exclusivos dos nossos soldados são motivos mais do que suficientes para reservar lugar no sofá às 22 horas.