31/08/13

Paulo Fonseca considera sorteio da Liga dos Campeões "favorável ao FC Porto"

O treinador Paulo Fonseca considerou que o sorteio da Liga dos Campeões de futebol, que ditou como adversários dos dragões no grupo G o Atlético Madrid, o Zenit e o Áustria Viena, foi favorável ao FC Porto.
É importante ter dois jogos seguidos em casa, à segunda e terceira jornada, bem como ter o primeiro jogo em Viena, frente ao Áustria, disse Paulo Fonseca, para quem a principal arma do FC Porto na Liga dos Campeões vai ser a ambição.
Sabedor de que os adeptos do F. C. Porto depositam grandes esperanças no percurso da equipa nesta edição da Liga dos Campeões, Paulo Fonseca quer passar a primeira fase de grupos, independentemente dos adversários que saíram em sorte.
Paulo Fonseca evoca mesmo a deslocação a Viena, no pontapé de saída portista na prova, como um bom prenúncio, em função das grandes recordações que os adeptos portistas guardam dessa cidade, onde o FC Porto se sagrou campeão europeu em 1987.

FC Porto reencontra dois velhos conhecidos e um estreante na Champions

Dois velhos conhecidos (Atlético de Madrid e Zenit) e um estreante (Áustria de Viena) na fase milionária da prova acompanham o FC Porto em nova demanda na Liga dos Campeões de futebol, emparelhados no Grupo D.
Ditou o sorteio que, entre outras particularidades, o brasileiro Hulk (caso não se transfira nos últimos dias de mercado) regresse ao Estádio do Dragão, agora ao serviço da equipa à qual foi vendido por 60 milhões de euros, no início da época passada.
A equipa russa, que integrava o pote 3 da roda da sorte no Mónaco, conta ainda com dois internacionais portugueses - Danny e Luís Neto -, e tem no seu historial recente um confronto positivo (em duas mãos) com os dragões, então treinados por Vítor Pereira.
Foi na edição de 2011/12, ainda com o "Incrível" de azul e branco, que o Zenit "estragou" a passagem do FC Porto aos oitavos de final da prova, com um empate sem golos no Dragão e uma vitória por 3-1 em São Petersburgo (golo de James Rodriguez).
Ao contrário, o adversário teoricamente mais difícil - constava do pote 2 -, o Atlético de Madrid, é sinónimo de contas mais positivas para os comandados de Paulo Fonseca, treinador que também se estreia na competição de elite.
Em quatro confrontos no âmbito da "Champions", o FC Porto soma duas vitórias e dois empates frente aos "colchoneros": 0-0 e 2-2 em 2008/09, já nos oitavos de final, 2-0 e 3-0 em 2009/10, em fase de grupos (em casa e fora, respetivamente).
Jesualdo Ferreira dirigia a equipa portista e, na primeira época, o argentino Lisandro Lopez marcou os dois golos no Vicente Calderón, tendo Falcao (dois), Rolando, Bruno Alves e Hulk marcado os cinco da temporada seguinte.
Mas este Atlético de Madrid, com o português Tiago no plantel e treinado pelo argentino Diego Simeone, está muito diferente das versões anteriores, tanto mais que, na época finda, andou a "morder os calcanhares" aos dois colossos do seu país -- FC Barcelona e Real Madrid -, ao que somou a conquista de uma Liga Europa (com o ex-portista Falcao, em 2011/12) e uma Taça de Espanha (2012/13).
Por fim, o Áustria de Viena ("extraído" do pote 4) é um estreante na fase final da competição, na qual já andou a "bater à porta" em momentos de qualificação anteriores.
Cruzou-se com o F. C. Porto em 2002/03, na segunda eliminatória da antiga Taça UEFA (atual Liga Europa), quando perdeu em casa por 1-0 e fora por 2-0.
José Mourinho era o treinador dos "dragões" e marcaram os três golos Derlei (dois) e Hélder Postiga.


Calendrário:


Primeira jornada (18 de setembro)
Atlético de Madrid, Esp - Zenit, Rus
Áustria Viena, Aut - FC PORTO, POR

Segunda jornada (01 de outubro)
FC PORTO, POR - Atlético de Madrid, Esp
Zenit, Rus - Áustria Viena, Aut

Terceira jornada (22 de outubro)
FC PORTO, POR - Zenit, Rus
Áustria Viena, Aur - Atlético de Madrid, Esp

Quarta jornada (06 de novembro)
Zenit, Rus - FC PORTO, POR
Atlético de Madrid, Esp - Áustria Viena, Aut

Quinta jornada (26 de novembro)
FC PORTO, POR - Áustria Viena, Aut
Zenit, Rus - Atlético de Madrid, Esp

Sexta jornada (11 de dezembro)
Atlético de Madrid, Esp - FC PORTO, POR
 Áustria Viena, Aut - Zenit, Rus

Diego Reyes: «Tenho de partir pedra, a adaptação tem sido muito difícil»


Contratado ao América por nove milhões de euros, Diego Reyes ainda não pegou de estaca no onze de Paulo Fonseca. O jovem defesa-central não desespera e aguarda por um oportunidade para demonstrar as razões que levaram os dragões a contratá-lo.
Tenho de ter uma mentalidade positiva, ganhadora, para ultrapassar as adversidades que tenho encontrado. A verdade é que estou a esforçar-me ao máximo, a partir pedra, algo que não fazia no meu país. No México correu tudo muito bem, mas aqui tenho de trabalhar o triplo, revelou Reyes, em entrevista à emissora mexicana Uno Sports.
O mexicano agradece a forma como foi recebido.
«Fui muito bem recebido. Estou contente por estar num grande clube como é o FC Porto, estou feliz por ter esta oportunidade. É muito difícil a adaptação, muito dura a concorrência, é um nível muito alto. Mas estou a trabalhar bem, estou preparado para isso, e sei que vou crescer como pessoa e como jogador em Portugal», rematou.

Licá: «Quem é portista sente de outra maneira e foi isso que aconteceu comigo»


Estreia de sonho no Dragão. No primeiro jogo em casa com a camisola dos tricampeões nacionais, Licá esteve em evidência ao apontar um golo e assistir Jackson para o tento que abriu as hostilidades frente ao Marítimo.
Sem surpresas, o antigo jogador do Estoril foi eleito, pelos sócios e adeptos do FC Porto, como o melhor em campo.
Foi uma boa exibição, que ajudou a equipa a vencer e isso é o mais importante. Foi uma estreia de sonho, tentei dar o máximo e felizmente conseguimos a vitória, sublinhou Licá, que não esconde a alegria por estar a representar o clube do coração.
É outro sentimento, quem é portista sente de outra maneira e foi isso que aconteceu comigo», revelou.

Pinto da Costa afirma que Deco será uma lenda do FC Porto


O presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa, considerou que Deco, que esta segunda-feira anunciou o fim da carreira profissional, foi um futebolista fantástico e fabuloso e que ganhou o estatuto de lenda nas seis épocas que representou os dragões.
É jogador que fica na história do F.C. Porto, será um das lendas do F.C. Porto. Foi um jogador fantástico e que ainda hoje sente o clube. Foi um vencedor no F.C. Porto, pelo sucesso que alcançou com a conquista de vários títulos, e será lembrado como um jogador fabuloso, afirmou Pinto da Costa em declarações Porto Canal.
Ao serviço dos dragões entre 1998/99 e 2003/04, Deco conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e três Supertaças.
No total, fez 226 jogos oficiais pelo F.C. Porto, tendo marcado 46 golos.
O antigo internacional português, que na terça-feira completará 36 anos e também passou por clubes como o FC Barcelona, Chelsea e mais recentemente o Fluminense, anunciou o fim da carreira de futebolista devido a problemas musculares.
Apesar de ter nascido no Brasil, Deco obteve a nacionalidade portuguesa quando ainda representava o FC Porto e vestiu a camisola das quinas por 75 vezes, tendo participado em quatro fases finais de grandes competições (Euro2004, Mundial2006, Euro2008 e Mundial2010).
Por Portugal, o médio sagrou-se vice-campeão europeu em 2004 e fez parte da equipa que chegou às meias-finais do Mundial2006.

26/08/13

FC Porto vence Marítimo por 3-0


No Dragão, os portistas dominaram completamente o adversário e até podiam ter marcado mais golos. O F. C. Porto venceu o Marítimo por 3-0 numa grande noite de Licá com um golo e uma assistência.
Depois do triunfo em Setúbal (3-1), o F. C. Porto manteve a carreira triunfante no arranque do campeonato com uma vitória clara diante do Marítimo (3-0). Os portistas estiveram muito fortes e sempre por cima do adversário, dando uma boa resposta à vitória do rival Sporting, ontem, em Coimbra.
No Dragão, o Marítimo foi uma equipa muito defensiva e os azuis e brancos tiveram de ter paciência de chinês para ultrapassar o autocarro da equipa insular, que, curiosamente, tinha derrotado o Benfica na ronda inaugural. Muito dominadores, os portistas abriram o marcador por Jackson Martínez, a passe de Licá, e o extremo ampliou a vantagem ainda na primeira parte. A contagem terminou com um penálti marcado por Josué, logo a seguir ao intervalo.
Num estádio bem composto, o F. C. Porto não deu qualquer hipótese ao Marítimo, que praticamente não obrigou o guarda-redes Helton a uma defesa arriscada. Registo para a lesão de Mangala, obrigado a ser rendido, ao intervalo, por Maicon.

25/08/13

TV francesa atrás de Vion


Uma equipa de reportagem do canal de televisão M6 está em Portugal a realizar uma série de reportagens sobre o sucesso de franceses no nosso País. 
O desporto não foge à atenção dos jornalistas gauleses e, nesse âmbito, procuraram saber exaustivamente como corre a vida no FC Porto de... Thibaut Vion.
É verdade, o provável escolhido seria, teoricamente, o central Mangala, mas o avançado da equipa B goza de grande reputação no seu país, depois de ter sido campeão do Mundo de sub-20 no último verão.
E as imagens recolhidas nos últimos dias não podiam ter sido melhores: o atacante foi suplente mas entrou e marcou o golo da vitória sobre o Trofense, no fim de semana

Iturbe, Fucile e Maicon de regresso aos convocados

Silvestre Varela é a grande baixa dos dragões para a receção ao Marítimo e continua a treinar-se de forma condicionada.
Maicon, Fucile e Juan Iturbe estão de regresso às opções de Paulo Fonseca, ao terem sido convocados para a receção ao Marítimo, agendada para as 20.15 de hoje e a contar para a segunda jornada da I Liga.
Silvestre Varela, que neste sábado voltou a treinar-se de forma condicionada, continua ausente das escolhas do FC Porto. Abdoulaye, Ricardo e Carlos Eduardo saíram da convocatória e, à imagem de Diego Reyes e Kelvin, estão à disposição da equipa B portista, que na segunda-feira defrontará o Penafiel.

Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Fucile, Maicon, Mangala, Otamendi, Alex Sandro; Fernando, Steven Defour, Hector Herrera, Lucho González e Josué; Juan Quintero, Licá, Juan Iturbe, Jackson Martínez e Ghilas.