13/07/18

Aconteceu a 13 Julho 1949

Neste dia, o FC Porto partiu de Lisboa no navio Império rumo a uma digressão em África, que ficaria conhecida como Caravana da Saudade (título de um livro de Delfim Pinto da Costa, dirigente do clube que participou na viagem). Durante quase três meses, a equipa principal de futebol viajou por Angola e pelo Congo Belga, participando em dez encontros particulares e vencendo todos. Mais importante do que os jogos e os resultados foi o contacto directo que foi proporcionado entre a comitiva e os milhares de portistas que viviam na maior colónia portuguesa.

Dragões Diário 13-07-2018

Está online mais uma edição da revista favorita dos portistas. O arranque da nova temporada está em destaque no número 379 da Dragões, que aborda o regresso ao trabalho do trio de ataque constituído por Marega, Aboubakar e Soares e as contratações de João Pedro, Saidy e Ewerton. Para além disso, há entrevistas a Poka, reforço do hóquei em patins, Magnus Andersson, novo treinador do andebol, e Rodolfo Reis, que recordou a conquista do título nacional de 1978..

Como é habitual, a edição online da Dragões integra conteúdos multimédia exclusivos. Desta vez, o principal é um vídeo, da autoria de Fábio Silva, com os 45 golos marcados na Liga portuguesa pela sociedade MAS (Marega, Aboubakar, Soares) durante a última temporada.

O plantel principal do FC Porto cumpre hoje o segundo dia de folga. Até ao momento, a pré-temporada dos Dragões contemplou 11 treinos e dois treinos de conjunto, que se saldaram em duas vitórias frente a Espinho (4-0) e Varzim (8-0). O estágio no Algarve, recorde-se, arranca na próxima segunda-feira.

O antigo avançado Artur passou três temporadas no FC Porto e venceu três Ligas portuguesas, uma Taça e duas Supertaças. Quase duas décadas depois de ter partido das Antas, regressou ontem ao Dragão, visitou o Museu e mostrou-se feliz e honrado por fazer parte desta história e desta família. O Porto Canal esteve lá e registou tudo numa peça de reportagem.

No prólogo do 41º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, José Neves foi o melhor ciclista da W52-FC Porto, terminando a tirada no segundo lugar da classificação. Para hoje, está reservada uma etapa com 162 quilómetros, entre a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, Torres Vedras, e Sobral de Monte Agraço.

Carla Oliveira e Pedro da Clara, atletas de boccia do FC Porto, foram convocados para representar a selecção nacional de Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade. A prova decorrerá entre 9 e 19 de Agosto em Liverpool, Inglaterra.

12/07/18

Aconteceu a 12 Julho 1999

Neste dia, o FC Porto apresentava-se aos sócios e adeptos como pentacampeão nacional e com duas novidades. Uma boa e outra menos boa. A menos boa relacionada com a saída de Zahovic para os gregos do Olympiakos, a troco de um montante próximo dos nove milhões de euros (na moeda actual). O médio esloveno jogou três anos de Dragão ao peito, participou em 118 jogos e marcou por 42 vezes. A boa notícia foi a confirmação do regresso de Domingos, que havia partido para o Tenerife dois anos antes. O goleador regressou ao clube do coração, onde acabaria por terminar a carreira dois anos depois.

Dragões Diário 12-07-2018

A meio da semana, o treino do FC Porto foi realizado em conjunto com o Varzim. O jogo, que decorreu ontem no Olival, terminou com oito golos para os portistas e zero para os poveiros, com seis jogadores a fazerem o gosto ao pé. Hoje é dia de descanso, o que quer dizer que os campeões nacionais vão folgar.

Ontem foi dia de sorteio da Liga dos Campeões de basquetebol e os Dragões ficaram a saber que vão medir forças com os russos do Nizhny Novgorod na primeira eliminatória de qualificação. O sorteio, realizado na sede da FIBA, na Suíça, ditou ainda que a primeira mão se vai disputar no Dragão Caixa, no dia 20 de Setembro, e a segunda dois dias depois, na Rússia.

O FC Porto regressa à Baixa no sábado, para a já habitual cerimónia de apresentação dos equipamentos, mas o desfile das novas camisolas dos Dragões está longe de ser a única atracção do evento. Há muitos e bons motivos para se deslocar à Praça D. João I durante a tarde, a começar pela música, que terá a chancela do festival MEO Marés Vivas, cuja edição de 2018 decorre entre os dias 20 e 22 de Julho.

11/07/18

Aconteceu a 11 Julho 1984

Neste dia, o FC Porto iniciava a pré-época 1984/85. Jorge Nuno Pinto da Costa escolheu Artur Jorge para voltar aos títulos e acertou em cheio: campeão europeu e três vezes campeão nacional. Com cinco épocas e meia de casa, Artur Jorge é tão-somente o treinador com mais jogos disputados no comando dos Dragões, depois do seu mentor José Maria Pedroto.

Dragões Diário 11-07-2018

Ontem foi mais um dia de trabalho a dobrar para os campeões nacionais, que treinaram de manhã e à tarde no Olival. Até aqui nada de novo, mas se dissermos que Chidozie, Brahimi, Marega, Aboubakar e Waris já estiveram todos no relvado, a conversa é outra. Os cinco africanos integraram as duas sessões de terça-feira, ao contrário de Danilo Pereira (treino condicionado e trabalho de ginásio), que continua a ser o único elemento a constar no boletim clínico.

Rui Costa assinou pelo FC Porto até 2021 e vai reforçar a equipa B dos Dragões. O avançado português, de 22 anos, chega ao FC Porto depois de passagens por Varzim B, Varzim, Famalicão e Portimonense, somando 36 golos em 110 jogos como sénior. O Jogador Revelação da II Liga em 2016/17 falou de um sonho realizado: É o clube do meu coração. Na minha família somos todos portistas. É um clube que nasceu comigo, festejei muitos títulos como adepto e agora espero festejar como jogador.

À semelhança do verão passado, o FC Porto B vai realizar um estágio de pré-temporada em Enguera, Valência (Espanha), entre os dias 18 e 25 do mês em curso. A equipa comandada por Rui Barros tem agendados dois particulares no país vizinho: frente ao Ontinyent (21 de julho, 18h00 portuguesas), clube que disputa a Segunda Divisão B espanhola, e ao Villarreal B (24 de julho, 18h00 portuguesas).

O guarda-redes Diogo Costa e o central Diogo Queirós são os dois Dragões que integram a convocatória da seleção portuguesa de Sub-19 para o Campeonato da Europa da categoria, que decorrerá na Finlândia entre os dias 15 e 29 deste mês. Portugal está inserido no Grupo A, juntamente com a selecção anfitriã, a Itália e a Noruega. Diogo Costa e Diogo Queirós, ambos com 18 anos, renovaram recentemente com o FC Porto, até 2022 e 2021, respectivamente.

10/07/18

Aconteceu a 10 Julho 1996

Neste dia, o FC Porto anunciava António Oliveira como novo treinador da equipa principal de futebol, sucedendo a Bobby Robson. Como bicampeão, o inglês rumou ao Barcelona e deixou como missão ao antigo avançado alcançar o tão desejado tricampeonato. O que se seguiu, já se sabe, foi história. Oliveira não só chegou ao tri como conseguiu o tetra, tornando-se assim uma das figuras do inédito penta conseguido pelos Dragões, que viria a ser confirmado com Fernando Santos.

Dragões Diário 10-07-2018

Depois de um primeiro dia de folga (domingo), o plantel principal retomou ontem os treinos em dose dupla. No Olival, Sérgio Conceição orientou duas sessões em que a única baixa devido a problemas físicos foi Danilo. O médio continua a recuperar de lesão e fez trabalho de ginásio e treino condicionado.

Também de ontem é a notícia de que os bilhetes para o primeiro jogo particular da pré-época, frente ao Portimonense, no Algarve (17 de Julho), serão postos à venda hoje.

Esta segunda-feira, mas em Pedroso, foi a vez do FC Porto B dar o pontapé de saída para a época 2018/19. O primeiro dia de trabalho foi também o primeiro de Rui Barros e da nova equipa técnica ao serviço segunda formação portista e foi o treinador que começou por falar sobre este novo desafio: Quando se representa um clube como o FC Porto, há sempre grandes responsabilidades, lembrou o técnico que diz agora querer montar uma equipa à imagem do clube, que nunca desista de lutar pelos seus objetivos.

Definidos estão também os nomes dos três treinadores dos escalões de formação. Mário Silva, que na época passada orientou a equipa de Sub-17, vai liderar o projeto dos Sub-19, sendo que Tulipa, que em 2017/18 trabalhou com os Sub-15, passa a ser o responsável pelos Sub-17. Novo nesta equação é o nome de Sérgio Ferreira. Depois de na temporada passada ter orientado os Sub-14 do Dragon Force, é ele agora o responsável pela equipa de Sub-15 do FC Porto.

Ainda do fim de semana, há a realçar o triunfo da equipa de natação nos Campeonatos Regionais de Juvenis Absolutos e Clubes da Associação de Natação do Norte de Portugal. Na Piscina Olímpica de Campanhã, o coletivo portista, de 34 nadadores, conseguiu 98 recordes pessoais no caminho para os 3002 pontos que totalizou na prova. Para trás ficaram as equipas do Famalicão (2639) e do Fluvial Portuense (2386).

09/07/18

Aconteceu a 09 Julho 2004

Neste dia, a SAD do FC Porto informava em comunicado a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) da cedência, a título definitivo, do passe de Pedro Mendes ao Tottenham, envolvida na transferência que marcava o regresso de Hélder Postiga ao Dragão. O médio contratado ao Vitória de Guimarães vestiu a nossa camisola durante apenas uma temporada, o suficiente para se sagrar campeão nacional e europeu e ganhar uma Supertaça. Não marcou qualquer golo, mas participou em 41 jogos, foi titular na final da Liga dos Campeões, e foi um dos elementos fundamentais da equipa treinada por José Mourinho, brilhando naquele meio-campo campo de luxo, ao lado de Costinha, Maniche e Deco.

Dragões Diário 09-07-2018

Domingo foi de descanso, a segunda-feira é de trabalho para o plantel principal do FC Porto, que regressa ao Olival para prosseguir a preparação da nova temporada. É por lá que os treinos vão continuar a decorrer até se mudarem, daqui por uma semana, para o Algarve, onde a equipa vai estagiar durante dez dias. Nesse período, estão marcados na agenda três jogos de caráter particular. Antes da viagem para o sul do país, alguns dos jogadores vão voltar à Baixa no sábado (18h) apresentar os novos equipamentos.

Esta manhã, começa a pré-época do FC Porto B, agora sob o comando de Rui Barros. O calendário contempla cinco particulares, os dois primeiros já no fim de semana; o último é com Vitória de Guimarães B, em Pedroso, a 5 de agosto, dia em que o plantel se vai mostrar aos sócios e adeptos pela primeira vez em 2018/19.

No Porto vence sempre um grande nome, podia ler-se no site da oficial da União Mundial de Bilhar na notícia que fazia a antevisão da quarta etapa de 2018 da Taça do Mundo, com palco no Dragão Caixa. E a tradição cumpriu-se: desta vez, o grande vencedor foi Frédéric Caudron, atual número 1 do ranking. Na final, o atleta belga bateu o turco Tayfun Tasdemir, por 40-21, e subiu ao mais alto lugar do pódio, tal como já tinha acontecido em 2016.