29/01/21

Aconteceu a 29 Janeiro 2003

Neste dia, num jogo da Taça de Portugal, mas em Guimarães, o FC Porto dava a volta ao resultado com golos de Jorge Costa e Nuno Valente (2-1). Jogavam-se então os oitavos de final da prova, com a curiosidade de a equipa de José Mourinho, a quatro meses da glória em Sevilha, ter afastado o Gil Vicente na eliminatória anterior, mas nas Antas e com Clayton a marcar o primeiro e a assistir Maniche para o segundo golo de uma vitória que Nunes tornou tangencial a dez minutos do fim.


Dragões Diário 29-01-2021

Num ciclo de jogos extremamente intenso, característico de quem já venceu a Supertaça e mantém objectivos bem definidos em mais três frentes, o FC Porto retoma a participação na Taça de Portugal nesta noite, em Barcelos, onde Sérgio Conceição leva o projecto de vencer o Gil Vicente e superar mais uma etapa no percurso para o Jamor. O jogo, dos quartos de final da competição, tem início às 20h45 e transmissão em direco na TVI.
 
Na última vez em que as duas equipas se defrontaram, há pouco mais de três meses e em jogo da quinta jornada da Liga, o FC Porto venceu o Gil Vicente com golo de Evanilson na pontal final de um belo lance ofensivo que contou com as contribuições decisivas de Zaidu e Nakajima. Dez minutos antes de fazer o primeiro golo com a camisola dos Dragões, o avançado brasileiro já tinha acertado na trave no decorrer de um encontro que ainda teria um penálti desperdiçado e uma expulsão.
 
Ao princípio da tarde de ontem, depois do último treino antes do reencontro com o Gil Vicente, o boletim clínico repetia e confirmava a indisponibilidade de Marcano e Mbaye, sendo que o mais importante e fundamental, como diz muito bem Marko Grujić, é que o detentor do troféu regresse de Barcelos com a qualificação garantida. Isso, jogar muitas vezes, ajudar a equipa e ganhar muitos títulos. É assim que Pensa Rápido o sérvio que idolatrou Zidane e prefere o Instagram às outras redes sociais.

28/01/21

Aconteceu a 28 Janeiro 2013

Neste dia, o FC Porto recebia o Gil Vicente no Estádio do Dragão. Estávamos no arranque da segunda volta do campeonato e o FC Porto não se deixou surpreender, construindo um resultado gordo (5-0) com dois golos na primeira parte e três na segunda. Os Dragões seguiam firmes rumo ao tricampeonato.

Dragões Diário 28-01-2021

Depois de gozar um merecido dia de folga após a vitória sobre o Farense, no Algarve, o FC Porto regressou ontem ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde iniciou a preparação para o jogo de amanhã (20h45) diante do Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. É precisamente com o foco no desafio que se segue que os Dragões voltam a treinar nesta manhã, a partir das 11h, novamente no relvado do Olival.
 
O campeonato e a Taça de Portugal são as grandes prioridades no futuro mais próximo, mas estamos quase a entrar em Fevereiro, mês em que a Liga dos Campeões regressa ao calendário do FC Porto. Por isso mesmo, e porque se avizinham dois duelos intensos com a Juventus, a edição de Janeiro da revista Dragões recorda os tempos em que Sérgio Conceição e Andrea Pirlo espalhavam magia pelos relvados da Serie A italiana, com vantagem para o nosso treinador. É um autêntico banco de dados com dados do banco.
 
A equipa de Sub-19 do FC Porto, que ainda não competiu em 2020/21, ficou ontem a saber que o Shakhtar Donestk é o primeiro adversário na UEFA Youth League, mais concretamente na eliminatória referente aos 32 avos de final da prova, que se disputa em casa dos ucranianos a 2 ou 3 de Março. Os Sub-19 do FC Porto, um dos clubes que esteve presente em todas as oito edições da UEFA Youth League, também sabem que, devido à pandemia, todas as rondas serão decididas com a realização de um só jogo.

27/01/21

Aconteceu a 27 Janeiro 1985

Neste dia, 25 mil portistas rumaram ao Estádio da Luz para apoiar o FC Porto e regressaram da capital com motivos para sorrir. O esquadrão portista entrou em campo com um registo quase imaculado na primeira época de Artur Jorge ao leme dos Dragões. O clássico começou morno  e o marcador mantinha-se intacto à medida que o tempo passava. A vinte minutos do apito final, após cruzamento de Jaime Magalhães pela direita, uma cabeçada de Gomes deixou Bento estático e as gentes portistas apoteóticas. Era o 27º golo do avançado no equador da temporada em que conquistou a segunda Bota de Ouro.


 

Dragões Diário 27-01-2021

Ontem de manhã o FC Porto aterrou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro com mais três pontos na bagagem. A 22ª ronda consecutiva dos Dragões a facturar no campeonato ficou selada graças ao décimo golo de Mehdi Taremi esta temporada. Dentro de momentos, quando soarem as doze badaladas, os detentores do triplete regressam ao Olival para dar início à preparação para os quartos de final da Taça de Portugal. O embate de sexta-feira em Barcelos, diante do Gil Vicente (20h45, TVI), será arbitrado por Rui Costa.
 
Em Faro, Marega fez a 170ª partida pelo FC Porto e igualou Hulk. Nas 170 ocasiões em que cada um equipou de azul e branco, o maliano marcou 69 golos (média de 0,41 por jogo), o brasileiro 78 (0,46) e a proximidade estatística entre os dois não fica por aqui. Com 44 golos, Hulk é o segundo melhor marcador da história do Estádio do Dragão e Marega surge logo a seguir, somente a um remate certeiro de distância do Incrível. Os 49 golos de Jackson Martínez continuam a garantir-lhe a liderança da tabela dos goleadores no reduto da Invicta.
 
A propósito do recente desaire do Liverpool na recepção ao Burnley - que encerrou um ciclo de 69 jornadas caseiras dos reds sem derrotas -, o TransferMarkt publicou as 40 maiores séries invencíveis  do século XXI e o FC Porto é o detentor da melhor marca: entre 2008 e 2014, os azuis e brancos estiveram 1947 dias invictos em encontros da Liga no Estádio do Dragão. No top-16 há espaço para mais dois registos portistas: 1001 dias, entre 2002 e 2004, e 847 dias, entre 2016 e 2018. Não é para todos.

26/01/21

Aconteceu a 26 Janeiro 1995

Neste dia, Bobby Robson acabava de assinar pelo FC Porto e estreava-se a treinar no Estádio das Antas. O antigo seleccionador de Inglaterra, com um palmarés recheado de troféus conquistados ao serviço do Ipswich e do PSV Eindhoven, tinha passado pouco antes pelo Sporting, mas fora despedido apesar dos bons resultados. No Porto, liderou uma equipa técnica que incluía José Mourinho no papel de adjunto e conquistou cinco troféus em duas temporadas e meia: os dois primeiros campeonatos do ciclo do Penta, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. A primeira dessas vitórias aconteceu precisamente frente ao clube que o tinha dispensado meses antes, na mítica finalíssima em que João Pinto usou o troféu para se defender das pedradas de alguns adeptos mais frustrados…


 


Dragões Diário 26-01-2021

Ainda só tinha passado um quarto de hora de jogo quando Manafá pegou na bola na direita, ultrapassou quem lhe apareceu pela frente e serviu Taremi para uma excelente finalização. O FC Porto colocava-se a vencer em Faro e o resultado não voltaria mexer. Daí para a frente, assistiu-se a uma sucessão de oportunidades desperdiçadas pelos campeões nacionais e à tentativa frustrada de resposta do Farense, nos últimos minutos. A equipa regressa hoje ao Porto e com ela vêm também os três pontos.

Uma das melhores exibições fora de portas esta época, e logo num campo historicamente difícil, merecia, de acordo com Sérgio Conceição, outro resultado, mas nem por isso o treinador deixava de estar contente: foi um jogo extremamente bem conseguido. O mérito da vitória foi acentuado pelo contexto de dificuldades causadas pela covid-19 e dá alento para o resto da maratona que é o campeonato, no qual o grupo segue com o propósito do costume: a responsabilidade do FC Porto é sempre ganhar.

Protagonista de alguns dos momentos mais entusiasmantes do jogo e por isso considerado um dos atletas mais valiosos em campo, Tecatito Corona valorizou a prestação colectiva e elogiou a equipa, que lhe provocou boas sensações por ter sido intensa, agressiva, sólida e compacta. E assim seguirá, garante o extremo mexicano: vamos continuar a melhorar e a ser mais fortes. O próximo teste está marcado para sexta-feira, em Barcelos, e diz respeito aos quartos de final da Taça de Portugal.

O FC Porto B empatou a um com o Benfica B, num jogo que começou com o guarda-redes lisboeta a ser poupado ao vermelho directo por defender uma bola de golo com o braço fora da área e que quase no fim teve o guardião azul e branco a ser expulso sem qualquer motivo, momentos depois de ser assinalado penálti para os encarnados, que fizeram o 0-1 ao minuto 90. Logo a seguir, um golo de Mor N’diaye ainda minimizou os danos, mas a nossa equipa bem pode queixar-se, mais uma vez, dos erros alheios que determinaram a perda de pontos. Foi mais do mesmo.

25/01/21

Aconteceu a 25 Janeiro 1996

Neste dia, o FC Porto carimbou em casa do União de Lamas a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal. Os Dragões, então sob o comando técnico do inglês Bobby Robson, foram obrigados a disputar novo duelo com a equipa do concelho de Santa Maria da Feira, depois da igualdade a zero, após prolongamento, que se registara quinze dias antes nas Antas. O jogo de desempate da quinta eliminatória, no Estádio Comendador Henrique Amorim, terminou com o 3-1 favorável aos campeões nacionais graças aos golos de Domingos Paciência (2) e Ljubinko Drulovic.

Dragões Diário 25-01-2021

O FC Porto regressa ao campeonato esta noite, no Estádio de São Luís (20h15, Sport TV1), para enfrentar o Farense. Sem os lesionados Mbaye e Marcano, em recuperação, o derradeiro treino com vista ao encontro da 15ª jornada teve lugar ontem de manhã, no Olival, e contou com a presença de Francisco Conceição, da equipa B. A comitiva portista que está no Algarve desde o final da tarde de domingo é composta por 22 jogadores.  

Hoje, ainda antes do conjunto dirigido por Sérgio Conceição, entra em campo o FC Porto B. Na 17ª ronda da Liga Portugal 2, os jovens Dragões recebem em Pedroso o Benfica B, às 15h (FC Porto TV/Porto Canal). Segundo Tiago Matos, frente a uma grande equipa, a condição de visitado pode ser uma vantagem para os azuis brancos, que, embora não vençam desde Novembro, partem confiantes para o duelo.  

A AJM/FC Porto conquistou o 18º triunfo em 20 partidas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina de voleibol, ao impor-se no reduto do Boavista por 3-0. As portistas arrecadaram mais três pontos com os parciais de 25-7, 25-20 e 25-9, mantendo o primeiro lugar da classificação. Segue-se o embate dos oitavos de final da Taça de Portugal face ao Benfica, no próximo sábado (15h, Pavilhão da Luz).
 
Já o hóquei em patins, num ciclo muito positivo com seis vitórias nos últimos seis jogos, deveria medir forças esta quarta-feira, em casa, com a Oliveirense, a partir das 20h30, mas não poderá fazê-lo. O confronto em atraso da 13ª jornada do campeonato foi adiado por causa de um surto de Covid-19 que afecta a formação de Oliveira de Azeméis. A data e a hora do desafio serão reveladas futuramente.

24/01/21

Aconteceu a 24 Janeiro 1999

Neste dia, Vítor Baía voltava a estar na baliza do FC Porto após o regresso de Barcelona, mas o guarda-redes foi pouco mais do que um mero espectador na recepção ao Beira-Mar, no Estádio das Antas. Os azuis e brancos, que por esta altura lutavam pelo inédito Penta, venceram por claros 7-0, com um tal de Mário Jardel a fazer das suas.


 

Dragões Diário 24-01-2021

Mesmo debaixo de muita chuva e muito vento, o FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã de ontem no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Farense, que se disputa amanhã (20h15, Sport TV), no Estádio de São Luís, a contar para a 15ª jornada do campeonato. Com Mbaye e Marcano ainda no boletim clínico, os bês Rodrigo Valente e Francisco Conceição juntaram-se aos trabalhos da equipa principal, que volta a treinar nesta manhã.

A equipa de hóquei em patins do FC Porto continua a atravessar um excelente momento e não deu hipóteses ao Turquel (6-2), no Dragão Arena, em jogo referente à 16ª jornada do campeonato. Carlo Di Benedetto assinou um hat-trick, Gonçalo Alves bisou e Ezequiel Mena também marcou em mais um triunfo dos azuis e brancos, que sobem, à condição, ao segundo lugar da tabela, agora com 35 pontos somados. Na próxima ronda da prova, a 17ª, há jogo em casa do HC Braga (30 de Janeiro, 18h).