13/01/17

Aconteceu a 13 Janeiro 1996

Neste dia, o FC Porto de Bobby Robson visitava Alvalade e praticamente sentenciava o título, com uma vitória por 2-0, com bis de Domingos, no verdadeiro batatal em que se tinha transformado o relvado de Alvalade. Veja os golos do clássico.


FC Porto B recebe o Aves

O FC Porto B recebe amanhã (dia 14) o Aves, em jogo da 22.ª jornada do campeonato da Segunda Liga. António Folha, que se estreou a semana passada com uma vitória, elogiou o adversário, mas quer uma equipa positiva, em busca dos três pontos: Sabemos que temos que estar num bom momento e que temos de assumir o jogo para poder ganhá-lo. O jogo é às 15h00 e terá transmissão em direto no Porto Canal.

O campeonato extraordinário do Aves
O registo do Aves diz tudo. Esperamos uma equipa muito competente e que certamente nos vai criar muitas dificuldades. Para além disso o mais importante é aquilo que nós vamos fazer dentro do campo e isso vai ser sempre o mais importante. Sabemos que temos que estar num bom momento e que temos de assumir o jogo para poder ganhá-lo. Mas o Aves é uma equipa que vem fazendo um campeonato extraordinário e não tenho dúvida que vem a Pedroso para ganhar o jogo.

O tempo de trabalho ainda é curto
Não há varinhas mágicas. O tempo faz com que o trabalho e as ideias se acentuem para uma determinada forma de jogar. Uma semana de trabalho é curta, mas penso que já há algumas ideias que apareceram no jogo e que vamos tentar que apareçam muito mais.

Vestir de azul e branco é a verdadeira motivação
A motivação dos jogadores é de jogar no FC Porto. Depois olhar para cima ou para baixo na tabela acho que não é importante. Eles estão numa fase de crescimento e queremos que eles cresçam o mais possível para atingir os patamares da primeira equipa e isso eu espero quero façam em todos os jogos.

Plantel continua a preparar a recepção ao Moreirense

O FC Porto prosseguiu esta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, a preparação do jogo com o Moreirense, da 17.ª jornada da Liga NOS. Antes de antecipar em conferência de imprensa​ a partida de domingo (18h00, Sport TV) Nuno Espírito Santo orientou uma sessão na qual estiveram presentes quatro jogadores dos “bês” - Rui Pedro, Rui Pires, Rodrigo e Rui Moreira -, sendo que Chidozie e João Costa fizeram o caminho inverso e treinaram às ordens de António Folha.
Rúben Neves, Miguel Layún e Otávio continuam a realizar tratamento às lesões. O defesa e o médio realizaram ainda trabalho de ginásio, sendo que o brasileiro treinou de forma condicionada.
Os Dragões voltam a treinar este sábado pela última vez antes do jogo que fecha a primeira volta da Liga. A sessão está agendada para as 10h30, no Olival, à porta fechada.​​​

Nuno: "Não podemos voltar a falhar"

O FC Porto regressa este domingo ao Estádio do Dragão para defrontar o Moreirense e fechar as contas da primeira volta da Liga NOS com o regresso às vitórias no horizonte. Com o empate em Paços de Ferreira (0-0) que aumentou para quatro pontos a distância para o primeiro lugar, Nuno Espírito Santo admitiu na conferência de imprensa de antevisão do jogo da 17.ª jornada que não há margem de erro e garantiu que a equipa chegará motivada e concentrada para somar os três pontos e continuar a perseguir a liderança da tabela classificativa. O treinador desvalorizou as ausências de alguns jogadores, até porque tem total confiança no plantel que lidera e ainda aproveitou para deixar uma palavra de apreço a Jorge Nuno Pinto da Costa no dia em que passa a ser oficialmente o presidente com maior longevidade na história do futebol mundial. ​​

Três pontos para a luta
Voltamos a jogar no Dragão, com o objetivo de continuarmos a ser fortes em casa, de fazer do Dragão a nossa fortaleza. Seguramente que o Moreirense não vai facilitar, pelo contrário, tentará dificultar o nosso trabalho, mas o nosso objectivo é claro: na competição em que estamos não podemos voltar a falhar. Temos, portanto, que somar três pontos para continuar a nossa luta.

Concentrados e motivados
Foi uma boa semana de trabalho que tem que ser agora posta no domingo. Chegaremos ao jogo muito concentrados, muito motivados. Sabemos das responsabilidades que temos e a equipa está motivada para conseguir uma vitória perante os seus adeptos.

Jogadores diferentes, a mesma ideia
A ideia será sempre a mesma, ainda que com jogadores diferentes. Nunca assentamos o nosso jogo em um ou dois jogadores, mas no colectivo. Temos um plantel que nos dá todas as possibilidades e confiança para chegarmos ao jogo e competir. Temos confiança máxima em quem está. Haverá nuances que, essencialmente pelas características dos jogadores, serão diferentes. Todos os jogadores dão contributos distintos à equipa, temos é que potenciar isso para que o FC Porto vença.

A força do Dragão
Estes dois jogos consecutivos [Moreirense e Rio Ave] são importantes para a equipa. Digo desde o princípio que o Dragão é a nossa fortaleza, tem-nos apoiado imenso e nós temos que ser merecedores desse apoio. A equipa no Dragão tem sido forte, consistente e queremos agora neste jogo demonstrar que unidos somos mais fortes e que o Dragão será um campo muito difícil para os nossos adversários.

A instabilidade dos resultados
Continua um processo de construção de uma equipa que é jovem e que, por vezes, cai em situações que não podemos evitar, seja o desespero, seja a frustração. Estamos muito convictos na linha de trabalho que estamos a seguir: a equipa produz, é sólida defensivamente, não permite oportunidades ao adversário e esse é o nosso foco. Temos que pensar em como chegar ao golo através dos muitos dos nossos movimentos de produção ofensiva. Temos a consciência de que os empates que somámos nos penalizam muito, agora temos é que manter e potenciar o que fazemos bem: a nossa solidez defensiva, a nossa construção, a nossa produção, a nossa reacção à perda, a maneira como controlamos os adversários para conseguir conquistar vitórias de uma forma consecutiva, que nos permita somar pontos que nos aproximem do topo da tabela.

O plantel e o mercado
Temos um plantel em que confiamos. Tomámos decisões em tempo oportuno, já falámos sobre elas, temos ausências de jogadores que não serão prolongadas e contamos com os jogadores que temos para continuar na luta pelo campeonato e competir nos oitavos de final da Champions League.

Presidente: recordes e orgulho
O nosso presidente hoje ultrapassa todos os recordes, são 58 títulos no futebol. Para nós é um orgulho estar com ele, ter a sua presença e oxalá que seja por muito tempo.

À espera de melhorias na arbitragem
Espero que alguma coisa mude no futebol, depois da reunião que houve entre os clubes e o Conselho de Arbitragem [CA]. Disse que era bom que o CA assumisse os seus erros; agora espero que tudo melhore, que haja um melhor desempenho e que a arbitragem não seja um factor decisivo nos jogos. É também o momento de deixar de falar tantos dos árbitros e espero que o próximo jogo seja já o reflexo dessa melhoria, que haja um bom trabalho e que a equipa de arbitragem esteja ao nível das outras equipas.

12.684 dias de Pinto da Costa


Jorge Nuno Pinto da Costa está há 12.684 dias na presidência do FC Porto, revela a edição desta sexta-feira do jornal O Jogo, registo que o torna o presidente com a maior longevidade de sempre no futebol mundial – já era o presidente com mais títulos da história do futebol –, superando oficialmente o espanhol Santiago Bernabéu, que de acordo com os números ocupou esse cargo no Real Madrid durante 12.683 dias.
Pinto da Costa tomou posse como presidente a 23 de abril de 1982, que é o mesmo que dizer que já está no cargo há 34 anos, oito meses e 19 dias, tendo sido reconduzido 12 vezes ao longo deste tempo. Mas o percurso de Pinto da Costa no FC Porto vai muito para além destes quase 35 anos como presidente do clube, pois acumulou quase 20 como seccionista, diretor e chefe do departamento de futebol. Se já era o presidente mais titulado à escala mundial, a partir de agora é também o que ocupa esse cargo há mais tempo.
Ora, no que diz respeito a troféus, os 58 que já ergueu no futebol profissional são um registo ímpar. Duas Taças Intercontinentais, duas Ligas dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia, 20 Campeonatos Nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças, eis o pecúlio de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto.