13/01/17

12.684 dias de Pinto da Costa


Jorge Nuno Pinto da Costa está há 12.684 dias na presidência do FC Porto, revela a edição desta sexta-feira do jornal O Jogo, registo que o torna o presidente com a maior longevidade de sempre no futebol mundial – já era o presidente com mais títulos da história do futebol –, superando oficialmente o espanhol Santiago Bernabéu, que de acordo com os números ocupou esse cargo no Real Madrid durante 12.683 dias.
Pinto da Costa tomou posse como presidente a 23 de abril de 1982, que é o mesmo que dizer que já está no cargo há 34 anos, oito meses e 19 dias, tendo sido reconduzido 12 vezes ao longo deste tempo. Mas o percurso de Pinto da Costa no FC Porto vai muito para além destes quase 35 anos como presidente do clube, pois acumulou quase 20 como seccionista, diretor e chefe do departamento de futebol. Se já era o presidente mais titulado à escala mundial, a partir de agora é também o que ocupa esse cargo há mais tempo.
Ora, no que diz respeito a troféus, os 58 que já ergueu no futebol profissional são um registo ímpar. Duas Taças Intercontinentais, duas Ligas dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia, 20 Campeonatos Nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças, eis o pecúlio de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto.

Sem comentários: