16/01/24

Aconteceu a 16 Janeiro 1977

Neste dia, despediu-se das Antas um dos melhores que por lá passou. Três anos e um dia após ter-se estreado naquele relvado, Teófilo Cubillas envergou a camisola portista pela última vez antes de regressar ao seu país e ao Allianza Lima a troco de seis milhões de escudos. Terminou assim o legado de um dos jogadores mais mágicos a actuar em Portugal.

 

Dragões Diário 16-01-2024

Galeno vai continuar a vestir a camisola do FC Porto até 2028. Disruptor a partir da esquerda, o extremo luso-brasileiro é um dos jogadores com melhores números – quatro golos e três assistências – na actual edição da Champions, prova em que já foi distinguido como Jogador da Semana em duas ocasiões, e totaliza seis remates certeiros e sete passes para golo nos 26 jogos que disputou em todas as competições na presente época.

Menos de 24 horas após cumprir o centésimo de Dragão ao peito, o camisola 13 assinalou que o momento é fruto do trabalho diário e garantiu que vai continuar a dar tudo dentro de campo, a começar já pelo jogo de sábado, frente ao Moreirense, em que irá entrar pronto a dar tudo. Agradecido ao treinador e aos colegas, afirmou ainda que com a ajuda de todos vai conseguir ir mais longe.

Ao lado do atleta, Jorge Nuno Pinto da Costa assegurou estar satisfeito como acontece sempre que os bons jogadores e os grandes talentos do nosso clube renovam contrato. O presidente sublinhou que é mais fácil chegar a acordo contratual quando as duas partes têm o mesmo interesse e destacou a atitude e a qualidade do extremo: Valorizamos o talento, a vontade, a forma como o Galeno se entrega ao jogo e a produtividade que tem tido.

Depois de mais uma vitória, outro dia de trabalho. O plantel principal regressou ontem ao Olival, onde deu início à preparação da receção ao Moreirense (sábado, 20h30, Sport TV). Marcano, Taremi e Zaidu foram os únicos ausentes na primeira sessão com o foco na 18ª jornada da Liga. Segue-se um dia de descanso, com o regresso marcado para as 17h de quarta-feira.

Os azuis e brancos ficaram ontem a saber que se irão deslocar aos Açores a 6, 7 ou 8 de fevereiro para defrontarem o Santa Clara nos quartos de final da Taça de Portugal. Em caso de triunfo, o adversário nas meias será o vencedor do embate entre Vitória de Guimarães e Gil Vicente.

No que à equipa B diz respeito, Gonçalo Sousa renovou contrato com o clube. O extremo de 17 anos, que já actuou em nove ocasiões sob a orientação de António Folha, mostrou-se muito feliz pela confiança que mereceu por parte do treinador e disse estar disposto a trabalhar rumo ao principal sonho, que é jogar pela equipa A.

15/01/24

Dragões Diário 15-01-2024

O FC Porto encerrou a primeira volta do campeonato com uma vitória clara por 2-0 sobre o Braga. Um cabeceamento de Fábio Cardoso na sequência de um livre cobrado por Francisco Conceição e a conversão de um penálti por Evanilson – associados a um desempenho defensivo muito eficaz – garantiram os três pontos que mantêm a equipa no terceiro lugar a cinco do primeiro.
 
Sérgio Conceição elogiou um jogo muito competente em que a base para ganhar era a solidez defensiva. O Braga, caracterizado como uma equipa de Champions, não criou grandes situações de perigo porque os jogadores azuis e brancos conseguiram manter-se concentrados e rigorosos do princípio ao fim. Bons princípios para concretizar a ambição de ganhar o campeonato, chegar à final da Taça de Portugal e tentar ganhá-la, e atingir os quartos de final da Liga dos Campeões.
 
Autor de quatro golos nos últimos dois encontros, Evanilson sublinhou o grande trabalho de toda a equipa num jogo bastante corrido entre duas equipas com qualidade. Fábio Cardoso abordou o mérito de todo o grupo, o sentimento de dever cumprido e a vontade de continuar no mesmo caminho. Focamo-nos jogo a jogo e no fim fazem-se as contas, rematou.
 
A próxima etapa neste percurso volta a ter como palco o Estádio do Dragão e está agendada para sábado, às 20h30. Os bilhetes para a receção ao Moreirense estão à venda nos locais habituais a partir de 11 euros.
 
O FC Porto B teve uma tarde para esquecer e fechou a primeira volta da Segunda Liga com uma derrota caseira frente ao Benfica B por 3-0. O treinador António Folha explicou que a equipa não funcionou em termos coletivos, mas também sublinhou que o resultado não espelha o que se passou. O grupo do actual 11º classificado do campeonato vai continuar a trabalhar com todo o afinco.

A formação de basquetebol tinha de derrotar o Sporting para avançar para a final four da Taça de Portugal e fê-lo graças a momentos de brilhantismo como os que valeram um parcial de 28-14 no segundo período. 81-79 foi o resultado de um encontro em que Cleveland Melvin se destacou com 21 pontos e em que a equipa esteve “bem frente a um adversário muito forte”, como assinalou Fernando Sá.
 
Ontem também foi dia de Taça de Portugal de hóquei em patins. Os campeões da Europa foram à Nazaré derrotar a Biblioteca Instrução e Recreio por 6-2 e garantir a qualificação para os oitavos de final com dois golos de Rafa, outros dois de Carlo Di Benedetto e mais dois de Hélder Nunes. Sábado é dia de regresso ao Dragão Arena para enfrentar o Famalicense em jogo da 14ª jornada do campeonato.
 
A equipa de sub-15 fechou a primeira fase da liga com uma vitória por 6-0 frente ao Gil Vicente em Barcelos. Os golos de Eduardo Martins (dois), Hildebrando Cardoso, Abdu Cassamá (dois) e João Miranda confirmaram que os iniciados avançam para o torneio de apuramento do campeão na condição de líderes da zona Norte.