19/09/21

Aconteceu a 19 Setembro 2002

Neste dia, o FC Porto recebia o Polónia de Varsóvia na primeira ronda da Taça UEFA. Com nove portugueses no onze, foi a dupla atacante estrangeira - constituída por Derlei e Jankauskas - quem assinou os dois golos com que chegou o intervalo. Na segunda parte as equipas mudaram de campo, mas a superioridade dos das Antas manteve-se inamovível. O número 9 lituano bisou, Postiga saiu do banco para fazer o mesmo e aos três avançados juntou-se Maniche, que ajudou a elevar a contagem até à meia dúzia. Na segunda mão, os Dragões de José Mourinho viriam a perder na capital polaca por 2-0, mas o comboio rumo a Sevilha já tinha arrancado a todo o vapor.


Dragões Diário 19-09-2021

Independentemente do jogo, do estádio ou do adversário, a atitude competitiva do FC Porto é inegociável e tem de estar sempre presente. O jogo de hoje - no Estádio do Dragão com o Moreirense como opositor (18h, Sport TV 1) - é mais um em que Sérgio Conceição pretende ir atrás da vitória. Ou não estivesse em causa a acesa luta pelo título nacional.
 
Na antevisão do embate desta tarde, o nosso treinador desvalorizou o histórico recente dos Cónegos, uma equipa que tem qualidade apesar de os resultados não a reflectirem. A jogar em casa, com o apoio das bancadas e objectivos distintos dos do Moreirense, cabe ao FC Porto assumir as despesas do jogo e ir atrás dos três pontos. Mais do que as camisolas, o que joga é o trabalho, a organização e o facto de os jogadores saberem que é preciso muito rigor, por isso o timoneiro azul e branco avisou no balneário que é proibido desvalorizar os adversários.
 
Sem Pepe e Marchesín - a contas com problemas físicos - e Toni Martínez - a cumprir um jogo de castigo após ter visto o cartão vermelho em Alvalade -, o FC Porto vai regressar a casa e às lides futebolísticas nacionais com, pelo menos, duas alterações no onze que se apresentou no Metropolitano de Madrid na passada quarta-feira. A sessão matinal de ontem no Olival serviu para afinar os últimos ajustes antes da sexta ronda da Liga.
 
Uma magnífica segunda parte da equipa de hóquei em patins garantiu os primeiros três pontos para o FC Porto. A recepção ao Óquei de Barcelos começou da pior forma e, ao intervalo, os forasteiros mantinham a eficácia apresentada há uma semana na final da Elite Cup. Só que, numa segunda parte frenética, os comandados de Ricardo Ares deram a volta ao figurino graças a um bis de Carlo Di Benedetto logo a abrir e a outro de Gonçalo Alves nos derradeiros dez minutos. Os barcelenses ainda reduziram em cima da buzina, mas o marcador do Dragão Arena desligou-se com um 4-3 favorável aos da Invicta.
 
A Albufeira Cup começou de feição para a turma de Moncho López. No encontro inaugural da competição de pré-temporada, o FC Porto bateu o Imortal por claros 77-58 e garantiu a presença na final do torneio algarvio. Lançado pelo técnico galego a partir do banco de suplentes, Vlad Voytso (13 pontos) foi o melhor marcador portista numa partida que se previa equilibrada diante dos actuais detentores da prova e terceiros classificados na última edição da Liga. Mais logo (17h30, FPB TV), medimos forças com o Benfica para decidir quem ergue o troféu.
 
Na ressaca de uma vitória na Youth League que apenas pecou por escassa, os sub-19 tornaram a virar o foco para o campeonato e somaram o quinto triunfo nas cinco jornadas disputadas até ao momento. Frente ao Gil Vicente, no Estádio de Pedroso, os jovens Dragões venceram por 1-0 graças ao golo solitário de Umaro Candé na recta final do primeiro tempo. No próximo sábado (15h) os juniores A do FC Porto deslocam-se à Cidade Berço para defrontar o Vitória de Guimarães.

No sofá ou na bancada este vai ser um domingo preenchido. Às 14h (Sport TV+) os nossos bês sobem ao relvado em Trás-os-Montes para defrontarem o Desportivo de Chaves. Uma hora depois, a melhor equipa portuguesa de andebol volta a contar com o apoio da Nação Porto para a estreia no campeonato diante SC Horta no Dragão Arena (15h, FC Porto TV/Porto Canal). Praticamente de seguida (15h30, FC Porto TV), os sub-17 recebem o Académico de Viseu no sintético do Olival e às 17h30 há clássico de basquetebol no Algarve (FPB TV). O dia azul e branco termina com o FC Porto-Moreirense (18h, Sport TV.1), antevisto e analisado no Porto Canal e na FC Porto TV.

Ao contrário do que sucedeu nos jogos contra a Belenenses SAD e o Arouca, hoje não estará montada uma tenda de testagem nas imediações do Estádio do Dragão. Ainda assim, é imperativo que todos os espectadores sem o processo de vacinação concluído há pelo menos 14 dias apresentem um teste PCR com resultado negativo realizado nas 72 horas prévias ao jogo ou um teste antigénio certificado até 48 horas antes do apito inicial. As portas da nossa casa abrem às 16h.