15/12/18

Aconteceu a 15 Dezembro 2010

Neste dia, naquele fabuloso percurso para Dublin, onde, cinco meses depois, venceu a Liga Europa, o FC Porto recebia e vencia o CSKA de Sófia por 3-1, no fecho da fase de grupos. Otamendi fez o primeiro golo da noite, o golo 300 dos azuis e brancos no Estádio do Dragão, mas Delev empatou pouco depois do recomeço. Rúben Micael desfez a igualdade e James Rodríguez fechou o resultado com um remate cruzado.

Dragões Diário 15-12-2018

A Champions, afinal, regressa hoje e nos Açores, porque – diz Sérgio Conceição, que não perde o foco do essencial – a Liga dos Campeões é o jogo com o Santa Clara. E o melhor de tudo é que nesta Liga, num calendário muito apertado e num quadro competitivo difícil, só não pode contar com Aboubakar. Na comitiva seguiram 22 jogadores.

Se vai acompanhar o jogo no continente, através da Sport TV1, recorde que o pontapé de saída está marcado para as 20h30; se vai ao estádio, não esqueça que em Ponta Delgada o relógio marca menos uma hora e tenha sempre presente que o arremesso de objectos e a utilização de material pirotécnico pode motivar multas e consequências ainda mais graves para o FC Porto.

Poucas horas depois da chegada a Ponta Delgada, Jorge Nuno Pinto da Costa visitou a Casa do FC Porto em São Miguel e confessou a grande alegria gerada pelo amor ao FC Porto a mais de 1.500 quilómetros de distância. Por isso, concluiu o presidente, não há um longo intervalo a separar o Dragão e os Açores, mas sim um mar que os une. Há até quem lhe chame Mar Azul.

A equipa de hóquei em patins do FC Porto joga a final da Taça Intercontinental às primeiras horas da madrugada de segunda-feira e o Porto Canal vai transmitir em direto o jogo com o Barcelona a partir das 00h. Ontem, em San Juan, na Argentina, os azuis e brancos venceram o Murialdo por 7-5, afastando o campeão sul-americano nas meias-finais da competição com golos de Hélder Nunes (2), Rafa (2), Gonçalo Alves, Reinaldo García e Giulio Cocco. Na outra semifinal, disputada já na madrugada de hoje, o Barça bateu o Concepción por 7-2.

Regressamos ao futebol só para lhe falar da formação. Os Sub-19 também jogam hoje, mas ao princípio da tarde (15h), para receber o Freamunde e prolongar o bom momento da equipa. Já os Sub-15 e os Sub-17 entram em ação amanhã, ambos às 11h e frente ao mesmo adversário. Calma, nós explicamos: os mais novos vão a Braga para ampliar o pleno de vitórias e os mais velhos recebem o Braga para voltar às vitórias.

14/12/18

Aconteceu a 14 Dezembro 1983

Neste dia, menos de dois anos depois de tomar posse pela primeira vez, o presidente mais titulado da história do futebol mundial conquistava o primeiro de 60 troféus. Na Luz e depois de um empate sem golos nas Antas, Frasco e Vermelhinho deram a volta ao resultado e deram também a segunda de 21 Supertaças ao FC Porto, depois de Manniche (não o nosso, mas o dinamarquês a quem Nuno Ribeiro pediu emprestado o nome) ter colocado o Benfica em vantagem.

Dragões Diário 14-12-2018

Iker Casillas não é só campeão da Europa e do Mundo. Para a Marca, o guarda-redes do FC Porto também é embaixador do jogo limpo, razão pela qual foi distinguido em Madrid durante a gala do 80º aniversário do jornal espanhol. Esse foi também o motivo pelo qual não participou no treino de ontem, o penúltimo antes do jogo com o Santa Clara, no regresso à Liga e aos Açores.
 
A distinção deixou Casillas orgulhoso, enquanto Jorge Nuno Pinto da Costa, que o acompanhou, confessava uma satisfação enorme pelo facto de o FC Porto ter um atleta escolhido entre milhares para ser o representante do fair-play e do desportivismo. Um e outro falaram ainda dos comentários elogiosos que ouviram durante a gala sobre o desempenho da equipa na Liga dos Campeões.

Depois da vitória sobre a Académica, o FC Porto B leva a Paços de Ferreira o objectivo de fazer fora aquilo que faz em casa. Ou, por outras palavras, ainda as de Romário Baró, de entrar forte e mostrar, frente ao líder, que está no jogo para conquistar os três pontos. A partir das 11h de amanhã, e com transmissão na SportTV1, se verá.

Em San Juan, na Argentina, a mais de 10.000 quilómetros de casa, a equipa de hóquei em patins tenta, ao final da noite de hoje, atingir a final da Taça Intercontinental. A partir das 22h30, o Porto Canal transmite em directo o jogo com o Murialdo, campeão sul-americano. O desafio da meia-final joga-se no Estádio Aldo Cantoni, com capacidade para 8.000 espectadores, e Guillem Cabestany vai avisando que o FC Porto está habituado a grandes palcos.

No andebol, os azuis e brancos vão apresentar-se no Funchal na qualidade de líderes, com o recorde de 53 golos marcados num jogo e com André Gomes determinado a dar o melhor para trazer os três pontos. O Madeira SAD-FC Porto joga-se às 15h de amanhã e tem transmissão em directo na TVI24.
 
Ainda no sábado, mas em casa, no aconchego do Dragão Caixa, a equipa de basquetebol recebe o Vitória de Guimarães a pensar na terceira vitória consecutiva e no reforço do projecto de qualificação para a Taça Hugo dos Santos. Sasa Borovnjak prevê um jogo duro, com um adversário que nunca desiste, mas contrapõe com o amadurecimento da equipa: Estamos a melhorar de jogo para jogo. Para confirmar às 16h no pavilhão ou na RTP2.

13/12/18

Dragões Diário 13-12-2018

Os leitores que nos desculpem, mas hoje não abrimos o Dragões Diário com uma notícia sobre o FC Porto*. Ontem, num grande jogo de futebol, o Ajax e o Bayern Munique empataram a três bolas, em Amesterdão. “E o que temos nós a ver com isso?”, perguntarão os mais distraídos… A resposta é fácil: os alemães somaram apenas um ponto, terminaram a fase de grupos da Liga dos Campeões com 14, o que significa que nenhuma equipa igualou ou superou os 16 alcançados pelo FC Porto. Por outras palavras: fomos a melhor equipa da primeira fase da mais difícil competição de futebol do mundo.
 
(*Como se vê, era brincadeira, aquele jogo tinha mesmo alguma coisa a ver connosco. E, num país em que a maior parte da imprensa e da opinião pública se deixa encandear com as luzes que alegadamente iluminam outras paragens, não podemos abdicar de destacar mais um feito histórico da única equipa portuguesa que honra Portugal na Champions.)

Outra consequência dos jogos de ontem e do encerramento da fase de grupos da Liga dos Campeões foi a definição dos possíveis adversários do FC Porto nos oitavos de final: Ajax, Atlético Madrid, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma e Tottenham. O sorteio realiza-se na segunda-feira, às 11h em Nyon (Suíça).

De regresso ao cenário nacional, as notícias continuam a ser boas. O FC Porto está em destaque nos prémios da Liga relativos aos meses de outubro e novembro: Iker Casillas, Éder Militão e Sérgio Conceição foram escolhidos como melhores guarda-redes, defesa e treinador daquele período. São três distinções individuais que refletem o bom momento coletivo de uma equipa que soma 12 vitórias consecutivas.
 
Em busca da 13ª, um objectivo delineado por Sérgio Conceição logo após o triunfo na Turquia, os campeões nacionais regressaram ontem ao trabalho no Olival. No horizonte está o jogo de sábado com o Santa Clara, nos Açores, às 19h30 locais e 20h30 de Portugal Continental.
 
A equipa de hóquei em patins já treinou em San Juan, a cidade da Argentina onde nasceu Reinaldo García e onde se vai disputar a Taça Intercontinental entre amanhã e domingo. Neste trabalho do Porto Canal, o hoquista azul e branco falou sobre a terra natal, o impacto do hóquei naquela região e a competição que se avizinha.

O FC Porto vai deslocar-se a Guimarães para discutir um lugar na final eight da Taça de Portugal de basquetebol. O jogo dos oitavos de final da competição está provisoriamente agendado para 20 de janeiro.

12/12/18

Aconteceu a 12 Dezembro 2004

Neste dia e no regresso ao Japão, mas agora em Yokohama, o FC Porto voltava a ganhar a Taça Intercontinental e a somar o segundo título mundial. Não houve neve, mas houve o jet lag, o desmaio de Baía, o poste, a trave, dois golos anulados a McCarthy, uma longa série de 18 penáltis, e aquele olhar de Pedro Emanuel, que fulminou Henao ainda antes de fazer o golo. Maniche, que até falhou um dos penáltis, acertando em cheio no poste, foi o homem do jogo com o Once Caldas e os Dragões trouxeram para casa o troféu original da competição, que andou de mão em mão e agora só pode ser apreciado num único ponto do planeta: esse mesmo, o Museu FC Porto.


Dragões Diário 12-12-2018

Felipe, Marega e Sérgio Oliveira fizeram os golos, o FC Porto ganhou em Istambul (3-2) e os Dragões fecharam a fase de grupos da Liga dos Campeões a igualar os 16 pontos que só tinham conseguido em 1996, nos tempos em que Sérgio Conceição era jogador.

Mas há mais: em casa do Galatasaray, onde o campeão turco ainda não tinha perdido, os azuis e brancos atingiram a quinta vitória consecutiva na fase de grupos, o que passa a ser um novo recorde, Casillas somou a centésima vitória na prova e Marega marcou pelo quinto jogo consecutivo, igualando a marca de Jardel.
 
No final, Sérgio Conceição falou da chave de ouro com que o FC Porto encerrou a questão, de jogadores fantásticos, de um grupo forte, de uma resposta fabulosa e das marcas interessantes e únicas de Marega e Casillas. Sobre a relevância da 12ª vitória consecutiva, o treinador não podia ter sido mais claro: Significa que temos de ir à procura da 13ª. Já no sábado, nos Açores, frente ao Santa Clara.

Quando confrontado com a centésima vitória na Champions, Iker Casillas sorriu, mas não reconheceu apenas beleza nas curvas de um número redondo. É bonito, mas também é um pouco triste. É sinal de que já são muitos anos a jogar esta competição, a competição mais importante de clubes, explicou, visivelmente divertido e ainda com a mesma expressão de agrado. Mais ou menos a mesma com que Sérgio Oliveira e Alex Telles assumiram o orgulho com que fazem parte desta história.

Horas antes, também em Istambul, a equipa de Sub-19 garantia, num jogo só, a qualificação para a fase a eliminar da UEFA Youth League e o primeiro lugar do grupo. Para conseguir aquela espécie rara de dois em um, só precisou de vencer o Galatasaray por 2-0, com Fábio Silva a marcar o primeiro golo, a oferecer o segundo e a falhar por pouco o terceiro.

No Andebol 1, o FC Porto conseguiu a vitória com mais golos da época, ao receber e vencer o Arsenal da Devesa por 53-26, em jogo antecipado da 19.ª jornada em que Diogo Branquinho e Yoan Balázquez se distinguiram como os melhores marcadores da partida, com oito golos cada. Antes de receber a equipa de Braga, os Dragões ficaram a saber que o Sporting é o adversário a bater nos oitavos de final da Taça de Portugal.

A União Ciclista Internacional já confirmou: a W52-FC Porto, que venceu as três últimas edições da Volta a Portugal, vai pedalar no próximo ano com o estatuto de equipa continental profissional. Os azuis e brancos, que mantêm Rui Vinhas e Raúl Alarcón, ambos vencedores da Grandíssima, passam a integrar a segunda categoria do pelotão mundial.

11/12/18

Aconteceu a 11 Dezembro 2007

Neste dia, o FC Porto recebeu e bateu o Besiktas por 2-0, com golos de Lucho González e Quaresma. Os três pontos valeram o primeiro lugar do grupo A da Champions, à frente do vice-campeão europeu Liverpool, Marselha e do rival turco.

Dragões Diário 11-12-2018

O FC Porto encerra hoje, na Turquia, a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, já com o primeiro lugar e a qualificação para oitavos de final assegurados. Frente ao Galatasaray, os Dragões podem igualar o melhor registo de pontos nesta fase da competição (16), que remonta ao tempo em que Sérgio Conceição era, como jogador, uma das estrelas da equipa. 22 anos depois, o treinador garante que a situação é diferente, mas o sentimento é o mesmo.
 
A partir das 17h55, os portistas podem contar com uma equipa competitiva em campo, sempre a tentar fazer um bom jogo para ganhar. As palavras são do técnico, mas Alex Telles também apresentou um discurso ambicioso na conferência de imprensa: Queremos sempre o melhor resultado, independentemente da situação em que nos encontremos.

Mais logo, depois do futebol, pode passar pelo Dragão Caixa e assistir ao jogo da equipa de andebol frente ao Arsenal da Devesa (21h). Para Yoan Balázquez, conquistar a nona vitória consecutiva no campeonato é um objectivo claro. No fundo, afirma o cubano, a expectativa é sempre a mesma, ganhar e tentar que o jogo não ultrapasse os limites.

09/12/18

Aconteceu a 09 Dezembro 1998

Os portistas tiveram o privilégio de conhecer Benny McCarthy… ainda que na condição de adversário. Nas Antas, os Dragões receberam o Ajax, em jogo da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, e venceram por 3-0, com dois golos de Zahovic e outro de Drulovic. Na equipa holandesa brilhavam estrelas como Van der Saar, os irmãos de Boer ou Danny Blind, enquanto o sul-africano, lançado aos 74 minutos, assumia o estatuto de jovem promessa. O potencial de McCarthy seria plenamente confirmado logo na temporada seguinte, numa fabulosa equipa do Celta de Vigo que deixou muitos portugueses traumatizados, mas o verdadeiro estrelato foi atingido nas Antas e no Dragão, na segunda metade de 2001/02 (por empréstimo dos espanhóis) e entre 2003/04 e 2005/06.



Dragões Diário 09-12-2018

Os plantéis principal e de Sub-19 do FC Porto viajam esta tarde para Istambul, onde na terça-feira enfrentam o Galatasaray em jogos da Liga dos Campeões e da Youth League. Ontem de manhã, a equipa dirigida por Sérgio Conceição treinou no Olival, sem o lesionado Aboubakar e outros seis atletas que estiveram ao serviço do FC Porto B.

A vitória de sexta-feira, frente ao Portimonense, foi fértil em registos colectivos e individuais interessantes. Sabe quando é que tinha sido a última vez que os Dragões marcaram três golos em menos de dez minutos? Conhece o brilhante histórico de golos de Brahimi e Marega frente aos algarvios? E tem presente o que é que têm em comum todos os golos que Soares marcou no Dragão esta temporada? Teste os seus conhecimentos e confira as respostas no site oficial.

Sobre ontem, poderíamos resumir tudo em poucas palavras: foi um sábado à FC Porto, 100 por cento vitorioso. Vamos por partes.

O FC Porto B somou ontem a segunda vitória caseira consecutiva, ao bater por 3-0 uma equipa da Académica que vinha de uma sequência de três triunfos. Os golos dos Dragões, que com este resultado deixaram o fundo da tabela da Ledman LigaPro, foram assinados por Gleison (dois) e Rúben Macedo.

Em vésperas da partida para a Argentina, onde vai disputar a Taça Intercontinental, a equipa de hóquei em patins bateu confortavelmente o Marinhense por 11-3, na Marinha Grande. Marcaram Gonçalo Alves (quatro), Reinaldo García (dois), Hélder Nunes (dois), Giulio Cocco, Rafa e Poka.

Mais a norte, em Esgueira, a formação de basquetebol venceu a equipa local por 93-82, em jogo da nona jornada da primeira fase da liga. Numa partida em que Moncho López apreciou o muito bom trabalho colectivo, Will Sheehey, com 21 pontos, foi o maior destaque individual.

No dérbi de andebol a contar a para a Taça de Portugal, o FC Porto bateu o Boavista por 40-26 e garantiu a qualificação para os oitavos de final da competição. Foi uma vitória tranquila, comentou Manus Andersson.

Por fim, a prova da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas disputada no Egipto foi vencida por Dick Jaspers. Na final, o jogador do FC Porto bateu Frédéric Caudron, do Sporting, por 40-34.