13/12/18

Dragões Diário 13-12-2018

Os leitores que nos desculpem, mas hoje não abrimos o Dragões Diário com uma notícia sobre o FC Porto*. Ontem, num grande jogo de futebol, o Ajax e o Bayern Munique empataram a três bolas, em Amesterdão. “E o que temos nós a ver com isso?”, perguntarão os mais distraídos… A resposta é fácil: os alemães somaram apenas um ponto, terminaram a fase de grupos da Liga dos Campeões com 14, o que significa que nenhuma equipa igualou ou superou os 16 alcançados pelo FC Porto. Por outras palavras: fomos a melhor equipa da primeira fase da mais difícil competição de futebol do mundo.
 
(*Como se vê, era brincadeira, aquele jogo tinha mesmo alguma coisa a ver connosco. E, num país em que a maior parte da imprensa e da opinião pública se deixa encandear com as luzes que alegadamente iluminam outras paragens, não podemos abdicar de destacar mais um feito histórico da única equipa portuguesa que honra Portugal na Champions.)

Outra consequência dos jogos de ontem e do encerramento da fase de grupos da Liga dos Campeões foi a definição dos possíveis adversários do FC Porto nos oitavos de final: Ajax, Atlético Madrid, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma e Tottenham. O sorteio realiza-se na segunda-feira, às 11h em Nyon (Suíça).

De regresso ao cenário nacional, as notícias continuam a ser boas. O FC Porto está em destaque nos prémios da Liga relativos aos meses de outubro e novembro: Iker Casillas, Éder Militão e Sérgio Conceição foram escolhidos como melhores guarda-redes, defesa e treinador daquele período. São três distinções individuais que refletem o bom momento coletivo de uma equipa que soma 12 vitórias consecutivas.
 
Em busca da 13ª, um objectivo delineado por Sérgio Conceição logo após o triunfo na Turquia, os campeões nacionais regressaram ontem ao trabalho no Olival. No horizonte está o jogo de sábado com o Santa Clara, nos Açores, às 19h30 locais e 20h30 de Portugal Continental.
 
A equipa de hóquei em patins já treinou em San Juan, a cidade da Argentina onde nasceu Reinaldo García e onde se vai disputar a Taça Intercontinental entre amanhã e domingo. Neste trabalho do Porto Canal, o hoquista azul e branco falou sobre a terra natal, o impacto do hóquei naquela região e a competição que se avizinha.

O FC Porto vai deslocar-se a Guimarães para discutir um lugar na final eight da Taça de Portugal de basquetebol. O jogo dos oitavos de final da competição está provisoriamente agendado para 20 de janeiro.

Sem comentários: