07/07/07

"Dilemas" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Até agora tem sido fácil. Os primeiros 40 milhões de euros em transferências que o FC Porto conseguiu esta temporada foram relativamente fáceis de ganhar. Afinal, Anderson, Ricardo Costa e Hugo Almeida tiveram pouco a ver com os dois títulos de campeão conquistados nas duas últimas temporadas e não era muito difícil imaginar que a equipa continuasse a ser competitiva sem eles, até porque já o tinha sido antes e, entrentanto, o plantel até foi reforçado com sete jogadores novos, quase todos com uma margem de progressão equivalente ao potencial que encerram. É claro que para os adeptos custa perder Anderson sem chegar a saber exactamente tudo o que podia valer e que se adivinha ser muito ou deixar sair dois jogadores da casa como são Ricardo Costa e Hugo Almeida, mas a relação entre a sua relevância para a equipa e os valores envolvidos nos negócios davam razão aos dirigentes portistas. Os problemas a sério, os verdadeiros dilemas começam agora. O FC Porto tem entre mãos a oportunidade para dobrar a receita realizada até agora em transferências, mas para isso terá que aceitar mexer nas próprias fundações da equipa bicampeã nacional. Quaresma, actualmente disputado entre Liverpool e Atlético de Madrid pode valer 25 milhões de euros; Lucho González na agenda do Valência, mas também com interessados em Inglaterra pode chegar aos 20 milhões e Pepe, pretendido em Espanha, Itália e Inglaterra vale, à vontade, mais duas ou três mãos cheias de milhões de euros. O problema é que todos, sem excepção, foram fundamentais para o sucesso desportivo alcançado pelo FC Porto nas últimas temporadas e para o ressurgimento da equipa ao mais alto nível no panorama nacional e internacional depois da conquista da Liga dos Campeões em Gelsenkirchen. A saída de qualquer um deles vai deixar um buraco difícil de tapar na equipa, por muito dinheiro que rendam. Um dilema difícil de resolver para os dirigentes do FC Porto divididos entre a aposta na conquista do tri e o necessário equilíbrio financeiro do clube.

Felicidade
Deste grupo talvez seja o jogador mais feliz
Nuno, guarda-redes do FC Porto

06/07/07

Golos de Postiga e Rui Pedro animam treino matinal

O F.C. Porto cumpriu, esta sexta-feira de manhã, no Olival, mais um ensaio da época 2007/08, começando por realizar algum trabalho de ginásio, seguido de treino na relva com muita bola, que finalizou com um jogo entre as duas grande-áreas, animado por um golo de Hélder Postiga e outro de Rui Pedro.

A peladinha foi condizente com a temperatura que se fez sentir ao longo do apronto matinal e iluminada, não só pelo sol, mas também por alguns detalhes de excelência dos jogadores da equipa Bicampeã Nacional.

Após o almoço no Hotel Solverde, o plantel orientado por Jesualdo Ferreira regressa ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, onde decorrerá, às 17 horas, à porta fechada, uma nova sessão de trabalho, a última antes do jogo-treino frente ao Tourizense, marcado para as 10 horas de sábado, também no Olival.

"Proporções" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Não percebo grande coisa de Direito, mas acredito que à aplicação da Justiça, como a quase tudo, se deve aplicar um princípio de bom-senso e proporcionalidade. Não se pode enforcar alguém por se ter esquecido de pôr moedas no parquímetro, nem mandar vergastar uma pessoa que não deu pisca para mudar de direcção. Por isso, e não só, o facto de um atraso de dois minutos custar a participação a um jovem jogador como Rui Pedro num Europeu de sub-19 parece-me completamente desproporcionado. Para quem ainda não conhece os contornos do caso, a explicação é simples. No final do jogo com o Benfica, em juniores, Rui Pedro foi um dos jogadores do FC Porto chamados ao controlo anti-doping. A notificação para se apresentarem na sala de controlo foi-lhe entregue às 17h50 e o jogador compareceu na sala do controlo dois minutos depois. Dois minutos. Tempo considerado excessivo pelo CNAD que comunicou a "irregularidade" à FPF e que levou aquele organismo a suspender o jogador preventivamente, afastando-o do lote de convocados para o próximo europeu de sub-19. Mais uma vez, não percebo muito de Direito, mas, a menos que o controlo realizado ao jogador tenha sido positivo ou que, de alguma forma, o CNAD explique de que forma um atraso de dois minutos na apresentação do jogador no controlo pode ser considerado excessivo ou servir para alterar o resultado das amostras, acho que Rui Pedro deve poder processar aquele organismo por danos graves à sua carreira. E que se faça justiça.


MELHOR TREINADOR - Prémio

O jogo de apresentação do FC Porto, marcado para o dia 21 e que contará com a participação do Mónaco - que assim visitará o Estádio do Dragão pela primeira vez desde a final de Gelsenkirchen -, servirá igualmente de cenário para Jesualdo Ferreira receber o Prémio CNID destinado ao Melhor Treinador. Campeão nacional pela primeira vez a época passada, o treinador portista foi considerado como o melhor pelos sócios do Clube Nacional de Imprensa Desportiva.

Alterações nas camadas jovens

Nuno Capucho vai fazer parte do departamento de futebol da formação do F. C. Porto. O ex-jogador azul e branco será treinador adjunto da equipa de Juniores C, que passará a ser comandada por João Carlos Brandão, que integrou a equipa técnica dos Juniores B. Mas as mudanças nos dragões, que têm como director técnico Luís Castro, não se ficam por este escalão.Do grupo campeão nacional de Juniores A, apenas se irão manter António Frasco e Silvino Morais, treinadores adjunto e de guarda-redes, respectivamente. Quanto ao novo técnico, apenas se sabe que será estrangeiro. Já João Carlos Costa, treinador dos juvenis, que falhou o apuramento para a fase final, foi promovido a adjunto dos sub-19.Os Juniores B passarão a ser orientados por José Guilherme, campeão nacional pelos iniciados. Como adjuntos terá Rui Gomes, ex-treinador do Padroense, que levou a equipa matosinhense dos distritrais à segunda fase do nacional, e Paulinho Santos, ex-jogador portista.O comando da formação do Padrão da Légua, de sub-16, será assumido por Joaquim Silva, ex-adjunto nos Juniores A.Lembre-se que o F. C. Porto contratou recentemente o holandês Pepijn Lijnders, especialista no treino técnico, para trabalhar com as camadas jovens.Ilídio Vale de saídaO treinador Ilídio Vale, responsável pela conquista do título nacional de Juniores A, já não está mais vinculado aos azuis e brancos. Técnico e clube decidiram, por mútuo acordo, colocar um ponto final numa ligação de 19 anos.
Fonte: Jornal de Notícias

05/07/07

Entusiasmo com a bola prossegue no Olival

O F.C. Porto realizou, esta quinta-feira de manhã, o terceiro apronto da época 2007/08, numa sessão de trabalho decorrida debaixo de muito sol e entusiasmo, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, na qual o contacto com a bola voltou a ser privilegiado.
Os jogadores azuis e brancos iniciaram o treino, que foi aberto à comunicação social, às 10 horas, com 45 minutos de ginásio, seguindo depois para o relvado do Olival, onde efectuaram, entre si, um jogo, no desenrolar do qual foi possível vislumbrar mais alguns pormenores de qualidade dos craques da equipa Bicampeã Nacional.
Concluída a sessão matinal, o plantel juntou-se para almoçar no Hotel Solverde, sendo que durante a tarde os atletas regressam ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, para o apronto, à porta fechada, das 17 horas.

Impressões de Bolatti e Luís Aguiar

Mário Bolatti está a acordar de um sonho que o transferiu da Argentina para Portugal. Com as emoções reprimidas pela vontade de trabalhar e a aferição de tudo o que o envolve como prioridade, vai deixando elogios ao F.C. Porto e promessas de afinco. Na primeira entrevista ao site oficial, afirma que queria muito vir para o F.C. Porto.
Luís Aguiar está impressionado com a realidade que encontrou no F.C. Porto e assume, sem contenções, a vontade de dar tudo pelo novo clube. Ao site oficial disse que o F.C. Porto é dos melhores do Mundo.

A felicidade segundo Lino e Kazmierczak

Lino e Kasmierczak são duas das novidades no plantel do F.C. Porto versão 2007/08. Os dois esquerdinos mostram-se entusiasmados com a realidade que vieram encontrar no Dragão. A alegria norteia os discursos recolhidos pelo www.fcporto.pt.
Lino: «Melhor era impossível! Fui muito bem acolhido no plantel do F.C. Porto. Neste clube já deu para perceber que qualquer jogador se sente à vontade para fazer o melhor no seu trabalho, pois tudo o resto é organizado. Estava ansioso para que este dia chegasse. Queria conhecer toda a gente e confirmar o que já sabia. É, sem dúvida, um grande momento para mim»
Kazmierczak: «Estou muito contente. O F.C. Porto é um grande clube e já pude constatar que tem tudo o que é necessário para um jogador trabalhar ao mais alto nível. Fui muito bem recebido por toda a estrutura. Disseram-me para estar à vontade. O sonho de jogar numa equipa campeã como a do F.C. Porto está agora a realizar-se».
Fonte: Site Oficial

"Novelas" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Afinal, parece que Fabrizio Micolli vai jogar no Palermo durante a próxima temporada. É o ponto final numa daquelas novelas de Verão que davam um jeitaço quando era preciso encher papel e não havia mais nada para escrever. A possibilidade do italiano trocar o Benfica pelo FC Porto nunca foi confirmada pelos portistas, nem admitida pelos encarnados, mas mesmo assim valeu uma boa mão-cheia de primeiras páginas. Depois, a incerteza sobre o desfecho do negócio era uma daquelas coisas a que se podia recorrer numa aflição, com a garantia de se prender a atenção dos adeptos dos dois lados da barricada sem ser preciso arriscar muito. Bastava dizer que o italiano estava a um passo do FC Porto para deixar alguns benfiquistas sem força nas pernas e exaltar a nação portista, para logo no dia seguinte se publicarem as juras de amor eterno do pequeno avançado ao clube da Luz e repôr-se o universo nos seus eixos. Fácil. Vem agora um clube italiano armado em Palermo estragar tudo e acabar com a novela favorita dos adeptos portugueses de futebol com uma daquelas reviravoltas absolutamente inesperadas no argumento. Ou nem por isso. Afinal, não tendo conseguido chegar a acordo para continuar no Benfica durante mais uma temporada, Micolli não quis perder completamente a ligação ao clube da Luz e também vai equipar de cor-de-rosa na próxima temporada. É, o Palermo também equipa de cor-de-rosa, uma cor que não choca os italianos que sempre vestiram assim os seus melhores ciclistas e um dos mais prestigiados jornais desportivos europeus, a "Gazzetta dello Sport". Para concluir que só em Portugal é que algumas novelas têm público.
Mutualismo
Quero ajudar o clube e ser ajudado pelo clube.
Luis Aguiar, jogador do FC Porto

04/07/07

"Mitologia" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

De vez em quando, há mitos que vêem as suas fundações abaladas de forma absolutamente arrasadora. Primeiro é preciso explicar que os mitos são formas arcaicas de tranquilizar o Homem perante um Mundo inseguro, assustador e muitas vezes hostil. São quase sempre formas de explicar acontecimentos aparentemente inexplicáveis através do recurso a deuses, semi-deuses ou outras criaturas com poderes sobrenaturais. Figuras mitológicas. Como os responsáveis do Sporting e toda a sua mitológica competência. Uma competência que pode não se traduzir em resultados desportivos, nem financeiros, mas que precisamente por isso, é intangível e por ser intangível é inegável e, logo, mitológica. O problema é quando um desses semi-deuses desce à terra e comete um erro. Um erro infantil, tipo ir buscar um jogador do Sporting ao aeroporto e confundi-lo com um jogador do Benfica que já actua em Portugal há duas temporadas e que já participou numa boa mão-cheia de clássicos com os rivais de Alvalade. Contudo, mesmo nos momentos mais genuinamente humanos, a mitológica competência própria dos dirigentes do Sporting tenta falar mais alto e lá aparece o tal semi-deus zelosamente em bicos de pés a insistir na asneira e a pedir contenção nas declarações do jogador aos jornalistas. Até que alguém o confronta com a sua evidente e errónea humanidade e lhe diz que aquele jogador não é do Sporting. E acaba com o mito. Diga-se, em defesa da competência dos dirigentes do Sporting, que as coisas podiam ter sido piores. Um erro parecido protagonizado por responsáveis de outro clube da Capital podia muito bem acabar à chapada a algum inocente. São coisas que acontecem no Aeroporto de Lisboa em época de transferências.
PRESSA - Controlo
A SAD do FC Porto reagiu à suspensão preventiva aplicada pela FPF aos jogadores sub-19 Rui Pedro e Fábio na sequência de um atraso de dois minutos na comparência ao controlo anti-doping no final do jogo com o Benfica. Os portistas recordam que a notificação foi entregue aos jogadores às 17h50 e que estes responderam à mesma dois minutos depois o que está longe de poder ser considerado um atraso despropositado e capaz de justificar tal suspensão.

03/07/07

Três juniores cedidos ao Fiães

O FC Porto vai emprestar até ao final da temporada os campeões de juniores Hugo Monteiro, Morais e Fábio ao Fiães, clube que milita na II Divisão nacional. Este acordo traduz o início de uma colaboração importante entre os dois emblemas, que poderá levar ainda mais jogadores formados no Dragão para o emblema de Santa Maria de Feira. Hugo Monteiro e Morais são defesas e o Fábio é médio. Os três faziam parte da equipa de juniores do FC Porto que se sagrou campeão nacional e que têm aqui uma oportunidade para lançarem as respectivas carreiras.
Fonte: O Jogo

Bolatti contratado por quatro temporadas

Mário Bolatti assinou ontem um contrato de cinco anos com o FC Porto, ficando definitivamente garantida a sua transferência para o plantel dos bi-campeões nacionais. O anúncio surgiu ontem, já de madrugada, na página oficial do clube na Internet. O médio viajou para a cidade do Porto na companhia de Armando Pérez, presidente do Belgrano, para negociar directamente com o FC Porto os detalhes da sua transferência que ficou decidida ontem à noite. Bolatti faltou à audiência com o juiz Saul Silvestre, do Tribunal Administrativo de Córdoba, na Argentina, marcada para ontem e onde se deveria pronunciar sobre o seu futuro, e em concreto sobre o interesse do FC Porto e do Corunha na sua contratação. A ausência do jogador levou o magistrado argentino a marcar nova audiência para hoje, às 10 horas da manhã, em Córdoba, mas é impossível que Bolatti compareça também a essa audiência, dado que ontem, ao final da noite, ainda se encontrava na cidade do Porto, aonde se deslocou para tratar do acerto das condições do contrato com os portistas. A ausência do jogador não foi vista com bons olhos pelo juiz Saul Silvestre, magistrado que administra os destinos do Belgrano depois do clube ter entrado em falência e que, ao abrigo do artigo 287 do Código Civil e Criminal argentino, intimou o jogador a comparecer no Tribunal sob ameaça de ser conduzido até lá pelas forças de segurança pública e mantido sob detenção até prestar declarações.
Fonte: O Jogo

"Perseguição" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Há algumas coisas que me fazem confusão nesta história da investigação em torno da alegada legalização irregular de jogadores pelo FC Porto e apenas pelo FC Porto. Desde logo, o valor dado às camisolas do clube, considerado o suficiente para corromper os zelosos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Bem sei que o FC Porto não equipa de cor-de-rosa choque e admito que o ordenado de um funcionário do SEF não seja particularmente espectacular, mas daí até aceitar uma camisola dos bicampeões nacionais como contrapartida para favores e ilegalidades vai uma distância que o meu pobre e cansado cerébro tem alguma dificuldade em percorrer. Depois, há o facto do processo se centrar num alegado "facilitismo" nos procedimentos de legalização, mais do que em ilegalidades propriamente ditas. Uma forma de assumir que o relacionamento dos cidadãos com os organismos estatais e com a sua burocracia deve ser complicado e moroso e que qualquer tentativa para o descomplicar e abreviar será vista como um ataque à própria essência do Estado de Direito. Finalmente, causa-me algum espanto que o FC Porto seja o único clube português a precisar de recorrer a esquemas ilegais para proceder à legalização dos estrangeiros que contrata. E que contrata para trabalhar com ordenados bem acima da média nacional - como é público e notório - pagando os respectivos impostos e fazendo os respectivos descontos. Afinal, porque raios precisava o FC Porto de esquemas deste género? Como é que fazem os outros clubes? Cumprem todos os procedimentos legais? Ninguém, nem mesmo um funcionário do SEF quer as camisolas deles? Enfim, muitas perguntas, poucas respostas. Como de costume. O que me leva a concluir que, se este é o típico caso de imigração ilegal que preocupa as autoridades portuguesas, se os imigrantes que são explorados nas empresas de construção civil tem os respectivos processos em ordem, então vivemos num jardim à beira-mar plantado. Ou então o FC Porto está mesmo a ser perseguido. É normal. Os clubes que andam sempre na frente habituam-se a ser perseguidos.

01/07/07

Ricardo Costa no Wolfsburgo

Ricardo Costa vai formalizar hoje o contrato de quatro anos com o Wolfsburgo. Aos 26 anos, o defesa-central viverá a sua primeira experiência fora do futebol português, tendo para tal viajado ontem para Alemanha. Ao contrário do previsto, os testes médicos, que se seguirão à reunião com os dirigentes do clube, terão lugar apenas domingo. Ricardo Costa formalizar depois o contrato por quatro anos. O jogador tem previsto regressar pouco depois a Portugal, a fim de tratar do mudança para a Alemanha.

Fonte: O Jogo

"Questão: central" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Não há nenhuma razão especial para achar que o FC Porto fez bem em dispensar Ricardo Costa, mas há boas razões para considerar que a separação era a única solução para um relacionamento que nunca ultrapassou a fase do namoro. Lançado por Octávio Machado, foi opção para qualquer trabalho durante a gloriosa época de José Mourinho e solução sempre à mão para todos os treinadores que passaram pelo FC Porto desde Gelsenkirchen. Com Jesualdo, por exemplo, Ricardo foi defesa-esquerdo nos jogos mais difíceis da época passada - em Londres, com o Arsenal e depois com o Chelsea - e central quando faltou Pepe. Porque não acredito no mérito da polivalência, tenho a firme convicção de que um jogador que faz várias posições acaba por não ser bom em nenhuma das funções. Ricardo Costa nunca terá feito de questão de experimentar todos os postos da defesa, mas foi esse voluntarismo que lhe prejudicou a carreira. Nunca teve tempo para se familiarizar com nada e acabou por perder até a vantagem de ter sido um dos melhores centrais da selecções jovens de Portugal. Para Wolfsburgo vai também mais um campeão europeu de 2004. Restam apenas dois, no caso, Pedro Emanuel e Bosingwa. Redobra a importância que Pedro Emanuel terá no plantel na próxima temporada, porque será a "prova ao vivo" de que um jogador no FC Porto corre o risco de ganhar tudo. Por restarem dois haverá quem encontre no "apenas" um exemplo de má gestão. Mas, por haver somente dois é possível também perceber como é complicado uma equipa portuguesa ombrear com as melhores da Europa. Há, de facto, uma maneira de fazer omoletes sem ovos. E sem dinheiro.