10/11/22

Aconteceu a 10 Novembro 2019

Neste dia, o FC Porto visitava o Estádio do Bessa, tal como no próximo sábado, para defrontar a formação local no final de uma semana atribulada nas redações dos jornais e das televisões que desperdiçaram horas extra a tentar desestabilizar os futuros campeões nacionais. Indiferentes ao ruído, os Dragões colocaram-se a vencer logo a abrir, com um grande golo de Alex Telles, e não mais deixaram fugir essa vantagem. A temporada mais longa da história do futebol português só viria a terminar praticamente nove meses depois com os festejos da nossa Dobradinha em Coimbra.


Dragões Diário 10-11-2022

A expulsão de Sérgio Conceição em Mafra foi manifestamente exagerada e a Administração da FC Porto – Futebol, SAD está solidária com o nosso treinador. Continuamos a constatar uma realidade inegável ao longo das últimas temporadas: porventura por influência de um ambiente mediático hostil em relação ao FC Porto e a Sérgio Conceição, têm-se sucedido avaliações do comportamento do nosso treinador que seguem critérios diferentes dos que são aplicados a outros agentes do futebol.
 
Carimbado o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal, ontem foi dia de folga para o plantel principal do FC Porto, mas hoje arranca a preparação para o importante dérbi do próximo sábado (20h30), frente ao Boavista, no Estádio do Bessa, a contar para a 13ª jornada da Liga. A primeira sessão de trabalho tendo em vista o último jogo oficial antes do arranque do Mundial tem início marcado para as 10h30, no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.
 
Se o FC Porto já reservou um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal, em parte o deve a Iván Marcano, um defesa com inegáveis dotes de goleador, que resistem ao passar do tempo. O número 5 portista, que capitaneou a equipa no triunfo em Mafra (3-0), abriu o caminho para a próxima eliminatória da prova e chegou aos 24 golos de Dragão ao peito. Em toda a história do FC Porto, só Alex Telles (26), Jorge Costa (25) e Zé Carlos (25) balançaram as redes mais vezes do que o espanhol.
 
Do eixo defensivo avançamos para o centro do terreno, onde Stephen Eustaquio continua a protagonizar uma temporada de excelência e devidamente sustentada pelos números, que são já os melhores em toda a carreira. Os quatro golos são um recorde absoluto para o internacional canadiano e ganham maior relevo porque estão divididos por três competições: Liga dos Campeões (2), campeonato (1) e Taça de Portugal (1). A juntar aos quatro remates certeiros, o médio também já soma cinco assistências.

Em causa a expulsão de Sérgio Conceição em Mafra

A administração da FC Porto - Futebol, SAD está solidária com o treinador Sérgio Conceição que voltou a ser alvo de uma expulsão exagerada.
Ao longo das últimas temporadas, porventura por influência de um ambiente mediático hostil em relação ao FC Porto e a Sérgio Conceição, têm-se sucedido avaliações do comportamento do nosso treinador que seguem critérios diferentes dos que são aplicados a outros agentes do futebol.
Os ataques constantes a Sérgio Conceição, protagonizados sobretudo por comentadores e por largos sectores da imprensa estabelecida em Lisboa, parecem resultar numa tendência para um escrutínio excessivo de todas as ações que ocorrem no banco do FC Porto. Como consequência, tornou-se fácil expulsar o nosso treinador, mesmo quando estão em causa atitudes que são objecto de muito maior tolerância noutros bancos e noutros contextos.
A bem da credibilidade do futebol português, sem reclamar qualquer tratamento de favor, a FC Porto - Futebol, SAD espera que seja reposta a equidade na avaliação dos comportamentos de todos os agentes desportivos.

FC Porto, 09-11-2022