05/05/21

Aconteceu a 05 Maio 2012

Neste dia, o FC Porto fazia a festa do título tendo o Sporting como convidado. Os comandados de Vítor Pereira subiam ao relvado do Estádio do Dragão de cara e cabelos pintados para disputarem mais um clássico frente aos de Alvalade. Antes do apito inicial os capitães Hulk e Helton ergueram o troféu de campeão nacional, porém, oitenta minutos depois, o marcador mantinha-se intacto. Mas o Incrível resolveu isso num instante: primeiro de penálti e depois sentando Rui Patrício, Hulk bisou e garantiu mais um triunfo para os portistas, bicampeões nacionais pela oitava vez na história.


Dragões Diário 05-05-2021

O FC Porto continua a preparar a deslocação a Lisboa. Ao final da manhã de ontem, no Olival, os campeões nacionais voltaram a treinar tendo em vista o embate da 31ª ronda da Liga, frente ao Benfica. O clássico será arbitrado por Artur Soares Dias e terá João Pinheiro no papel de VAR. Tecatito Corona e Mbaye permanecem como os únicos nomes entregues aos cuidados do Departamento de Saúde.
 
O histórico na Luz tem sido favorável ao FC Porto. Nas últimas 17 jornadas no reduto do rival, os azuis e brancos venceram sete e empataram seis. Um aproveitamento de praticamente 53% dos pontos em disputa (27 em 51), em contraste com os 35,3% do Benfica (18 em 51). Desde a inauguração do novo estádio dos lisboetas, os portistas foram lá marcar 18 golos contra 15 do adversário. O último Benfica-FC Porto (0-2) é de boa memória, mas os clássicos de 2018 – resolvido à bomba por Herrera - e de 2011 – festejado às escuras - são absolutamente inesquecíveis.
 
Viena voltou a ser sinónimo de reconhecimento para os Dragões. A mascote apresentada pelo FC Porto no Dia Internacional da Mulher foi distinguida com o prémio de Marketing e Comunicação da Liga Portugal relativo ao mês de Março. Com o número 87 nas costas - alusivo ao ano em nos sagrámos campeões europeus na capital austríaca - a Viena tem sido presença assídua nos eventos do nosso clube lado a lado com o Draco, que está prestes a completar cinco anos de vida.
 
O FC Porto vai lançar um novo empréstimo obrigacionista. A Oferta Pública de Subscrição de Obrigações da FC Porto SAD - com maturidade em 26 de Novembro de 2023 - é destinada ao público em geral e tem uma taxa de juro bruta de 4,75%. O montante inicial de 35 milhões de euros poderá ser aumentado até ao próximo dia 18, inclusive. A oferta decorrerá entre as 8h30 de dia 10 e as 15h00 do dia 21 de maio e o montante mínimo de subscrição será de 1.500 euros, ou seja, 300 obrigações. O folheto com todas as informações pode ser consultado no site oficial do FC Porto.

Quarta-feira é dia de Vencedores Como Sempre e o convidado de hoje é António Carlos Sousa Laranjeira Lima, mais conhecido por Taí. Nascido em Amarante há 72 anos, o antigo médio vai estar à conversa com o Rui Cerqueira para falar, entre outras coisas, da vitória na Taça de Portugal de 1977 e do quebrar do jejum na época seguinte, sob a liderança de José Maria Pedroto. Uma grande entrevista que pode acompanhar a partir das 21h na FC Porto TV e no Porto Canal.
 
Antes disso sai para a estrada o pelotão da Volta ao Algarve. A W52-FC Porto-Reconco é uma das equipas continentais presentes na 47ª edição da prova. O tiro de partida será dado em Lagos e a primeira tirada termina em Portimão, após 189,5 quilómetros de corrida e um prémio de montanha de terceira categoria, na Serra de Monchique. Pode acompanhar as cinco etapas da Algarvia em directo na Eurosport e na CMTV, de quarta a domingo, a partir das 16h30. Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Joni Brandão, José Fernandes, Amaro Antunes, Daniel Mestre e João Rodrigues são os representantes azuis e brancos à partida para a primeira grande Volta do ano.

02/05/21

Aconteceu a 02 Maio 2010

Neste dia, o FC Porto recebia o Benfica, a quem um empate chegava para selar o título na Invicta depois de quatro anos de hegemonia azul e branca. Em boa verdade, o título tinha começado a ser construído na primeira volta, em pleno túnel da Luz. Sem Falcao, alvo de um quinto amarelo cirúrgico na jornada anterior, os tetracampeões foram para as cabines em vantagem graças a uma cabeçada afirmativa de Bruno Alves. No arranque da segunda parte Fucile foi expulso e logo a seguir os encarnados fizeram o 1-1. Mas a igualdade com que os benfiquistas rejubilavam durou pouco, já que três minutos depois Farías empatou. A oito dos noventa, e após de ter assistido para os dois primeiros golos, Belluschi abriu o livro. O argentino partiu da esquerda, fez uma cueca a Aimar, deixou Quim impotente e demonstrou que o Estádio do Dragão não é um salão de festas alheias.

Dragões Diário 02-05-2021

Já está disponível a mais recente edição da revista Dragões. Na página do Presidente, e a propósito do impacto das arbitragens na classificação do campeonato, Jorge Nuno Pinto da Costa começa por deixar uma garantia: Nunca desistiremos. De seguida, o líder máximo da instituição da Invicta enumera as três conclusões que retirou depois do empate em casa do Moreirense, com base nas análises unânimes dos especialistas: 1) houve vários erros graves de arbitragem; 2) esses erros podem ter tido impacto no resultado; 3) a equipa prejudicada por todos esses erros foi o FC Porto.
 
Sabemos que não podemos abdicar de nenhum dos nossos direitos porque vivemos num país em que com a maior das facilidades se procura impor uma mordaça a quem levanta a voz fora da capital, realça Pinto da Costa, antes de tecer duras críticas ao ministro da Educação e a um alegado secretário de Estado do Desporto, ambos muito lestos a juntar-se ao coro dos que procuram branquear o que se passou no relvado de Moreira de Cónegos enquanto convivem com a maior das naturalidades com a propaganda aos principais clubes de Lisboa que é feita na televisão pública em plena Tele-Escola. Se pensam que nos vergam, enganam-se, assegura o Presidente no seu espaço mensal.
 
Zaidu é o grande destaque do número 414 da publicação oficial do FC Porto. À conversa com a Dragões, o nigeriano confidenciou: Quando cheguei a Portugal trazia a camisola do FC Porto vestida. Numa extensa entrevista que faz manchete na edição de maio, o lateral canhoto mostrou-se incrédulo com o facto de partilhar o balneário com uma lenda do futebol como Pepe e contou que o nervosismo sentido ao entrar pela primeira vez no Estádio do Dragão - ainda com as cores do Santa Clara - o fez tremer de frio. Enquanto a Dragões não chega às FC Porto Stores, pode ficar a par desta e de muitas outras revelações na versão digital da revista.
 
Arrancou a preparação para mais uma batalha. Ao final da manhã, no Olival, os campeões nacionais deram início aos trabalhos tendo em vista a deslocação a Lisboa, na 31ª jornada (quinta-feira, 18h30). Na primeira sessão colectiva prévia ao clássico, Tecatito Corona esteve entregue aos cuidados do Departamento de Saúde depois de ter contraído uma rotura muscular na perna esquerda que o obrigou a ser substituído no decorrer da recepção ao Famalicão. Hoje é dia de folga e amanhã o plantel principal volta ao trabalho no CTFD PortoGaia.

Depois do almoço, noutro relvado da mesma freguesia, os emprestados Malang Sarr, Carraça, Romário Baró, João Mário e Evanilson deram uma perninha na goleada da equipa B diante do Cova da Piedade (5-1). O avançado brasileiro foi quem inaugurou o marcador em Pedroso - seguido por Danny Loader, igualmente dos onze metros - e o momento da tarde também lhe pertenceu. Perto da hora de jogo, Evanilson colocou a bola no buraco da agulha com o pé esquerdo para fazer o terceiro. O 4-0 teve a assinatura de Malang Sarr e Mor N’Diaye elevou a contagem até à mão cheia. Com este resultado, a turma de António Folha ascende três lugares na tabela classificativa da Liga Portugal 2, fugindo assim à linha de água.

Antes disso, a equipa de hóquei em patins carimbou o passaporte rumo às meias do play-off. Os detentores do título entraram com o patim esquerdo na pista da Juventude de Viana e até foram para o descanso a perder. Já dentro da etapa complementar, dois grandes golos da autoria de Xavi Barroso e de Gonçalo Alves consumaram a reviravolta. Até ao final, o maior artilheiro do campeonato bisou e fechou o resultado em 3-1 desde a marca de livre direto. Seguem-se a Oliveirense ou o Benfica (1-1) na fase seguinte, disputada à melhor de cinco.