02/05/21

Dragões Diário 02-05-2021

Já está disponível a mais recente edição da revista Dragões. Na página do Presidente, e a propósito do impacto das arbitragens na classificação do campeonato, Jorge Nuno Pinto da Costa começa por deixar uma garantia: Nunca desistiremos. De seguida, o líder máximo da instituição da Invicta enumera as três conclusões que retirou depois do empate em casa do Moreirense, com base nas análises unânimes dos especialistas: 1) houve vários erros graves de arbitragem; 2) esses erros podem ter tido impacto no resultado; 3) a equipa prejudicada por todos esses erros foi o FC Porto.
 
Sabemos que não podemos abdicar de nenhum dos nossos direitos porque vivemos num país em que com a maior das facilidades se procura impor uma mordaça a quem levanta a voz fora da capital, realça Pinto da Costa, antes de tecer duras críticas ao ministro da Educação e a um alegado secretário de Estado do Desporto, ambos muito lestos a juntar-se ao coro dos que procuram branquear o que se passou no relvado de Moreira de Cónegos enquanto convivem com a maior das naturalidades com a propaganda aos principais clubes de Lisboa que é feita na televisão pública em plena Tele-Escola. Se pensam que nos vergam, enganam-se, assegura o Presidente no seu espaço mensal.
 
Zaidu é o grande destaque do número 414 da publicação oficial do FC Porto. À conversa com a Dragões, o nigeriano confidenciou: Quando cheguei a Portugal trazia a camisola do FC Porto vestida. Numa extensa entrevista que faz manchete na edição de maio, o lateral canhoto mostrou-se incrédulo com o facto de partilhar o balneário com uma lenda do futebol como Pepe e contou que o nervosismo sentido ao entrar pela primeira vez no Estádio do Dragão - ainda com as cores do Santa Clara - o fez tremer de frio. Enquanto a Dragões não chega às FC Porto Stores, pode ficar a par desta e de muitas outras revelações na versão digital da revista.
 
Arrancou a preparação para mais uma batalha. Ao final da manhã, no Olival, os campeões nacionais deram início aos trabalhos tendo em vista a deslocação a Lisboa, na 31ª jornada (quinta-feira, 18h30). Na primeira sessão colectiva prévia ao clássico, Tecatito Corona esteve entregue aos cuidados do Departamento de Saúde depois de ter contraído uma rotura muscular na perna esquerda que o obrigou a ser substituído no decorrer da recepção ao Famalicão. Hoje é dia de folga e amanhã o plantel principal volta ao trabalho no CTFD PortoGaia.

Depois do almoço, noutro relvado da mesma freguesia, os emprestados Malang Sarr, Carraça, Romário Baró, João Mário e Evanilson deram uma perninha na goleada da equipa B diante do Cova da Piedade (5-1). O avançado brasileiro foi quem inaugurou o marcador em Pedroso - seguido por Danny Loader, igualmente dos onze metros - e o momento da tarde também lhe pertenceu. Perto da hora de jogo, Evanilson colocou a bola no buraco da agulha com o pé esquerdo para fazer o terceiro. O 4-0 teve a assinatura de Malang Sarr e Mor N’Diaye elevou a contagem até à mão cheia. Com este resultado, a turma de António Folha ascende três lugares na tabela classificativa da Liga Portugal 2, fugindo assim à linha de água.

Antes disso, a equipa de hóquei em patins carimbou o passaporte rumo às meias do play-off. Os detentores do título entraram com o patim esquerdo na pista da Juventude de Viana e até foram para o descanso a perder. Já dentro da etapa complementar, dois grandes golos da autoria de Xavi Barroso e de Gonçalo Alves consumaram a reviravolta. Até ao final, o maior artilheiro do campeonato bisou e fechou o resultado em 3-1 desde a marca de livre direto. Seguem-se a Oliveirense ou o Benfica (1-1) na fase seguinte, disputada à melhor de cinco.

Sem comentários: