23/02/19

Aconteceu a 23 Fevereiro 2008

Neste dia, no auge do contingente argentino que brilhava no plantel do FC Porto, o Paços de Ferreira visitou o Dragão e perdeu por 3-0. Lisandro López abriu o marcador em cima do intervalo e dobrou-o no princípio da segunda parte, Mariano González fechou-o ao minuto 90. Três golos e três pontos que ajudaram a equipa de Jesualdo Ferreira a sagrar-se campeã nacional com 20 pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

Dragões Diário 23-02-2019

A tarefa não era fácil, mas a equipa cumpriu-a com distinção. O FC Porto saiu ontem de Tondela com uma vitória por 3-0 e garantiu que sairá da 23ª jornada da Liga, uma vez mais, na condição de líder isolado. Os golos foram marcados por Pepe (o primeiro após o regresso), Óliver (um golaço para ver e rever) e Herrera (que marcou pela terceira jornada consecutiva).

Aos olhos de Sérgio Conceição, tratou-se de um jogo fantástico, em que o FC Porto se distinguiu pelo futebol mais apoiado, com mais capacidade técnica e com mobilidade. O treinador deu os parabéns aos jogadores, destacou a importância que todos têm, sublinhou que ninguém é mais importante do que ninguém e abordou a entrada tardia de muitos portistas no estádio: É de lamentar. É uma falta de respeito.

Após ter marcado o 11º golo com a camisola do FC Porto, mas apenas o primeiro desde Março de 2017, Óliver Torres reconheceu que tinha muitas saudades de marcar e avançou com uma explicação para aquele pontapé forte de fora da área: Não chutei eu, chutou toda a equipa, toda a família e todos os portistas que me dizem: acredita em ti. Feliz sobretudo pela equipa e pelo jogo consistente, o número 10 não tem dúvidas: Temos de continuar assim.

No calendário azul e branco seguem-se três jogos em casa para três competições: Sporting de Braga para a Taça de Portugal (terça-feira, 20h15), Benfica para a Liga portuguesa (sábado, 20h30) e Roma para a Liga dos Campeões (6 de março, 20h). A equipa começa a preparar-se para enfrentar esta sequência daqui a pouco, às 11h30, no Olival. Se pretende apoiá-la e ainda não tem bilhetes, pode comprá-los nos locais habituais ou em fcporto.pt.   

O Tottenham será o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Youth League, a Liga dos Campeões de juniores em que os Dragões são o único representante de Portugal. A eliminatória, discutida a apenas uma mão, será disputada no Olival a 12 ou 13 de Março.

É mais logo, às 15h, que arranca o fim de semana das equipas da formação, com a recepção dos Sub-19 ao Gil Vicente. Amanhã, às 11h, os Sub-17 recebem o Padroense, enquanto os Sub-15 jogam foram com o Dragon Force às 15h.

Ontem foi dia de contrarrelógio na Volta ao Algarve e Rafael Reis foi o portista mais rápido no percurso de 20,3 quilómetros em Lagoa: terminou na 51ª posição, a 1m56s do vencedor. Na geral individual, o ciclista da W52-FC Porto mais bem posicionado continua a ser João Rodrigues, que segue no 17º lugar.

22/02/19

Aconteceu a 22 Fevereiro 1999

Neste dia, Mário Jardel recebia a Bota de Ouro, troféu que o distinguia como o melhor marcador das ligas europeias, com 36 golos marcados na época que valeu ao FC Porto o quarto de cinco títulos consecutivos. Depois de Fernando Gomes, que recebeu o prémio por duas vezes, Super Mário, como também ficou conhecido o avançado brasileiro que já jogava para o penta, tornou-se o segundo jogador dos Dragões a ganhar o troféu.

Dragões Diário 22-02-2019

Para Sérgio Conceição é como uma final. É assim que ele vê o jogo desta noite (21h15), em Tondela, e os outros 11 que faltam disputar até ao final do campeonato que lidera. E se a terminologia escolhida não basta para sugerir dificuldade, as ausências de Aboubakar, Marega e Danilo garantem-na. E ainda há Brahimi, que está em dúvida.

O FC Porto B só joga no domingo (15h), em Arouca, e João Mário resume o projecto da equipa em poucas palavras e muita determinação: Vamos lá para somar os três pontos. A convicção do avançado é alicerçada em bons jogos, boas exibições e num ciclo de oito vitórias e três empates.

Depois da vitória no clássico com o Benfica, a equipa de hóquei em patins não pára e completa em Tomar o terceiro jogo no espaço temporal de uma semana. Hélder Nunes avisa que o adversário tem vindo a crescer com a troca de treinador, mas observa também que o FC Porto gosta de jogos difíceis. É algo que faz parte do nosso ADN, explica. O Porto Canal transmite o encontro em direto a partir das 17h de domingo.

Pouco menos de 24 horas antes, às 17h45 de sábado, a equipa de andebol joga na Dinamarca e o Porto Canal também vai lá estar. O Holstebro inspira todo o respeito a Alexis Borges, mas o pivô lembra que os azuis e brancos estão a atravessar uma boa fase e acredita que vão voltar com a vitória da terceira jornada da fase de grupos da Taça EHF.

João Rodrigues foi sétimo na chegada ao Alto da Fóia e é também o mais bem posicionado dos Dragões na geral individual da Volta ao Algarve, depois de disputada a segunda etapa da prova. O ciclista da W52-FC Porto é sétimo classificado, a 1m29s do camisola amarela, o esloveno Tadej Pogacar.

21/02/19

Aconteceu a 21 Fevereiro 1977

Em Fevereiro de 1977, o FC Porto recebeu duas vezes o Montijo nas Antas em menos de uma semana. Neste dia, em jogo dos 16 avos de final de uma edição da Taça de Portugal que viriam a vencer, os Dragões triunfaram por 7-1, com golos de Duda (três), Oliveira (dois), Octávio e Gomes. Seis dias depois, em encontro da 19ª jornada do campeonato, o resultado foi ainda melhor: 7-0, com novo hat-trick de Duda, outro de Gomes e um autogolo de Carlos Pereira, que tinha marcado o golo da equipa do distrito de Setúbal na partida anterior.

Dragões Diário 21-02-2019

O FC Porto superiorizou-se ao Benfica num grande jogo de hóquei em patins, venceu por 5-3 e segurou a liderança isolada do campeonato, com mais um ponto do que o Sporting e a Oliveirense e mais 11 do que o rival de ontem à noite. Telmo Pinto, Rafa, Hélder Nunes (dois) e Reinaldo García marcaram os golos azuis e brancos.

Guillem Cabestany apreciou a exibição e destacou o ambiente do Dragão Caixa, que ajudou a superar os momentos menos bons no jogo. O treinador do FC Porto confirmou que era importante ganhar o clássico, mas sublinhou que os Dragões são líderes porque também triunfaram em pistas de equipas que não lutam pelo título. Domingo é preciso manter o nível em Tomar.

Amanhã é dia de jogo em Tondela, hoje é dia de acabar de prepará-lo e de projectá-lo em conferência de imprensa (12h30, Porto Canal), ontem foi dia de treino no Olival. Em poucas palavras, é assim que se resume a actualidade do plantel principal de futebol do FC Porto, que continua a registar quatro baixas por motivos clínicos.

Após o encontro com o Tondela e o desafio da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal frente ao Sporting de Braga, na terça-feira, haverá clássico com o Benfica no Estádio do Dragão. A data e o horário do jogo foram ontem divulgados pela Liga: 2 de Março, 20h30.

Em andebol, o FC Porto regressou da curta deslocação a Águas Santas com uma vitória por 33-29. Este triunfo, que teve Fábio Magalhães como um dos protagonistas (sete golos), foi o 16º consecutivo para o campeonato, prova que a equipa de Magnus Andersson lidera com três pontos de vantagem sobre o Sporting, que tem menos um jogo disputado.

João Rodrigues foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na primeira etapa da Volta ao Algarve, que ligou Portimão a Lagos através de um circuito com quase 200 quilómetros. Para hoje está reservada uma tirada com 187,4 quilómetros entre Almodôvar e Fóia, o ponto mais alto da serra de Monchique e do Algarve.

20/02/19

Aconteceu a 20 Fevereiro 1994

Emil Kostadinov espalhou perfume pelos relvados portugueses entre 1990 e 1994, permanecendo no Top 10 de jogadores estrangeiros com mais golos marcados ao serviço do FC Porto (61). Neste dia, o avançado búlgaro marcou o primeiro de dois hat-tricks consecutivos com a camisola azul e branca, na goleada dos Dragões frente ao Famalicão, fora de portas (5-0). Na jornada seguinte, mais três golos em cinco para Kostadinov, na recepção ao Sporting de Braga (5-0).



Dragões Diário 20-02-2019

O FC Porto continua a preparar a deslocação a Tondela, referente à 23ª jornada da Liga, com quatro nomes no boletim clínico, uma cara nova no grupo e a garantia de forte apoio do Mar Azul no Estádio João Cardoso, tal como tem acontecido no Dragão e em todos os locais onde o FC Porto joga. Os bilhetes colocados à venda na Loja do Associado para o jogo de sexta-feira (21h15) esgotaram em poucas horas.

Os adeptos portistas têm presença garantida em Tondela e, antes, num Dragão Caixa com lotação esgotada, já hoje (20h30, Porto Canal), no clássico de hóquei em patins entre o FC Porto e o Benfica. A equipa de Guillem Cabestany lidera o campeonato depois de ter jogado fora de casa frente aos outros candidatos ao título, na primeira volta. Agora, inverte-se o cenário e o guarda-redes Nélson Filipe garante que o FC Porto pretende vencer o clássico para conservar a primeira posição.

A noite de hoje reserva ainda uma deslocação da equipa de andebol a Águas Santas, em jogo em atraso da 22ª jornada do campeonato (21h, Andebol TV). Os Dragões isolaram-se no primeiro lugar do Grupo C da Taça EHF e voltam a concentrar-se na luta pelo título do Andebol 1, não admitindo qualquer tipo de relaxamento na visita ao quarto classificado. É essa a garantia deixada pelo pivô Daymaro Salina.

Realiza-se hoje a primeira etapa da 45ª edição da Volta ao Algarve, com a participação da W52-FC Porto, agora com o estatuto de equipa continental profissional. A formação azul e branca parte com sete ciclistas para as cinco etapas da prova, que se prolonga até domingo. A Volta ao Algarve começa em Portimão, às 12h, e será acompanhada por uma equipa de reportagem do Porto Canal. 

Será apresentado amanhã o livro A Pele do Dragão, da autoria de Francisco Araújo e prefaciado por Jorge Nuno Pinto da Costa. A obra retrata os 125 anos de história do FC Porto através de camisolas de jogo. A apresentação está agendada para as 15h, na FC Porto Store do Estádio do Dragão, com as presenças do presidente do clube e do autor do livro.

19/02/19

Aconteceu a 19 Fevereiro 1978

Neste dia, o FC Porto perseguia o Benfica na liderança do campeonato e precisava de vencer o Estoril nas Antas para manter intactas as aspirações ao título. A equipa da Linha até se colocou em vantagem, logo aos 18 minutos, mas os Dragões de Pedroto responderam com golos de Ademir, Oliveira, Gomes e Vital (dois) e venceram por 5-2. No fim da temporada, FC Porto e Benfica tinham ambos 51 pontos, mas o registo de golos muito mais positivo dos azuis e brancos significou um ponto final no jejum de 19 anos sem o principal troféu nacional.

Dragões Diário 19-02-2019

Com Aboubakar, Marega, Brahimi e Danilo entregues aos cuidados do departamento médico, o FC Porto já prepara a deslocação a Tondela, a contar para a 23ª jornada da Liga. Os bilhetes para o jogo, que se realiza na sexta-feira às 21h15, estarão a partir de hoje disponíveis na Loja do Associado do Estádio do Dragão.

Também à venda a partir das 10h de hoje, mas em mais locais e através de fcporto.pt, estarão os ingressos para o FC Porto-Benfica da 24ª jornada do campeonato. O encontro realiza-se em data e hora ainda por definir.

Antes do FC Porto-Benfica em futebol há o clássico de hóquei em patins, agendado para amanhã, às 20h30, no Dragão Caixa. Hugo Santos, contratado no arranque desta temporada ao rival de Lisboa, deu conta em entrevista à Dragões do sonho de ajudar o FC Porto a ser o melhor do mundo.

No último fim de semana, o FC Porto foi o clube mais pontuado no Campeonato Nacional de inverno de natação adaptada. A prova decorreu nas piscinas municipais da Guarda e contou com a participação de 18 atletas azuis e brancos. 

18/02/19

Aconteceu a 18 Fevereiro 1972

Neste dia, morre Francisco Gonçalves, o primeiro massagista profissional em Portugal. Chico Gonçalves, como era carinhosamente tratado, foi também um atleta exemplar, campeão nacional em várias modalidades. Jogou futebol no FC Porto, mas foi no andebol, no basquetebol e no atletismo que mais se notabilizou. Foi François Gutkas que o fez massagista. O treinador austríaco acumulava a função de massagista, aproveitando os conhecimentos, porque também era médico, e ensinou a arte a Francisco Gonçalves.

Dragões Diário 18-02-2019

Depois de um raro domingo de folga após o triunfo sobre o Vitória de Setúbal, o FC Porto regressa ao trabalho daqui a pouco, no Olival, onde vai dar início à preparação para a sempre difícil deslocação a Tondela, marcada para a próxima sexta-feira (21h15), a contar para a 23ª jornada do campeonato. O Mar Azul continua fortíssimo, mas a maré de azar não nos larga: Danilo juntou-se a Brahimi, Marega e Aboubakar no lote de lesionados.

O FC Porto B somou o 11º jogo consecutivo sem perder depois de empatar com a Oliveirense (1-1), no Estádio de Pedroso, em partida referente à 22ª jornada da Ledman LigaPro. Madi Queta (76m) foi o marcador de serviço na equipa comandada por Rui Barros, que terminou com o médio Luizão na baliza e nove jogadores em campo face às expulsões de Fabiano e Bruno Costa. Os Dragões seguem na sétima posição da tabela, com 33 pontos.

Com um bis de Vítor Ferreira (57m e 73m), a equipa de Sub-19 do FC Porto foi ao Seixal empatar com o Benfica (2-2) na jornada inaugural da fase final do Nacional de Juniores A. Os Sub-17, por sua vez, venceram em casa do Boavista, por 3-0, na 10ª jornada da 2ª fase do Nacional de Juniores B. Diogo Abreu (10m e 33m) e Nuno Ferraz (58m) marcaram para os Dragões, que são líderes isolados da série Norte.

A Dragon Force vai até ao Luxemburgo pela quarta época consecutiva. Depois do sucesso das últimas edições, três treinadores do FC Porto estarão nas instalações do FC Una Strassen para realizar um FC Porto Dragon Force World Camp. De 27 a 31 de maio, rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos terão a oportunidade de conhecer e experimentar os métodos e os objetivos de treino do FC Porto.

Aconteceu a 17 Fevereiro 1979

Neste dia, o FC Porto estava dois pontos atrás do Benfica quando se deslocou à Madeira para enfrentar o Marítimo, clube que se estreara na Liga portuguesa na temporada anterior. Num campo que já começava a afirmar-se como difícil, foi preciso esperar pelo minuto 70 para Oliveira marcar o golo que assegurou os dois pontos para a equipa de Pedroto. Quatro meses depois, a 17 de junho, uma vitória por 4-1 sobre o Barreirense confirmou o segundo título consecutivo dos Dragões e o primeiro bicampeonato desde 1940.

17/02/19

Dragões Diário 17-02-2019

O FC Porto voltou finalmente ao Dragão para vencer o Vitória de Setúbal por 2-0 e garantir que terminará a 22ª jornada na liderança isolada da Liga.  Num jogo marcado pela estreia de Wilson Manafá como titular, os golos foram assinados por Herrera, a aproveitar um corte sadino após remate de Adrián Lopez, e Soares, na sequência de um cruzamento perfeito de Alex Telles.

Sérgio Conceição viu um jogo positivo e ficou satisfeito pela conquista de três pontos importantes. O treinador apreciou a mobilidade e disponibilidade com bola da equipa que dirige e sublinhou o espírito do grupo, que se manifestou numa forte reacção à perda. Em síntese: Os jogadores estão de parabéns.

O capitão Herrera sabia que era essencial vencer e destacou o bom jogo protagonizado por uma equipa que é uma grande família. Autor de uma assistência, Alex Telles mostrou-se feliz com a exibição, mas ainda mais contente com a vitória. O estreante como titular Manafá explicou que entrar no onze foi fácil, sobretudo graças aos colegas que o ajudaram a integrar-se.

Na agenda do plantel segue-se agora um dia de folga. O regresso ao trabalho está marcado para amanhã, às 11h, no Olival, onde a equipa poderá começar a preparar a deslocação a Tondela (sexta-feira, 21h15).

Os Sub-15 entraram a perder frente ao Sporting de Braga mas reagiram rápido e em força e conseguiram dar a volta ao jogo e vencer por 2-1. Os golos azuis e brancos, que pode ver ou rever aqui, foram marcados por Francisco Guedes e Gabriel Brás.

A equipa de andebol permanece em excelente forma e venceu ontem o Constanta, na Roménia, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça EHF. 35-29 foi o resultado final de uma partida em que Miguel Martins brilhou com oito golos e cujo resumo pode ver aqui.

No Norte de França, a formação de hóquei em patins empatou a quatro bolas com o Saint-Omer e assegurou a qualificação para os quartos de final da Liga Europeia (marcaram Gonçalo Alves, Hugo Santos e Poka, que bisou). Os Dragões focam-se agora no campeonato e na receção ao Benfica, agendada para quarta-feira às 20h30.

Após a disputa da final four da Taça Hugo dos Santos, a equipa de basquetebol deslocou-se ao Barreiro para enfrentar o Galitos e venceu por 102-98. Os principais destaques individuais foram Will Sheehey (21 pontos), Sasa Borovnjak (18 pontos) e João Soares (17 pontos e 9 ressaltos).