14/08/20

Aconteceu a 14 Agosto 1990

Neste dia, os três golos conseguidos pelo FC Porto não valeram três pontos, mas sim uma Supertaça. A vantagem do Estrela da Amadora, garantida na primeira mão, foi anulada pelos Dragões num lotado Estádio das Antas, que viu Stéphane Paille, Semedo e Jorge Couto assinarem os momentos da festa portista. Este foi o primeiro de dois troféus conquistados pelos azuis e brancos na temporada de 1990/1991.

Dragões Diário 14-08-2020

Cláudio Ramos é o mais recente reforço do FC Porto. O guarda-redes de 28 anos transita do Tondela para os azuis e brancos, naquele que é o maior desafio da carreira. É um orgulho enorme vestir esta camisola e fazer parte da família portista, afirmou o internacional português no momento da apresentação, em que vincou que vem para ajudar o maior clube português a conquistar títulos.

O guarda-redes junta-se a Carraça como as primeiras caras novas do FC Porto para a próxima temporada e passam a pertencer a um plantel campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal. O triunfo que confirmou a dobradinha, frente ao Benfica, foi conseguido em Coimbra, cidade onde os azuis e brancos já conquistaram vários troféus. Na mais recente edição da Dragões, o Alberto Barbosa leva-o numa viagem de 88 anos, repleta de vitórias frente a emblemas de Lisboa, que ligam Pinga a Ricardo Quaresma em apenas uma página.

Boas memórias também não faltam na FC Porto TV, que através da rubrica Tudo Num Instante recorda alguns dos melhores momentos da história portista. Um deles teve o Estádio do Dragão como palco, onde os azuis e brancos praticamente fecharam as contas do campeonato de 2010/11 à 10.ª jornada. A festa foi feita em cinco fases, com três principais intervenientes, e que resultaram numa das mais históricas vitórias dos Dragões neste milénio. Uma Manita em 90 minutos, desenhada por André Villas-Boas e conseguida por um dos melhores plantéis de sempre do FC Porto.

13/08/20

Aconteceu a 13 Agosto 2017

Neste dia, à segunda jornada da Liga, que terminou com a vitória do FC Porto e com Sérgio Conceição a conquistar o primeiro de quatro troféus na qualidade de treinador, Aboubakar fez toda a diferença. Marcou o único golo do jogo em Tondela pouco antes do intervalo, acertou mais tarde no poste e garantiu a soma de mais três pontos depois da goleada (4-0) imposta ao Estoril quatro dias antes.


Dragões Diário 13-08-2020

Carraça é Dragão. Tem 27 anos, deixou o Boavista para trás, assinou contrato por quatro temporadas, dá a vida dentro do campo e está extremamente orgulhoso por poder vestir a camisola do FC Porto. Qualquer jogador sonha jogar num clube como este, num clube vencedor, disse o lateral direito no momento em que se comprometeu a dar tudo pelo campeão nacional.    

A edição de agosto da Dragões já está disponível on-line e chega com declarações exclusivas de Vítor Bruno, o treinador adjunto que Sérgio Conceição trouxe de Coimbra. Num tom marcadamente emotivo, o técnico fala do espírito total de missão que garantiu à equipa um lugar na história da Liga e do FC Porto no final de um breve depoimento que começa simplesmente assim: Todos pensaram, a determinado momento, que o campeonato estava entregue. Todos menos nós. É por isso que lhes chamamos Os heróis do Mar Azul.    

Mesmo sem Larry Gordon e Jonathan Fairell, os dois norte--americanos que estão para chegar, são já muito boas as sensações geradas em Moncho López pelos primeiros treinos da temporada da nossa equipa de basquetebol, à qual o treinador galego reconhece grandes desafios pela frente e a ambição máxima para ganhar todas as provas. Até lá, observa, há muito trabalho pela frente e Tanner McGrew para recuperar.

11/08/20

Aconteceu a 11 Agosto 2012

Neste dia, Jackson Martínez dificilmente poderia ter sido mais decisivo na estreia oficial com a camisola do FC Porto. O avançado internacional colombiano, contratado ao Jaguares, do México, deu a primeira grande alegria aos adeptos portistas com um golo a 20 segundos do minuto 90 que permitiu à equipa comandada por Vítor Pereira vencer a Académica (1-0), no Estádio Municipal de Aveiro.

Dragões Diário 11-08-2020

Nós garantimos-lhe que não tardava e aí está ela, a revista Dragões número 405. Esta edição, como não poderia deixar de ser, foca-se na conquista da 17ª Taça de Portugal do nosso palmarés, mas há mais para além da noite em que o FC Porto fez das tripas coração para erguer um troféu que escapava desde 2011 e consumar a tão desejada dobradinha.

Entre os campeões nacionais de 2019/20 estiveram oito campeões europeus de Sub-19 em 2018/19. Quando este trabalho saiu na edição de Junho da revista oficial do FC Porto, Sérgio Conceição ainda não tinha estreado João Mário na equipa principal do FC Porto, por isso foram oito os jovens campeões europeus de Sub-19 que saborearam novas conquistas de azul e branco, desta vez na equipa sénior. A FC Porto TV, através da rubrica Tudo Num Instante, recordou a UEFA Youth League ganha pelos Sub-19.

Depois de três semanas de trabalho no Dragão Arena, a nossa equipa de andebol partiu rumo a Espanha, onde vai realizar um estágio que contempla jogos particulares de elevado grau de exigência, mas nunca é demais lembrar que o FC Porto será o único representante português na Liga dos Campeões, estando já inserido no Grupo A. À partida para Espanha, Magnus Andersson falou sobre a nova fase da preparação do colectivo portista: O treino é importante, mas temos de competir contra outros clubes.

10/08/20

Aconteceu a 10 Agosto 2013

Neste dia, o FC Porto de Paulo Fonseca reforçou a hegemonia azul e branca na competição, ao impor-se em Aveiro perante o Vitória da cidade-berço graças aos golos sem resposta de Licá, Jackson Martínez e Lucho González.

Aconteceu a 10 Agosto 2003

Neste dia, o FC Porto venceu a 13ª Supertaça Cândido de Oliveira. Em Guimarães, viu Costinha ser conquistador: o Ministro rendeu Pedro Mendes ao intervalo e pouco depois marcou o golo do triunfo contra a União de Leiria, no arranque de uma época de sonho em que os Dragões, orientados por José Mourinho, arrecadaram ainda a Liga Portuguesa e a Liga dos Campeões.

Dragões Diário 10-08-2020

O domínio portista no último campeonato foi claro e isso reflecte-se desde logo no registo ofensivo, o melhor da prova. Foram 74 golos ao longo das 34 jornadas. O jogador do plantel de Sérgio Conceição que mais contribuiu para esse pecúlio foi Moussa Marega, que conseguiu 12 finalizações certeiras. Para além de ter facturado na Luz e nos dois clássicos contra o Sporting, fez a diferença em vários outros jogos, em especial nas difíceis deslocações a Vila do Conde e a Guimarães. À boleia da FC Porto TV, revisite o caminho percorrido pelo maliano em direcção ao segundo título do palmarés na principal competição do futebol português.

O poderio que levou os Dragões a escreverem o 29º capítulo de sucesso na história do troféu mais cobiçado do país também se construiu com base na segurança defensiva. E aí há um nome que salta inevitavelmente à vista. Pepe foi o capitão que manteve a coesão das tropas portistas perante as investidas adversárias, assumindo-se um elemento fundamental da defesa menos batida da Liga. Participou em 25 dos 34 duelos dos azuis e brancos e com a camisola do FC Porto festejou o terceiro campeonato nacional.

Em pleno defeso e num verão muito quente, refrescamos o ambiente com uma viagem ao passado, de quase 33 anos e 11 mil quilómetros. A 13 de Dezembro de 1987, debaixo de temperaturas gélidas, o campeão europeu encontrava o campeão sul-americano Peñarol no Estádio Nacional de Tóquio, cujo relvado estava pintado de branco por causa do nevão que de forma inesperada atingira a capital japonesa. A bola praticamente não rolava, mas os Dragões em campo naquela final tiveram o andamento necessário para levar o clube à glória máxima. O jogo acabou por ir para um prolongamento em que Madjer voltou a ser decisivo. Esta é a história dos Admiráveis Homens das Neves, que tornaram o FC Porto campeão do mundo pela primeira vez e o único emblema português a ostentar tal proeza.