18/11/06

Antevisão do Porto-Académica

Porto-Académica hoje às 19h15 na Sporttv 1
Titulares do Porto: Helton, Pepe, Marek Cech, Bruno Alves, Lucho Gonzalez, Bosingwa, Raúl Meireles, Ricardo Quaresma, Lisandro Lopez, Jorginho, Hélder Postiga

Paulo Ribeiro em repouso

Ainda não foi ontem que Paulo Ribeiro regressou aos treinos junto do plantel. O guarda-redes está em casa em repouso absoluto, depois do azar que teve ao serviço dos Sub-21. Paulo Ribeiro, recorde-se, sofreu um traumatismo crânio-encefálico durante o aquecimento para o jogo entre Portugal e Sérvia, realizado na 3.ª feira, na Figueira da Foz. O guarda-redes acabou por ficar de fora da partida e, depois de observado na Figueira, foi ainda transferido para Coimbra, já que teve amnésia. No regresso ao clube, foi reavaliado e aconselhado a permanecer em repouso até nova ordem. Em relação aos outros casos clínicos do plantel, não há novidades. Sokota, Pedro Emanuel e Anderson prosseguem o plano das respectivas recuperações, sendo que o croata continua a surgir no relvado para trabalhar de forma condicionada.
Fonte: Record

17/11/06

Helton

Nome Completo: Helton da Silva Arruda
Posição: Guarda-Redes
Data de Nascimento: 18-05-1978
Altura: 1.89 m
Peso: 74 kg
Naturalidade: Alcântara (Brasil)
Nacionalidade: Brasileira, tem duas internacionalizações (15/11/2006)
Fez 87 jogos na I Liga e sofreu 70 golos (ao fim da 9ª jornada - época: 2006/07)
Treinador que o lançou na I Liga: Manuel Cajuda
Estreia na Liga: U. Leiria 0 Académica 0 (23 Março de 2003 e jogou 90 minutos)
Carreira nos clubes:
2000 - Vasco da Gama - 23 jogos
2001 - Vasco da Gama - 25 jogos
2002 - Vasco da Gama - 4 jogos
2002/03 - U. Leiria - 9 jogos, 10 golos sofridos
2003/04 - U. Leiria - 28 jogos, 33 golos sofridos (1 jogo na Taça de Portugal e 4 na Taça Intertoto)
2004/05 - U. Leiria - 30 jogos, 30 golos sofridos
2005/06 - FC Porto - 11 jogos, 1 golo sofrido (2 jogos na Taça de Portugal)
Títulos:
Campeão português em 2005/06; Taça de Portugal em 2005/06; Campeão brasileiro em 2000; Copa Mercosul em 2000

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira afirmou hoje que está à espera de um jogo "complicado" com a Académica, que "é uma equipa tradicionalmente forte a jogar fora" e "nada macia". Para a recepção de sábado aos "estudantes", o treinador do FC Porto referiu que a sua equipa teria que jogar "a um nível próximo do dos últimos jogos". A paragem da Liga, devido aos compromissos das selecções, que "levaram" quase metade da equipa, poderá afectar um pouco as rotinas e entrosamento dos jogadores, mas o treinador está convicto que esse obstáculo será superado. "Temos grande confiança no jogo com a Académica e esperamos que a equipa mantenha o nível apresentado nos últimos encontros", referiu. Descartando a hipótese de entrar em poupança para o jogo de crucial importância com o CSKA, até porque "o mais importante agora é a Académica", o treinador admitiu a necessidade de gerir o plantel para o ciclo de sete jogos num mês. "O jogo com o CSKA não pode condicionar o de sábado com a Académica", referiu Jesualdo Ferreira, que antevê "um mês de enorme dificuldade não só pela valia dos adversários como pela acumulação competitiva". Por isso mesmo, o treinador portista admite já promover algumas alterações na equipa para o jogo com os "estudantes", nomeadamente no meio campo, e anunciou a promoção da "rotatividade" em algumas peças base da equipa. De acordo com Jesualdo Ferreira, o FC Porto "precisa e quer" ganhar à Académica, não só para elevar a moral para terça-feira em Moscovo como para consolidar a liderança numa jornada difícil para os mais directos opositores.
Jesualdo Ferreira comentou as notícias que correm em Espanha sobre o interesse do Atlético de Madrid em Quaresma. Por enquanto garante que não há nada de concreto mas também diz que no futebol "nada é imutável" e que isso tanto se aplica a saídas como a entradas."Não vivo com cenários que são possíveis mas não existem de momento. Não estou preocupado nem quero perder energias com coisas que podem vir a acontecer daqui por dois ou três meses mas que agora não existem. O Ricardo está bem e feliz no FC Porto"."Todas as questões que se colocam em relação a transacções são sensíveis. No futebol nada é imutável. O FC Porto, do ponto de vista desportivo, se quer ter uma equipa forte é normal que não se desfaça dos seus melhores jogadores e neste contexto também faz algum sentido que possa contratar os melhores jogadores. Mas isto não significa que vão sair ou entrar jogadores", continuou o treinador portista.
Fonte: Record

Grande entrevista de Pedro Emanuel

Pedro Emanuel deu uma grande entrevista ao jornal O Jogo:

Empréstimo Obrigacionista com remuneração de seis por cento

A F.C. Porto – Futebol, SAD dá início esta quinta-feira, dia 16 de Novembro, ao período de subscrição de obrigações da sociedade que irá decorrer até 7 de Dezembro.
Esta operação reúne todas as condições para ser um sucesso e cativar a atenção dos portistas. A taxa de juro fixa de seis por cento é um dos pontos fortes desta iniciativa.
Com este empréstimo obrigacionista a F.C. Porto – Futebol, SAD tem o objectivo de encaixar 15 milhões de Euros.

Ibson regressa para a Académica

As entradas de João Paulo e Ibson, afastado da competição desde a segunda jornada, e as saídas de Paulo Assunção, Vieirinha e Fucile, que só hoje integrou os trabalhos do plantel do F.C. Porto, depois de ter estado ao serviço da selecção uruguaia, foram as novidades na convocatória de Jesualdo Ferreira para o jogo da décima ronda da Liga, com a Académica.
Depois do derradeiro treino antes desta partida, que se realizou no Estádio do Dragão, o técnico portista deu a conhecer a lista de opções para o desafio, que inclui os seguintes atletas: Alan, Bosingwa, Bruno Alves, Bruno Moraes, Cech, Hélder Postiga, Helton, Ibson, João Paulo, Jorginho, Lisandro Lopez, Lucho González, Pepe, Quaresma, Raul Meireles, Ricardo Costa, Tarik e Vítor Baía.
Em relação aos jogadores ao cuidado do Departamento Médico azul e branco, Sokota voltou a realizar treino condicionado, enquanto Pedro Emanuel complementou o tratamento com trabalho de ginásio. Anderson manteve também o programa de tratamento que tem vindo a desenvolver e Paulo Ribeiro continua em repouso.

Fonte: Site oficial

"O que fazer" Crónica d'O Jogo de José Manuel Ribeiro

Recuperando o FC Porto-Benfica, quanto mais não seja para acrescentar um dia à longevidade do clássico - passam a ser 27 com esta pequena contribuição -, encontro naquela balbúrdia toda apenas uma controvérsia em que a Liga poderia ter cumprido a promessa de interferir nas altercações quando os limites fossem ultrapassados: as dúvidas do Benfica a respeito da nomeação do árbitro Lucílio Baptista. No restante, são tempo perdido os debates e "brainstormings" a pensar no excesso de vernáculo ou nesse objectivo comum que ninguém partilha de vermos os três grandes cheios de boas vontades uns para com os outros.
É mais da competência dos tribunais do que da Liga decidir se um dirigente que chamou Pinóquio a outro usou eufemismo que chegue. Também não será a Liga a proibir um presidente de usar os maus resultados do adversário como motivo de anedota; ou a dizer a outro que há pessoas, para além de José Veiga, que ainda não foram julgadas e que, por isso, não é de bom tom chamar-lhes criminosos. E quanto aos bilhetes deixados pelo Benfica no Dragão, há um prazo para os pedir. Escapam os árbitros. Nem sou eu que digo. A acreditar numa citação do livro "The Italian Job", é o nosso Mourinho. "Se ainda estivesse em Portugal, chamaria a Imprensa e diria: 'Este árbitro tem qualquer coisa contra nós'. Desta forma, quando voltasse a arbitrar um jogo nosso, ele estaria imediatamente sob pressão. Esse árbitro iria ter todo o cuidado para não parecer que estava contra a nossa equipa. Em Portugal, eu conseguia criar muitos problemas aos árbitros."
Mesmo que sejam inventadas, são as afirmações falsas mais verdadeiras que já li.
PEDRO EMANUEL - O outro irmão mais velho
A figura do irmão mais velho está deturpada. O irmão mais velho enche-nos mais de coragem do que ensinamentos. Eu sei, porque tive de baixar a bola diante dos amigos que tinham irmãos mais velhos. A falta que Pedro Emanuel faz é essa: a Liga dos Campeões está cheia de irmãos mais velhos.

16/11/06

Baía solidário

Vítor Baía associou-se ontem a uma campanha natalícia com o objectivo de ajudar cinco instituições através da venda de porta-chaves: Fundação Baía 99, Abraço, AMI, Cruz Vermelha Portuguesa e Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Dragão precoce faz três anos

Aos três anos, que hoje (quinta-feira) completa, o Estádio do Dragão é já um caso raro de multifuncionalidade e razão da admiração crescente de vários clubes europeus e mundiais, entre os quais o Panathinaikos, da Grécia, que recentemente fez deslocar ao recinto portista uma vasta equipa de estudo para decalcar o conceito e as linhas mestras do projecto de Manuel Salgado, com o intuito de os aplicar na construção da sua nova casa em Atenas.
Inaugurado a 16 de Novembro de 2003, numa festa inesquecível, que incluiu um amigável com o Barcelona, presenciada por 52 mil pessoas, o Estádio do Dragão já serviu de palco a 60 partidas oficiais, tendo ultrapassado os 2,5 milhões de espectadores se somados igualmente os compromissos particulares. Para além de jogos de futebol, o Dragão já recebeu mais de três centenas de eventos, entre organizações desportivas, empresariais, musicais, sociais e promocionais.
Mais do que um estádio, o Dragão é um verdadeiro centro de negócios, albergando no seu interior e na área envolvente todas as empresas do Grupo F.C. Porto, um ginásio, uma clínica, uma loja de electrodomésticos, uma sucursal de uma entidade bancária, uma agência de viagens e um balcão de seguros, para além da Loja do Associado e da Loja Azul.

Prestações dos portistas nas suas selecções

Raul Meireles e Ricardo Quaresma participaram, na noite desta quarta-feira, na vitória da selecção portuguesa sobre o Cazaquistão, por 3-0, em jogo da fase de qualificação para o Euro 2008, disputado no Estádio Cidade de Coimbra.
Na sua estreia com a camisola da selecção principal de Portugal, Raul Meireles jogou do primeiro ao último minuto da partida. Ricardo Quaresma foi o mais brilhante jogador em campo no decorrer da segunda parte.
Hélder Postiga chegou a estar junto à linha lateral e ao lado do 4º árbitro, preparado para entrar, mas seria devolvido ao banco de suplentes pela lesão de Tonel.
O brasileiro Helton e o eslovaco Marek Cech jogaram os 90 minutos dos jogos amigáveis das suas selecções, disputados na noite desta quarta-feira.
O guarda-redes alinhou na vitória do Brasil sobre a Suíça, por 2-1, em Basileia, tendo sido batido apenas por um auto-golo de Maicon. O defesa participou no triunfo da Eslováquia frente à Bulgária, por 3-1, em Zilina, que assinalou a estreia do seleccionador Jan Kocian.

F.C. Porto goleou o Gulpilhares (Hóquei em patins)

O F.C. Porto recebeu esta quarta-feira o Gulpilhares e somou mais um sucesso no campeonato nacional de hóquei em patins, triunfando por 6-1.
Depois de estar a vencer por 2-0 à saída para o descanso, a equipa de Franklim Pais foi ainda mais eficaz após o reatamento e chegou com naturalidade aos 6-0, resultado que o Gulpilhares apenas reduziria, já com o fim da partida à vista.
Os golos dos Dragões pertenceram a Reinaldo Garcia (3), Pedro Moreira (2) e Jorge Silva.
Com mais esta vitória, o F.C. Porto segue isolado no comando da classificação, com 22 pontos já conquistados. Na próxima ronda, a 9ª, os azuis e brancos visitam o Valongo.

Convocados para as Selecções Nacionais Sub-17 e Sub-19

O F.C. Porto viu cinco atletas dos seus quadros de formação serem convocados para o estágio da Selecção Nacional de Sub-19, que vai decorrer no Jamor, nos dias 20 e 21 de Novembro. André Monteiro, André Santos, Bura, Candeias e Monteiro são os Dragões que vão estar ao serviço da equipa lusa.
Josué e Figueiredo, atletas do F.C. Porto, foram chamados para o estágio de preparação que a Selecção Nacional de sub-17 vai efectuar, de 21 a 22 de Novembro, no Jamor. Os jovens jogadores apresentam-se a 21 de Novembro na concentração da equipa nacional.

F.C. Porto Vitalis infeliz em Braga (Andebol)

O F.C. Porto Vitalis não foi feliz na deslocação ao Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, onde perdeu pela margem mínima (25-24) com o ABC. O encontro da 9ª jornada do Campeonato da Liga foi disputado até ao último segundo, porém a sorte não esteve do lado da equipa de Carlos Resende.

"A mobília" Crónica d'O Jogo de José Manuel Ribeiro

O futebol tem graça. José Veiga abandona empurrado por um assunto que não faz dele mau (nem bom) director-geral. O caso não tem a ver com a Federação nem com a Liga, e, em princípio, também sai grátis ao Benfica. Nenhum animal foi molestado durante a cobertura da TVI anteontem à noite. Nenhum árbitro foi ofendido. Nenhum pai teve de inventar uma artrose para explicar ao filho o que tinha no dedo aquele senhor tão bem penteado por fora. José Veiga retira-se porque, a partir de agora, terá de comer a sopa sentado no chão, uma realidade que, objectivamente, só diz respeito ao José Veiga e à sopa. O futebol não melhora só porque se corre com as pessoas que comem a sopa sentadas no chão. Enquanto motivo para desertar é confrangedor. Veiga não se demite depois de ter sido apanhado a exibir o dedo médio num estádio, como se tivesse saído do liceu apenas na semana passada, e demite-se porque o tribunal lhe levou os sofás? O Benfica aguenta nos quadros pessoas sem maneiras, mas não pode lá ter pessoas sem sofás? Infelizmente para a saúde do recente FC Porto-Benfica (ver trabalho na página 26), Veiga perdeu a mobília demasiado tarde. Se fizermos contas ao papel que teve em tantas das escusadas controvérsias do clássico, é fatal concluir que um arresto dos móveis três semanas mais cedo teria feito muito bem ao clássico. E maravilhas à coluna de Veiga.
As testemunhas do FC Porto foram ouvidas anteontem na Liga no âmbito do processo disciplinar levantado ao director-geral do Benfica. Uma diligência que servirá, quanto mais não seja, para ver até que ponto a nova Comissão Disciplinar quer realmente meter o dedo nesta matéria.

"Mustang" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Haverá o risco de alguém pensar que a frase está ferida de conotação xenófoba, mas os protagonistas merecem que se corra esse risco, da mesma forma que eles o correm a cada finta que fazem. Quem tem um português como Quaresma não precisa de um brasileiro como Anderson. Os dois juntos seria melhor, é verdade, mas os factos dizem que o FC Porto tem passado bem sem "Jurema" e que as costas do "Mustang" são suficientemente largas para arcar com a responsabilidade de carregar a equipa no momentos de menor inspiração colectiva. O Atlético de Madrid saberá disso, o jornal AS tem a certeza e por isso em menos de duas semanas já o vendeu duas vezes ao "colchoneros". Há por isso mais duas boas razões para ir aproveitando Quaresma, porque nunca se sabe quando a notícia passará a verdade. Até Scolari já percebeu que alguma coisa o número sete deve ter que mereça uma observação para além de um particular com a Arábia Saudita. Nas contas que dizem respeito ao campeonato, passam as jornadas a aumenta a nota de débito do FC Porto relativamente a Quaresma. Após a primeira lesão de Anderson, sofrida na recepção ao Hamburgo, contribuiu nesse jogo com uma assistência para o 3-0 da vitória por 4-1; dias depois valeu um golo que empatou o clássico de Alvalade; com o Benfica fez o 2-0, ainda com Anderson em campo; em Hamburgo esteve nos cruzamentos dos golos de Lucho e Lisandro; em Setúbal colocou a bola na cabeça de Licha para que este inaugurasse o resultado logo aos 4 minutos e fechou o marcador com um golaço. Sem a magia de Guri tem então valido ao FC Porto uns "pozinhos de prilimpipim" de "Harry Potter". Vale ouro. A ser verdadeira a notícia, valerá 12 milhões de euros e 12 milhões de euros para tanta coisa é pouco.
Valorização
Quando Helton chegou ao FC Porto era apenas o guarda-redes ex-Leiria. No Brasil recordavam-se dele como campeão pelo Vasco da Gama e "goleiro" da selecção olímpica de má memória em Sydney'2000. Hoje será, pela segunda vez, e desta feita com um adversário forte, titular da baliza da melhor selecção do Mundo. Nada mau em vésperas de renovar com os portistas.

14/11/06

Helton novamente convocado para a Selecção do Brasil

Entrevista de Helton na sua viagem de avião para a Suiça no jornal O Jogo:

Preparação prosseguiu em Gaia

O plantel do F.C. Porto cumpriu na manhã desta terça-feira mais uma sessão de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Jesualdo Ferreira orientou o apronto, em que a preparação da recepção à Académica esteve na ordem dia.
Em relação ao dia de ontem é de destacar a ausência de Ricardo Costa, que não esteve presente devido ao nascimento do seu filho. Em relação ao Boletim Clínico, Bruno Moraes voltou a trabalhar integrado com a restante equipa, mas de forma condicionada, enquanto Sokota manteve o treino condicionado. Por sua vez, Pedro Emanuel deu continuidade ao regime de tratamento com trabalho de ginásio, tal como Anderson que fez apenas tratamento.
Novamente a trabalhar com a equipa principal estiveram os juniores Rui Pedro (avançado), Ukra (avançado), Castro (médio), Hugo (defesa) e Hugo Ventura (guarda-redes).
Para amanhã, às 10h00, em Vila Nova de Gaia, está marcado mais um treino dos Campeões Nacionais, que será aberto para a Comunicação Social nos primeiros 15 minutos.

"Mística, James Mística" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Já me habituei à ideia de que o James Bond nunca morrerá. Acredito mais depressa nas apocalípticas previsões de Al Gore de que um dia Badajoz terá uma praia. Podem mudar os actores, porque o Roger Moore ficou velho de mais, o Sean Connery pouco atlético para as exigências da tarefa ou então porque o Timothy Dalton e/ou George Lazenby não tinham jeito para dizer "Bond, James Bond", que isso não abalará a minha ideia de que o 007 é eterno. O mesmo acontece com a mística do FC Porto. Tenho a ideia de que, apesar de algumas certidões de óbito, ela continuará pelos anos fora. Mesmo que o Lucho continue a envergar a braçadeira, que o Paulo Assunção levante a Supertaça ou que o Jorge Costa seja adjunto do Braga, juro que continuarei convencido da existência da mística, seja lá o que isso for. O Hélder Postiga, em entrevista a O JOGO, acha que mística são as vitórias, desfazendo a ideia de que ela ressurge depois das derrotas. Mas, isso é uma opinião. Importa ressalvar que ela não corre risco de vida e que não será preciso qualquer acção hollywoodesca para a salvar. No actual plantel apenas três jogadores conhecem o FC Porto desde a formação e a esses podem juntar-se Ricardo Costa e Vieirinha. No total, apenas dois têm sido titulares (Bruno Alves e Hélder Postiga), enquanto o mais importante de todos, Vítor Baía, tem estado no banco. O que poderia ser o mesmo que ter o James Bond algemado e atirado para uma piscina repleta de tubarões pouco dados a refeições vegetarianas. Mas não é, porque se a mística não joga, pouco importa onde possa estar. Tome-se por exemplo a importância que o mesmo Postiga atribuiu à presença na equipa técnica de João Pinto e Rui Barros. E então perceberemos que mística podia até ser o outro apelido de James Bond. E que continua viva no FC Porto.

13/11/06

Época 1934/35

1º lugar no Campeonato da I Liga com 22 pts em 14 jogos, 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas; 43 golos marcados e 19 sofridos.
Resultados em casa:
Sporting: 4-2; Benfica:2-1; Belenenses:1-0; Setúbal:3-2; U. Lisboa:7-4; Acad. Porto:7-0; Académica:7-1
Resultados fora:
Sporting: 2-2; Benfica:0-3; Belenenses:1-1; Setúbal:0-1; U. Lisboa:2-0; Acad. Porto:3-0; Académica:4-2
Plantel:
Á. Pereira, Alves, Assis, Avelino, Carlos Nunes, Carlos Pereira, Jerónimo, João Nova, Lopes, Acácio Mesquita, Carlos Mesquita, Pinga, Raúl Castro, Santos, Soares dos Reis, Waldemar
Treinador:
J. Szabo

Grande entrevista de Bruno Alves ao jornal O Jogo

Aqui fica o link para a entrevista:

Férias de Natal duram uma semana (não confirmado)

O plantel do FC Porto vai gozar uma pequeno período de férias por altura do Natal, à imagem do que tem acontecido nas últimas temporadas. Este ano, equipa técnica e jogadores vão ter cerca de uma semana de descanso, que começa precisamente após o jogo com o Paços de Ferreira, agendado para o fim-de-semana de 16 e 17 de Dezembro. O Natal será passado em repouso, mas não a passagem de ano, uma vez que estes dias de descanso terminam no dia 26 (terça-feira), altura em que está previsto o regresso ao trabalho. Inicialmente estava agendado um jogo amigável para o meio da semana que se segue ao encontro com os pacenses, mas esse particular foi entretanto cancelado, razão que vai levar o plantel a entrar de férias imediatamente após a partida referente à 14ª jornada do campeonato.

Fonte: Site oficial

"Reputar por aí" Crónica d'O Jogo de José Manuel Ribeiro

O caso Katsouranis, hoje despertado de um sono leve por Bruno Alves, é uma fatalidade a que talvez seja bom habituarmo-nos. Também na guerra das reputações quem lá vai tanto dá como leva e a de Katsouranis, à partida, não pode ser menos susceptível do que a de Carlos Xistra. São ambos vítimas, mas em graus diferentes. O grego levou com os fundamentos de três lesões de jogadores do FC Porto contra o mesmo adversário em dois anos; o árbitro não consumiu fundamentos sequer, porque não há registos de clássicos, nas últimas seis ou sete épocas pelo menos, em que tenham faltado futebolistas do Benfica por castigo. O espectro evocado por Fernando Santos quando disse que previra uma expulsão no jogo anterior ao clássico é inexplicável, quanto mais não seja porque dias depois ele estava a reafirmar a amizade que mantém com Pinto da Costa, a quem a profecia atingira em cheio. Uma deslealdade? Não forçosamente. O episódio demonstra apenas que no futebol se criou uma divisão fantasiosa entre o profissional e o pessoal, cujos efeitos práticos são uma leviandade e uma demagogia que os intérpretes imaginam sanáveis com uma palmada nas costas quando encontrarem o alvo do ultraje na gala da Liga, devidamente açaimado pelo “smocking” e pela taça de champanhe. Como efeito perverso ficamos todos embriagados pela sucessão de imprudências, logo insensíveis às seguintes, mesmo que elas ultrapassem limites até então nunca experimentados. É por isso, e também por sermos tão (e apenas) clubistas, que nos escapa a leveza com que o presidente da Federação se atasca ao Mundial’2018 e que ao seleccionador é permitido chamar oportunistas aos membros da organização de que é funcionário. O que tem Katsouranis a mais do que estes últimos, tirando jogar no Benfica?
Anderson - A teoria positiva
É possível que Aimeé Jacquet, a caminho de ser campeão do Mundo pela França, estivesse apenas a arranjar uma boa desculpa quando, antes de um jogo com Portugal, nos explicou que queria jogar sem Djorkaeff para forçar a equipa a crescer sem o seu melhor jogador, de forma a que este fosse um verdadeiro acrescento quando reentrasse. Provavelmente, era treta, mas os adeptos do FC Porto podem optar por acreditar nela.

F.C. Porto Ferpinta vence no Barreiro

O F.C. Porto Ferpinta somou este domingo mais um triunfo a contar o Campeonato da Liga de Basquetebol, vencendo o Barreirense por 76-63, num encontro em que revelou uma enorme eficácia no capítulo defensivo. Os Dragões mantêm-se na liderança partilhada da prova, com quatro vitórias, relativas aos quatro jogos que disputaram durante as cinco jornadas da competição. Ao intervalo, os azuis e brancos estavam na frente do marcador por 43-29.
Larry Jon Smith e Julian Blanks não jogaram em virtude de estarem lesionados.
Fonte: Site oficial

Resultados das equipas de formação de Futebol

Sub-19 - Campeonato Nacional de Juniores – 1ª Divisão, Zona Norte (11ª Jornada)
Leixões-F.C. Porto, 1-0
Sub-17 - Campeonato Nacional de Juvenis – Série B (8ª Jornada)

F.C. Porto-Cinfães, 14-0 (Tiago [4], Josué [4], Joni [2], Figueiredo [2], João e Vítor)
Sub-15 - Campeonato Nacional de Iniciados – Série B (9ª Jornada)
F.C. Porto-Leixões, 2-0
Campeonato Distrital Iniciados – 1ª Divisão

F.C. Porto-Varzim, 7-0

Fonte: Site oficial

12/11/06

Entrevista de Helder Postiga no jornal O Jogo

http://www.ojogo.pt/22-264/artigo591157.htm

F.C. Porto empata na Luz mas mantém liderança isolada

O F.C. Porto mantém a liderança isolada do Nacional da I Divisão, apesar de ter empatado no pavilhão da Luz, a um golo, no final da tarde deste sábado. Ao cabo de sete jornadas, o pentacampeão soma 19 pontos, resultado de seis vitórias consecutivas e um empate.

Fonte: Site oficial

Bilhetes para o CSKA-F.C. Porto já à venda

Os bilhetes para o jogo CSKA Moscovo-F.C. Porto, da quinta jornada do Grupo G da UEFA Champions League, já se encontram disponíveis na Loja do Associado do Estádio do Dragão. A venda dos ingressos, ao preço unitário de 20 euros, processar-se-á até às 13h00 do dia 17.
O encontro de Moscovo, marcado para 21 de Novembro, reveste-se de capital importância para a continuidade dos Dragões na prova.
Fonte: Site oficial

Luxo renova contrato

A Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD e o atleta Lucho González acordaram prolongar por mais uma época desportiva o contrato que os liga. O internacional argentino está agora vinculado aos Campeões Nacionais até 2011.

Catorze jogadores do F.C. Porto nas selecções

Catorze jogadores contratualmente ligados ao F.C. Porto constam entre as convocatórias de cinco selecções, sendo que oito deles preenchem a relação de escolhas para a equipa portuguesa de Sub-21, dado que sublinha a aposta dos Dragões nos escalões mais jovens e reflecte o cuidado trabalho desenvolvido pelo Departamento de Formação.
Hélder Postiga, Raul Meireles e Ricardo Quaresma foram chamados à selecção «A», que defronta o Cazaquistão na próxima quarta-feira, em Coimbra, em jogo do Grupo A da fase de qualificação para o Euro 2008. Na equipa nacional de Sub-21, que na véspera prepara a participação na fase final do Euro 2007, recebendo a Sérvia na Figueira da Foz, a Diogo Valente, Paulo Ribeiro e Vieirinha, jogadores do plantel portista, juntam-se Hélder Barbosa (Académica), Hugo Almeida (Werder Bremen), Ivanildo (U. Leiria), Paulo Machado (U. Leiria) e Nuno André (Standard Liège), todos contratualmente vinculados aos Azuis e Brancos.
Helton, Fucile e Marek Cech completam a lista. O guarda-redes brasileiro foi convocado para defrontar a Suíça, em Basileia, o uruguaio desloca-se a Tbilissi, onde jogará com a Geórgia, e o eslovaco recebe a Bulgária em Zilina. Os três jogos são amigáveis.

"Bode" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

A primeira e talvez mais importante missão de qualquer charlatão promovido "shaman" é a meticulosa escolha do proverbial bode expiatório que arque com as suas culpas no que corre mal. Não choveu? Choveu demais? Não há caça? Levamos uma coça? À falta de virgens, sacrifica-se um bode no altar, de preferência à frente de toda a gente, lê-se novas de um futuro promissor nas entranhas e pode voltar-se tranquilamente para o sossego e irresponsabilidade do melhor emprego da tribo. Está tudo no manual de sobrevivência dos charlatães.
Ora, com a redentora excepção da vitória sobre o Azerbaijão, a selecção nacional não ganha desde o jogo dos quartos-de-final do Mundial com a Inglaterra. Pior do que isso, levou recentemente um arraial de facho da Polónia. Uma sucessão de acontecimentos que deixaram a tribo inquieta e abalaram a confiança no grande feiticeiro. Um problema facilmente resolvido, não com um, não com dois, mas com três ou quatro bodes expiatórios prontamente sacrificados no altar da comunicação social. Portugal perde? A culpa é das noitadas dos jogadores que Scolari, sempre tão intransigente na defesa do grupo, não tem problemas em apontar a dedo. Fica-lhe bem. Entretanto, como também é hábito no seleccionador nacional, esta revolução acaba por responder tarde e a más horas à necessidade de renovar a Selecção. A entrada de Tonel, Moutinho, Raul Meireles e Quaresma nas opções seria uma questão de bom-senso para qualquer treinador, mas é apenas uma questão de sobrevivência para Scolari. Aliás, já foi assim durante o Euro'2004 quando até Rui Costa foi sacrificado para lhe salvar o coiro depois da - previsível - derrota inaugural com a Grécia.
Objectivamente
O objectivo primário é ser campeão e, logo a seguir, ganhar os clássicos
Lisandro López, avançado do FC Porto