05/07/18

Aconteceu a 05 Julho 1931

Neste dia, no Campo do Ameal, há um dérbi portuense que decide mais uma edição do Campeonato Regional do Porto. Naquela tarde de domingo de 5 de julho de 1931, a competição decide-se pela primeira vez numa finalíssima, porque FC Porto e Salgueiros chegaram ao fim das oito jornadas em igualdade pontual. Alípio marcou de penálti e colocou os salgueiristas em vantagem na primeira parte, mas na segunda apareceu Acácio Mesquita, que assinou dois golos e garantiu aos portistas a conquista do 16º título de campeão regional, o 13º consecutivo.

Dragões Diário 05-07-2018

Marque na agenda para não se esquecer: 14 de Julho, sábado, 18h, Praça D. João I. É nesse dia que o FC Porto regressa à Baixa para a apresentação dos equipamentos 2018/19, que voltam a ter a assinatura da New Balance. O Mar Azul está convocado para inundar o centro da cidade e dar cor à festa que terá como ponto alto o desfile da nova colecção, com a presença de jogadores da equipa principal de futebol e de outras modalidades. A entrada é livre e o espectáculo está, como sempre, garantido.

O terceiro dia de pré-temporada do plantel foi o primeiro a contemplar uma sessão dupla de treinos desde o arranque dos trabalhos. Adrián Lopez foi considerado apto pelo departamento médico e ontem já se juntou ao grupo sem limitações, ao contrário de Danilo, que continua a treinar de forma condicionada.

José-Maria Mas mantém-se na corrida por um lugar na fase final da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas. O atleta espanhol do FC Porto somou duas vitórias diante de dois adversários asiáticos - uma sobre o japonês Atsushi Kiyota e outra sobre o sul-coreano Hyung Kon Kim - e hoje, a partir das 10h, começa por defrontar o compatriota Juan David Zapata Garcia.

A bola já rola no Futebol Camp. A actividade de verão promovida pela Dragon Force arrancou esta semana e logo com lotação esgotada, mas terá mais três semanas de duração, pelo que ainda vai a tempo de inscrever os seus filhos, se tiverem idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos.

04/07/18

Aconteceu a 04 Julho 1937

Neste dia, no Campo do Arnado, em Coimbra, o FC Porto vencia o Sporting por 3-2 e ganhava o Campeonato de Portugal pela quarta vez. Pelos azuis e brancos, orientados pelo austríaco François Gutkas, que esteve na Invicta apenas de maio a julho de 1937, marcaram Lopes Carneiro, Carlos Nunes e Vianinha, o primeiro brasileiro campeão pelos Dragões.

Dragões Diário 04-07-2018

Alex Telles está de volta e sente-se cada vez mais em casa, o que até é fácil de perceber e dispensa explicação para quem acaba de regressar ao Porto. Tinha saudades, tem novos objetivos e a mesma paixão de sempre. Afinal, acrescenta, o que nós gostamos é de jogar futebol. E para o fazer da melhor forma é preciso começar forte, sugere o lateral brasileiro, lembrando que há uma Supertaça para ganhar já daqui a um mês. São 31 dias bem medidos para a malta se preparar, como ele diz.

A reintegração de Felipe e a estreia absoluta de Ewerton proporcionaram as novidades do treino de ontem, num dia em que também foi notícia a história do repto lançado ao plantel portista e a resposta conjunta de treinadores, jogadores e clube, que terminou com a compra de uma ambulância para a delegação de Gondomar-Valongo da Cruz Vermelha. Mais um desafio ganho.

É Daniel no cartão de cidadão, mas é por Poka que responde na pista. Trocou o Valongo pelo FC Porto para patinar e jogar num clube que todos sonham representar, tem contrato assinado até 2020, a intenção de se afirmar na equipa de Cabestany e a ambição de conquistar títulos.

Do basquetebol chegam mais duas novidades: a renovação de Keven Gomes, que prolongou a ligação ao FC Porto até junho de 2021, e a contratação de Daniel Relvão, internacional português Sub-20 que representava a equipa espanhola do San Pablo Burgos.

03/07/18

Aconteceu a 03 Julho 2005

Neste dia, depois da vitória no campeonato, a quarta consecutiva de um ciclo de dez, a equipa de hóquei em patins ganhava também a Taça de Portugal, derrotando o Benfica na final do Entroncamento. Esteve a perder por 1-0, a ganhar por 2-1, com golos de Reinaldo Ventura e Pedro Gil, e permitiu o empate a dois minutos do fim. O prolongamento não trouxe mais golos e na decisão dos penáltis só Reinaldo faturou. A Taça veio para o Porto; foi a décima de 17.

Dragões Diário 03-07-2018

E pronto, a bola já rola no Olival. O campeão voltou e fê-lo com 24 jogadores,  todos eles dispostos a dar o que têm e o que não têm para revalidar o título e regressar aos Aliados daqui a dez meses. Também por isso, Sérgio Conceição não tem dúvidas de que o FC Porto será a equipa a abater.

Enquanto isso, não muito longe dali, no Dragão, o FC Porto apresentava Ewerton, a terceira aquisição da época, que chega do Portimonense. É brasileiro, médio ofensivo, cresceu na formação do Fluminense e está seguro de ter atingido o ponto alto da trajectória que desenha desde o dia em que deu o primeiro pontapé. Enquanto crianças, sonhamos sempre chegar a um clube como este, admitiu, já mentalmente preparado para o maior desafio da carreira. Afinal, lembrou bem, o FC Porto é conhecido no mundo inteiro.

À tarde, momentos antes de subir para a passadeira da Clínica do Dragão, onde faria exames médicos, Óliver Torres confessou o projecto de conseguir muito mais do que a revalidação do título. Na época passada conseguimos ganhar o campeonato, nesta é para repetir essa conquista e ganhar todas as taças, disse o médio espanhol, na certeza de que a equipa terá que trabalhar mais do que nunca. Sem relaxar, avisou.

02/07/18

Aconteceu a 02 Julho 1958

Neste dia, o plantel principal de futebol, treinado por Otto Bumbel, ainda não tinha terminado a época. Estava num périplo por África, que se iniciara em Junho, três dias depois da conquista da edição de 1957/58 da Taça de Portugal, frente ao Benfica. Neste dia, o FC Porto de Virgílio, Pedroto e Hernâni goleava por 6-0 um onze constituído pelos melhores jogadores dos principais clubes de Luanda. Estava somada a terceira vitória em Angola, depois de ter derrotado uma selecção de jogadores angolanos (2-0) e a selecção de Huambo (4-0), com um empate (2-2) pelo meio frente ao selecionado de Benguela. Iniciativa do presidente Paulo Pombo, esta era a segunda digressão do clube pelo continente, que terminaria em Moçambique, a 16 de Julho.

Dragões Diário 02-07-2018

Chegamos ao primeiro dia do resto da época 2018/19. O plantel principal do FC Porto regressa hoje ao trabalho no Olival, onde nas duas próximas semanas vai preparar a nova temporada para depois seguir para um estágio no Algarve. Sérgio Conceição agendou o primeiro treino para esta manhã e destinou a tarde para os habituais exames médicos e testes físicos. O Porto Canal tem reservada uma emissão especial a partir das 10h00 que lhe vai contar tudo sobre o day one dos campeões nacionais.

O arranque dos trabalhos não vai contar com Herrera, Layún e Corona, que ainda estão no Mundial, ao serviço do México. Esta tarde (15h de Portugal Continental), na cidade russa de Samara, a seleção asteca discute com o Brasil um lugar nos quartos de final, eliminatória para a qual já estão apurados França, Uruguai, Rússia e Croácia.

No ciclismo, foi por uma nesga que Ángel Sánchez Rebollido não ganhou a Volta a Albergaria: o ciclista espanhol da W52-FC Porto cumpriu os 155,7 quilómetros da corrida no mesmo tempo do que o vencedor, Marcos Jurado (Efapel), mas cortou a linha da meta poucos centímetros atrás do compatriota. No top 10 ficou também José Neves, outro dos atletas que integram a equipa liderada por Nuno Ribeiro, que voltará à estrada daqui por dez dias, para participar no Troféu Joaquim Agostinho.

É hoje que o Dragão Caixa abre oficialmente as portas para a etapa portuguesa da Taça do Mundo de bilhar às 3 tabelas. O FC Porto tem 15 jogadores inscritos na prova e alguns entram já hoje em acção para disputar as primeiras qualificações de acesso à fase final.