10/11/07

António Nicolau d'Almeida

1º Presidente do FC Porto: António Nicolau d'Almeida 1893-1894
28 de Setembro de 1893 - Fundação do FC Porto

O Foot-ball Club do Porto foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida, um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. A fundação do Foot-ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto no dia 2 de Março de 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade. Contudo, poucos dias depois da partida ouvir-se-ia falar do FC Porto pela última vez no século XIX; António Nicolau d'Almeida acedeu ao pedido da futura esposa, que considerava o futebol uma modalidade demasiado violenta, e afastou-se do clube que entrou num período de letargia.

Bruno Alves e Lucho convocados para a Amadora

Bruno Alves e Lucho González já trabalharam sem limitações no treino deste sábado do F.C. Porto e estão entre os convocados do treinador Jesualdo Ferreira para a deslocação à Amadora. A entrada do médio argentino em troca com Leandro Lima é a única alteração relativamente ao desafio contra o Marselha.
Os Dragões concluíram a preparação para a visita ao Estrela esta manhã, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, a cujo relvado subiram todos os jogadores do plantel, que já não apresenta casos clínicos, uma vez que, além de Bruno Alves e Lucho González, Rui Pedro foi dado como apto pelo Departamento Médico.
O F.C. Porto parte para estágio ainda a meio da tarde de hoje, após concentração no Estádio do Dragão. O encontro da 10ª jornada da Liga 2007/08, para o qual foram convocados Adriano, Bruno Alves, Bolatti, Bosingwa, Cech, Fucile, Hélder Postiga, Helton, Kazmierczak, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Quaresma, Raul Meireles, Stepanov e Tarik Sektioui, realiza-se às 20h45 de amanhã, no Estádio José Gomes, na Amadora.

"Quaresma" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Surgiu, nos últimos dias, a ideia de que o público do Dragão teria perdido a paciência com Quaresma. Houve até quem tivesse ouvido nos assobios dispensados ao extremo, em particular no jogo com o Marselha, um estridente e sonoro pedido a Jesualdo Ferreira para tirá-lo de campo. Ora, cada um ouve aquilo que quer nos assobios e eu ouvi uma coisa diferente. O que o público do Dragão quer, parece-me, não é que Quaresma seja substituído por outro jogador qualquer, mas que jogue como só ele sabe, como só ele pode. E, como é óbvio, ninguém nas bancadas do Dragão vai ficar satisfeito com menos do que aquilo a que Quaresma os foi, bem ou mal, habituando ao longo dos últimos anos. Depois, ainda há o detalhe de Quaresma ser um dos raros jogadores a quem vale a pena cobrar alguma coisa. Tome-se o jogo com o Marselha como exemplo. Depois de ter passado a maior parte da partida perdido nos seus próprios labirintos, o extremo foi despertado pelos assobios das bancadas e acordou a tempo de fazer pelo menos duas boas assistências: a primeira serviu para Lisandro ensaiar o golo que fixaria na sequência da segunda. Foram apenas dez minutos à Quaresma, mas o suficiente para fazer a diferença entre um mau empate e uma excelente vitória. Uma diferença que o público do Dragão se habituou a esperar de Quaresma e que vai continuar a cobrar-lhe sempre que achar que o extremo pode dar mais. E Quaresma pode quase sempre dar mais.
Arbitragem: Jarras e jarrados
Os árbitros dos dois últimos jogos em que o FC Porto participou foram "castigados" pela Comissão de Arbitragem por erros cometidos nessas partidas. Curiosamente, apesar de quase todos os jogos do actual campeonato serem marcados por erros de arbitragem mais ou menos grosseiros, só esses dois foram alvo de tal sanção. Curiosamente...

04/11/07

Época 1935/36

2º lugar no Campeonato da I Liga com 20 pts em 14 jogos, 9 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 50 golos marcados e 18 sofridos.

Resultados em casa:
Sporting: 10-1
Benfica: 2-2
Belenenses: 9-1
Setúbal: 3-0
Boavista: 3-0
Carcavelhinhos: 4-0
Académica: 5-1

Resultados fora:
Sporting: 2-3
Benfica: 1-5
Belenenses: 1-2
Setúbal: 1-1
Boavista: 4-0
Carcavelhinhos: 1-0
Académica: 4-2

Referência a Pinga: era o grande craque do FC Porto ainda no tempo do velhinho Campo da Constituição. Essa equipa é muito recordada devido ao trio de luxo: Valdemar Mota, Acácio Mesquita e o fantástico Pinga! O trio era conhecido como "os três diabos do meio-dia" porque o futebol na altura jogava-se ás 12h (á inglesa) e os três arrasavam qualquer defesa. Pinga foi o melhor marcador da época 1935/36 com 21 golos em apenas 14 jogos.

Hóquei em patins: Exibição de classe em triunfo expressivo

Os hexacampeões nacionais alcançaram mais um triunfo no Nacional da I Divisão, ao vencerem na difícil deslocação ao terreno do OC Barcelos. Os números do resultado, 6-1 favorável aos Dragões, dão bem conta da superioridade portista ao longo da partida.
Inquestionável. É este o termo que melhor descreve a vitória alcançada pelo F.C. Porto na deslocação a Barcelos. A formação orientada por Franklim Pais esteve sempre no controlo dos acontecimentos e chegou ao intervalo do encontro a vencer por quatro golos sem resposta.
A segunda metade do jogo apenas serviu para a confirmação do triunfo folgado dos hexacampeões, que se mantêm invictos na edição 2007/08 do campeonato.
Reinaldo Ventura esteve em plano de destaque na partida ao apontar dois golos, com Ricardo Figueira, Caio, André Azevedo e Pedro Moreira a assinarem os restantes tentos da vitória portista.
Cumprida a sétima jornada da competição, os Dragões seguem firmes na liderança do campeonato, somando agora 16 pontos. Na próxima ronda, o Pavilhão Municipal de Fânzeres recebe um encontro de alto nível: F.C.Porto e Benfica defrontam-se esta quarta-feira, em partida agendada para as 21 horas.
Fonte: Site Oficial

Bosingwa mais perto da recuperação total

Bosingwa já desenvolveu treino integrado condicionado no apronto deste domingo de manhã do F.C. Porto e encontra-se agora mais perto da recuperação total da mialgia de esforço na coxa direita que acusou no desafio da oitava jornada da Liga 2007/08 e que o tem mantido ao cuidado do Departamento Médico nos últimos dias.
O lateral-direito permanece, no entanto, no boletim clínico dos Dragões, que inclui ainda o nome de Lucho González. O médio sofreu um estiramento num ligamento peroneal lateral do tornozelo direito no último encontro do campeonato e continua a fazer apenas tratamento.
O F.C. Porto conclui a preparação para o jogo da quarta ronda do Grupo A da UEFA Champions League amanhã, no Estádio do Dragão. O ensaio, após o qual decorrerá a conferência de imprensa de antevisão da partida frente ao Marselha (a ser protagonizada pelo treinador Jesualdo Ferreira e por um jogador do plantel), está marcado para as 10h00 e será aberto à comunicação social nos 15 minutos iniciais.
O Marselha chega ainda hoje, por volta das 17h35, a Portugal, e realiza a conferência de imprensa às 18h00 de amanhã. Após a conversa com os jornalistas, a equipa francesa cumpre então o treino de adaptação ao Estádio do Dragão, que terá início às 18h30 e também será aberto à comunicação social nos 15 minutos iniciais.
Fonte: Site Oficial