07/08/20

Aconteceu a 07 Agosto 2010

Neste dia, o Fc Porto derrota o Benfica em Aveiro e arrecada a 17ª Supertaça do palmarés azul e branco. Foi mais um episódio de um histórico de confrontos face ao rival lisboeta que os Dragões continuam a liderar. Rolando, logo aos três minutos, e Falcao, já na segunda parte, deram expressão no marcador à superioridade portista, carimbando o triunfo do clube que apresenta de longe o maior número de troféus na competição (21). O clássico na cidade dos ovos moles assinalou a estreia de André Villas-Boas como treinador principal do FC Porto, numa época bem doce para os portistas: aos festejos deste título juntaram-se os do campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa.

Dragões Diário 07-08-2020

Já passou quase uma semana desde a final da Taça de Portugal, mas estão ainda bem frescos os dois cabeceamentos certeiros de Mbemba que valeram a oitava dobradinha da história do FC Porto. A segunda época de azul e branco foi de plena afirmação para o defesa central. Em 42 jogos, mostrou grande solidez na defesa e no ataque, com seis golos marcados, tendo sido igualmente decisivo no campeonato ao desferir o remate que garantiu a importante vitória em Paços de Ferreira. A FC Porto TV reuniu os principais contributos do congolês de 25 anos para a conquista da maior prova do futebol português.      
 
O resultado do esforço de Mbemba e de todos os outros campeões do plantel liderado por Sérgio Conceição, ao longo dos últimos 12 meses, pode ser apreciado no museu portista a um preço inferior ao habitual. Até 16 de agosto, os sócios e respetivos acompanhantes poderão ter um desconto de 29% no Tour FC Porto, uma redução inspirada no número de títulos dos azuis e brancos no campeonato. Para tal, basta apresentar o cartão de sócio, sendo que a campanha é válida apenas no dia da compra dos bilhetes. Se está de férias ou tem tempo livre, aproveite para mergulhar na distinta história dos Dragões, enriquecida entretanto com mais dois troféus.     
 
Enquanto a equipa A de futebol ainda saboreia os mais recentes feitos do clube numas merecidas férias, a de andebol já trabalha duro a pensar nos desafios que se avizinham. Do grupo fazem parte Leonel Fernandes, que já tem 82 jogos ao mais alto nível com as cores portistas, e Tiago Sousa, que só vestiu a camisola principal dos Dragões em duas ocasiões, embora também conte no currículo com o campeonato e a Taça de Portugal que o colega venceu. À FC Porto TV falam do regresso aos treinos após a interrupção ditada pela pandemia, das altas expectativas para a próxima época e da importância dos adeptos, numa conversa em que o mais experiente deixa ainda conselhos ao adolescente que este ano volta a casa.

06/08/20

Aconteceu a 06 Agosto 2018

Neste dia, houve sangue, suor e lágrimas de Rui Vinhas na quinta etapa da Volta à Portugal. O ciclista dos azuis e brancos sofreu uma queda arrepiante na sequência de uma colisão com uma carrinha ainda na fase inicial da tirada e chegou mesmo a desmaiar com o impacto, mas como um verdadeiro Dragão, voltou a subir para a bicicleta e cumpriu os 120 quilómetros que faltavam. Rui Vinhas encarnou o espírito do FC Porto e, mesmo debilitado fisicamente, manteve-se em prova até ao fim e ajudou os “irmãos” a vencer a classificação por equipas. A nível individual, a vitória foi de Raúl Alarcón.

Dragões Diário 06-08-2020

A dobradinha encheu-nos o coração mas já faz parte do passado, por isso é que o FC Porto já está a pensar no que há para conquistar no futuro. Sérgio Conceição, o nosso treinador, já definiu uma data para o início dos trabalhos tendo em vista a época que se avizinha: segunda-feira, dia 24 de Agosto, os campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal regressam ao Olival para começar a preparar o ataque a todos os títulos que a nossa equipa vai disputar.
 
Entretanto, ontem ficou a saber-se que o jogo da Supertaça, frente ao Benfica, se vai disputar a 23 de Dezembro (quarta-feira), anunciou a Federação Portuguesa de Futebol. A hora e o local serão conhecidos mais para a frente.
 
Realizados os testes à Covid-19 e os habituais exames médicos, o plantel de Sub-19 do FC Porto já começou a trabalhar com bola no relvado do Campo de Oliveira do Douro. Fernando Gomes, responsável máximo pela formação, sabe o que é preciso para triunfar e deu o mote aos jovens futebolistas: em cada jogo, em cada competição, lutar sempre pela vitória. Vencer, mas sem nunca nos sentirmos realizados. O treinador José Tavares, por sua vez, quer uma cultura de vitória e superação.
 
Quem já trabalha a todo o vapor no Dragão Arena é a equipa de andebol do FC Porto, até porque há muito para ganhar em 2020/21 depois da temporada transacta ter terminado abruptamente devido à pandemia. O plantel campeão nacional em título está em plena pré-época e já se sabe que a carga de trabalho é maior nesta altura, mas António Areia garante que todos estão felizes por voltar a treinar em conjunto. O lateral-esquerdo croata Ivan Sliskovic, que ainda agora chegou, já se sente em casa.
 
Por falar em regressos, há que assinalar também a retoma da actividade do Desporto Adaptado do FC Porto. Esta semana, as equipas de boccia, goalball, natação adaptada e ténis de mesa voltaram a treinar e já começaram a preparar os desafios da temporada que se avizinha. A paragem das actividades desportivas tirou cinco meses de treinos e competições ao Desporto Adaptado portista, mas a vida vai regressando paulatinamente à normalidade e os atletas dos Dragões podem voltar a fazer aquilo que mais gostam.

05/08/20

Aconteceu a 05 Agosto 2002

Neste dia, o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia era inaugurado. Era o novo quartel-general dos Dragões na margem Sul do Douro. Da planta assinada pelo arquitecto Alcino Soutinho fazem parte cinco campos relvados, um sintético e uma bancada com cerca de dois mil lugares, além de vários balneários e estruturas de apoio aos diversos plantéis portistas com uma segunda casa em Vila Nova de Gaia. A fábrica de campeões do Olival já proporcionou condições para que o FC Porto vencesse uma Liga dos Campeões, uma Youth League, uma Taça UEFA, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental, além de vários títulos nacionais distribuídos por todos os escalões.

Dragões Diário 05-08-2020

Ontem foi dia de entrevista presidencial. Nas páginas do Jornal de Notícias e de O Jogo, Jorge Nuno Pinto da Costa fez um balanço da frutífera época que acaba de findar. A campanha de 2019/20 foi de decisões cruciais tomadas pelo presidente, que confidencia sentir uma satisfação redobrada pela conquista da dobradinha. Na ótica de Pinto da Costa, os adeptos, os sócios e as claques, nomeadamente os Super Dragões, foram inexcedíveis no apoio dado durante os jogos à porta fechada. A decisão de proibir a presença de espectadores nos estádios leva a figura máxima do FC Porto a arrasar as entidades políticas: O futebol só serve para o Presidente da República ir entregar a Taça e as medalhas.
 
O líder da instituição da Invicta relatou ainda o papel que os catedráticos do futebol tiveram na recuperação da desvantagem de sete pontos no campeonato: Essas palavras, essa depreciação, esse modo de encarar os profissionais do FC Porto foi importante, porque os fez reagir. Este campeonato deu muita satisfação, quando a meio da época já estavam a rotular a equipa de vulgaríssima, que ia levar o tal xeque-mate do Benfica e, afinal,  xeque-mate não foi o FC Porto que o sofreu, foi o FC Porto que o deu, afirmou Pinto da Costa.
 
Também esta terça-feira Iker Casillas colocou, oficialmente, um ponto final na carreira. Na carta em que anuncia a decisão, o eterno guardião agradece aos seus clubes de sempre – Real Madrid e FC Porto – e aos presidentes que lhe permitiram alcançar todos os sonhos. O San deixa ainda palavras aos ex-colegas de equipa, treinadores e adeptos que o seguiram durante o percurso de 30 anos como futebolista. A Casillas, Jorge Nuno Pinto da Costa deixou o maior dos elogios: É um tripeiro.
 
Entretanto, foram tornadas públicas duas datas que interessam a todos os portistas. Dia 28 deste mês irá decorrer o sorteio da edição 2020/21 da Liga. Sensivelmente três semanas depois, no fim de semana de 19 e 20 de Setembro, o detentor do título FC Porto entra em campo para disputar a primeira jornada do campeonato.

04/08/20

Aconteceu a 04 Agosto 2018

Neste dia, o campeão nacional FC Porto voltava a subir ao relvado do Estádio Municipal de Aveiro para disputar mais uma Supertaça, a primeira com Sérgio Conceição no banco dos Dragões. Cláudio Falcão ainda deu vantagem ao CD Aves, mas a reviravolta iniciada por Brahimi na primeira parte seria selada na segunda por Maxi Pereira e Tecatito Corona. Sérgio Conceição até foi expulso nesta vitória por 3-1, mas voltou após o fim do jogo para erguer mais um troféu como treinador do FC Porto.

Dragões Diário 04-08-2020

Não faltam momentos marcantes ou inesquecíveis na longa e difícil epopeia de 2019/20, mas na memória mais recente de todos nós está a chegada apoteótica da nossa equipa ao Estádio do Dragão após a conquista da Taça de Portugal, já bem de madrugada. A forma como foi conseguida, tal como o campeonato, encheu o Mar Azul de orgulho, por isso percebe-se aquela recepção digna de verdadeiros heróis. A FC Porto TV vai mostrar-lhe isso e muito mais num especial sobre a dobradinha. Brevemente…
 
Nem tudo foi bonito de se ver depois da heróica dobradinha, pois não há como fechar os olhos à violência sem lei sofrida por adeptos do FC Porto em Coimbra. O FC Porto pediu a abertura de um inquérito ao Ministério da Administração Interna porque os actos bárbaros que todos vimos não podem passar impunes. Os portistas festejaram merecidamente a dobrar, mas sempre o fizeram de forma pacífica e sem atropelar as regras. À Porto. Com a mesma categoria com que a nossa equipa venceu em campo.
 
A época 2020/21 já arrancou para a equipa de Sub-19 com os testes à Covid-19, mas o trabalho no relvado, propriamente dito, só começa amanhã. Hoje, a partir das 10h30, no Auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, vai ser apresentado o plantel dos Sub-19 portistas, que em 2020/21 serão comandados por José Tavares. Os futebolistas vão cumprir os habituais exames médicos antes dos treinos no Campo de Oliveira do Douro, a partir de amanhã.

03/08/20

Aconteceu a 03 Agosto 1952

Neste dia, a nova casa do FC Porto abria portas para a primeira temporada e acolhia a mais recente contratação para o banco azul e branco. Lino Taioli, antigo seleccionador colombiano e ex-treinador do Atlético de Madrid, chegava às Antas oriundo do Bessa, onde deixou o Boavista em quarto lugar. A época começou bem para o técnico argentino, que liderou o campeonato depois de disputar os clássicos com Benfica e Sporting, mas um par de desaires inesperados, frente ao Lusitano de Évora e ao Atlético de Portugal, atirou Taioli para a porta de saída à 11ª jornada.

Dragões Diário 03-08-2020

Depois de uma final que perdurará nos livros como um feito memorável por parte de um grande conjunto de Homens, os Campeões Nacionais e vencedores da Taça de Portugal regressaram a casa para depositar o espólio da vitória na batalha de Coimbra. Desde ontem moram mais dois troféus no Museu FC Porto, conquistados com muito suor por uma equipa que se mostrou sedenta de ganhar, contra tudo e contra todos.
 
O primeiro troféu, representativo da conquista da Liga, é, nas palavras de Jorge Nuno Pinto da Costa, o título mais difícil e mais merecido que o FC Porto venceu na sua história. Para o presidente, a vitória no campeonato foi uma epopeia inolvidável que colocou um alvo nas costas dos Dragões na final da Taça: todas as armas estavam apontadas a nós e havia um sentimento de salvação nacional para o Benfica ganhar alguma coisa. Mesmo com dez, esta época a nossa equipa foi irresistível. Em todas as circunstâncias, vencemos categoricamente, declarou a figura máxima do nosso clube.
 
Mas não foram só as jóias da dobradinha que passaram a sua primeira noite na galeria azul e branca: o plantel campeão deixou por lá uma série de objectos representativos da sublime temporada de 2019/20. Desde a geleira onde tantas vezes vimos Sérgio Conceição sentado a orientar a equipa, à camisola de Pepe - o jogador mais antigo do balneário -, as braçadeiras do capitão Danilo, do médico Nélson Puga e do director Luís Gonçalves. Mas há mais: a bola do jogo do título frente ao Sporting, uma chuteira de Alex Telles - o rei dos passes para golo que destronou Ricardo Quaresma como o melhor assistente do Dragão - e as luvas de Diogo Costa - guardião das redes portistas na Taça de Portugal -, todos estes símbolos das nossas vitórias fazem, agora, parte do museu dos Dragões. A cadeira do sócio número 17, o mais antigo com Lugar Anual, também terá o seu próprio espaço, ao lado de uma gravata de Pinto da Costa.
 
Desde que assumiu a presidência do emblema da Invicta, o presidente venceu 55 títulos domésticos - Campeonatos, Taças e Supertaças -, tantos como a soma dos dois rivais de Lisboa juntos. Se juntarmos as sete conquistas internacionais conseguidas pelo FC Porto nos últimos 38 anos, Jorge Nuno Pinto da Costa soma 62 troféus no futebol na liderança do nosso clube. Antes da chegada do maior dirigente da história do desporto-rei, os Dragões tinham 16 títulos em quase nove décadas de existência. Em Portugal, deu-se uma revolução em Abril de 1974 e outra em Abril de 1982.

Para os nossos
Porque a euforia vivida após a conquista de títulos não pode significar que deixemos passar em claro os actos de violência policial contra adeptos do nosso clube, o FC Porto vem por este meio solidarizar-se com todas as vítimas desses tristes acontecimentos ocorridos nos festejos da vitória na Taça de Portugal. Aos Dragões que já se encontram em casa a recuperar, e aos que ainda recebem tratamento hospitalar, endereçamos por aqui os mais sinceros desejos de rápidas melhoras. Esperamos contar com o vosso magnífico apoio o mais brevemente possível!

02/08/20

Aconteceu a 02 Agosto 1906

Neste dia, o FC Porto ganhava nova vida e retomava definitivamente o caminho que o levaria ao topo do futebol mundial. Por iniciativa de José Monteiro da Costa e dos seus companheiros do Grupo do Destino, foram lançadas as bases do clube que ainda hoje conhecemos, então dotado de estatutos, de órgãos sociais, de um campo na Rua da Rainha e de duas cores, o azul e branco, que eram então as cores nacionais. Depois… bem, depois houve a história que bem conhecemos e que está aqui sintetizada.

Dragões Diário 02-08-2020

A Taça de Portugal e a dobradinha são nossas!
 
Coimbra é uma lição, já se canta há muitos anos. Ontem foi uma lição de jogar e ganhar à Porto. Com dez em campo durante 60 minutos e com 0-0 no marcador no momento da expulsão de Luis Díaz, o FC Porto impôs-se ao vice-campeão e venceu por 2-1 com mérito e justiça inquestionáveis, graças a dois golos de Mbemba.
 
No último dia da mais longa época de sempre, esta foi a terceira vez em três possíveis que os campeões nacionais derrotaram a equipa que um racista que não é tóxico declarou em Janeiro que já tinha o título na mão e era a Juventus de Portugal. A oitava dobradinha da história do FC Porto foi a sétima com Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente e a quinta no século XXI.
 
Foi, também, a segunda de Sérgio Conceição, que como jogador já tinha participado nas conquistas de 1997/98 e que se tornou a primeira figura do clube a vencer campeonato e taça na mesma época como atleta e como treinador. Ontem acompanhou mais de metade do jogo a partir da bancada, devido ao que Vítor Bruno descreveu como uma atitude excessiva da equipa de arbitragem: Não vi rigorosamente nada além de uma reacção a um cartão amarelo exagerado numa final.
 
Sobre o resto do jogo, o treinador-adjunto salientou que o FC Porto controlou, dominou e conseguiu manietar o corredor central do Benfica enquanto jogou com onze contra onze. Depois, adaptado às novas circunstâncias, soube ferir o adversário e aproveitar as bolas paradas para decidir a final a seu favor. Perante todas as adversidades, a equipa encarnou o povo do Norte, que como se sabe é nobre, leal, humilde, trabalhador e nunca vira a cara à luta.
 
Seis anos depois de ao serviço do Anderlecht ter bisado frente ao Galatasaray num jogo da Champions, Mbemba subiu várias vezes à área adversária para voltar a marcar dois golos e ser a grande figura da noite. No momento de reflectir sobre o triunfo, o central destacou a atitude do grupo – fomos profissionais, não recuámos, defendemos a nossa camisola – e referiu que todos honraram os adeptos, o presidente e o clube
 
Essa tríade está presente, também, no texto que Jorge Nuno Pinto da Costa publicou no programa oficial do encontro e que é dedicado à ausência de público nas bancadas do Municipal de Coimbra, caracterizada como uma opção política que resulta do desprezo de quem nos governa pelo futebol. Na verdade, como se ouviu na transmissão televisiva, o FC Porto contou com um apoio ruidoso nas bancadas, protagonizado pelos membros do plantel que não foram a jogo e por outros elementos da estrutura, em mais uma manifestação da união e da solidariedade que são dois dos pilares fundamentais do sucesso deste clube e que também ficaram bem evidentes no momento em que Iker Casillas se juntou a Danilo Pereira para erguer o troféu.

Para curar com mais Rennie
Se os últimos dias já tinham sido férteis em declarações patetas que só contribuem para dar mais força ao FC Porto, a própria transmissão da final e o que se passou após o jogo não fugiram a essa tendência. Uns não conseguiram esconder a azia causada pelo resultado, outros acusaram o nosso treinador de não saber perder nem saber ganhar (sabe ganhar, sabe; por isso é que ganha muito), outros até dissertaram sobre uma espécie de salvação de Jorge Nuno Pinto da Costa. É caso para dizer que vozes de Bruno não chegam ao céu.