28/09/18

Aconteceu a 28 Setembro 1893

Neste dia, o jornal lisboeta Diário Illustrado noticiava a fundação do Football Club do Porto. Na página 3 da publicação era destacada a falta que fazia um grande clube no norte do país e era ainda anunciado o primeiro match para 8 de outubro de 1893, em Matosinhos. 
Fundou-se no Porto um club denominado Football Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do paiz de uma associação para os jogadores d’aquella especialidade. A iniciativa partira de António Nicolau d’Almeida, jovem comerciante de vinho do Porto, e envolvera a fina flor da burguesia estrangeira e estrangeirada portuense.

Dragões Diário 28-09-2018

O FC Porto regressa hoje a casa para defrontar o Tondela (20h30) em jogo da sexta jornada da Liga. Fá-lo em dia de aniversário e com o projeto assumido por Sérgio Conceição, que nem é de grandes festas, de oferecer os três pontos à equipa, aos adeptos e ao clube. Sobretudo, diz ele, pela sua história e pelo que representa a nível nacional e internacional. Com mais posse ou menos posse, logo se verá.

Tiquinho Soares foi notícia durante o treino de ontem. O avançado brasileiro está recuperado, tal como Mbemba, e agora só Bazoer e João Pedro fazem parte do boletim clínico. Se vem ao estádio, há umas quantas informações úteis que deve ter em conta, e se não quer perder as atuações de Maria Amélia Canossa e do trompetista António Lourenço, então é bom que chegue mais cedo para desfrutar de toda a animação em torno do jogo.

O FC Porto joga a Taça Continental neste fim de semana, em Barcelos, e para Guillem Cabestany está suficientemente claro que, para conquistar o troféu, a nossa equipa de hóquei em patins terá que fazer dois grandes jogos contra dois grandes rivais. O Lleida, o adversário das meias-finais, venceu a Taça CERS, impõe respeito e deu um salto de qualidade muito grande. Óquei e Barcelona disputam a outra semifinal.

O Museu FC Porto também faz anos hoje: faz cinco e apresenta um acumulado de mais de 735.000 visitas desde o dia da inauguração. Este foi o melhor de todos os exercícios, com um crescimento de 15% face ao ano anterior e com o melhor mês de sempre – em Agosto de 2018 foram contabilizados mais de 37.000 acessos.

27/09/18

Aconteceu a 27 Setembro 1995

No futebol, a glória e a desgraça andam muitas vezes de mãos dadas. Foi o que aconteceu neste dia nas Antas. O FC Porto recebia o Aalborg, campeão da Dinamarca, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogo estava difícil e dividido, com Mielcarski a protagonizar as principais jogadas de perigo, até que o avançado polaco sofreu uma lesão grave num joelho. Para o seu lugar entrou Rui Barros, acabado de regressar ao Porto, que acabou por marcar os dois golos de uma vitória por 2-0. Pode recordar tudo aqui: o resumo do jogo, a lesão de Mielcarski (devidamente explicada pelo Dr. Mário Beça) e as declarações de Augusto Inácio (que substituía interinamente Bobby Robson, então doente) e de Rui Barros.

Dragões Diário 27-09-2018

No dia em que Diogo Leite recebeu o prémio de melhor defesa do mês de agosto e em que Marega voltou a ser convocado para a seleção do Mali, houve uma novidade na sessão de trabalho do plantel principal do FC Porto: Soares já realiza treino integrado condicionado. O jogo de amanhã, frente ao Tondela, será hoje projetado por Sérgio Conceição, numa conferência de imprensa que poderá acompanhar no Porto Canal a partir das 13h.

O FC Porto B arrancou com um empate no terreno do Southampton a participação na quinta edição da Premier League International Cup. 1-1 foi o resultado final de uma partida em que Rui Pedro marcou o golo azul e branco na conversão de um penálti.

No futebol de formação, o próximo fim de semana é repleto de deslocações a sul do Douro: os Sub-19 viajam até Aveiro para enfrentar o Beira-Mar (sábado, às 15h00); os Sub-17 jogam no terreno do Feirense (domingo, às 9h00); os Sub-15 vão a Coimbrões (domingo, às 11h00). Jogar bem e ganhar são os objetivos comuns às três equipas, conforme pode confirmar nas respetivas antevisões.

A equipa de andebol sofreu ontem a primeira derrota na presente temporada, em que, até ao momento, tinha somado por vitórias os seis jogos disputados. No clássico jogado no Dragão Caixa, o Sporting superiorizou-se e venceu por 31-28. Magnus Andersson já avisou: Temos de trabalhar mais, aprender com isto para sermos melhores da próxima vez.

Abriram ontem os espaços de exposição temporária e pontos de activação de memória que integram a rota das ‘Histórias na Cidade’, organizada pelo Museu FC Porto. São 24, estarão disponíveis até 26 de Outubro, estão espalhados pelo Porto, têm entrada gratuita e  permitem conhecer melhor a ligação entre o clube e a cidade.

26/09/18

Aconteceu a 26 Setembro 2009

Falta sobre Hulk na direita, a sensivelmente um metro da linha-limite da grande área. Belluschi bate o livre e Falcao, num extraordinário movimento de antecipação, “mergulha” na direção da bola, surpreende o marcador direto e cabeceia para o fundo das redes. Lembra-se? Reveja o lance com que o avançado colombiano resolveu o clássico com o Sporting ao terceiro minuto de jogo, no Estádio do Dragão, jogava-se a sexta jornada da Liga.


Dragões Diário 26-09-2018

Mbemba, Soares e Bazoer. São estes os nomes, mais os termos médicos correspondentes a cada lesão, que preenchem o boletim clínico, mas com o bónus de o defesa congolês se encontrar já na recta final da recuperação e de ter feito, mais uma vez, treino integrado condicionado. A pensar na receção ao Tondela, de sexta-feira à noite (20h30), o campeão nacional volta a treinar esta manhã (10h) no Olival, à porta fechada.

O que sabe sobre os 200 jogos que Héctor Herrera completou em Setúbal? Submetemos o capitão a um quiz de dez perguntas e ele só falhou uma. Sobre a vitória no Bonfim, ainda temos mais um vídeo, da autoria do Hugo Matos, que vale a pena ver e não lhe rouba mais de um minuto.

Os bilhetes para o FC Porto-Tondela estão disponíveis há dias, mas se acha que tem criatividade de sobra para ganhar convites para o jogo da sexta jornada da Liga, então arrisque tudo e, além das entradas gratuitas, receba camisolas e viva super experiências. Mais do que isso, pode ainda aproveitar as campanhas especiais da FC Porto Online Store e da aplicação Museu & Tour App.

Por falar em museu, tome nota de mais um desconto excepcional válido de 28 de Setembro a 3 de Outubro, no âmbito do quinto aniversário do Museu FC Porto e dos 125 anos do clube. Para beneficiar da campanha, os portadores dos bilhetes de jogo poderão utilizar a entrada para o FC Porto-Tondela e para o FC Porto-Galatasaray durante o período em questão.

25/09/18

Aconteceu a 25 Setembro 1996

Neste dia e a duas semanas depois da histórica vitória por 3-2 no terreno do AC Milan, o FC Porto recebeu o IFK Gotemburgo para um jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa de António Oliveira venceu por 2-1, com dois golos de Artur, e deu continuidade a um percurso que viria a revelar-se quase perfeito nesta fase da mais importante competição de clubes do mundo: seis jogos, cinco vitórias, um empate, 12 golos marcados e quatro golos sofridos.

Dragões Diário 25-09-2018

Sexta-feira é dia de assinalar o 125.º aniversário do FC Porto e dia de jogo frente ao Tondela, no Estádio do Dragão. Essa partida começou a ser preparada ontem, no Olival, numa sessão com duas novidades: Mbemba já realiza treino integrado condicionado; Bazoer, que sofreu uma luxação da articulação acrómio-clavicular do ombro direito, foi submetido a tratamento. Soares continua a treinar condicionado e a trabalhar no ginásio.

Aboubakar, que regressou aos golos frente ao Vitória de Setúbal, foi convocado para representar a selecção dos Camarões em dois jogos da fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2019, ambos frente ao Malawi.

O FC Porto B, bicampeão da Premier League International Cup, viaja hoje para a Inglaterra, onde amanhã enfrenta o Southampton no jogo de estreia na quinta edição desta prova (19h, Porto Canal). O médio Rui Pires assume a ambição de entra a ganhar em qualquer competição e aposta no futebol apoiado como receita para derrotar os britânicos.

Também amanhã, mas às 20h30, a equipa de andebol enfrenta um desafio complicado no Dragão Caixa, frente ao Sporting. O central Rui Silva traça os objetivos de ganhar e fazer um bom jogo e considera que as expectativas são boas, até porque com o apoio dos adeptos é tudo mais fácil. Se pretende ser um deles, não se esqueça que já estão à venda os bilhetes para o encontro.

24/09/18

Aconteceu a 24 Setembro 1943

Foi neste dia, que o Sporting autorizou Frederico Barrigana a transferir-se para o FC Porto. O histórico guarda-redes defendeu as balizas portistas durante 12 temporadas e participou em quase 300 jogos, que lhe valeram a alcunha significativa de mãos de ferro. Integra, a par de nomes como Siska, Américo, Mlynarczyk, Vitor Baía, Helton e Iker Casillas, uma linhagem de guarda-redes de elite que representaram o FC Porto durante os últimos 125 anos.

Dragões Diário 24-09-2018

Em oito jogos oficiais disputados nesta temporada, os jogadores que saltaram do banco já valeram cinco golos ao FC Porto, o último dos quais marcado por Sérgio Oliveira, no Bonfim, no encontro em que o capitão Herrera vestiu a camisola azul e branca pela 200ª vez. Estes são alguns dos números mais curiosos relativos ao jogo de sábado, aqui compilados por fcporto.pt.

Houve chuva de golos nos jogos disputados ontem de manhã pelas equipas da formação. Os Sub-17 bateram o NDS Guarda por 11-0, com Francisco Conceição, autor de um hat-trick, em destaque. Os Sub-15, por sua vez, venceram o Moreirense por 10-0, e confirmaram um arranque brilhante no campeonato: quatro jogos, quatro vitórias, 31 golos marcados, zero sofridos.

O sul-coreano Cho Myung-woo, atleta do FC Porto, renovou o título de campeão mundial de juniores de bilhar às três tabelas, que já tinha conquistado em 2016. Na competição disputada em Esmirna, na Turquia, foram batidos todos os recordes mundiais do escalão, com o jovem portista a distinguir-se por registos como uma partida de 25 carambolas em 5 entradas, com uma média de 5.000.

23/09/18

Aconteceu a 23 Setembro 2007

Neste dia, na mudança de chip, era o Paços de Ferreira que pagava a factura do empate europeu. Cinco dias depois de Lucho González fazer o primeiro golo da igualdade com que terminou o jogo com o Liverpool, Lisandro López foi à Mata Real bisar e fazer o resultado do encontro da quinta jornada da Liga. Menos de sete meses depois, a equipa de Jesualdo Ferreira confirmava a conquista do terceiro de quatro títulos consecutivos, com 20 pontos de vantagem sobre o Sporting, que foi segundo.

Dragões Diário 23-09-2018

Não foi brilhante, mas foi justo. Se Sérgio Conceição foi o primeiro a admiti-lo, quem somos nós para o negar? Marcaram Aboubakar e Sérgio Oliveira, com o intervalo pelo meio, e o FC Porto, mesmo com outros golos por fazer, venceu em Setúbal na troca de chip – processo que perceberá melhor adiante – abraçando a liderança provisória da Liga.

A história do chip, recuperada pelo próprio treinador, conta-se em poucas palavras e explica-se na dificuldade que as equipas sentem, com relativa frequência, na transição entre os jogos das provas europeias e os jogos das competições nacionais. Por isso Sérgio Conceição, que reprovou o relvado e aplaudiu o adversário, admitiu como era importante dar esta demonstração de força

Héctor Herrera completou o jogo 200 com a camisola do FC Porto e disse ter força para mais. Na verdade, espera fazer muitos mais, assumindo, antes de tudo, que poder vestir a camisola do FC Porto é para ele um orgulho e uma dádiva que agradece a Deus. Quanto à vitória, falou sobre a relevância dos três pontos no percurso para a revalidação do título.

Dez horas antes, bem longe dali, o FC Porto B foi a Aveiro empatar a um golo com a Oliveirense, mas deveria ter regressado a casa com a vitória. Não só porque jogou melhor do que o adversário, mas sobretudo porque Marius marcou um golo limpo, invalidado por suposto fora de jogo. Assim sendo, só valeu o pontapé de Rúben Macedo, que ao intervalo dava vantagem à equipa de Rui Barros, e o cabeceamento de Erick Moreno, que repôs a igualdade a um minuto dos 90.

Quatro horas depois, no Olival, o dérbi de Sub-19 também deu empate. Também a um golo e também depois de os Dragões se terem colocado em vantagem. Rodrigo Valente pôs o FC Porto na frente ainda no decorrer da primeira parte, mas o Boavista acabaria por chegar à igualdade em tempo de compensação.

No Andebol 1, a equipa de Magnus Andersson somou a quarta vitória em quatro jornadas. Aconteceu em Avanca, onde os azuis e brancos conseguiram um triunfo bem expressivo (36-22) e André Gomes foi o melhor marcador dos Dragões, com oito golos. Quarta-feira é dia de clássico no Dragão Caixa, com o FC Porto a receber o Sporting.

Na Rússia, sem o lesionado Will Sheehey, que foi só o melhor marcador do jogo da primeira mão, a equipa de basquetebol do FC Porto voltou a perder com o Nizhny Novgorod (92-49), foi afastada da Liga dos Campeões na primeira roda de qualificação, mas segue diretamente para o Grupo F da Taça da Europa. Com 19 pontos, Sasa Borovnjak foi o melhor marcador da partida.

Gonçalo Alves bisou, Telmo Pinto marcou, Giulio Cocco e Poka também, e a equipa de hóquei em patins venceu o Valongo (5-1) e mais um torneio de pré-época. No caso, o 13.º Torneio Cidade de Valongo, competição em que tinha derrotado o Turquel (6-1) nas meias-finais. No próximo fim de semana, e já a doer, os azuis e brancos jogam a Taça Continental, em Barcelos.