30/08/14

Marcano e José Angel de regresso

  Os defesas Ivan Marcano e José Angel estão de regresso aos convocados do FC Porto para a receção ao Moreirense.
Em relação ao jogo com o Lille saem da convocatória Alex Sandro, lesionado, e o central mexicano Diego Reyes, de quem se diz pode estar de saída para o PSV Eindhoven.
Helton, Opare e Tello continuam a recuperar dos respetivos problemas físicos.

Lista de 18 convocados:
Guarda-redes: Andrés Fernández e Fabiano;
Defesas: Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, José Ángel;
Médios: Casemiro, Quintero, Evandro, Herrera, Ricardo, Óliver Torres e Rúben Neves;
Avançados: Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Adrián López.

Lopetegui: “O Moreirense é uma equipa tremendamente organizada”


Depois de quatro vitórias consecutivas, o FC Porto encontra o recém-promovido Moreirense, que conta com uma vitória e um empate nos dois jogos que já disputou para a Liga. Esta sexta-feira, em conferência de imprensa de antevisão da partida de domingo (18h00, no Dragão), Julen Lopetegui disse que os Dragões vão encontrar uma equipa que sabe o que quer em todas as situações de jogo, acrescentando que os portistas terão de se apresentar a 100% para derrotar os minhotos.
Ciente das dificuldades que o FC Porto vai encontrar na partida com a equipa de Moreira de Cónegos, Lopetegui realçou o histórico de resultados tangenciais no confronto entre as equipas: Vamos encontrar um adversário tremendamente organizado e que ainda não sofreu golos. É uma equipa com maiúsculas, que sabe o que quer em todas as situações de jogo. É uma boa equipa, bem treinada pelo Miguel Leal, e sabemos que vamos encontrar dificuldades.
O treinador espanhol realçou que a partida da terceira jornada começa empatada 0-0, como todas as outras, e que o FC Porto tem de dar o seu melhor para ultrapassar o Moreirense: Temos de fazer muita coisa bem contra um adversário que sabe o que quer e o que tem de fazer. É preciso trabalhar muito para ultrapassar este jogo e temos de nos apresentar a 100%, porque o adversário assim o vai exigir.
Questionado sobre um recorde que os Dragões podem bater (cinco vitórias seguidas sem sofrer golos no arranque de uma época, superando as quatro alcançadas pelo grupo liderado por André Villas-Boas, em 2010/11), Lopetegui foi lapidar: Assino já ganhar por 5-4 no domingo. O recorde é-me igual, pois matemática e futebol não casam. Estatísticas, recordes, não me dizem nada: o objectivo é conquistar os três pontos e alcançar os nossos objectivos.
Referindo ainda não saber se pode contar para o encontro com o Moreirense com Alex Sandro, que tem realizado tratamento nas últimas sessões de treino dos Dragões, o técnico espanhol recusou, novamente, falar sobre Ricardo Quaresma, dizendo que não há nada a falar: É mais um jogador, está tudo dito. Quando não há nada a dizer, não se fala. Está a trabalhar bem, como todos, como todos têm que fazer.
Após ter reagido, na quinta-feira, ao sorteio da UEFA Champions League ao Porto Canal e a www.fcporto.pt, o técnico basco não se quis alongar sobre o que o sorteio ditou para o FC Porto: É um grupo equilibrado, difícil, como não podia ser de outra maneira, mas estamos 100% focados no jogo com o Moreirense. Fizemos um bom trabalho, a época continua e já trocámos o chip para pensar e falar só sobre o jogo de domingo. O futuro logo se vê.
Lopetegui refutou ainda falar sobre o dérbi entre Benfica e Sporting, referindo que fazer contas no futebol não vale de muito: Temos é de conseguir ganhar os nossos três pontos. Todos vamos jogar contra todos. O nosso trabalho está no nosso estádio e em sermos capazes de ultrapassar um rival que nos vai ditar muitas dificuldades. Quanto ao mercado, Lopetegui disse-se despreocupado: Os jogadores que estão connosco é que são os que vão tentar vencer o Moreirense. Já disse muitas vezes que o clube sabe o que pensamos.

Luís Castro: “Temos de ser humildes e trabalhadores”


​​Ao quarto jogo, a primeira vitória. Depois de somar os três pontos em Santa Maria da Feira, diante do Feirense (2-1), na quarta-feira, o FC Porto B colocou um ponto final num arranque de campeonato menos positivo, com duas derrotas e um empate. O treinador da segunda equipa portista não entra em euforias e alerta para a valia do próximo adversário, o Santa Clara, que se desloca ao Estádio de Pedroso este domingo, às 11h00.
É sempre importante vencer, mas mesmo depois de termos vencido o primeiro jogo sabemos que ainda temos muito para caminhar e trabalhar. Continuamos a ser inconstantes dentro do próprio jogo e isso cria-nos muitas dificuldades. Temos de saber manter o mesmo nível ao longo dos 90 minutos e tornarmo-nos mais fortes enquanto equipa, daí termos de continuar a trabalhar mais e melhor, declarou Luís Castro no lançamento do desafio com os açorianos, em exclusivo a Porto Canal e www.fcporto.pt.
Consciente das dificuldades que esperam os Dragões, o técnico azul e branco acredita que só com humildade e trabalho será possível alcançar o segundo triunfo consecutivo no campeonato. O Santa Clara é uma equipa extremamente perigosa a jogar fora de casa, mas esse não é um dado novo para nós e não é isso que nos pode fazer desequilibrar. Vem ao Porto lutar pelo resultado e com o intuito de regressar a casa com pontos. Cabe-nos a nós fazer bem o nosso trabalho e mantermo-nos fiéis aos nossos princípios de jogo. Não é porque conseguimos a primeira vitória que vamos mudar o nosso discurso. Temos de ser humildes e trabalhadores”, acrescentou Luís Castro.
O jogo entre FC Porto B e Santa Clara, da quinta jornada da Segunda Liga, disputa-se este domingo, às 11h00, no Estádio de Pedroso, e terá transmissão em directo no Porto Canal.

29/08/14

Lopetegui: “É um grupo difícil e duro”


​O técnico do FC Porto, Julen Lopetegui, comentou, em declarações exclusivas ao Porto Canal e a www.fcporto.pt, o resultado do sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League, que colocou Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbau e BATE Borisov no caminho dos Dragões. O treinador basco assumiu que a discussão do apuramento será “equilibrada e difícil".
“Sabemos que na Champions é sempre complicado. É um grupo difícil e duro, e creio que vai ser muito equilibrado. O Shakhtar Donetsk é um clube que está habitualmente nas rondas de qualificação, nas fases de grupos e nas eliminatórias; o Athletic de Bilbau é uma equipa com uma energia tremenda e com muitíssima força, que mereceu passar a esta fase contra o Nápoles. O BATE Borisov é uma equipa que vai dar origem a complicações por muitas questões diferentes. É um grupo equilibrado e difícil, como não podia ser de outra maneira”, referiu o treinador.
Quanto à visita ao País Basco, de onde é originário, Lopetegui afirma que será “especial”: “É um regresso a Euskadi, à minha terra e isso é sempre bonito. Mas o mais bonito é fazer um bom jogo, num estádio espectacular, com uns adeptos maravilhosos, contra uma equipa muito boa. Vai ser um jogo bonito”.

Shakhtar, Atlético de Bilbao e BATE Borisov, adversários na Champions


​O sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League 2014/15, que se realizou esta quinta-feira em Nyon, na Suíça, colocou o FC Porto no Grupo H da competição, juntamente com Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Atl. Bilbao (Espanha) e BATE Borisov (Bielorrússia).
O Shakhtar Donetsk, campeão ucraniano na época passada, vai cumprir a décima presença na fase de grupos da UEFA Champions League, sendo que o melhor que conseguiu foi atingir os quartos-de-final da competição. O croata Srna e os brasileiros Douglas Costas e Luiz Adriano são algumas das principais figuras da equipa comandada por Mircea Lucescu.
O Atl. Bilbao, quarto classificado na passada edição da Liga espanhola, participou apenas por uma vez na fase de grupos da UEFA Champions League (1998/99). Com uma equipa 100 por cento basca, eliminou o Nápoles com um agregado de 4-2 no play-off de acesso (1-1 em Nápoles, 3-1 em Bilbau).
O BATE Borisov, campeão em título da Bielorrússia, parte para a quarta participação na fase de grupos da UEFA Champions League. Na temporada transacta ficou-se pela segunda pré-eliminatória, mas na presente levou a melhor sobre o Slovan Bratislava no play-off de acesso (1-1 em Bratislava, 3-0 em Borisov).

Grupo A
Atlético de Madrid (Espanha)
Juventus (Itália)
Olympiakos (Grécia)
Malmö (Suécia)

Grupo B
Real Madrid (Espanha)
Basileia (Suíça)
Liverpool (Inglaterra)
Ludogorets (Bulgária)

Grupo C
Benfica (Portugal)
Zenit (Rússia)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Mónaco (França)

Grupo D
Arsenal (Inglaterra)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Galatasaray (Turquia)
Anderlecht (Bélgica)

Grupo E
Bayern Munique (Alemanha)
Manchester City (Inglaterra)
CSKA Moscovo (Rússia)

Grupo F
FC Barcelona (Espanha)
PSG (França)
Ajax (Holanda)
APOEL (Chipre)

Grupo G
Chelsea (Inglaterra)
Schalke 04 (Alemanha)
Sporting (Portugal)
Maribor (Eslovénia)

Grupo H
FC PORTO (Portugal)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Atl. Bilbao (Espanha)
BATE Borisov (Bielorrússia)

Prossegue preparação para o Moreirense


O FC Porto voltou esta quinta-feira a trabalhar no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia, no Olival, prosseguindo assim a preparação para a recepção ao Moreirense, agendada para as 18h00 de domingo e a contar para a terceira jornada da Liga portuguesa.
Tal como na véspera, Julen Lopetegui não pôde contar com Helton (treino condicionado e trabalho de ginásio), Opare (trabalho de ginásio e tratamento) e Tello (tratamento). Alex Sandro, por sua vez, limitou-se a fazer tratamento e também trabalhou à parte dos restantes companheiros.
Os Dragões voltam a treinar esta sexta-feira, às 10h30, novamente no Olival, à porta fechada. Às 13h00, Julen Lopetegui fará, em conferência de imprensa, a antevisão do terceiro encontro dos azuis e brancos na Liga portuguesa.

"Bês" estreiam-se a vencer



​O FC Porto B venceu o Feirense, esta quarta-feira, em Santa Maria da Feira, por 2-1, com golos de Gonçalo Paciência (g.p.) e de Frédéric, em partida a contar para a quarta jornada da Segunda Liga. Esta foi a primeira vitória dos comandados de Luís Castro na competição, após duas derrotas e um empate.
Os "bês" assumiram o controlo da partida desde o apito inicial, criando várias oportunidades para se adiantar no marcador, uma das quais a de Víctor García (aos 19 minutos) e duas de Frédéric (tal como no jogo anterior, um dos mais inconformados do FC Porto B) que, com um remate ao poste e um cabeceamento desviado pelo guarda-redes adversário, poderia ter inaugurado o marcador. Esse momento estava reservado, no entanto, para Gonçalo Paciência que, de grande penalidade, fez o 1-0 com que o encontro chegou ao intervalo.
A perder, o Feirense entrou na segunda metade com vontade de dar a volta aos acontecimentos, mas o FC Porto B não se desleixou no ataque: Frédéric correu mais de metade do campo com a bola, tirou Tonel do caminho e rematou colocado, à passagem dos 62 minutos. Foi já à entrada dos dez minutos finais que o Feirense conseguiu reduzir a vantagem dos portistas, com Barge a rematar forte e colocado, sem hipóteses para Kadú.
Até ao final, a equipa da casa pressionou, mas os Dragões conseguiram manter o 2-1 e somaram o primeiro triunfo na competição. A próxima partida dos "bês" é no domingo, com o Santa Clara, às 11h00, no Estádio de Pedroso.


FICHA DE JOGO

Segunda Liga, 4.ª jornada
27 de Agosto de 2014
Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira
Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Assistentes: Alfredo Braga e Pedro Fernandes
Quarto árbitro: José Gomes

FEIRENSE: Paiva; Carvalho, Igor, Tiago Jogo, Cafú, Fabinho, Gonçalo Abreu, Tonel, Cris, Fonseca, Barge
Substituições: Cris por Hélder Rodrigues (56m), Gonçalo Abreu por Zé Mário (68m) e Fabinho por Ruben (75m)
Não utilizados: Makandze, Joca, Micael e Leandro
Treinador: Pedro Miguel

FC PORTO B: Kadú; Víctor García, Igor Lichnovsky, Zé António e Kayembe; Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Leandro Silva; Frédéric, Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues
Substituições: Leandro Silva por Pavlovski (46m), Kayembe por David Bruno (60m) e Gonçalo Paciência por André Silva (75m)
Não utilizados: Caio, Graça, Leander Siemann e Roniel
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gonçalo Paciência (40m, g.p.), Frédéric (61m) e Barge (81m)
Disciplina: cartão amarelo para Diogo Fonseca (9m), Paiva (20m), Francisco Ramos (29m), Leandro Silva (32m), Igor Lichnovsky (38m), Carvalho (44m), Barge (57m), Gonçalo Paciência (75m), Kadu (90+3m), André Silva (90+4m) e Hélder Rodrigues (90+5m). Cartão vermelho para Tonel (90+2).

27/08/14

Victor Garcia e Leandro Silva nos eleitos de Luís Castro


​As chamadas do defesa Victor Garcia e do médio Leandro Silva são as novidades na lista de convocados elaborada por Luís Castro para a visita do FC Porto B ao reduto do Feirense, marcado para esta quarta-feira, às 16h00, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, referente à quarta jornada da Segunda Liga.
Em relação à convocatória para a recepção ao União da Madeira (1-1), na ronda anterior, sai dos eleitos do treinador portista o avançado Célestin Djim.

Lista de 19 convocados: Caio e Kadú (g.r.); André Silva, David Bruno, Francisco Ramos, Frédéric, Gonçalo Paciência, Graça, Igor Lichnovsky, Ivo Rodrigues, Kayembe, Leandro Silva, Leander Siemann, Pavlovski, Rafa, Roniel, Tomás Podstawski, Victor Garcia e Zé António.

Declarações após vitória na Champions


Duas vitórias frente ao Lille e lugar reservado entre as 32 equipas que vão disputar a fase seguinte da maior prova europeia de clubes. Na conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo caseiro sobre os franceses (2-0), Julen Lopetegui destacou a exibição colectiva na eliminatória e considera que os Dragões deixaram pelo caminho uma equipa forte.
Foi muito difícil, pois tivemos pela frente um grande adversário. A equipa fez dois jogos magníficos e está de parabéns, pois mereceu ultrapassar esta eliminatória. Os adeptos foram maravilhosos e ajudaram-nos a concretizar um objectivo muito importante para nós, que era estar na UEFA Champions League, começou por afirmar o treinador espanhol.
Ciente de que o processo de evolução demorará o seu tempo, Julen Lopetegui garantiu que ainda há muito para melhorar e deixou elogios ao Lille. Estamos a construir uma equipa e continuamos a precisar de melhorar em vários aspectos. Fizemos dois grandes jogos frente a uma equipa forte e que exigiu o máximo de nós. Só conseguimos vencer o Lille porque trabalhámos muito para isso.
No entender do técnico basco, o FC Porto entrou bem no jogo mas perdeu fulgor nos últimos quinze minutos da primeira parte, altura em que o Lille assumiu o comando das operações. O momento de inspiração de Brahimi, garante, foi essencial para lançar os Dragões para a vitória. Começámos bem o jogo, mas perdemos fulgor na parte final da primeira parte. Reentrámos forte na segunda e o grande golo do Brahimi deu-nos mais tranquilidade, sabendo, ainda assim, que nunca poderíamos relaxar frente a uma equipa como o Lille.
Ao fim de quatro jogos oficiais, o FC Porto mantém as suas redes invioladas. Julen Lopetegui volta a puxar pelo colectivo e deixa um alerta: Uma equipa que quer ser bem sucedida tem de ser forte em todos os sectores. Estamos a responder bem em termos defensivos, mas podemos ser ainda melhores. Estamos felizes por estar na UEFA Champions League. É algo muito importante para o clube e para os nossos adeptos, acrescentou.

Maicon reflectia a satisfação do balneário portista e realçou uma vitória mais do que merecida num bom jogo do FC Porto.
O central brasileiro acrescentou que a equipa esteve em excelente plano, tanto no Dragão, como no Pierre-Mauroy, em Lille: Estudámos bastante a equipa do Lille, eliminámos os pontos fortes deles e creio que foi uma vitória mais do que merecida. Somos uma equipa jovem, com personalidade, que gosta de jogar em posse e que foi superior nos dois jogos.
Destacando a qualidade dos jogadores do Lille, Maicon afirmou também que o plantel tem alternativas, com jogadores que completam quem está a jogar e realçou a justiça do resultado: A equipa procurou sempre a vitória e conseguimos o nosso principal objectivo, que era a qualificação.

O central holandês Martins Indi voltou a integrar a defesa portista e mostrou-se feliz por ter ajudado a equipa a conseguir o primeiro dos objectivos da temporada e disse também que o facto de ser um jogador polivalente é importante para acrescentar mais soluções à equipa.
Martins Indi valorizou o papel de todos na vitória desta noite, referindo que a equipa jogou muito bem: Apesar de, por vezes, os passes não terem saído muito bem, o facto é que quando marcamos sentimos que o jogo estava controlado. Ganhámos e estou muito contente, até porque o FC Porto tem de estar sempre na Champions League. O Lille é uma boa equipa, a qualificação foi difícil, mas estamos muito satisfeitos.
O central, que na noite desta terça-feira, jogou também a lateral-esquerdo, após a saída de Alex Sandro por lesão, afirmou ser óptimo poder ajudar a equipa: Tive de pensar de forma diferente após a saída do Alex Sandro. Eu sou central, mas estou habituado a jogar a lateral e consegui ajudar nessa posição. É importante fazer um bom trabalho nessa posição, para dar mais soluções à equipa.

O colombiano Jackson Martínez marcou o segundo golo do FC Porto na vitória frente ao Lille, e destacou o bom trabalho que os Dragões fizeram frente a uma equipa que lutou muito. Jackson realçou também que o conjunto azul e branco podia ter marcado mais golos, mostrando-se contente pelo apuramento.
Fizemos um bom trabalho frente a uma equipa que lutou muito. Estava a ser difícil controlar o jogo e soubemos esperar e organizá-lo, para conseguirmos jogar mais perto uns dos outros. Estou contente pelo apuramento. Penso que tivemos muitas ocasiões de golo e que estivemos bem defensivamente, destacou o avançado sul-americano.
Jackson assumiu também que pensa sempre em ajudar a equipa: Os triunfos são colectivos e são mais importantes do que aquilo que posso alcançar individualmente. O importante é que eu esteja bem quando surgirem ocasiões de golo para poder marcar. Em relação aos adversários futuros, Jackson deixa o aviso: Há jogos mais difíceis, outros mais tácticos, e temos de tratar de entrar sempre como temos trabalhado na pré-época. Sempre preparados para perseguir as vitórias, como esta, que foi importante.
Confirmando que a equipa ainda tem muito por onde melhorar, Jackson agradeceu aos adeptos, apesar de lhes pedir o apoio nos bons e nos maus momentos: Penso que os adeptos têm de aprender a ajudar a equipa a ultrapassar os momentos difíceis. Em qualquer competição, em qualquer jogo, toda a gente tem de apoiar a equipa - é disso que precisamos. A equipa entrega-se, dá sempre o seu melhor e o apoio ajuda-nos a ultrapassar as dificuldades.

Génio de Brahini abriu as portas da Champions


​O FC Porto recebeu e venceu esta terça-feira o Lille (2-0), em jogo da segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da UEFA Champions League. Ao ultrapassar esta eliminatória com a formação francesa, os Dragões garantiram a 19.ª presença na principal competição europeia de clubes, registo que só FC Barcelona, Real Madrid e Manchester United conseguem igualar.
Autoritário e pressionante, o FC Porto desde cedo demonstrou querer dar força à vantagem trazida de Lille (1-0) ao assumir uma postura quase asfixiante durante os primeiros 25 minutos. Durante este período, Rúben Neves (6m) e Jackson Martínez (10m) ameaçaram um golo que acabaria por não surgir durante o primeiro tempo, ainda que os azuis e brancos tenham feito bem mais do que o Lille para o merecer, deixando bem patente a superioridade evidenciada no cômputo geral da eliminatória.
O momento da noite surgiu pouco depois do reatamento. Em jeito de corolário de uma reentrada forte, Brahimi abriu o livro na cobrança exímia de um livre directo que deixou Enyeama indefeso (49m). Os mais de 45 mil portistas nas bancadas festejaram em uníssono e bom som a obra de arte assinada pelo internacional argelino, que ainda se deu ao luxo de assistir Jackson Martínez para o segundo golo da noite (69m). Servido deliciosamente pelo camisola oito, o capitão portista fez o que melhor sabe na cara do guardião nigeriano, mostrando que a veia goleadora exibida neste início de temporada não é obra do acaso. Olhando para trás no relvado, importa ainda referir que a defesa azul e branca continua intransponível ao fim de quatro jogos oficiais.
Com classe e, acima de tudo, mérito, o FC Porto ultrapassou o Lille e está na fase de grupos da UEFA Champions League, uma competição que conhece como poucos. Este Dragão merece e a Europa agradece.

25/08/14

Lopetegui: "Temos de ser perfeitos"


Sem esconder a importância do jogo que se segue no calendário portista, Julen Lopetegui voltou a garantir que o FC Porto é uma equipa com vontade de ser protagonista na UEFA Champions League. No lançamento da segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da competição, frente ao Lille, o técnico espanhol acredita que a sua equipa tem de atingir a perfeição para repetir o triunfo do primeiro jogo.
O que espero e acredito é que será um jogo tremendamente complicado, frente a uma equipa que quererá dar a volta à eliminatória. Vamos ver o que teremos de mudar na nossa estratégia, mas temos de ser perfeitos para conseguir vencer o Lille, defensiva e ofensivamente. Estamos no intervalo de um jogo em que temos de fazer as coisas ainda melhor. O Lille tem a intenção de ser protagonista e cabe-nos a nós contrariar isso, começou por afirmar Julen Lopetegui.
Considerando que o jogo frente ao Lille será diferente do de Paços de Ferreira, o treinador portista alerta para a necessidade de os Dragões se preocuparem essencialmente com o seu próprio trabalho. Vai ser um jogo diferente do último que jogámos. A exigência será maior e teremos de ser muito fortes em dois processos: a defender e a atacar. O Lille que vencer e passar a eliminatória, mas preocupamo-nos acima de tudo com aquilo que temos de fazer, prosseguiu.
Em jogo está a 19.ª presença do FC Porto na fase de grupos da UEFA Champions League, um registo histórico apenas partilhado por FC Barcelona, Real Madrid e Manchester United. É um jogo importante, não o negamos. Aceitamos a responsabilidade com esperança e vontade de sermos protagonistas. É uma grande oportunidade para estarmos na UEFA Champions League. Temos consciência do que vamos encontrar frente ao Lille, mas acredito que a equipa está preparada para responder às exigências.
Sobre Aboubakar, o mais recente reforço do plantel que comanda, Julen Lopetegui deixou elogios ao avançado internacional camaronês ex-Lorient (França). É um jogador que apreciamos e estamos felizes por tê-lo connosco. Poderá ajudar-nos muito ao longo da temporada, considerou o técnico.

Três regressos para o jogo com o Lille


​​​Danilo, Reyes e Quaresma são as novidades da convocatória de 18 atletas elaborada por Julen Lopetegui, tendo em vista o encontro com o Lille, marcado para esta terça-feira, às 19h45 no Estádio do Dragão. Comparativamente com a convocatória elaborada pelo técnico espanhol para a deslocação a Paços de Ferreira, para a Liga, saem das escolhas do técnico basco os defesas Marcano e José Ángel e o avançado Tello.
No último ensaio antes do jogo com o Lille, que se realizou na manhã desta segunda-feira, no Estádio do Dragão, Lopetegui apenas não pôde contar com Helton (treino condicionado e trabalho de ginásio), Opare e Tello (ambos realizaram tratamento), que trabalharam à parte.
Lista de 18 convocados: Andrés Fernández e Fabiano (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Evandro, Herrera, Adrián López, Ricardo, Alex Sandro, Óliver Torres e Rúben Neves.

Svein Oddvar Moen vai dirigir o jogo entre o FC Porto e o Lille, desta terça-feira, às 19h45, a contar para a segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da UEFA Champions League. O juiz norueguês, de 35 anos, terá a auxiliá-lo os compatriotas Kim Thomas Haglund e Frank Andas (assistentes), Ken Henry Johnsen e Svein-Erik Edvartsen (assistentes adicionais) e Sven Erik Midthjell (quarto árbitro).

Aboubakar: “Vou dar o máximo de mim”

​Vincent Aboubakar, internacional camaronês de 22 anos, é o novo reforço do FC Porto. O avançado, proveniente do Lorient (França), assinou um contrato válido até 30 de Julho de 2018.
​Tendo cumprido o primeiro treino de Dragão ao peito, Vincent Aboubakar confessou estar muito feliz pelo rumo que a sua carreira tomou. Depois de brilhar ao serviço do Lorient, em França, o avançado dos Camarões prometeu muito trabalho para fazer furor com a camisola 99 do FC Porto, com o qual assinou um contrato válido para as próximas quatro temporadas.
Estou muito feliz por chegar a um grande clube como o FC Porto. É um clube com muita história e que todos os anos luta pela conquista de títulos. É com essa motivação que chego aqui, pois vou dar o máximo de mim para ajudar o FC Porto a vencer e a conquistar mais títulos. Sinto que fiz um bom trabalho no Lorient e foi isso que me permitiu chegar ao FC Porto, afirmou Aboubakar, que terá uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, em exclusivo a Porto Canal e www.fcporto.pt.
Considero-me um jogador rápido e forte fisicamente, que gosto de arriscar nos lances individuais e de fazer golos. Acredito que posso acrescentar coisas a uma equipa que já está recheada de grandes jogadores, prosseguiu o internacional camaronês, pouco atemorizado com a história do número que vai carregar nas costas. Sei que o 99 já pertenceu ao Vítor Baía, mas isso não aumenta a pressão, apenas a motivação, concluiu o jogador de 22 anos.

Varela no West Bromwich


O FC Porto autorizou Varela a viajar para Inglaterra, e o West Bromwich já o anunciou, na tarde de domingo, como reforço. O extremo português acertou um contrato de cedência por uma temporada. Varela, de 29 anos, tem vínculo com os dragões até 2016.
Silvestre é um jogador muito experiente, tanto no FC Porto como na seleção e estou encantado por termos conseguido garantir os seus serviços. É um reforço fantástico para a nossa equipa, disse Alan Irvine, treinador do West Bromwich.