22/09/18

Aconteceu a 22 Setembro 2007

Neste dia, a equipa de hóquei em patins do FC Porto, então hexacampeã nacional, enfrentou o HA Cambra no pavilhão do Infante de Sagres, em jogo da Supertaça António Livramento. Os Dragões venceram por 5-1 e conquistaram aquele troféu pela terceira vez consecutiva, arrancando da melhor forma uma temporada que terminou com o heptacampeonato. As vitórias sucessivas no campeonato continuariam até 2011, quando o FC Porto se sagrou decacampeão da modalidade.

Dragões Diário 22-09-2018

É hoje que o FC Porto vai tentar engatar a quinta vitória consecutiva em jogos da liga fora do Estádio do Dragão. Esta sequência, que arrancou na Luz perto do final da temporada passada, será colocada à prova no Estádio do Bonfim, onde os Dragões venceram 18 dos últimos 20 encontros lá disputados. O duelo com o Vitória de Setúbal, da quinta jornada do campeonato, começa às 21h.

A preparação para este encontro foi concluída ontem, ainda com Mbemba e Soares entregues aos cuidados do departamento médico. Sérgio Conceição, em conferência de imprensa, projetou um jogo complicado, porque os adversários tentam utilizar todas as estratégias possíveis para contrariar o poderio do FC Porto. A receita para vencer está identificada: Espero que o FC Porto apresente as mesmas características do ano passado, respeitando sempre o adversário

Éder Militão voltou a ser convocado para representar a seleção principal do Brasil. O defesa contratado na última janela de transferências foi escolhido por Tite para integrar o grupo que poderá enfrentar a Arábia Saudita e a Argentina, a 12 e 16 de outubro, em Riade e Jeddah (Arábia Saudita).

Para além da equipa principal, hoje jogam o FC Porto B e os Sub-19. Amanhã é a vez dos mais novos: os Sub-17 enfrentam o NDS Guarda, no Olival (11h), enquanto os Sub-15 recebem o Moreirense, no Estádio do Padroense (9h).

A equipa de andebol também entra hoje em acção, a partir das 15h, no pavilhão do Avanca. Leandro Semedo espera um jogo completamente diferente dos efetuados até agora e garante que o grupo ainda não está a pensar na partida da jornada seguinte, frente ao Sporting.

21/09/18

Aconteceu a 21 Setembro 1999

Neste dia, no Estádio das Antas, o FC Porto vencia o Olympiacos por 2-0, em jogo da segunda jornada da primeira fase de grupos da Liga dos Campeões. Zlatko Zahovic, que tinha fechado a participação no ciclo do penta quatro meses antes, jogava já pela equipa grega e viu Esquerdinha e Jardel fazer o resultado. Em menos de dois meses, os Dragões acabariam por carimbar a qualificação para a segunda fase de grupos, vencendo no percurso o Real Madrid de Iker Casillas, mas com Bodo Illgner na baliza.

Dragões Diário 21-09-2018

Maxi Pereira dá corpo e alma à capa da mais recente edição da Dragões. Numa longa entrevista à revista oficial do FC Porto, o defesa uruguaio revela determinação para jogar até cair, diz que a equipa tem que dar a vida em campo e lembra que a mentalidade vencedora fez toda a diferença na época passada. Leia aqui a conversa de el Mono com o Vítor Hugo Alvarenga.

De regresso ao Olival, Sérgio Conceição voltou a preparar a deslocação de amanhã à noite ao Bonfim, com Soares e Mbemba fora dos planos de viagem. Hoje, às 17h15, o treinador faz a antevisão do jogo com o Vitória de Setúbal, mas antes há mais uma sessão de trabalho para decorrer à porta fechada.

Dez horas antes do encontro da Liga, o FC Porto B joga em Aveiro para subir na tabela da Ledman LigaPro e dar continuidade à vitória conseguida contra o Académico de Viseu. Frente à Oliveirense e em jogo da quinta jornada, Pedro Justiniano sabe que terá pela frente um adversário que gosta de ter a bola, mas não muda uma vírgula ao projecto de fazer tudo para ganhar a partir das 11h.

Amanhã também há um dérbi para vencer no Olival. Pelo menos, é essa a intenção manifestada por Tiago Matos e Rafa Pereira, jogadores dos Sub-19, que prepararam a recepção ao Boavista e o jogo da quinta jornada do Campeonato Nacional de Juniores A, com início marcado para as 15h. A entrada demolidora na UEFA Youth League já ficou para trás e ambos falam agora de um desafio muito competitivo.

A equipa de basquetebol do FC Porto surpreendeu o adversário, empolgou o Dragão Caixa, foi mais forte do que o Nizhny Novgorod no segundo, no terceiro e no quarto período, mas a diferença de oito pontos permitida no primeiro acabaria por ditar a derrota (85-86) na 1ª mão da 1ª ronda de qualificação para a Liga dos Campeões. Will Sheehey, com 27 pontos, foi o melhor marcador da partida e, no final, Moncho López deixou uma garantia: Não nos vamos entregar. Amanhã há mais em Nizhny Novgorod, a quase 500 quilómetros para lá de Moscovo e a menos de 48 horas depois do primeiro jogo.

20/09/18

Aconteceu a 20 Setembro 1972

Neste dia, no Estádio das Antas, o FC Porto, do chileno Fernando Riera, vencia o Barcelona, do holandês Rinus Michels, por 3-1, em jogo da primeira eliminatória da Taça UEFA. Barrios colocou os catalães em vantagem, mas Flávio e Abel, que bisou, deram a volta ao resultado. Na segunda mão, em Camp Nou, Abel voltou a marcar e os Dragões voltaram a ganhar por 1-0.

Dragões Diário 20-09-2018

Foi chegar e treinar. Pouco depois do regresso de Gelsenkirchen, ao princípio da tarde de ontem, o plantel portista acrescentava um ponto final ao ponto somado no terreno do Schalke e começava a preparar, no Estádio do Dragão, a deslocação de sábado à noite ao Bonfim, para defrontar o Vitória de Setúbal. Hoje, às 11h e já no Olival, os Dragões voltam a trabalhar sobre o jogo de quinta jornada da Liga.

Os Sub-17 foram a Espinho acertar calendário e empataram a um golo, em jogo em atraso da segunda jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Rui Vinhas marcou o golo dos azuis e brancos, que passam a somar 10 pontos na Série B, menos dois do que o Tondela.

A nossa equipa de basquetebol defronta, ao princípio da noite de hoje, o Nizhny Novgorod, da Rússia, em jogo da primeira mão da primeira ronda de qualificação para a Liga dos Campeões. Sasa Borovnjak não tem dúvidas de que o FC Porto terá pela frente uma grande equipa, destaca a influência dos norte-americanos Kendrick Perry e Roderick Odom, e dispõe-se a fazer o melhor possível para travar o adversário. O Porto Canal transmite em directo, a partir do Dragão Caixa e das 19h30.

A Hora do Clube, que na verdade até são três, está a chegar. Agora à Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, depois da experiência do ano passado no Museu Caffé, e assentando de novo numa versão mais curta e intimista do Dia do Clube. O evento, organizado por sócios e simpatizantes do FC Porto, acontece a 5 de outubro e a participação não dispensa pré-inscrição.

19/09/18

Aconteceu a 19 Setembro 2002


Neste dia, no Estádio das Antas, o FC Porto goleava o Polónia Varsóvia por 6-0, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Jankauskas e Postiga bisaram, Derlei e Maniche fizeram o resto. Era o primeiro jogo de uma longa série que só terminou oito meses depois, em Sevilha, com a vitória sobre o Celtic e o triunfo na competição.



 

Dragões Diário 19-09-2018

Soube a pouco. Soube a pouco, porque o FC Porto transformou apenas um dos dois penáltis de que dispôs, e soube a pouco, porque pareceu evidente que os azuis e brancos têm mais futebol do que o Schalke. Tudo somado, soube a pouco voltar só com um ponto de onde os Dragões já regressaram com a taça. Otávio fez o empate (1-1) e evitou um mal maior.

Não foi um jogo brilhante e Sérgio Conceição foi o primeiro a admiti-lo. Mas foi consistente ao ponto de ter ficado bem claro para ele que, a haver um vencedor, teria que ser o FC Porto. Porque foi sempre superior, teve mais posse de bola, fez mais remates e ainda falhou um penálti. Por outras palavras, resumiu o treinador, não perder é positivo, mas ganhar era melhor.

Por isso mesmo, Otávio trocaria sem esforço o golo pela vitória. Sem alternativa, acabou por se conformar com a divisão de pontos e lembrar que um empate fora, frente ao Schalke, não é mau, consideração que Danilo subscreveu mais adiante, admitindo que é muito difícil dar a volta a um erro cometido na Champions e que um empate fora já é positivo.

Quando o jogo começou em Gelsenkirchen, em Bochum os nossos Sub-19 já tinham vencido o Schalke. Os golos de Fábio Silva, Romário Baró e Angel Yesid fizeram toda a diferença e deram aos Dragões o primeiro lugar do grupo depois de disputada a primeira jornada da UEFA Youth League.

18/09/18

Aconteceu a 18 Setembro 2012

Neste dia, em Zagreb, o FC Porto abria a fase de grupos da Liga dos Campeões a vencer o Dínamo por 2-0, com golos de Lucho González e Steven Defour. Dois meses e meio mais tarde, os Dragões, liderados por Vítor Pereira, fechavam o Grupo A no segundo lugar, atrás do PSG, e com a qualificação para os oitavos de final há muito garantida.

Dragões Diário 18-09-2018

É hoje. Às 20h, em Gelsenkirchen, o FC Porto inicia a 23ª participação na Liga dos Campeões e Sérgio Conceição vai avisando que isso, por si só, não vale nada. Ao recorde partilhado com o Barcelona e o Real Madrid, o treinador quer acrescentar a vitória sobre o Schalke 04, seguro das dificuldades que o projecto encerra e de como é bom entrar a ganhar.

Se jogar, como se prevê que o faça, Iker Casillas atingirá a 20ª participação na fase de grupos da Champions, superando o registo de Ryan Giggs e acrescentando mais um recorde à marca de 167 jogos na prova, máximo que também lhe pertence. Com as prioridades bem definidas, o espanhol desvaloriza os números de uma carreira invejável e insiste que aquilo que realmente importa é somar os três pontos na Alemanha.

Jorge Nuno Pinto da Costa regressou ontem à Arena AufSchalke para assistir ao treino, revelar a mensagem que recebeu de José Mourinho e recordar aquela noite fantástica em que o FC Porto venceu a Liga dos Campeões. Foi memorável, sobretudo para os que tiveram a felicidade de estar aqui, lembrou o presidente. Se não é um dos que já esteve em Gelsenkirchen, nem um dos que vai lá estar, aproveite a boleia do guarda-redes Ralf Fährmann e conheça o estádio onde já fomos muito felizes.

Diogo Leite é um dos 22 jogadores que seguiu viagem para Gelsenkirchen e fê-lo já na qualidade de Melhor Defesa da Liga no mês de agosto. O central foi distinguido pelo desempenho nas três primeiras jornadas do campeonato, período em que defrontou Desportivo de Chaves, Belenenses e Vitória de Guimarães, disputou todos os minutos de cada um dos três jogos e marcou um dos golos da vitória do FC Porto no segundo.

Os Sub-19 também jogam hoje com o Schalke, em encontro da primeira jornada da UEFA Youth League, mas em Bochum e a partir das 15h. Mário Silva diz que o jogo não será fácil, dispõe-se a ver mais longe e traça a final four como objectivo.

17/09/18

Aconteceu a 17 Setembro 1986

Neste dia, o FC Porto iniciava mais uma época europeia, naquela que seria a gloriosa campanha de Viena, com a recepção ao Rabat Ajax, de Malta, em jogo da 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Campeões Europeus. O jogo foi disputado em Vila do Conde, devido às obras de rebaixamento do Estádio das Antas, e terminou com um rotundo 9-0, que ainda é a maior goleada do FC Porto nas competições europeias. Fernando Gomes marcou por quatro vezes, André bisou, e Elói, Madjer e Celso fizeram o resto.

Dragões Diário 17-09-2018

A nossa equipa parte daqui a pouco rumo a Gelsenkirchen, uma cidade que tanto nos diz e que acolherá a estreia na Liga dos Campeões, frente ao Schalke, já amanhã (20h). Hoje, a partir 16h45, Sérgio Conceição e um jogador fazem a antevisão do desafio com o vice-campeão alemão, que será dirigido pelo espanhol Jesús Gil Manzano. Às 17h30 arranca o habitual treino de adaptação ao relvado da Arena AufSchalke.

A preparação para o encontro referente à 1.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões prosseguiu ontem no Olival, com Sérgio Conceição a orientar uma sessão vespertina. Os nomes de Diogo Costa (treino integrado condicionado), Mbemba (tratamento e trabalho de ginásio) e Soares (treino condicionado e trabalho de ginásio) continuam a figurar no boletim clínico portista.

Com golos de Joel Carvalho e Euri Carvalho, os Sub-15 do FC Porto receberam e bateram o Paços de Ferreira (2-0), no Olival, na 4.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C. Os Sub-17, por sua vez, triunfaram no terreno do Sousense (9-0), na 4.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B, e somam por vitórias todos os jogos disputados até ao momento, tal como os Sub-15.

O FC Porto venceu ontem o Torneio Cidade da Maia em hóquei em patins ao bater a UD Oliveirense, por 3-1, no Pavilhão Municipal da Nortecoope. Gonçalo Alves, Giulio Cocco e Reinaldo García assinaram os golos da equipa comandada por Guillem Cabestany, que nos dias anteriores já tinha levado a melhor sobre HC Maia (9-4) e Infante Sagres (7-1).

16/09/18

Aconteceu a 16 Setembro 1984

Neste dia, o FC Porto recebeu e bateu o Benfica, por 2-0, em jogo da 3ª jornada do Campeonato Nacional. Os golos dos Dragões foram apontados por Fernando Gomes, esse temível goleador que nessa época conquistaria a segunda Bota de Ouro da carreira, ganhando para sempre o cognome “Bibota”.

Dragões Diário 16-09-2018

Numa altura em que o foco já está na estreia na Liga dos Campeões, Héctor Herrera abordou a 23ª presença do FC Porto no actual formato da prova: Queremos sonhar, afirmou, entre outras coisas, o capitão portista, em entrevista à Dugout. O início de mais uma caminhada europeia está marcado para a próxima terça-feira (20h00), frente ao Schalke, em Gelsenkirchen. Se vai à Alemanha, é importante saber isto.
 
A preparação para o desafio com o vice-campeão alemão arrancou ontem no Olival, com Sérgio Conceição a orientar uma sessão matinal. No boletim clínico dos Dragões figuram ainda três nomes: Diogo Costa (treino integrado condicionado), Mbemba (tratamento e trabalho de ginásio) e Soares (treino condicionado e trabalho de ginásio). Mais logo, a partir das 19h00, há novo treino.
 
Os Sub-19 do FC Porto venceram de forma expressiva no terreno do Freamunde, por 5-0, em partida referente à 4ª jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Rodrigo Valente, Fábio Vieira, Gonçalo Borges e Fábio Silva (2) foram os marcadores de serviço na equipa comandada por Mário Silva, que lidera a zona Norte com os mesmos 10 pontos que o Sporting de Braga.

O FC Porto continua a somar por vitórias os jogos realizados na 1.ª fase do Campeonato Nacional do Andebol 1. Ontem, no Dragão Caixa, em jogo da 3.ª jornada, os azuis e brancos superiorizaram-se claramente ao Boa Hora (42-15) e mantêm o pleno de triunfos. Alexis Borges, autor de sete golos, foi o melhor marcador do coletivo liderado por Magnus Andersson, que segue no lugar mais alto da tabela.

Está completo o triplete para o bilhar do FC Porto: depois do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal, os Dragões conquistaram a Supertaça de bilhar às três tabelas. A equipa portista, formada por Rui Manuel Costa, Manuel Santos Oliveira, João Ferreira e José Miguel Soares, bateu o Sporting, por 2-0, no Estádio de Alvalade.

Quando se celebram o 5.º aniversário do Museu FC Porto e os 125 anos do FC Porto, o passado azul e branco também se revela nas ruas, em espaços emblemáticos e em importantes instituições portuenses. São 24 pontos de ativação e exposição fora de portas, com muitos factos e curiosidades para conhecer ou recordar num roteiro que começa na Baixa e percorre a Invicta, sem perder de vista o Museu e o Estádio do Dragão.