22/05/23

Aconteceu a 22 Maio 1994 (2004)

Neste dia, Jorge Nuno Pinto da Costa, em 1994 e em 2004 foi reeleito para a presidência do FC Porto. Se o primeiro acto eleitoral foi marcado pela estreia da informática em eleições do clube, o segundo - oitavo mandato do dirigente mais titulado do mundo - entra para a história por se ter realizado no Estádio do Dragão, algo que nunca tinha acontecido até então. Entre os dois momentos, Pinto da Costa liderou o clube ao inédito penta e à conquista da Taça UEFA, em Sevilha. A conquista da Liga dos Campeões estava a poucos dias de distância.

Dragões Diário 22-05-2023

Depois de uma importante e emocionante vitória em Famalicão (4-2), o plantel principal do FC Porto continua hoje a descansar. O regresso ao Olival está agendado para as 16h de amanhã, hora a que arranca a preparação para a receção ao Vitória de Guimarães na última jornada do campeonato.

Mais logo, as atenções estarão focadas na equipa B, que se desloca a Tondela para defrontar a equipa beirã na 33ª jornada da segunda liga (18h, Sport TV+). No sexto lugar da tabela classificativa, os pupilos de António Folha vão tentar prolongar o bom momento iniciado com o triunfo frente ao Académico de Viseu (3-1). Do outro lado estará o 12º classificado, que já não conhece o sabor da vitória há três encontros.

O Playoff das meias-finais da Liga de basquetebol não começou da melhor maneira para os pupilos de Fernando Sá, que no Dragão Arena perderam frente ao Sporting no jogo 1 (80-88). Depois de uma entrada em falso no clássico (32-45 ao intervalo) e de uma melhoria considerável na segunda parte, Max Landis, melhor marcador portista com 29 pontos convertidos, ainda empatou a partida (66-66), mas o final não foi feliz para os Dragões. Amanhã (19h, Porto Canal/FC Porto TV) há nova batalha entre as duas equipas no mesmo local.

Os Sub-15 cumpriram a missão na receção à Académica e continuam na perseguição à liderança da fase final do campeonato. Frente aos estudantes, os jovens portistas venceram por seis golos sem resposta e somam agora 32 pontos, menos três do que o Benfica. Duarte Cunha e Guilherme Carvalho bisaram no duelo, Gonçalo Oliveira e Rúben Barbosa completaram a goleada.