20/04/19

Aconteceu a 20 Abril 2011

Neste dia, o FC Porto assinou uma das reviravoltas mais entusiasmantes da última década, deslocando-se a Lisboa para eliminar o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal. Depois de perder (0-2) no Dragão, a equipa portista venceu com grande estilo no Estádio da Luz, por 3-1, avançando para a final da competição.

Dragões Diário 20-04-2019

A cinco jornadas do final da Liga, o FC Porto sabe que depende de terceiros para revalidar o título nacional mas Sérgio Conceição sublinha a importância de conquistar os 15 pontos em disputa, deixando as contas para daqui a um mês. Não dependemos de nós, mas dependemos de nós para dar o melhor para vencer os cinco jogos que faltam.

Na conferência de imprensa realizada na véspera do FC Porto-Santa Clara, o treinador recordou o excelente trajecto da equipa na Liga dos Campeões e pediu novamente melhores condições para representar Portugal na Europa. Depois, o plantel realizou mais um treino à porta fechada no Olival, apenas com um nome no boletim clínico. Hoje é dia de Estádio do Dragão, com animação a partir das 17h e o pontapé de saída do jogo agendado para as 20h30.

Na 30ª jornada da Ledman Liga Pro, FC Porto B colocou-se em vantagem graças a um golo de Diogo Queirós, durante uma primeira parte de grande nível no Estádio José Santos Pinto, mas não conseguiu evitar a derrota (2-1), com enorme polémica em torno do primeiro golo do Sporting da Covilhã.

Na formação, os Sub-17 e os Sub-15 entram hoje em campo, a partir das 11h. No Olival, em jogo com transmissão em directo no Porto Canal, a equipa de Sub-15 recebe a Académica. À mesma hora, em Alcochete, a formação de Sub-17 defronta o Sporting.

A W52-FC Porto continua a acumular resultados interessantes na estreia em provas da categoria World Tour. Na 4ª etapa da Volta à Turquia, Edgar Pinto (16º lugar) e Rafael Reis (19º) terminaram no top-20, com o experiente ciclista de Albergaria-a-Velha a manter a 8ª posição na classificação geral. Por equipas, a W52-FC Porto ocupa o 5º lugar e vai ganhando adeptos na Turquia, como este diretor do Galatasaray, que ficou surpreendido com a aposta do clube portista no ciclismo.

19/04/19

Aconteceu a 19 Abril 2009

Neste dia, em Coimbra, já na ponta final da caminhada para o tetra, o FC Porto vencia a Académica por 3-0 com golos de Rolando, Lisandro López e Mariano González. A época não tinha começado particularmente bem, com os azuis e brancos a sofrerem duas derrotas consecutivas frente ao Leixões e à Naval, mas uma série de 23 jornadas sem perder permitiu à equipa de Jesualdo Ferreira recuperar e superar a concorrência de Sporting e Benfica. Vinte e um dias depois, Bruno Alves confirmaria a conquista do quarto título consecutivo ao decidir o FC Porto-Nacional (1-0).

Dragões Diário 19-04-2019

Arrancou ontem, no Olival, a preparação para a recepção ao Santa Clara, referente à 30ª jornada do campeonato. Fabiano (tratamento) é o único nome a figurar no boletim clínico dos Dragões, que voltam a treinar logo à tarde (17h), depois da conferência de imprensa de Sérgio Conceição (16h, Porto Canal). Já estão vendidos 42 mil bilhetes para o FC Porto-Santa Clara de amanhã (20h30).

A 30ª jornada da Ledman LigaPro vai levar o FC Porto B até à Covilhã. Na antevisão da partida que se disputa daqui a pouco (11h15, Sport TV), o defesa Alan Bidi afirmou que a equipa portista quer fazer uma boa reta final de campeonato para terminar na melhor posição possível. O FC Porto B é sexto classificado, com 42 pontos, enquanto o Sporting da Covilhã segue na oitava posição, com 38.

Duas semanas depois de ter batido o Madeira SAD no campeonato, o FC Porto Sofarma está de volta à competição e tem duelo marcado com o Saint-Raphael na 1ª mão dos quartos de final da Taça EHF. O jogo disputa-se amanhã (19h, Porto Canal), em França, e o guarda-redes Thomas Bauer perspectivou dificuldades, mas garantiu que o objectivo é o mesmo de sempre: a vitória.

A Liga Portuguesa de Basquetebol está de regresso e a 6ª jornada da 2ª fase vai levar o FC Porto até Angra do Heroísmo, nos Açores, onde os azuis e brancos defrontam o Lusitânia. Na antevisão do encontro que se disputa amanhã (19h), o extremo Vlad Voytso manifestou confiança em mais um triunfo portista. Os Dragões somam 11 vitórias consecutivas e 23 nos últimos 25 jogos.

Ao terminar na 19ª posição, Samuel Caldeira cotou-se como o melhor ciclista da W52-FC Porto na 3ª etapa da Volta à Turquia, que ontem ligou Çanakkale a Edremit (122,6 quilómetros). Na geral individual, Edgar Pinto (8º) é o único portista no top-10 da prova, enquanto a W52-FC Porto ocupa a 5ª posição na geral por equipas. Hoje corre-se a 4ª etapa, entre Balikesir e Bursa (194,3 quilómetros).

18/04/19

Aconteceu a 18 Abril 1986

Neste dia, Jorge Nuno Pinto da Costa tomou posse para o terceiro mandato como presidente do FC Porto. Dois dias depois, os Dragões revalidaram o título nacional, mas o melhor ainda estava para vir: no final da temporada seguinte, os azuis e brancos venceram pela primeira vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Dragões Diário 18-04-2019

O FC Porto entrou muito bem no jogo, dominou o Liverpool, criou várias oportunidades, não as concretizou, e sofreu um golo na primeira vez que o adversário se aproximou da baliza de Casillas. Os primeiros 26 minutos do encontro de ontem foram assim, o resto não foi muito diferente. O FC Porto perdeu por 4-1 e está fora da Liga dos Campeões.

Foi um resultado pesado para aquilo que a equipa fez, comentou Sérgio Conceição, que pensa que tudo teria sido diferente se os Dragões tivessem concretizado alguma das oportunidades que criaram desde cedo. No fundo, apesar do desfecho negativo, para o treinador tratou-se de uma demonstração de grande dignidade. Agora há que olhar em frente: temos dois títulos para disputar e queremos muito ganhá-los.

Também os jogadores sublinharam uma certa injustiça do resultado de ontem. Danilo declarou que a equipa saiu do campo de cabeça erguida e com a convicção de que jogos assim servem de lição. O capitão Herrera considerou que o FC Porto chegou a fazer um jogo impressionante, muito agressivo, enquanto Pepe aproveitou para deixar uma palavra aos adeptos, que foram fantásticos.

O que fica, então, desta campanha europeia do FC Porto? Há vários factos que merecem destaque:

1. O FC Porto afirmou-se como uma das oito melhores equipas da Europa.

2. O FC Porto chegou mais longe do que clubes bem mais poderosos financeiramente, como o Real Madrid, o Bayern Munique, o Paris Saint-Germain, o Atlético de Madrid, o Borussia Dortmund, o Inter, o Nápoles e a Roma.

3. O FC Porto foi a melhor em 32 equipas que participaram na fase de grupos, somando 16 pontos e igualando o melhor registo da história do clube, em 1996/97.

4. O FC Porto foi a melhor equipa portuguesa na Liga dos Campeões, como é recorrente, e a única que ultrapassou a fase de grupos.

5. Moussa Marega marcou em seis jogos consecutivos da Liga dos Campeões e bateu o recorde de Mário Jardel, que tinha facturado em cinco jogos seguidos.

6. Casillas alcançou a 100ª vitória na Liga dos Campeões, reforçou o estatuto de atleta com mais jogos na prova e tornou-se o jogador que mais vezes disputou os oitavos de final da competição.

Um balanço muito positivo, no fundo, que enche de orgulho todos os adeptos do FC Porto. A partir de hoje, a equipa foca-se noutros objectivos, por isso começa já daqui a pouco a preparar a recepção de sábado ao Santa Clara.

Na segunda etapa da Volta à Turquia, Edgar Pinto cortou a meta na oitava posição, a três segundos do vencedor, e foi o ciclista da W52-FC Porto a percorrer mais rapidamente a distância entre Tekirdağ a Eceabat. Para hoje está reservada uma tirada com 122,6 quilómetros com partida de Çanakkale e chegada a Edremit.

17/04/19

Aconteceu a 17 Abril 1955

Neste dia, o FC Porto disputou um encontro particular com o Real Madrid, campeão espanhol que nos cinco anos seguintes venceria as primeiras cinco edições da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Nas Antas, o Real de Di Stéfano até se adiantou logo no primeiro minuto, mas uma exibição brilhante da equipa treinada por Fernando Vaz resultou numa vitória por 5-2, com golos de Hernâni, Virgílio, Vieira, Manuel Romeu e Monteiro da Costa.

Dragões Diário 17-04-2019

O sonho de estar presente nas meias-finais da Liga dos Campeões vai hoje a jogo no Dragão. A partir das 20h, perante um estádio lotado, o FC Porto vai fazer tudo o que estiver ao alcance para dar a volta ao resultado negativo da primeira mão, em Anfield, onde o Liverpool, vice-campeão europeu e líder da Premier League, venceu por 2-0.

Sérgio Conceição, que ontem dirigiu o último treino de preparação para este encontro, tem consciência das dificuldades que vai enfrentar, mas considera que não há motivação maior do que poder fazer uma reviravolta histórica. O segredo para o sucesso passa pela prestação dos jogadores, ainda que guiados pela equipa técnica: são eles os obreiros de tudo o que de bom tem acontecido.

O capitão Héctor Herrera garante que o grupo não encara este jogo como uma vingança e manifesta-se confiante na possibilidade de obter um bom resultado para continuarmos a alimentar o nosso sonho. O internacional mexicano promete aos adeptos que a equipa vai dar o máximo e confessou um desejo: espero que possamos sentir a energia e a força do Dragão.

A W52-FC Porto estreou-se ontem em provas World Tour. Na primeira etapa da Volta à Turquia, que ligou Istambul a Tekirdağ, Samuel Caldeira (27º) cotou-se como o melhor ciclista dos Dragões, cumprindo a distância em 3h32m34s, o mesmo tempo do vencedor, o irlandês Sam Bennett (Bora-Hansgrohe). Hoje corre-se a segunda tirada da prova, entre Tekirdağ e Eceabat (183,3 quilómetros).

16/04/19

Aconteceu a 16 Abril 1911

Neste dia, foi eleito em Assembleia Geral o terceiro presidente da história do FC Porto. O militar Júlio Garcez de Lencastre foi o escolhido pelos sócios para suceder a José Monteiro da Costa, que em 1906 tinha dado nova vida ao clube fundado por António Nicolau de Almeida em 1893.

Dragões Diário 16-04-2019

É já amanhã, com arbitragem do holandês Danny Makkelie, que o FC Porto vai discutir com o Liverpool, no Estádio do Dragão, a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões. Este encontro continuou ontem a ser preparado no Olival e será hoje projetado em conferência de imprensa por Sérgio Conceição e um jogador, a partir das 15h.

Quem já olhou para o que poderá ser este jogo é Alex Telles. O lateral que marcou o golo decisivo dos oitavos de final, e que viveu frente à Roma um dos momentos mais especiais da carreira, destacou que o Liverpool é uma equipa que tem um ataque muito forte, de top mundial, para além de ter “uma defesa muito consistente”.

A W52-FC Porto estreia-se hoje em provas World Tour, com a participação na Volta à Turquia. Em declarações ao Porto Canal, que vai acompanhar a competição no terreno, Rafael Reis aborda uma volta em que os ciclistas azuis e brancos têm a ambição de causar surpresa. A primeira etapa ligará Istambul a Tekirdag, num total de 156,7 km.

A secção de bilhar comemora 70 anos de actividade e essa data está a ser assinalada com uma exposição no Museu FC Porto. Jorge Nuno Pinto da Costa, que ontem participou na inauguração da mostra temporária, mostrou-se feliz por voltar a confirmar a vitalidade de uma modalidade que está em grande expansão.

No último fim de semana, os nadadores do FC Porto participaram nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 1ª Divisão. A equipa masculina subiu à terceira posição do pódio, enquanto a formação feminina foi quarta classificada.

15/04/19

Aconteceu a 15 Abril 1928

Neste dia, no campo do Ameal, Portugal recebe a Itália e vence por 4-1. A estrela do jogo é um homem da casa: Waldemar Mota é à época uma das principais figuras do FC Porto e destroça a Itália, ao apontar três golos, naquele que foi o primeiro hat-trick na história das selecções nacionais.

Dragões Diário 15-04-2019

A preparação para a recepção ao Liverpool, referente à 2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, arrancou ontem, no Olival, horas depois do triunfo em Portimão, na 29ª jornada do campeonato. Corona (tratamento) é o único nome a figurar no boletim clínico dos Dragões, que voltam a treinar daqui a pouco. O FC Porto-Liverpool joga-se na quarta-feira (20h), no Estádio do Dragão.

A equipa de Sub-15 do FC Porto empatou com o Sporting (3-3), na Academia de Alcochete, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores C. Umaro Candé (2) e Gonçalo Esteves fizeram os golos dos Dragões, que estão a agora a dois pontos do líder Benfica. Na 5ª jornada, os Sub-15 portistas recebem a Académica, no Olival (20 de abril, 11h, Porto Canal).

Ao terminar na 12ª posição da geral individual, Joaquim Silva cotou-se como o melhor ciclista da W52-FC Porto na edição de 2019 do Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela. Joaquim Silva terminou a prova a 25 segundos do vencedor Edwin Ávila (Israel Cycling Academy) e teve a companhia de António Carvalho (16º) no top-20. A W52-FC Porto obteve o nono lugar na classificação por equipas.

O FC Porto alcançou dois títulos nacionais e um total de seis pódios nos Campeonatos Nacionais de Ténis de Mesa, organizados pela Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI), em Lamego. Pedro Cardoso e António Macedo brilharam na classe destinada a atletas com deficiência intelectual, enquanto Fábio Ramalho e João Oliveira subiram três vezes ao pódio na classe de Síndrome de Down.

14/04/19

Aconteceu a 14 Abril 1929

Neste dia, o exemplar Norman Hall demonstrou uma vez mais o seu tremendo fair-play. O FC Porto venceu o Progresso por 9-1 e podia ter atingido a barreira dos dez golos marcados. Porém, o capitão azul e branco, considerando que o árbitro tinha errado na sua decisão, decidiu falhar de propósito uma grande penalidade.

Dragões Diário 14-04-2019

O 50º jogo do FC Porto na temporada 2018/19 reforçou a convicção do universo portista: os campeões nacionais estão preparados para as finais que se seguem. A equipa de Sérgio Conceição deu uma resposta clara frente ao Portimonense, que tinha vencido em casa o Benfica e o Sporting. Yacine Brahimi e Moussa Marega comprovaram a apetência para marcar à equipa algarvia, principal vítima do argelino e do maliano. Héctor Herrera fechou a contagem em período de descontos (3-0).

Sérgio Conceição enalteceu o espírito fantástico no balneário do FC Porto mas criticou quem tem visão curta: Há quem fale muito da raça e do grito. Claro que é preciso alma, mas uma boa organização, com uma boa ocupação de espaços, é que é fundamental. Pepe, um dos melhores em campo, diz que a equipa está forte e que os jogadores querem honrar a camisola do FC Porto. A lesão de Jesús Corona foi a única má notícia para os Dragões, que começam já hoje a preparar a receção ao Liverpool.

O FC Porto B empatou com o líder da Ledman Liga Pro (1-1) e continua a ocupar a sexta posição na tabela classificativa. O Paços de Ferreira marcou primeiro no Estádio de Pedroso e a equipa de Rui Barros reagiu com um golo de Rui Costa, o segundo consecutivo para o avançado, antes da expulsão de Diogo Leite, que originou um cenário de inferioridade numérica desde o minuto 69. O jovem Ivo Pereira, que luta contra uma doença do foro oncológico, assistiu ao jogo no Camarote Presidencial, já depois de ter entrado com as equipas em campo e de ter recebido três camisolas.

Num final de tarde com muito futebol, as equipas de Sub-19 e Sub-17 do FC Porto venceram Sporting de Braga e Belenenses, respectivamente. No Minho, foram Fábio Silva e Vítor Ferreira a garantir o triunfo dos Juniores A (2-1). No Olival, na 3ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores B, a resistência do Belenenses foi quebrada com um golo de Nuno Ferrás (1-0).

Daniel Mestre é o novo camisola amarela do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. O ciclista da W52-FC Porto venceu ao sprint a segunda etapa, entre Manteiras e o Fundão, partindo para o último dia da prova com quatro segundos de vantagem sobre o colombiano Edwin Ávila (Israel Cycling Academy). A terceira e derradeira etapa inclui uma subida à Torre da Serra da Estrela, com partida em Celorico da Beira e chegada à Covilhã.