18/04/19

Dragões Diário 18-04-2019

O FC Porto entrou muito bem no jogo, dominou o Liverpool, criou várias oportunidades, não as concretizou, e sofreu um golo na primeira vez que o adversário se aproximou da baliza de Casillas. Os primeiros 26 minutos do encontro de ontem foram assim, o resto não foi muito diferente. O FC Porto perdeu por 4-1 e está fora da Liga dos Campeões.

Foi um resultado pesado para aquilo que a equipa fez, comentou Sérgio Conceição, que pensa que tudo teria sido diferente se os Dragões tivessem concretizado alguma das oportunidades que criaram desde cedo. No fundo, apesar do desfecho negativo, para o treinador tratou-se de uma demonstração de grande dignidade. Agora há que olhar em frente: temos dois títulos para disputar e queremos muito ganhá-los.

Também os jogadores sublinharam uma certa injustiça do resultado de ontem. Danilo declarou que a equipa saiu do campo de cabeça erguida e com a convicção de que jogos assim servem de lição. O capitão Herrera considerou que o FC Porto chegou a fazer um jogo impressionante, muito agressivo, enquanto Pepe aproveitou para deixar uma palavra aos adeptos, que foram fantásticos.

O que fica, então, desta campanha europeia do FC Porto? Há vários factos que merecem destaque:

1. O FC Porto afirmou-se como uma das oito melhores equipas da Europa.

2. O FC Porto chegou mais longe do que clubes bem mais poderosos financeiramente, como o Real Madrid, o Bayern Munique, o Paris Saint-Germain, o Atlético de Madrid, o Borussia Dortmund, o Inter, o Nápoles e a Roma.

3. O FC Porto foi a melhor em 32 equipas que participaram na fase de grupos, somando 16 pontos e igualando o melhor registo da história do clube, em 1996/97.

4. O FC Porto foi a melhor equipa portuguesa na Liga dos Campeões, como é recorrente, e a única que ultrapassou a fase de grupos.

5. Moussa Marega marcou em seis jogos consecutivos da Liga dos Campeões e bateu o recorde de Mário Jardel, que tinha facturado em cinco jogos seguidos.

6. Casillas alcançou a 100ª vitória na Liga dos Campeões, reforçou o estatuto de atleta com mais jogos na prova e tornou-se o jogador que mais vezes disputou os oitavos de final da competição.

Um balanço muito positivo, no fundo, que enche de orgulho todos os adeptos do FC Porto. A partir de hoje, a equipa foca-se noutros objectivos, por isso começa já daqui a pouco a preparar a recepção de sábado ao Santa Clara.

Na segunda etapa da Volta à Turquia, Edgar Pinto cortou a meta na oitava posição, a três segundos do vencedor, e foi o ciclista da W52-FC Porto a percorrer mais rapidamente a distância entre Tekirdağ a Eceabat. Para hoje está reservada uma tirada com 122,6 quilómetros com partida de Çanakkale e chegada a Edremit.

Sem comentários: