02/03/13

João Moutinho falha convocatória para o clássico


O médio João Moutinho vai falhar o reencontro com a sua antiga equipa, marcado para sábado, em Alvalade. O jogador contraiu distensão na face posterior da coxa direita e ficou de fora da lista de convocados do FC Porto.
Baixa de última hora, completamente inesperada, ainda mais perante a habitual regularidade de João Moutinho, numa altura em que se preparava para voltar a reencontrar o clube no qual atuou ao longo de vários anos.
Em relação à última convocatória (vitória sobre o Rio Ave por 2-1), Vítor Pereira deixou ainda de fora Quiñones e Kelvin, promovendo os regressos de Alex Sandro, Atsu e Sebá.
O defesa francês Mangala, com lesão no ombro, contraída no treino de terça-feira, já se sabia que também seria baixa para o clássico.

Convocatória:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Maicon, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro;

Médios: Fernando, Defour, Castro, Lucho e Izmailov;

Avançados: Jackson, James, Varela, Liedson, Sebá e Atsu.

Paulo Baptista apita em Alvalade

Paulo Baptista (43 anos), de Portalegre, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir o Sporting-FC Porto. Este será o terceiro encontro entre leões e dragões que o gerente de armazém vai arbitrar na sua carreira, mas vai estar pela primeira vez num clássico em Alvalade.
A estreia em clássicos do juiz alentejano, que não é internacional, aconteceu em 1997, na nona jornada da Liga, num encontro em que FC Porto e Sporting empataram a uma bola.
José Braga e Valter Rufo serão os árbitro auxiliares de Paulo Baptista, em Alvalade.

SAD portista com lucros de 6,3 milhões de euros no 1º semestre

A FC Porto SAD fechou o primeiro semestre da época 2012/13 com um lucro de 6,3 milhões de euros, o que compara com o prejuízo de 8,9 milhões obtido entre julho e dezembro da temporada passada. Nestes seis meses, a SAD gerou receitas, sem transferências de jogadores, de 40,5 milhões de euros, uma subida de 4,8 milhões .
No campo dos custos, a SAD apresenta 46 milhões, mais 1,7 milhões do que no mesmo período de 2011/12. Aqui, o destaque vai para os gastos com salários, que aumentaram em quase quatro milhões de euros para os 25,8 milhões. No final de dezembro, o passivo da SAD era de 217,5 milhões, uma melhoria de quase 5,9 milhões de euros, enquanto o ativo cresceu para os 211,2 milhões de euros.

Rui Gomes: "Jogo ideal para voltarmos às vitórias"

Rui Gomes antecipou esta quinta-feira a recepção do FC Porto B ao Sporting B, o mini-clássico que antecede o duelo entre equipas principais de sábado à noite. Para o treinador, o FC Porto B trabalhou bem durante a semana e está “superconfiante”.

Jogo ideal para regressar às vitórias?
Depois de uma jornada em que não ganhámos, até perdemos, e não estivemos ao nosso nível, assumindo a nossa responsabilidade por não termos conseguido o jogo que queríamos, isso tem de funcionar ainda mais como estímulo para voltarmos às vitórias. Sabemos que é um jogo difícil, sabemos que é um jogo importante, com tudo o que rodeia estes jogos, e também por isso este é o jogo ideal para voltarmos a ganhar, para voltarmos aquele que tem sido o nosso nível exibicional mais recente.

O campeonato do Sporting B tem feito um campeonato regular, sempre nos primeiros lugares. O FC Porto B melhorou, a diferença pontual é a diferença entre as equipas, ou esbateu-se?
Se fizermos uma análise dos pontos conquistados pelas duas equipas depois da 10.ª jornada, teríamos um nível muito equilibrado entre, o que mostra a igualdade entre as duas equipas, que não existia, por exemplo, quando lá fomos jogar, porque ainda não estávamos com um nível de jogo dentro daquilo que queríamos. Prevejo jogo equilibrado, mas prevejo que nos tenhamos a capacidade, sobretudo se quisermos ganhar do que eles, temos de levar isso para dentro do campo, levar a nossa qualidade para dentro do jogo e se essas duas coisas acontecerem vamos seguramente vencer.

Os treinadores dizem que a motivação nestes jogos é mais elevado, é assim também neste duelo de equipas B?
Eu tenho tido os jogadores quase sempre motivados, o nível de motivação para cada jogo não difere muito. O que rodeia o jogo, as expectativas que se criam, o que se fala mais durante a semana, provavelmente acaba por potenciar uma maior expectativa em relação ao jogo. Agora, a semana foi tranquilíssima, foi uma semana de trabalho boa e estamos superconfiantes para este jogo.

Vítor Pereira: "Os jogadores sabem que não há margem de erro"


Imune ao ambiente e a provocações. O diagnóstico é de Vítor Pereira, a propósito da sua própria equipa e feito em plena conferência de imprensa, que precede a deslocação a Alvalade, onde, garante o treinador, nenhuma envolvência adversa inibirá João Moutinho, Varela, Izmaylov e Liedson. “Eles vão com espírito de conquista”, assegura o treinador.

Na antevisão do “Clássico”, projectada ao princípio da tarde desta quinta-feira, no auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o técnico do FC Porto respondeu ainda aos desafios de Jorge Jesus, de Ricky van Wolfswinkel e de Domingos Paciência, antes de resumir e focar todas as perguntas e manobras de dispersão numa questão elementar: “Não há margem de erro”.

O lado B do "Clássico"
“O FC Porto tem revelado nos últimos anos dificuldades em defrontar o Sporting em Alvalade. Não tenho dúvidas de que será um jogo bem disputado, frente a uma equipa que me parece agora mais compacta. Considero as afirmações do Jorge Jesus um pouco desrespeitosas para com os profissionais do Sporting e recordo-me perfeitamente do Sporting-Benfica, até porque assisti ao jogo em Alvalade, e o Benfica fez o resultado na segunda parte, com o Sporting a acusar o cansaço do jogo da Liga Europa. Aliás, enquanto o Sporting foi Sporting, vi mais Sporting do que Benfica. E a propósito dessa questão de equipas A e B, recordo que aquela que foi considerada a grande exibição do Benfica esta época aconteceu em Camp Nou, contra um Barcelona que só apresentou o Puyol da equipa habitual. Desse jogo, que atirou orgulhosamente o Benfica para fora da Liga dos Campeões, para o mais recente, com o Real Madrid, só o Puyol se manteve na equipa do Barcelona. Agora também não será o Sporting B a defrontar o FC Porto.”

As preferências de Wolfswinkel
“O Sporting, na situação em que está, tem que ganhar os seus jogos. Nós também temos que ganhar os nossos, porque queremos ser campeões, mas ele [ndr: Ricky van Wolfswinkel] também tem que o assumir. Quanto ao resto, de querer impedir o FC Porto de ser campeão, não vou comentar. Ele tem o direito de ter as suas preferências e de ter os seus amigos.”

Espírito de conquista
“Relativamente às palavras do meu colega Domingos [ndr: sobre o grau de profissionalismo de Izmaylov], não vou tecer comentários. São palavras dele. O que sei é que os jogadores que jogaram no Sporting e agora são do FC Porto vão a Alvalade com espírito de conquista.”

Força do colectivo
“A equipa do Sporting parece-me mais solidária, com ideias mais definidas, mais compacta e tem qualidade individual e condições de esgrimir argumentos connosco. Vou apresentar a equipa que considero estar mais habilitada para disputar este jogo. Todos os jogadores são importantes no FC Porto e o Mangala não é excepção, mas a força do FC Porto é claramente o colectivo.”

Sem margem de erro
“Disputar este jogo no primeiro terço do campeonato não é a mesma coisa que fazê-lo no último terço do campeonato, que está renhido e bonito. Os jogadores sabem que não há margem de erro para podermos atingir o nosso objectivo.”

Imunes ao ambiente
“Não acredito que os assobios em Alvalade possam inibir os nossos jogadores que já representaram o Sporting. Estão habituados a este tipo de ambientes. E depois do que vi fazer alguns deles em Istambul, num jogo com o Besiktas, num ambiente tão difícil que não se consegue descrever, não tenho quaisquer dúvidas de que isso não terá qualquer peso. O que decide jogos é o talento que eles têm.”

«Sonho ser convocado à seleção brasileira» – Fernando


O médio Fernando reconheceu que espera ter uma oportunidade por parte do selecionador Luiz Felipe Scolari de representar a seleção brasileira.
«Sempre sonhei com a convocação à seleção brasileira e desde que cheguei ao FC Porto tenho trabalhado nesse sentido, mas sei que é muito complicado, pela qualidade e quantidade de jogadores», afirmou Fernando, em entrevista à rádio Renascença.
Mesmo que não seja agora convocado, o preponderante médio, de 25 anos, não vai baixar os braços: «O meu sonho está intacto independentemente se for apenas daqui a dois ou três anos convocados. Sei do valor do meu trabalho».

Jackson eleito jogador do mês de fevereiro


Jackson Martínez, avançado do FC Porto, foi eleito o melhor jogador do mês de fevereiro da Liga.
O internacional colombiano arrecadou a distinção atribuída pela Liga de Clubes e pelo Sindicato de Jogadores com 22,9 por cento dos votos, seguido do colega de equipa João Moutinho, com 16,1 por cento, e do avançado do Benfica Lima, que reuniu 11,6 por cento das preferências.
Jackson será distinguido antes do jogo com o Estoril, no Estádio do Dragão, a contar para a 22.ª jornada da Liga.

27/02/13

Domingos questiona profissionalismo de Izmailov

O antigo treinador do Sporting ironizou, no programa 'Grande Área' da RTP, sobre o rendimento do agora médio do FC Porto.
Domingos Paciência está bastante admirado pela intensidade de jogo demonstrada por Marat Izmailov desde que chegou ao FC Porto. O antigo treinador do Sp. Braga, Sporting e Deportivo da Corunha, que orientou o russo em Alvalade, põe mesmo em causa o profissionalismo do médio de 30 anos, que esteve indisponível durante muito tempo, devido a alegados problemas físicos.
"A questão do Izmailov é uma questão de honestidade ou se calhar eu não soube tirar tudo dele. Olhando à intensidade com que joga atualmente, alguém estava mal: ou o departamento médico ou o despartamento técnico ou então o profissionalismo dele", atirou o técnico no programa 'Grande Área' da RTP, respondendo a uma pergunta de um telespectador.

Atsu recuperado para Alvalade

Boas notícias para Vítor Pereira, treinador do FC Porto, no treino desta manhã, no Olival. Atsu, extremo ganês, já trabalhou sem limitações e pode ser uma das armas para o duelo com o Sporting, em Alvalade, na próxima jornada.
Sem Mangala, que continua entregue ao departamento médico, Vítor Pereira ganha assim mais um trunfo para o ataque. No ensaio matinal, face à ausência de Mangala, Vítor Pereira chamou o central experiente José António, da equipa B, que trabalhou com o plantel principal, tal como David, defesa-direito e o médio ofensivo Tózé.
Entretanto, na imprensa sensacionalista europeia, fala-se no interesse do Milan em Mangala e do Manchester United em James (Daily Mail).

Mangala está em dúvida


Eliaquim Mangala fez uma luxação no ombro no treino de ontem do FC Porto e está em dúvida para o clássico de sábado com o Sporting, em Alvalade. De acordo com uma nota publicada no site oficial dos dragões, o jogador foi assistido de imediato e ficou "em repouso domiciliário".
O plantel orientado por Vítor Pereira regressou ontem ao trabalho, após dois dias de folga, e também Christian Atsu, que já tinha sido baixa de última hora frente ao Rio Ave, apresentou dores musculares na coxa esquerda, limitando-se a fazer trabalho específico com o preparador físico Raul Costa.
Também ontem, João Moutinho recebeu o prémio de melhor jogador em campo – votado pelos adeptos portistas – no jogo do último domingo com o Rio Ave (2-1). "O reconhecimento é sempre bom, mas o mais importante é o facto de termos conseguido mais uma boa exibição e a vitória frente ao Rio Ave, num jogo extremamente difícil. É um bom momento para mim, mas é ainda um momento melhor da equipa. Fico feliz por receber este prémio, mas, sobretudo, por ter ganho o jogo", afirmou o médio.

Regresso aos treinos

O FC Porto regressou esta terça-feira ao trabalho para preparar o clássico com o Sporting, partida da 21.ª jornada agendada para sábado, às 19 e 45.
Vítor Pereira contou com 23 jogadores na sessão de trabalho que orientou no Olival, nos quais se incluiam Sérgio Oliveira, da equipa B, e o avançado Sebá que tem sido chamado frequentemente para trabalhar com o plantel principal.
Atsu, que falhou o encontro com o Rio Ave devido a uma lesão, esteve esta manhã a trabalhar no relvado, fazendo trabalho de recuperação à parte dos colegas.


João Moutinho: «Atravesso boa fase»


Eleito o melhor em campo no jogo com o Rio Ave, João Moutinho reconhece o bom momento de forma que atravessa, em vésperas de voltar ao Estádio de Alvalade para defrontar o Sporting.
«Atravesso uma boa fase, mas este prémio é, acima de tudo, um reconhecimento ao bom momento da equipa», afirmou o jogador, momento antes de o plantel portista dar início à preparação do jogo com o Sporting.
Moutinho optou assim por dividir os louros, referindo que o coletivo sobrepõe-se sempre aos prémios individuais, ainda mais numa altura decisiva da temporada: «Foi bom ter contribuído para mais uma vitória do FC Porto, ainda mais num jogo difícil, num momento de decisões.»

Lucho González: "Disse ao Jackson para marcar o penálti"


O capitão dos azuis e brancos concedeu uma entrevista à ESPN Radio e confessou a admiração pelo avançado colombiano, cuja confiança elogiou, mesmo depois do lance infeliz frente ao Rio Ave.
Lucho González está rendido ao talento de Jackson Martínez e considera que o avançado do FC Porto é um "excelente jogador". Aos microfones da ESPN Radio, da Argentina, citado pelo jornal 'O Jogo', El Comandante revelou que foi ele a incentivar o companheiro a marcar a segunda grande penalidade frente ao Rio Ave, depois de ter falhado a primeira oportunidade, quando tentou enganar o guardião adversário com o famoso 'penálti à Panenka'.
"São coisas que acontecem. Se o guarda-redes não tivesse ficado parado, a bola teria entrado e ninguém lhe apontaria o dedo. Claro que é preciso ter coragem para fazer essas coisas, mas o Jackson é um excelente jogador, pôde redimir-se e ainda fez outro golo. Vi que ele estava com confiança e, como capitão de equipa, disse-lhe para bater", afiançou o médio dos azuis e brancos, que sublinhou a "tremenda evolução" de Cha Cha Cha desde que assinou pelos bicampeões nacionais.
O médio de 32 anos, na segunda 'estadia' no Dragão, contou ainda que não tenciona regressar à seleção argentina, embora tenha dito que existe um futebolista da sua equipa com condições para voltar a envergar as cores da alviceleste. "Tenho um companheiro, que é o Nico Otamendi, que atravessa um grande momento. Talvez não chame tanto a atenção como outros que estão a jogar noutras ligas com mais visibilidade mas merece seguramente uma oportunidade", atirou.
Lucho González não se furtou a falar de uma promessa do futebol argentino com quem teve a oportunidade de se cruzar nos dragões: Juan Iturbe. Sobre aquele que apelidam de 'Novo Messi', atualmente cedido ao River Plate, o capitão sintetizou: "É um jogador com condições bárbaras, com uma mudança de ritmo e de velocidade incríveis. Já devem ter percebido que é um grande jogador e espero que ele entenda que o futebol é um desporto coletivo e que tem mais companheiros em campo. Deve saber quando passar ou fazer uma jogada individual."

25/02/13

Valderrama: «James Rodríguez faz a diferença no FC Porto»

Carlos Alberto Valderrama, estrela colombiana durante os anos 90, está rendido ao futebol apresentado pelo compatriota James Rodríguez, 21 anos.
O antigo médio, agora com 51 anos, não poupa nos elogios ao jogador do FC Porto.
«James está bem, bem no papel de organizador de jogo. Tem vindo a fazer um trabalho muito bom. Sou um dos seus admiradores e defensores na Colômbia: pelo seu estilo (de jogo) e pelo que ele já fez na sua curta carreira. James foi para a Argentina, conquistou o título (de campeão) com o Banfield e depois firmou-se como titular no FC Porto, onde faz a diferença. Na seleção principal a camisola não lhe pesou. Estamos tranquilos porque está apenas a começar. Teremos um jogador de categoria por muito tempo», elogiou Valderrana, em entrevista ao site da FIFA.

Izmailov: russo supera-se a norte

Um clássico é um clássico, mas o deste sábado apresentará uma atração especial, conferida pela primeira visita de Izmailov a Alvalade na pele de dragão.
Foram cinco épocas e meia vividas como leão, três títulos conquistados (uma Taça de Portugal e duas Supertaças), uma infinidade de referências mediáticas provocadas por um sem número de lesões e operações, tudo misturado por muita polémica, com ameaças de processos, inclusive judiciais, e rescisões sempre adiadas, numa relação inquestionavelmente turbulenta.
Até que, em janeiro, deu-se o que muitos previam há muito: o russo teve a oportunidade de rumar ao norte de Portugal (o namoro dos dragões também não era recente) e nem hesitou.
Autorizado pela direção leonina demissionária, liderada por Godinho Lopes, Izmailov acertou um contrato com o FC Porto válido até junho de 2015 (Miguel Lopes, envolvido no negócio entre portistas e sportinguistas, fez o percurso inverso).
Se resumirmos o registo do atacante à presente época, fica a ideia claríssima de que os ares portistas tiveram um efeito incrivelmente regenerador. Não acreditam?
Em 41 dias, o russo quase conseguiu o pleno, acumulando oito jogos como dragão (sete na Liga, um na Champions League, e só não defrontou o V. Setúbal porque, legalmente, estava impedido de jogar, pois tratava-se de um desafio que fora adiado para o dia 23 de janeiro, mas que estava inicialmente agendado para 14 de dezembro, antes, portanto, de confirmada a transferência para o FC Porto).
Já nos últimos seis meses como jogador do Sporting, participou em nove partidas (sete na Liga, duas na Liga Europa) e quanto a golos nem um para amostra.

Mangala e Alex Sandro regressam em Alvalade

Mangala e Alex Sandro cumpriram o jogo de castigo e voltam às opções do FC Porto para o clássico de sábado, em Alvalade, frente ao Sporting.
Com todas as soluções disponíveis para a jornada que se segue, Vítor Pereira tem a hipótese de recuperar a fórmula defensiva mais vezes repetida na atual campanha e não deverá perder a oportunidade de o fazer no clássico de sábado.
Os números, aliás, são suficientemente elucidativos: Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro apresentam-se como os defensores do plantel com mais minutos de competição nesta temporada. Os quatro integram, inclusivamente, o top dos jogadores mais utilizados. O argentino Otamendi lidera a tabela, Danilo surge em quinto, Mangala em sétimo e Alex Sandro é o oitavo elemento azul e branco com mais tempo de ação acumulado. João Moutinho (2.º), Jackson (3.º), Helton (4.º) e Lucho (6.º) são os outros jogadores que se intrometem nas oito primeiras posições de tão notável alinhamento.

Sporting-FC Porto a 2 de março e com "aperitivo"

Sporting e FC Porto vão defrontar-se em Alvalade às 19.45, pouco depois de as equipas B dos dois clubes medirem forças em Gaia
Está definido: Sporting e FC Porto irão defrontar-se a 2 de março, a partir das 19.45, em jogo da 21.ª jornada da Liga, naquele que será o último 'clássico' entre as duas equipas na época 2012/13.
Curiosamente, para o mesmo dia está marcado o FC Porto B-Sporting B, que começará às 16.00, em Gaia, a contar para a 30.ª jornada da segunda Liga.
O Sporting só terá mais um jogo pela frente (Estoril Praia, 22 de fevereiro) antes de receber o FC Porto, enquanto os dragões ainda não sabem se irão defrontar o Rio Ave, na Taça da Liga, a 27 de fevereiro.
Na primeira volta, o FC Porto venceu o Sporting no Dragão, por 2-0, com um golo de calcanhar de Jackson Martínez e um penálti de James Rodríguez. As duas equipas estão, à 19.ª jornada, separadas por 27 pontos (os leões têm apenas 22, menos de metade que os dragões).

Dragões só começam a preparar clássico de Alvalade na terça-feira

Depois da vitória sofrida sobre o Rio Ave, com dois golos do colombiano Jackson Martínez, o plantel do FC Porto vai gozar dois dias de folga, pelo que só na terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportivo Porto/Gaia, no Olival, começa a preparar o difícil encontro com o Sporting, em Alvalade, numa sessão com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.
Nesta partida o técnico dos dragões já poderá contar com os defesas Alex Sandro e Mangala, que cumpriram um jogo de castigo diante dos vila-condenses, devendo ambos recuperar o estatuto de titulares diante do Sporting.
No regresso ao trabalho, marcado para terça-feira, pelas 10h15, João Moutinho receberá o prémio MVP, que o distingue como o melhor em campo no jogo com a equipa de Vila do Conde. O internacional português aproveitará certamente o momento para fazer uma projeção do jogo com o Sporting, mais um regresso seu a Alvalade.

Jackson oferece triunfo ao F. C. Porto sobre o Rio Ave (2-1)


O colombiano foi a grande figura da vitória, por 2-1, do F. C. Porto sobre o Rio Ave, que permitiu aos dragões isolarem-se, provisoriamente, no comando da Liga. O ponta-de-lança falhou uma grande penalidade, mas ainda foi a tempo de assinar os dois golos que valeram a reviravolta e permitem aos portistas ficar com três pontos de vantagem sobre o Benfica, que recebe o Paços de Ferreira este domingo.
O F. C. Porto assumiu, como se esperava, as despesas do jogo, mas sem acelerar muito e, por isso, não admirou que as oportunidades de jogo fossem poucas, enquanto o Rio Ave espreitava, sempre que podia, o contra-ataque.
E até foi o central dos vila-condenses Marcelo a deixar um sério aviso a Helton, quando cabeceou ao lado, na sequência de um canto, aos 18 minutos. Já perto da meia hora, Izmaylov esteve perto de abrir o marcador, mas o remate do russo desviou num adversário e saiu pela linha final.
E foi o mesmo Izmaylov que, pouco depois, sofreu falta clara de Filipe Augusto dentro da área do Rio Ave. Jackson Martínez, chamado a converter, tentou um penálti "à Panenka", mas Oblak não se deixou enganar e defendeu, com facilidade, o remate do colombiano.
O castigo seria ainda maior aos 38 minutos, quando um grande passe de Edimar isolou Braga. O médio tocou a bola por cima de Helton, tirou Maicon do caminho com toda a calma do Mundo e atirou para o 0-1. Depois de ter marcado dois golos pelo Leixões, na última derrota do F. C. Porto em casa para o campeonato, em 2008/09, Braga voltou a mostrar queda para gelar o Dragão.
Mesmo em cima do intervalo, e já depois de Oblak ter defendido uma bomba de Lucho, o árbitro assinalou nova grande penalidade a favor dos dragões, por mão de Marcelo. Jackson assumiu a responsabilidade e, desta vez, atirou colocado e fez o empate, de nada valendo a estirada de Oblak
Com James no lugar de Izmaylov, o F. C. Porto entrou na segunda parte ao ataque e podia ter dado a volta ao jogo quando Lucho assistiu Jackson, mas Oblak assinou uma grande defesa e travou o remate do colombiano. A festa dos adeptos portistas só se faria ouvir aos 77 minutos e de novo graças a Jackson. Cruzamento perfeito de James da esquerda, grande receção do colombiano e remate eficaz para 22.º golo no campeonatoe para o 2-1 final.