05/10/19

Aconteceu a 05 Outubro 1986

Neste dia, Madjer, André e Celso compunham a goleada em pouco mais de uma hora. Os dois primeiros bisaram e o último fechou as contas da vitória sobre o Portimonense (5-0). A pouco mais de sete meses do título europeu em Viena, nas Antas jogava-se a sétima jornada da Liga.

Dragões Diário 05-10-2019

Pouco depois do regresso de Roterdão, onde perdeu com o Feyenoord, o plantel do FC Porto treinou no Estádio do Dragão com Sérgio Oliveira, Romário Baró e Tecatito Corona a preencher o boletim clínico. Os azuis e brancos regressam ao trabalho ao final da tarde de terça-feira, já a pensar no jogo com o Coimbrões, da Taça de Portugal no dia 19 de Outubro às 18h45 em Pedroso, Vila Nova de Gaia.

Hoje o dia pode ser super, até porque há duas Supertaças para jogar e ganhar. Primeiro a de voleibol feminino, em Vila Flor (15h, A Bola TV), depois a de hóquei em patins, em Coimbra (16h, TVI24). Tânia Oliveira diz que o grupo está forte e unido para vencer o Leixões e Rafa assegura a disposição de dar tudo para derrotar a Oliveirense.

Igualmente preparada está a equipa de andebol. Pelo menos, é o que diz Ángel Hernández a propósito do jogo desta tarde em Braga, onde os líderes do campeonato defrontam o ABC. Estamos focados e sabemos aquilo que queremos, avisa o lateral cubano. O Porto Canal e a FC Porto TV transmitem em directo a partir das 17h30.

Muda a modalidade, mas mantém-se o método e a solução, com Pedro Pinto a distinguir a concentração absoluta como chave para vencer no Barreiro, na primeira jornada da Liga de basquetebol. Depois da Oliveirense e da vitória na Supertaça, o alvo agora é o Galitos (18h, A Bola TV).

No Olival, no conforto do lar, a equipa de Sub-17, que lidera a Série B do Nacional de Juniores B, recebe o Marialvas e o defesa João Tomás traça o objectivo de sempre, que se resume na intenção de somar mais três pontos. Na verdade, acrescenta o avançado Martim Tavares, vencer, mais do que um fim, é uma obrigação (11h, Porto Canal e FC Porto TV).

Também às 11h, mas no Funchal, o FC Porto B defronta o Nacional, em encontro antecipado da 14ª jornada da LigaPro.

04/10/19

Aconteceu a 04 Outubro 1998

Neste dia, o FC Porto foi ao terreno do Alverca conseguir uma concludente vitória por 5-1 na sexta jornada do campeonato da época 1998/99, que ficou célebre por assinalar a conquista do Penta, uma proeza única no futebol português. Naquela noite os golos portistas foram apontados por Jardel (dois), Capucho, Zahovic e João Manuel Pinto.




Dragões Diário 04-10-2019

O FC Porto saiu de Roterdão com uma derrota por 2-0 perante o Feyenoord na segunda jornada do Grupo G da Liga Europa, um resultado largamente ditado pelo ferro da baliza do conjunto holandês. Das várias oportunidades de golo criadas pelos Dragões, duas embateram na trave e uma no poste.

No final do jogo, Sérgio Conceição estava descontente com a falta de agressividade da equipa portista na pressão e com a ineficácia atacante, referindo, ainda assim, que os Dragões fizeram por merecer um desfecho diferente: Não merecíamos perder, muito menos por dois golos. Marchesín partilhou da opinião do treinador: A derrota é injusta.

Pepe e Danilo são os portistas convocados por Fernando Santos para as duas próximas jornadas da fase de qualificação para o Europeu 2020: a recepção ao Luxemburgo (11 de Outubro, 19h45) e a deslocação à Ucrânia (14 de Outubro, 19h45). Nos Sub-21, Diogo Costa, Diogo Leite e Vítor Ferreira são os Dragões chamados por Rui Jorge para a viagem à Holanda (11 de Outubro, 17h30) em jogo de apuramento para o Europeu 2021 do escalão.

Os campeonatos profissionais em Portugal estão parados, mas a equipa B antecipou o embate da 14ª ronda da Segunda Liga e mede forças com o Nacional, amanhã às 11h na Choupana. Na antevisão do duelo, Gonçalo Brandão mostrou-se convicto de que os melhores resultados irão chegar.

No hóquei em patins, o FC Porto já só tem em mente o confronto da Supertaça António Livramento diante da Oliveirense, igualmente agendado para amanhã e que arranca às 16h, no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra. Projectando o desafio, o avançado Rafa expressou a determinação do grupo de Guillem Cabestany em ganhar mais uma Supertaça para este clube.

03/10/19

Aconteceu a 03 Outubro 2007

Neste dia, em Istambul, o FC Porto jogou a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e venceu o Besiktas com um golo de Ricardo Quaresma, apontado ao minuto 92, a passe de Lucho González.

Dragões Diário 03-10-2019

Mesmo reconhecendo a superioridade teórica, Sérgio Conceição não se deixa embalar pelas palavras de Jaap Stam, companheiro de equipa em Roma e adversário de circunstância em Roterdão, quando, ao final da tarde de hoje (17h55, SIC), defrontar o Feyenoord, em jogo da segunda jornada da Liga Europa.

Temos que andar, deixou claro o treinador do FC Porto durante a conferência de imprensa de ontem, no Feyenoord Stadium. E mais do que o andamento, Sérgio Conceição exigiu dinâmica, um pouco à imagem do jogador que foi e das equipas que orienta, equilibradas em campo, a atacar e a defender.

A conversa fiada do treinador e dos jogadores do Feyenoord, que insistiram na experiência e no favoritismo do FC Porto, também não desviou a atenção de Otávio, focado em conseguir a nona vitória consecutiva e avisado de que no futebol já não há equipas fracas ou, como ele próprio disse em português do Brasil, equipas bestas.

Já Jorge Nuno Pinto da Costa, que acompanha a equipa em Roterdão, recordou histórias de 1993 e tangas de uma ameaça de bomba que não levou a sério, esperando ter a oportunidade de dedicar nova vitória sobre o Feyenoord a dois grandes amigos: Tomislav Ivic e Rui Filipe.

De Jaap Stam, que foi companheiro de equipa de Sérgio Conceição na Lazio, a Martins Indi ou ao De Kuip, o estádio onde o agora treinador do FC Porto resolveu um Portugal-Alemanha com um hat-trick, há vários pontos de contacto entre os adversários desta noite.

O Coimbrões, quarto classificado da Série B do Campeonato de Portugal, é o adversário do FC Porto na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A equipa gaiense, que recebe os Dragões após os jogos das selecções, já deixou pelo caminho o Régua e o Prado, de Vila Verde.

No Olival, com golos de Gonçalo Borges, Fábio Vieira, Afonso Sousa e Vítor Ferreira, a equipa de Sub-19 do FC Porto venceu o Liepaja por 4-2, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória do Caminho dos Campeões da UEFA Youth League. Regressa à realidade nacional no sábado, para defrontar o Rio Ave.

02/10/19

Aconteceu a 02 Outubro 1956

No que viria a ser uma grande época e que terminaria com a primeira dobradinha da história do FC Porto, Dorival Yustrich comanda a equipa no início a uma brilhante série de 11 vitórias consecutivas, batendo a CUF, no Barreiro, por 4-0. O treinador brasileiro começava a revolucionar o futebol da equipa, com o sucesso que se veio a confirmar no final da temporada.

Dragões Diário 02-10-2019

A mais recente edição da revista Dragões, a número 394, já está integralmente disponível online e com ela traz uma grande entrevista com Zé Luís, o goleador-mor do FC Porto esta época. O melhor Zé Luís ainda para está para chegar, garante o número 20 portista, autor de sete golos nos primeiros nove jogos que disputou.

A nossa equipa parte daqui a pouco rumo a Roterdão, na Holanda, onde amanhã, a partir das 17h55, defronta o Feyenoord na segunda jornada do Grupo G da Liga Europa. Esta tarde, após a conferência de imprensa de Sérgio Conceição e um jogador (16h45), os Dragões realizam o habitual treino de adaptação ao relvado do Feyenoord Stadium (17h30). Ontem foi dia de trabalho no Olival.

Hoje entram em campo os Sub-19, que recebem o FK Liepaja (15h, Porto Canal), no Olival, na 1ª mão da primeira eliminatória do Caminho dos Campeões da UEFA Youth League. Leandro Dias e Fábio Vieira manifestaram o desejo de juntar uma boa exibição a uma vitória no primeiro duelo com a formação da Letónia. A antevisão deste jogo está integralmente disponível na FC Porto TV.

A sétima Supertaça da história do basquetebol azul e branco já pode ser contemplada no Museu FC Porto. Depois do magnífico triunfo frente à campeã nacional Oliveirense (92-69), em Vila Real, o plantel comandado por Moncho López entregou o troféu a Pinto da Costa e o presidente não poupou nos elogios à forma como este foi conquistado: Senti que esta é uma equipa à Porto.

Hugo Laurentino colocou um ponto final na carreira e é o novo Team Manager da equipa de andebol do FC Porto. O ex-guarda-redes, natural de Évora, chegou ao FC Porto em 2000, ainda com idade de juvenil, e defendeu a baliza da equipa sénior portista durante 15 épocas, nas quais conquistou 13 títulos: oito campeonatos nacionais, uma Taça da Liga, duas Supertaças e duas Taças de Portugal.

01/10/19

Aconteceu a 01 Outubro 2005

Neste dia, o FC Porto venceu em Basquetebol o Torneio dos Campeões, prova disputada pelas melhores equipas nacionais entre 2002 e 2008. Na final, em Coimbra, os Dragões realizaram uma exibição categórica e derrotaram a Ovarense por 74-65.

Dragões Diário 01-10-2019

Poucas horas após o oitavo triunfo consecutivo da época, alcançado em Vila do Conde, o FC Porto voltou ao Olival para iniciar a preparação do embate europeu contra o Feyenoord (quinta-feira, 17h55), em Roterdão, com três nomes presentes no boletim clínico. Daqui a pouco, às 10h30, Sérgio Conceição dirige mais uma sessão de trabalho com vista ao desafio frente à formação holandesa, para o qual foi nomeado o árbitro russo Sergei Karasev.
 
No Estádio do Rio Ave, Matheus Uribe foi um dos que mais se destacaram, acabando por receber o prémio Mérito e Valores Porto (MVP). O médio colombiano deixou claro que esta distinção individual é fruto do trabalho de toda a equipa.
 
No arranque de um novo mês, não faltam motivos de interesse para visitar o Museu FC Porto. A coleção Ilídio Pinho com trabalhos artísticos do século XX português raramente expostos é só uma das várias atracções de Outubro.

30/09/19

Aconteceu a 30 Setembro 1981

Neste dia, no Estádio das Antas, Jaime Magalhães estreava-se a marcar nas competições europeias, fazendo dois golos em dois minutos na vitória por 3-0 sobre os dinamarqueses do Vejle. Sousa apontou o terceiro da partida e o FC Porto, que tinha perdido por 2-1 na Escandinávia, seguiu para os oitavos de final da Taça das Taças, fase da prova em que encontrou e afastou a Roma.

Dragões Diário 30-09-2019

Um cruzamento perfeito de Alex Telles e um cabeceamento certeiro de Marega valeram ontem uma vitória por 1-0 frente ao Rio Ave. A deslocação, como Sérgio Conceição tinha alertado, era difícil, mas os Dragões tiveram competência para contornar as adversidades e protagonizaram os lances mais perigosos do encontro.

No final, o treinador elogiou a demonstração de grande consistência da equipa num campo complicado, frente a um adversário que tem muita qualidade. Os últimos 25 minutos, reconheceu, podem não ter sido espectaculares, mas não retiraram justiça ao triunfo. São estas vitórias que são importantes para vencer campeonatos, rematou.

Para Pepe, a equipa está de parabéns porque fez um jogo muito completo. O FC Porto começou com uma grande primeira parte e terminou com uma boa resposta a controlar o jogo directo do Rio Ave nos minutos finais. Também é preciso saber jogar assim, concluiu o central.

Do jogo de ontem sobram ainda três notas sobre aspectos individuais: Marega foi reconhecido pela Liga como melhor jogador em campo; Matheus Uribe foi distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto; Tecatito Corona teve ser substituído na sequência de um espasmo muscular na coxa direita e vai ser reavaliado hoje.

Horas antes desta vitória em Vila do Conde, a equipa de basquetebol tinha protagonizado o primeiro grande momento do dia: bateu a Oliveirense por 92-69 e conquistou a sétima Supertaça da história do FC Porto. O encontro realizou-se em Vila Real e teve Tenner McGrew como MVP, com 17 pontos e 13 ressaltos.

Moncho López revelou que houve muito trabalho psicológico antes deste jogo e que o segredo do triunfo foi ter uma postura mais tolerante perante a defesa agressiva da Oliveirense. O técnico considera que ficou demonstrado que os reforços estrangeiros são excelentes e não duvida que a vitória foi inteiramente merecida.

Nada feliz foi a equipa de hóquei em patins, que perdeu a final da Taça Continental frente ao Sporting, em Alvalade (2-3). À entrada para o último minuto estava tudo empatado, com di Benedetto e Cocco a terem marcado para o FC Porto, mas os verdes e brancos converteram um livre directo e asseguraram a conquista do troféu.

Ao nível da formação, registaram-se duas vitórias em dois jogos. Os sub-17 foram a Vila Real bater o Régua por 4-1 e os sub-15 venceram o dérbi com o Boavista por 3-1.

29/09/19

Aconteceu a 29 Setembro 1994

Neste dia, o FC Porto de Bobby Robson vencia em Lodz para a segunda mão da primeira eliminatória da Taça das Taças. Drulovic marcou o único golo do encontro realizado na Polónia, frente ao LSK Lodz, depois de um triunfo por 2-0 no Estádio das Antas, garantido por Domingos Paciência e Rui Barros.

Dragões Diário 29-09-2019

Jorge Nuno Pinto da Costa deu ontem início às comemorações do 126º aniversário do FC Porto com o hastear da bandeira do clube no exterior do Estádio do Dragão. O clube está pujante e unido, salientou o presidente portista. João Pinto, o jogador com mais jogos pelo FC Porto, e Fernando Gomes, o jogador com mais golos, manifestaram orgulho pelo passado e olharam para o futuro: que nos próximos 126 anos o FC Porto consiga coisas ainda maiores.

Em conferência de imprensa realizada ao final da manhã, já depois do treino no Olival, Sérgio Conceição também falou sobre o aniversário do clube. Que venham muitos mais anos e cheios de títulos, desejou o treinador, antes de abordar o jogo de hoje (20h, Sport TV 1) frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, para a sétima jornada da Liga: é uma das saídas teoricamente mais complicadas.

O Dragão Arena recebeu ontem a terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, com o FC Porto Sofarma a assinar mais uma página bonita da sua história, batendo o poderoso Vive Kielce da Polónia por 33-30. António Areia, com sete golos, foi o melhor marcador portista no triunfo frente ao campeão europeu de 2016, que coloca os Dragões no terceiro lugar no grupo, a um ponto do líder Kiel. Esta vitória foi enorme, não só para mim, como para o clube e para os adeptos, disse o técnico Magnus Andersson, no final.

A equipa de hóquei em patins vai disputar esta tarde (17h, TVI24) a final da Taça Continental, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, com o Sporting. Para garantir a presença no jogo decisivo, o FC Porto Fidelidade goleou os espanhóis do CE Lleida por 8-2, numa partida que ficou marcada pela ausência de Poka, que foi confrontado com a notícia do falecimento do pai. Os golos portistas foram marcados por Carlo Di Benedetto (3), Gonçalo Alves (3), Sergi Miras e Reinaldo García.

A partir das 15h (RTP2), no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, FC Porto e Oliveirense disputam a Supertaça de basquetebol, na estreia oficial da equipa de Moncho López na temporada 2019/20.

Na formação, os Sub-17 jogam no Estádio Municipal Artur Vasques Osório frente ao SC Régua, às 11h. À mesma hora, no Olival, os Sub-15 recebem o Boavista, num dérbi da cidade Invicta que será transmitido em directo pelo Porto Canal e pela FC Porto TV.