Neste dia, Fernanda Ribeiro sagrou-se Campeã Europeia de juniores nos 3.000 metros. Oito anos depois, novamente a 9 de agosto, nem a lesão no tendão de Aquiles a impediu de bater as principais candidatas ao título em Gotemburgo e de alcançar o estatuto de Campeã do Mundo nos 10.000 metros - um bom presságio para os Jogos de Atlanta.
NOTÍCIAS, REPORTAGENS, COMENTÁRIOS, CURIOSIDADES, MEMÓRIAS E MUITO MAIS SOBRE O MELHOR CLUBE DO MUNDO...
09/08/25
Dragões Diário 09-08-2025
Rodrigo Mora está entre os dez nomeados para o Troféu Kopa, prémio que distingue o melhor jogador sub-21 do mundo. Autor de 12 golos e quatro assistências na passada temporada, o número 86 do FC Porto tem concorrentes do Barcelona, Real Madrid, PSG, Arsenal, Chelsea, Juventus e Lille na corrida pelo galardão que será atribuído na cerimónia da Bola de Ouro.
Em contagem decrescente para a estreia na Liga, o plantel principal reagrupou e deu seguimento aos preparativos para a recepção ao Vitória SC, ainda sem o lesionado Francisco Moura. O pontapé de saída do campeonato está agendado para as 20h45 de segunda-feira e o jogo será dirigido por António Nobre. Os bilhetes já se encontram esgotados, mas os detentores de Lugar Anual ainda podem libertar as cadeiras.
Entretanto a Liga Portugal divulgou as datas e os horários da segunda jornada e o FC Porto vai a Barcelos defrontar o Gil Vicente às 20h15 do dia 18 de agosto, uma segunda-feira (Sport TV).
A equipa B também vai regressar à competição e João Brandão orientou mais uma sessão sem Rui Monteiro, que continua entregue aos cuidados do departamento médico. Amanhã os bês recebem o CD Feirense no Olival (18h, Porto Canal) e os bilhetes são grátis para sócios cativos.
Esta tarde é a vez de os sub-19 subirem ao relvado do Estádio de Pedroso. A partir das 17h (Porto Canal), os juniores vão defrontar o Moreirense na ronda inaugural do campeonato e os sócios têm acesso gratuito ao recinto mediante carregamento do ingresso no cartão. As entradas para o público custam 5€ e podem ser adquiridas em bilhetes.fcporto.pt, na Loja do Associado e nas FC Porto Stores.
Os sub-15 ficaram a conhecer o calendário para a nova época: a caminhada arranca em Vila do Conde e a primeira fase termina em Braga. Além do FC Porto, do Rio Ave e do SC Braga, também o Paços de Ferreira, CD Tondela, SC Salgueiros, CD Feirense, Vitória SC, FC Famalicão e AD Taboeira estão inseridos na Série Norte. Os cinco primeiros classificados vão disputar o torneio de Apuramento de Campeão com os homólogos do Sul.
A equipa de andebol venceu o Águas Santas, por 36-24, no primeiro jogo do Torneio Internacional de Gaia. Com os reforços Linus Persson e Pol Valera em destaque, os portistas não tardaram a ganhar avanço, foram a vencer para o intervalo por larga margem (20-11) e geriram confortavelmente a vantagem até ao final, com todos os jogadores do plantel a somarem minutos.
Magnus Andersson elogiou o bom andebol praticado, especialmente nas acções de contra-ataque, e mostrou-se muito satisfeito com a exibição. Segue-se um embate diante dos franceses do USAM Nîmes e a entrada no Pavilhão da Lavandeira é gratuita (amanhã, 16h).
No desporto adaptado, David Araújo e Carla Oliveira vão representar Portugal na Taça do Mundo de boccia, que arranca amanhã e termina a 18 de agosto na cidade brasileira de Curitiba. As nadadoras Ana Filipa Castro e Diana Torres vão disputar o Campeonato do Mundo de Singapura e o Campeonato da Europa de Albufeira, respetivamente, e realizaram um estágio de preparação em Rio Maior com vista às competições internacionais que se avizinham.
Agenda da semana
Hoje, 17h: FC Porto-Moreirense sub-19
Amanhã, 16h: FC Porto-USAM Nîmes em andebol
Amanhã, 18h: FC Porto B-CD Feirense
Segunda-feira, 20h45: FC Porto-Vitória SC
Terça-feira, 19h: FC Porto-Dunkerque em andebol
Quinta-feira, 17h: FC Porto-Cesson Rennes em andebol
Sexta-feira, 11h: FC Porto-FC Famalicão sub-17
Sexta-feira, 17h: Vitória SC-FC Porto sub-19
Sábado, 14h: FC Vizela-FC Porto B
Sábado, 17h: Saint Raphael-FC Porto em andebol
06/08/25
Dragões Diário 06-08-2025
Morreu o Capitão que levou o FC Porto ao topo do mundo. O Clube está de luto pelo desaparecimento de Jorge Costa, falecido ontem vítima de paragem cardiorrespiratória. Durante os 53 anos de uma vida pintada de azul e branco, o lendário Capitão honrou essas cores dentro e fora de campo, marcou gerações e tornou-se um ídolo dos adeptos.
Foi graças a Homens como Jorge Costa que o FC Porto ganhou tudo o que havia para ganhar. Ao serviço do emblema que sempre amou, o “Bicho” participou em 383 jogos, marcou 25 golos e conquistou 21 troféus: uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, oito títulos nacionais, cinco Taças de Portugal e outras tantas Supertaças. Um legado que perdurará enquanto houver um portista vivo.
André Villas-Boas lamentou a perda de “uma lenda que vivia o Clube e o Portismo como poucos”, uma pessoa “única na forma de se relacionar com as nossas cores” e que “personificava tudo o que é e será sempre o FC Porto”. Determinado a “devolver a Jorge Costa tudo o que ele nos deu ao longo da sua vida”, o presidente prometeu encarar “a época que agora começa com a mesma vontade de ganhar que sempre o caracterizou”: “Lutaremos por ti como lutaste por nós e pelo FC Porto. Nunca serás esquecido, Capitão”.
Diogo Costa despediu-se de “uma das maiores referências da história do FC Porto” com a “certeza de que o nome do Capitão ficará eternamente gravado na história” por ter sido “um exemplo de liderança, garra, compromisso e sacrifício”. “Como Portista, jogador e agora capitão, agradeço tudo o que nos deixou. Será sempre um exemplo e inspiração. Um de nós”, assegurou o atual dono da braçadeira.
A mais triste das notícias motivou reações por parte dos principais representantes da nação e das mais diversas instituições desportivas. O Presidente da República recordou “a força e a energia” que valeram “a carinhosa alcunha ao eterno “Bicho” do Futebol Clube do Porto”, um atleta que “marcou o futebol e a seleção nacional, desde os escalões de formação”. Na hora de endereçar “as sentidas condolências à família e aos amigos, à Seleção de Portugal e ao FC Porto”, o primeiro-ministro lamentou “a partida inesperada e precoce de Jorge Costa, um exemplo de dedicação e entrega”.
A Federação Portuguesa de Futebol, que entretanto decretou um minuto de silêncio em todos os jogos do fim de semana, lembrou “um dos jogadores mais marcantes de uma geração fundamental para a afirmação do futebol português”, a Liga Portugal enalteceu “a sua paixão, liderança e dedicação ao jogo", Gianni Infantino, presidente da FIFA, assegurou que "o futebol perdeu um verdadeiro capitão" e Aleksander Čeferin, presidente da UEFA, elogiou “um líder e um verdadeiro guerreiro que inspirou gerações e que personificava coragem, resiliência e lealdade”.
Aqueles que tiveram “o privilégio de partilhar momentos, conquistas e lutas” com o capitão de Sevilha, Gelsenkirchen e Yokohama descrevem-no como “um líder dentro de campo, a alma do balneário, o exemplo de coragem, entrega e amor à camisola” e recordam-no como “um verdadeiro lutador” cuja “marca ficará para sempre gravada no coração do futebol português”.
As cerimónias fúnebres arrancam esta tarde: as portas do Estádio do Dragão abrem às 15h00 para todos aqueles que pretendam prestar uma última homenagem a Jorge Costa e a entrada faz-se pelo Parque 1 até às 22h. O funeral está agendado para as 10h30 de amanhã, na Igreja de Cristo Rei, e a missa de sétimo dia tem início às 19h de terça-feira no mesmo local.
Entretanto o jogo frente ao Vitória SC, referente à primeira jornada do campeonato, foi adiado para as 20h45 de segunda-feira.
05/08/25
Aconteceu a 05 Agosto 2002
Neste dia, era inaugurado no Olival o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, um projecto do arquitecto Alcino Soutinho que conta com cinco campos relvados, um sintético e uma bancada com cerca de 2.000 lugares, além de inúmeros balneários e estruturas de apoio. Nos meses seguintes, os Dragões venceram uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Intercontinental.
Dragões Diário 05-08-2025
O FC Porto começa a preparar estreia no campeonato dentro de instantes no Olival. Depois de uma segunda-feira de folga, o plantel principal vai reagrupar com o foco na recepção ao Vitória SC e já com Luuk de Jong integrado. A venda de bilhetes para o duelo de sábado à noite arranca daqui a pouco.
O reforço surpresa, que deixou o Estádio em êxtase e o mundo do futebol boquiaberto, garante que tudo foi muito rápido e começou há uma semana com uma conversa muito boa com o mister Farioli em que o técnico italiano verbalizou o desejo de todos os portistas: Espero que nesta temporada possamos ser felizes juntos.
Com o acordo fechado, o internacional neerlandês viajou num canto da primeira fila do avião, viu a chegada dos colegas de cima e revela ter ficado um pouco nervoso na hora do anúncio por estar num novo estádio, num novo país e ser tudo desconhecido. Foi incrível. Valeu a pena e deu-me muito boas sensações, admite sobre o momento histórico que nunca pensou que fosse explodir desta forma: Eu e a minha família vamos lembrar-nos disto para sempre.
Quem também está de regresso ao relvado do CTFD PortoGaia é a equipa feminina, que já começou a preparar o percurso no segundo escalão. Daniel Chaves contou com o contributo de 26 atletas, entre as quais Cláudia Lima, capitã de um grupo unido, alegre e com muita vontade de combater pela subida de divisão.
Depois de constatar que a motivação está em alta para o que aí vem, o treinador não deixou espaço para dúvidas no primeiro dia: Queremos estar na Liga BPI na próxima época. Se conseguirmos ser campeões da Segunda Divisão melhor ainda, é a cereja no topo do bolo.
Feito o trabalho de casa, que era estudar a exigência do campeonato, José Manuel Ferreira assume que não há outra alternativa devido à história do Clube que não subir de divisão. Em declarações aos meios do Clube, o diretor da secção reforçou que os adeptos são uma peça fundamental neste projecto de sucesso e promete dedicação para corresponder às expetativas: Espero que continuem a apoiar-nos. Vamos fazer tudo para não defraudar as expectativas e alcançar o objetivo de todos os portistas, que é ver a equipa feminina na Primeira.
Wes Washpun renovou contrato até 2026 e vai continuar a vestir de azul e branco. Preponderante na conquista da Taça de Portugal de basquetebol, o base de 31 anos terminou a Liga com médias de 12,5 pontos, 2,8 ressaltos e 4,1 assistências e mostra-se determinado a fazer um melhor trabalho, aparecer mais e proporcionar grandes momentos aos companheiros de equipa, até porque qualquer atleta que jogue no FC Porto quer sempre ganhar tudo.
João Guerreiro seguiu o exemplo do colega norte-americano e também prolongou o vínculo. O poste internacional português chegou ao Clube no verão de 2022, vai manter-se de Dragão ao peito até 2027 e sente bastante admiração, carinho e respeito pelo FC Porto na antecâmara de uma época de bastante trabalho em que espera contar com o apoio dos adeptos e dar-lhes muitas alegrias.
Ainda no basquetebol, mas em cadeira de rodas, Pedro Bártolo capitaneou a seleção nacional até ao sexto lugar no Campeonato do Mundo de 3x3. A comitiva lusa só perdeu frente à Polónia, medalha de bronze, nos quartos de final da prova.
No hóquei em patins, Pol Manrubia foi convocado para a seleção espanhola que vai disputar o Euro na primeira semana de setembro em Paredes. O defesa/médio ex-OC Barcelos prepara-se para defrontar os novos companheiros Gonçalo Alves, Rafa e Hélder Nunes no Grupo A.
04/08/25
Aconteceu a 04 Agosto 2001
Neste dia, a Supertaça decidiu-se pela primeira vez num só jogo e o FC Porto conquistou o 12º troféu a que Cândido de Oliveira dá nome após bater o Boavista, adversário que não tinha conseguido derrotar nas três finais anteriores. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Deco, Jorge Andrade marcou o único golo do dérbi da Invicta disputado em Vila do Conde, selando o triunfo dos das Antas sobre os do Bessa e quebrando a maldição que durava desde 1979.
Dragões Diário 04-08-2025
Os 49.227 adeptos que encheram o Estádio do Dragão tiveram um domingo em cheio. Numa tarde de emoções fortes em que a família portista foi surpreendida com a chegada de Luuk de Jong, recordou Diogo Jota e André Silva e homenageou lendas como Paulo Futre ou Radamel Falcao, Victor Froholdt assumiu o papel de protagonista e assinou o golo da vitória frente ao Atlético de Madrid (1-0).
Francesco Farioli viu aspectos muito positivos, mas pediu mais intensidade e sublinhou a necessidade de retribuir o carinho dos adeptos com trabalho árduo e mentalidade antes de um jogo importante que marcará o arranque oficial de 2025/26: Agora vai ser a doer e temos de estar preparados.
Questionado sobre Luuk de Jong, o treinador de um Clube muito especial pela fé e pela crença dos adeptos elogiou um jogador completo e maduro”, “um líder com uma mentalidade muito boa que traz consigo experiência, vontade de vencer e a mentalidade certa.
Nas primeiras palavras de azul e branco, o novo número 26 descreveu o consumar da transferência silenciosa como um momento inesquecível, revelou ter tido uma grande conversa com Farioli antes de tudo se concretizar e prometeu dar o máximo para chegar o mais longe possível. Apaixonei-me rapidamente pelo FC Porto e nem sequer imaginava que tinham um estádio tão grande nem uns adeptos tão bons, confidenciou o mais recente Dragão.
O jogo de apresentação marcou a estreia de Jan Bednarek, um defesa polaco impressionado com a recepção surreal dos adeptos que duas horas antes já estavam no estádio. Dá para ver o que este Clube significa para as pessoas da cidade do Porto, por isso temos de dar o nosso melhor e o nosso coração por elas, afirmou o central acabado de perceber que o FC Porto é uma família.
Muito feliz e entusiasmado, Samu fez questão de agradecer pelo apoio a uma equipa que está no caminho certo. Vimos de uma época complicada, mas temos de recolocar o FC Porto onde merece. Este Clube não pode ficar em terceiro, tem de lutar pelos títulos e dar alegrias aos adeptos, constatou o jovem a cumprir o sonho de representar um grande na Europa e o melhor de Portugal.
Antes do apito inicial, durante a apresentação do plantel, as bancadas foram surpreendidas com a entrada em campo de um internacional neerlandês que representou o FC Twente, Borussia Mönchengladbach, Newcastle, PSV, Sevilha e FC Barcelona e que venceu seis campeonatos, duas Taças e seis Supertaças dos Países Baixos, uma Liga Europa, um prémio de Melhor Jogador e dois de Melhor Marcador da Eredivisie. Luuk de Jong assinou por uma temporada com outra de opção.
João Costa foi um dos atletas mais acarinhados na chegada do autocarro por entre o Mar Azul, um momento inesquecível, e esteve no pré-match do Porto Canal a garantir que não faltará resiliência, disciplina e suor enquanto envergar um símbolo único: Só quem faz parte desta casa sabe o que é sentir isto.
03/08/25
Aconteceu a 03 Agosto 2024
Em 131 anos de história, o FC Porto nunca tinha feito uma reviravolta depois de estar a perder por 3-0 aos 27 minutos de jogo. Conseguiu-a este dia, em Aveiro, num clássico para a eternidade que consagrou o Dragão como rei da Supertaça (24 títulos). Quando muitos já davam o clássico como perdido, Galeno deu início a uma reacção avassaladora, os portistas encostaram o rival às cordas, marcaram três golos seguidos e estiveram perto do quarto ainda no tempo regulamentar, só que o melhor ficou guardado para o prolongamento: ao minuto 101, Iván Jaime consumou a remontada, deixou as bancadas em delírio e Diogo Costa acabou por erguer o tão merecido troféu.
Dragões Diário 03-08-2025
É dia de apresentação e de homenagens no Dragão. As portas do Estádio abrem às 16h30, o desfile dos protagonistas arranca uma hora depois e, quando forem 19h (Sport TV1), começa o duelo entre FC Porto e Atlético de Madrid. Garantidas as presenças de Paulo Futre e de Radamel Falcao, lendas dos dois emblemas, está também prevista uma sentida homenagem a Diogo Jota e a André Silva, antigos atletas do Clube que faleceram em julho.
A lotação esgotou num ápice, por isso chegue cedo e aproveite os momentos de convívio entre a família portista na Friendzone a partir das 14h. Se tem bilhete mas não é sócio, descarregue o Cartão de Acessos e apresente-o nos torniquetes.
Dentro de campo vai estar uma família sempre junta a remar na mesma direção para ajudar o FC Porto a vencer. A garantia foi deixada ao jornal O Jogo por Gabri Veiga, um médio disposto a correr mais do que os adversários e a dar o máximo para estar à altura deste grande Clube: Queremos ganhar jogos, ser competitivos, mostrar garra, ser agressivos e ir com tudo, jogando um futebol muito vistoso, efetivo e vertical. Acho que estamos no caminho certo, mas ainda há muito trabalho pela frente.
Encantado com uma cidade que respira e ama o futebol e com as pessoas que dão tudo pelo Clube, Victor Froholdt partilha da vontade de ganhar, pois é a isso que este emblema obriga. Feliz com a mudança para um Clube enorme e com muita história, o internacional dinamarquês assegurou à RTP que ambiciona dar o máximo para melhorar: Precisamos de nos desenvolver e de estar unidos. É por isso que o Clube e a cidade são conhecidos. Temos de nos manter próximos dos adeptos, porque todos somos um apenas.
Prestes a iniciar a quinta temporada na Invicta, Pepê confidencia que o trabalho está a ser muito intenso, os reforços surpreenderam pela positiva e toda a gente está bem-disposta, com muita vontade de ajudar e a entender as ideias de Francesco Farioli, um treinador bastante exigente cujos pensamentos condizem com as caraterísticas dos jogadores e facilitam muito o trabalho. Em entrevista à Sport TV, o internacional brasileiro assume a missão de ajudar os colegas como merecem e de dar o melhor para retribuir o carinho dos adeptos.
Enquanto o plantel principal cumpria mais um dia de pré-época no Olival, a equipa B trabalhava em conjunto com o Pontevedra em Melgaço (2-1). Anhá Candé e Kauê marcaram no treino com jogo que antecedeu uma viagem à Trofa, de onde os “bês” saíram vitoriosos na apresentação do CD Trofense. Trafim Melnichenka assinou o único golo do encontro (1-0), Bernardo Lima considerou que a equipa esteve muito bem nos dois testes e o adjunto Tiago Sousa explicou que o dia foi muito proveitoso para os atletas competirem durante muitos minutos de forma a capacitá-los para o início da época.
Antoni Nikolov e Hubert Charuzy rubricaram contratos profissionais com o FC Porto e vão integrar o plantel de sub-19. O guarda-redes búlgaro chegou da equipa B do Botev Plovdiv ansioso por entrar em campo, enquanto o colega de posição polaco jogava na formação secundária do Slask Wroclaw e sonha tornar-se uma lenda do país e do FC Porto.
No pavilhão, a equipa de andebol deixou boas indicações no jogo de apresentação e recolheu aplausos das bancadas. Já depois de Magnus Andersson revelar que existe um grande espírito de união no grupo e de Rui Silva explicar que o FC Porto exige sempre mais de cada um, os azuis e brancos mostraram energia e garra suficientes para empatarem no último segundo (28-28) contra o Dínamo de Bucareste e deixarem o técnico sueco muito satisfeito com a capacidade de lutar e a moral dos atletas.