04/08/25

Aconteceu a 04 Agosto 2001

Neste dia, a Supertaça decidiu-se pela primeira vez num só jogo e o FC Porto conquistou o 12º troféu a que Cândido de Oliveira dá nome após bater o Boavista, adversário que não tinha conseguido derrotar nas três finais anteriores. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Deco, Jorge Andrade marcou o único golo do dérbi da Invicta disputado em Vila do Conde, selando o triunfo dos das Antas sobre os do Bessa e quebrando a maldição que durava desde 1979.

Dragões Diário 04-08-2025

Os 49.227 adeptos que encheram o Estádio do Dragão tiveram um domingo em cheio. Numa tarde de emoções fortes em que a família portista foi surpreendida com a chegada de Luuk de Jong, recordou Diogo Jota e André Silva e homenageou lendas como Paulo Futre ou Radamel Falcao, Victor Froholdt assumiu o papel de protagonista e assinou o golo da vitória frente ao Atlético de Madrid (1-0). 

Francesco Farioli viu aspectos muito positivos, mas pediu mais intensidade e sublinhou a necessidade de retribuir o carinho dos adeptos com trabalho árduo e mentalidade antes de um jogo importante que marcará o arranque oficial de 2025/26: Agora vai ser a doer e temos de estar preparados

Questionado sobre Luuk de Jong, o treinador de um Clube muito especial pela fé e pela crença dos adeptos elogiou um jogador completo e maduro”, “um líder com uma mentalidade muito boa que traz consigo experiência, vontade de vencer e a mentalidade certa.

Nas primeiras palavras de azul e branco, o novo número 26 descreveu o consumar da transferência silenciosa como um momento inesquecível, revelou ter tido uma grande conversa com Farioli antes de tudo se concretizar e prometeu dar o máximo para chegar o mais longe possívelApaixonei-me rapidamente pelo FC Porto e nem sequer imaginava que tinham um estádio tão grande nem uns adeptos tão bons, confidenciou o mais recente Dragão.

O jogo de apresentação marcou a estreia de Jan Bednarek, um defesa polaco impressionado com a recepção surreal dos adeptos que duas horas antes já estavam no estádioDá para ver o que este Clube significa para as pessoas da cidade do Porto, por isso temos de dar o nosso melhor e o nosso coração por elas, afirmou o central acabado de perceber que o FC Porto é uma família.

Muito feliz e entusiasmado, Samu fez questão de agradecer pelo apoio a uma equipa que está no caminho certoVimos de uma época complicada, mas temos de recolocar o FC Porto onde merece. Este Clube não pode ficar em terceiro, tem de lutar pelos títulos e dar alegrias aos adeptos, constatou o jovem a cumprir o sonho de representar um grande na Europa e o melhor de Portugal.

Antes do apito inicial, durante a apresentação do plantel, as bancadas foram surpreendidas com a entrada em campo de um internacional neerlandês que representou o FC Twente, Borussia Mönchengladbach, Newcastle, PSV, Sevilha e FC Barcelona e que venceu seis campeonatos, duas Taças e seis Supertaças dos Países Baixos, uma Liga Europa, um prémio de Melhor Jogador e dois de Melhor Marcador da Eredivisie. Luuk de Jong assinou por uma temporada com outra de opção.

João Costa foi um dos atletas mais acarinhados na chegada do autocarro por entre o Mar Azul, um momento inesquecível, e esteve no pré-match do Porto Canal a garantir que não faltará resiliência, disciplina e suor enquanto envergar um símbolo únicoSó quem faz parte desta casa sabe o que é sentir isto.

03/08/25

Aconteceu a 03 Agosto 2024

Em 131 anos de história, o FC Porto nunca tinha feito uma reviravolta depois de estar a perder por 3-0 aos 27 minutos de jogo. Conseguiu-a este dia, em Aveiro, num clássico para a eternidade que consagrou o Dragão como rei da Supertaça (24 títulos). Quando muitos já davam o clássico como perdido, Galeno deu início a uma reacção avassaladora, os portistas encostaram o rival às cordas, marcaram três golos seguidos e estiveram perto do quarto ainda no tempo regulamentar, só que o melhor ficou guardado para o prolongamento: ao minuto 101, Iván Jaime consumou a remontada, deixou as bancadas em delírio e Diogo Costa acabou por erguer o tão merecido troféu.

Dragões Diário 03-08-2025

É dia de apresentação e de homenagens no Dragão. As portas do Estádio abrem às 16h30, o desfile dos protagonistas arranca uma hora depois e, quando forem 19h (Sport TV1), começa o duelo entre FC Porto e Atlético de Madrid. Garantidas as presenças de Paulo Futre e de Radamel Falcao, lendas dos dois emblemas, está também prevista uma sentida homenagem a Diogo Jota e a André Silva, antigos atletas do Clube que faleceram em julho. 

A lotação esgotou num ápice, por isso chegue cedo e aproveite os momentos de convívio entre a família portista na Friendzone a partir das 14h. Se tem bilhete mas não é sócio, descarregue o Cartão de Acessos e apresente-o nos torniquetes. 

Dentro de campo vai estar uma família sempre junta a remar na mesma direção para ajudar o FC Porto a vencer. A garantia foi deixada ao jornal O Jogo por Gabri Veiga, um médio disposto a correr mais do que os adversários e a dar o máximo para estar à altura deste grande ClubeQueremos ganhar jogos, ser competitivos, mostrar garra, ser agressivos e ir com tudo, jogando um futebol muito vistoso, efetivo e vertical. Acho que estamos no caminho certo, mas ainda há muito trabalho pela frente.

Encantado com uma cidade que respira e ama o futebol e com as pessoas que dão tudo pelo Clube, Victor Froholdt partilha da vontade de ganhar, pois é a isso que este emblema obriga. Feliz com a mudança para um Clube enorme e com muita história, o internacional dinamarquês assegurou à RTP que ambiciona dar o máximo para melhorar: Precisamos de nos desenvolver e de estar unidos. É por isso que o Clube e a cidade são conhecidos. Temos de nos manter próximos dos adeptos, porque todos somos um apenas.

Prestes a iniciar a quinta temporada na Invicta, Pepê confidencia que o trabalho está a ser muito intensoos reforços surpreenderam pela positiva e toda a gente está bem-disposta, com muita vontade de ajudar e a entender as ideias de Francesco Farioli, um treinador bastante exigente cujos pensamentos condizem com as caraterísticas dos jogadores e facilitam muito o trabalho. Em entrevista à Sport TV, o internacional brasileiro assume a missão de ajudar os colegas como merecem e de dar o melhor para retribuir o carinho dos adeptos.

Enquanto o plantel principal cumpria mais um dia de pré-época no Olival, a equipa B trabalhava em conjunto com o Pontevedra em Melgaço (2-1). Anhá Candé e Kauê marcaram no treino com jogo que antecedeu uma viagem à Trofa, de onde os “bês” saíram vitoriosos na apresentação do CD Trofense. Trafim Melnichenka assinou o único golo do encontro (1-0), Bernardo Lima considerou que a equipa esteve muito bem nos dois testes e o adjunto Tiago Sousa explicou que o dia foi muito proveitoso para os atletas competirem durante muitos minutos de forma a capacitá-los para o início da época.

Antoni Nikolov e Hubert Charuzy rubricaram contratos profissionais com o FC Porto e vão integrar o plantel de sub-19. O guarda-redes búlgaro chegou da equipa B do Botev Plovdiv ansioso por entrar em campo, enquanto o colega de posição polaco jogava na formação secundária do Slask Wroclaw e sonha tornar-se uma lenda do país e do FC Porto.

No pavilhão, a equipa de andebol deixou boas indicações no jogo de apresentação e recolheu aplausos das bancadas. Já depois de Magnus Andersson revelar que existe um grande espírito de união no grupo e de Rui Silva explicar que o FC Porto exige sempre mais de cada um, os azuis e brancos mostraram energia e garra suficientes para empatarem no último segundo (28-28) contra o Dínamo de Bucareste e deixarem o técnico sueco muito satisfeito com a capacidade de lutar e a moral dos atletas.