18/05/19

Aconteceu a 18 Maio 1977

Neste dia, o FC Porto vencia o Sporting de Braga e a final da Taça de Portugal, excecionalmente disputada no Estádio das Antas. Gomes fez o único golo do jogo e deu a Jorge Nuno Pinto da Costa o primeiro título na qualidade de chefe de departamento de futebol. Para José Maria Pedroto, o treinador, foi a segunda Taça conquistada, depois da vitória na final do Jamor, sobre o Vitória de Setúbal, em 1968.

Dragões Diário 18-05-2019

O Estádio do Dragão recebe hoje (18h30) o seu último Mar Azul da temporada, no clássico entre FC Porto e Sporting, para a 34.ª jornada da Liga. Os campeões nacionais lutam pelo título até ao derradeiro minuto e contam com o apoio dos adeptos portistas: há mais de 43 mil bilhetes vendidos para o jogo e animação garantida a partir das 14h30.

“Aqui ninguém desiste, ninguém vai para o jogo a pensar que já acabou”, garantiu Sérgio Conceição na conferência de imprensa realizada no Olival, já depois de mais uma sessão de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, marcada pela visita de Iker Casillas.

Esta manhã, a partir das 11h00, o FC Porto B defronta o Vitória de Guimarães B na derradeira jornada da Ledman Liga Pro. O jogo realiza-se no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, e o lateral Diogo Bessa diz que os Dragões pretendem “acabar a época com uma vitória”.

Na Sparkassen-Arena de Kiel, o FC Porto Sofarma denotou falta de eficácia ofensiva, sobretudo na primeira metade do encontro, e perdeu com o favorito Fusche Berlim nas meias-finais da Taça EHF (24-20). Miguel Alves (6 golos) e Victor Iturriza (5) foram os melhores marcadores azuis e brancos. A equipa de Magnus Andersson disputa hoje o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares frente ao Holstebro (17h00, Porto Canal).

Terceiro jogo, terceira vitória frente ao Terceira Basket. Com o triunfo nos Açores, por 85-79, o FC Porto confirmou o apuramento para as meias-finais dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol, marcando encontro com o Benfica. Destaque para o contributo de cinco jogadores portistas que ultrapassaram a dezena de pontos marcados: Will Graves (22), Pedro Pinto (17), João Soares (16), Sasa Borovnjak (13) e Brad Tinsley (11).

Edgar Pinto, da W52-FC Porto, foi o 10.º classificado na primeira etapa da Volta a Aragão, em Espanha, numa chegada ao sprint a Calatayud. Hoje realiza-se a segunda etapa, num percurso de 186,2 quilómetros entre Sádaba e Canfranc.

17/05/19

Aconteceu a 17 Maio 2013

Neste dia (uma sexta-feira), no Dragão Caixa, o FC Porto confirmava a conquista do quinto de sete títulos consecutivos com uma vitória por 26-23 sobre o Benfica.

Dragões Diário 17-05-2019

Ao meio-dia de hoje Sérgio Conceição faz a antevisão do primeiro de dois clássicos consecutivos com o Sporting. Antes da final da Taça, o treinador concentra-se na última jornada da Liga, contando já com Fabiano, mas ainda não com Brahimi. O encontro de amanhã à tarde (18h30), no Dragão, será dirigido por Fábio Veríssimo.

A equipa de andebol do FC Porto partiu para Kiel - onde hoje joga a o acesso à final da Taça EHF - com boas sensações. Antes da partida, Magnus Andersson assumiu o misto de dificuldade e diversão imposto pelo desafio de derrotar o Füchse Berlim, fazendo depender o êxito de um ataque paciente. O Porto Canal transmite o jogo em directo a partir das 19h45.

O dia de hoje termina com o terceiro jogo dos quartos de final dos Playoffs da Liga de Portuguesa de Basquetebol, que leva o FC Porto a Angra do Heroísmo para defrontar o Terceira Basket. Com uma vantagem de 2-0 na eliminatória, Diogo Araújo está disposto a entrar a matar para fechar a série e garantir já a qualificação para as meias-finais. Quando forem 21h30 no continente.

16/05/19

Aconteceu a 16 Maio 1982

Neste dia, o FC Porto arrasou o Boavista num dérbi que se disputou no Estádio do Bessa. Jaime Pacheco abriu o marcador logo no princípio do jogo, Frasco dobrou-o, e a partir daí foi Jaques quem mais brilhou, assinando um hat-trick. Pelo meio, Sousa também fez o gosto ao pé e os Dragões acabaram mesmo por ganhar por 6-0.

Dragões Diário 16-05-2019

Sérgio Conceição será treinador do FC Porto pelo menos por mais dois anos. A garantia é de Jorge Nuno Pinto da Costa e foi dada ao jornal O Jogo, na segunda parte de uma entrevista em que também abordou a relação da equipa com os adeptos e a formação do plantel da próxima temporada.

Entretanto, o grupo continua a preparar a recepção ao Sporting, a contar para a última jornada da Liga. O jogo realiza-se no sábado, no Estádio do Dragão, e neste momento há 40 mil adeptos garantidos nas bancadas.

A equipa de Sub-19 perdeu em casa com o Benfica, por 2-1, e foi ultrapassada na liderança do campeonato, quando ainda há três jornadas por disputar. O golo azul e branco foi assinado por Fábio Vieira e pode ser visto neste resumo do Porto Canal.

Morreu ontem o antigo basquetebolista do FC Porto Clemente Moreira, que brilhou na década de 50 e foi campeão nacional em 1951/52 e 1952/53. Há dez anos, na inauguração do Dragão Caixa, Clemente Moreira foi homenageado com o estuto de lenda do clube.

15/05/19

Aconteceu a 15 Maio 1932

Neste dia, o FC Porto defronta o Salgueiros para os oitavos de final do Campeonato de Portugal, a competição mais importante à época. O jogo decorria normalmente, com o FC Porto em vantagem por três golos (4-1), quando, a 26 minutos dos 90, os salgueiristas abandonam o relvado, alegando estar extenuados e sem condições de discutir o resultado.

Dragões Diário 15-05-2019

Após um dia de folga, o FC Porto iniciou ontem a preparação para o clássico com o Sporting, que se disputa no próximo sábado (18h30), no Estádio do Dragão, referente à 34ª e última jornada do campeonato. O Mouhamed Mbaye voltou a juntar-se à equipa principal, enquanto os nomes de Fabiano e Brahimi continuam a figurar no boletim clínico dos Dragões.

Hoje há clássico de Sub-19, no Olival, entre FC Porto e Benfica, em atraso da 8ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. Na antevisão da partida, que arranca às 17h (Porto Canal), o defesa Tiago Matos e o médio Afonso Sousa apelaram à presença dos adeptos: o apoio dos portistas é muito importante para nós. Com quatro jogos por disputar, os Dragões são líderes isolados, com 28 pontos, mais dois do que o Benfica, segundo classificado.

Alfredo Quintana renovou contrato com o FC Porto até 2023 e prepara-se assim para cumprir mais de uma década de Dragão ao peito, pois o guarda-redes internacional português, de origem cubana, chegou ao clube em 2011. Tem um significado muito grande poder continuar a representar o clube que me abriu a porta, tanto para Portugal como para a Europa, afirmou Alfredo Quintana, que em 2018/19 já realizou 44 jogos pelo FC Porto: 30 no Andebol 1, um na Taça de Portugal e 13 na Taça EHF.

Podemos escrever uma página bonita do andebol português e do FC Porto. A convicção de Hugo Laurentino, que tão bem sabe do que fala, é a mesma de todos os portistas quando o assunto é a final four da Taça EHF, na qual os azuis e brancos vão defrontar o Füchse Berlim nas meias-finais. O desafio com a equipa germânica está marcado para a próxima sexta-feira (19h45), na Sparkassen-Arena, em Kiel, na Alemanha. A outra meia-final opõe o Holstebro ao anfitrião Kiel.

14/05/19

Aconteceu a 14 Maio 1978

Rumo ao título que quebrou o jejum de 19 anos sem vitórias no campeonato nacional, neste dia, o FC Porto recebeu e bateu o Espinho por 4-0. Ademir, que duas jornadas depois viria a ser o herói do jogo com o Benfica, completou com dois golos um resultado que tinha começado a ser construído por Gomes e Octávio.

Dragões Diário 14-05-2019

O actual campeonato pode ter sido decidido pelas equipas de arbitragem nas deslocações do Benfica à Feira, a Braga e a Vila do Conde. É esta uma das ideias fortes da entrevista de Jorge Nuno Pinto da Costa a O Jogo, em que o presidente do FC Porto também criticou o Conselho de Arbitragem por ter repescado para videoárbitros dois antigos árbitros que não tinham qualidade para apitar, como são os casos de Bruno Esteves e Bruno Paixão.

Após um dia de folga, o plantel principal regressa hoje ao trabalho para começar a preparar a recepção ao Sporting. Os bilhetes para esse encontro, marcado para sábado às 18h30, já estão à venda nos locais habituais.

O último fim de semana foi recheado de medalhas e pódios para duas das equipas de desporto adaptado do FC Porto. Entre outras marcas, a classe intelectual de ténis de mesa conquistou o campeonato nacional, enquanto a formação de natação venceu o título nacional colectivo.

Ao serviço da selecção de Portugal, o nadador azul e branco Pedro Santos conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no Open da Roménia, que se disputou em Bucareste.

Já reabriu a FC Porto Store do Vila do Conde Fashion Outlet. Num espaço maior e com uma oferta de gama mais alargada, a loja está pronta para recebê-lo.

13/05/19

Aconteceu a 13 Maio 1976

Neste dia, Jorge Nuno Pinto da Costa tornou-se responsável pelo departamento de futebol do FC Porto, no dia em que Américo de Sá tomou posse para o terceiro mandato como presidente do clube. Começou, então, uma nova era no futebol português, que arrancou com as conquistas da Taça de Portugal de 1976/77 e dos campeonatos de 1977/78 e 1978/79.

Dragões Diário 13-05-2019

O FC Porto fez o que lhe competia e venceu ontem o Nacional por 4-0, na Madeira. Como em Vila do Conde aconteceu o que tem sido habitual nos últimos jogos do Benfica, ou seja, uma vitória lisboeta com indelével marca do árbitro, continua tudo na mesma no topo da tabela da Liga, agora que falta disputar apenas uma jornada.

A história do jogo é simples. O FC Porto foi melhor do princípio ao fim, marcou dois golos em cada parte e, com um pouco mais de eficácia, até podia ter construído um resultado mais robusto. Alex Telles (14m), Óliver (28m), Corona (59m) e Marega (88m) fizeram o gosto ao pé.

O jogo tornou-se fácil, explicou Sérgio Conceição, porque o FC Porto encarou-o muito focado no objectivo e no que foi planeado, explorando algumas fragilidades defensivas do Nacional e criando muitas oportunidades. O treinador assumiu que agora quer ganhar o encontro que falta e elogiou fortemente o grupo: É o melhor que encontrei.

Óliver Torres deixou uma palavra de ânimo ao Nacional, que viu consumada a descida de divisão, e enalteceu a capacidade do FC Porto para fazer o que tinha de fazer: Tínhamos de estar focados e estivemos. Fizemos dois golos antes do intervalo e isso foi importante. Agora há que ganhar ao Sporting e ter esperança: Tudo pode acontecer.

No Campeonato Nacional de Juniores C, o FC Porto bateu o Vitória de Guimarães por 3-0, com golos de Umaro Candé, Jorge Meireles e Joel Carvalho, e recuperou a liderança isolada da prova, com mais um ponto do que o Sporting. Já na Ledman LigaPro, o FC Porto B foi mais infeliz e perdeu por 1-0 com o Sporting de Braga B.

Também infeliz foi a equipa de hóquei em patins na final da Liga Europeia. Jogando frente ao Sporting em casa do adversário, os Dragões perderam por 5-2 e não concretizaram o objetivo de se sagrarem campeões europeus pela terceira vez. Ainda assim, Guillem Cabestany não duvida: Devemos estar orgulhosos pela época que estamos a fazer.

No segundo jogo dos quartos de final do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto bateu o Terceira Basket por 91-77 e ficou a apenas uma vitória de se qualificar para as meias-finais. Will Graves, com 21 pontos, foi o atleta portista que mais brilhou no Dragão Caixa.

Francisco Campos foi sexto, com o mesmo tempo do vencedor, na última etapa da Volta a Madrid, confirmando estatuto de melhor ciclista da W52-FC Porto na competição, que terminou no 37º lugar da geral individual. Na classificação colectiva, os azuis e brancos atingiram a 14ª posição.

12/05/19

Aconteceu a 12 Maio 1935

Neste dia, reforçando a tendência de ganhar sempre a primeira edição de qualquer competição, o FC Porto garantiu a conquista da I Liga, na sequência de um empate a dois golos frente ao Sporting, em Lisboa (2-2). Lopes Carneiro e Nunes marcaram os golos da equipa orientada por Joseph Szabo, que apresentou o seguinte onze: Soares dos Reis; Avelino e Jerónimo; Nova, Álvaro Pereira e Carlos Pereira; Lopes Carneiro, Waldemar Mota, Carlos Mesquita, António Santos e Nunes.

Dragões Diário 12-05-2019

Até ao fim. Sem margem para dúvidas, Sérgio Conceição perspectivou o jogo de hoje (17h30) frente ao Nacional, no Estádio da Madeira, para a penúltima jornada da Liga. Temos de ganhar estes dois jogos, garantir os seis pontos e depois ver o que acontece. Se não acreditássemos nem íamos à Madeira dar despesa ao clube.

A comitiva portista seguiu ontem para o Funchal com 22 jogadores, depois de ter realizado de manhã, ainda no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, mais uma sessão de trabalho.

A equipa de Sub-19 foi a Alcochete vencer o Sporting por 3-2, com uma grande reviravolta em encontro referente à 11ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, conservando a liderança na prova. Esta tarde (15h) é a vez dos Sub-15, que regressam à competição com um duelo frente ao Vitória de Guimarães, no Olival, para a 6ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores C.

O FC Porto Fidelidade foi superior ao Barcelona nas meias-finais da Liga Europeia de hóquei em patins e mereceu a felicidade no desempate por grandes penalidades. Gonçalo Alves anulou a desvantagem no tempo regulamentar, Carles Grau destacou-se na baliza e Hélder Nunes converteu o penálti decisivo. O FC Porto, vencedor da Taça dos Campeões Europeus de hóquei em patins em 1986 e 1990, defronta ao final da tarde (18h, RTP1) o Sporting na final da Liga Europeia.

No Dragão Caixa, a equipa de andebol ultrapassou mais um obstáculo na corrida pelo título nacional, vencendo o Águas Santas por 37-27, na 7ª jornada da 2ª fase do campeonato. Líder do Andebol 1, com 58 pontos, o FC Porto Sofarma prepara agora a participação histórica na Final Four da Taça EHF, tendo encontro marcado na sexta-feira com o Fusche Berlim, na Sparkassen-Arena de Kiel (Alemanha), nas meias-finais da competição.

O segundo jogo dos quartos de final dos Playoffs da Liga de basquetebol entre FC Porto e Terceira Basket realiza-se hoje (15h), novamente no Dragão Caixa e com transmissão em direto no Porto Canal. O primeiro jogo terminou com uma vitória portista por 92-82.

Francisco Campos continua a ser o ciclista da W52-FC Porto em melhor posição na Volta a Madrid. Na segunda etapa, o penafidelense de 21 anos terminou no 37º lugar, assumindo o 2º posto na classificação da juventude.