15/09/18

Aconteceu a 15 Setembro 1999

Foi um dia de estreias. A estreia do FC Porto na edição de 1999/00 da Liga dos Campeões, a estreia de Deco nessa competição e a estreia de Deco a marcar na prova que conquistaria em 2004 (pelos Dragões) e em 2006 (pelo Barcelona). Na Noruega, os azuis e brancos enfrentaram o Molde e venceram por 1-0, com o único golo a ser marcado pelo Mágico aos 88 minutos.

Dragões Diário 15-09-2018

A equipa do FC Porto abandonou ontem o relvado do Estádio do Dragão sob um forte aplauso dos adeptos, após um resultado que ninguém desejava: empate a um frente ao Desportivo de Chaves, em jogo da primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga (marcou Hernâni para os Dragões). O motivo para a homenagem aos jogadores depois de um desfecho negativo é fácil de compreender: todos perceberam o que se passou.

Infelizmente, no futebol não falta gente que odeia o futebol. E quem odeia o futebol procura transformar um jogo em que supostamente se enfrentam duas equipas para disputar uma bola e tentar introduzi-la mais vezes do que o adversário na baliza contrária numa coisa bem distinta, em que onze atletas jogam à bola e os outros tentam apenas que não haja jogo enquanto passa o tempo até ao apito final. E, para isso, vale quase tudo: reposições lentas, lesões simuladas, assistências médicas prolongadas. Ontem, no Estádio do Dragão, o ódio ao futebol superiorizou-se ao futebol.

Claro que é preciso introduzir outro fator nesta equação. O ódio ao futebol só pode vingar quando a arbitragem é complacente com quem procura destruir o jogo. Foi o que se passou ontem. Na verdade, aconteceu algo pior. Para além de o antijogo ter sido placidamente tolerado pelo árbitro (que só não foi tolerante em relação aos protestos justos de Sérgio Conceição, expulso ao intervalo), ficaram dois penáltis claros por assinalar a favor do FC Porto, um em cada parte (pode vê-los aqui).

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição foi o rosto da indignação perante a atitude do Desportivo de Chaves e do árbitro: Tivemos entre 12 a 15 minutos de tempo útil de jogo na primeira parte. Cada reposição do guarda-redes demorava 20, 30 ou 40 segundos. O árbitro teve pouca mão no jogo. Ainda assim, para o treinador, uma coisa é certa: o objetivo de ir longe nesta competição e ganhá-la mantém-se intacto.

Danilo, que regressou à titularidade quase oito meses depois da última vez em que integrou um onze inicial dos Dragões, não escondeu que há muita coisa a melhorar e que equipa não pode ficar tão desequilibrada e sofrer em contra-ataque depois de estar a vencer. Em relação ao futuro, a sintonia com o treinador é total: Começámos com um empate, mas isto não retira a ambição da equipa de ganhar este título.

Na agenda, segue-se a Liga dos Campeões e o regresso a Gelsenkirchen, para enfrentar o Schalke 04, na terça-feira. Esse jogo começou a ser preparado no Olival, no treino da manhã.

Já são conhecidos o local e a data da próxima gala dos Dragões de Ouro, que se realizará no Coliseu do Porto daqui a 15 dias, a 29 de setembro. A 31ª edição deste evento servirá para distinguir algumas das figuras que se destacaram durante a temporada passada e para assinalar o 125º aniversário do clube. Como tem sido habitual, será transmitida em directo no Porto Canal.

O FC Porto anunciou que agirá judicialmente contra João Varandas Fernandes, o mais mediático dos ventríloquos do Benfica, que  proferiu declarações falsas e difamatórias sobre o nosso clube. Mas nem tudo é mau. Desta fase das baratas tontas em que entrou a comunicação encarnada, valha a verdade, resulta a assunção de um facto relevante: os e-mails existem e são verdadeiros.

12/09/18

Aconteceu a 12 Setembro 2009

Neste dia, o FC Porto recebeu o Leixões e venceu por 4-1, num jogo em que os golos azuis e brancos foram marcados por quatro jogadores diferentes: Varela, Hulk, Rolando e Falcao. O avançado colombiano, contratado no princípio da temporada 2009/10 ao River Plate, realizava o quarto jogo pelos Dragões na liga e dava continuidade a um arranque impressionante: quatro jogos, quatro golos.

Dragões Diário 12-09-2018

Aos poucos, o grupo de trabalho do FC Porto começa a recompor-se, com os regressos dos jogadores que nos últimos dias têm representado as selecções nacionais. Ontem, no Olival, Sérgio Conceição já contou com Sérgio Oliveira no treino, em que participaram quatro atletas da equipa B. O também regressado Aboubakar efectuou tratamento a uma contusão no joelho e trabalhou no ginásio.
 
A equipa de andebol joga hoje no pavilhão do recém-promovido Fermentões, em partida da segunda jornada do Andebol 1. O lateral-esquerdo André Gomes antevê um encontro complicado frente a adversários que sabem o que fazem, mas não esconde a confiança: Temos cometido os nossos erros, mas com o passar dos treinos e dos jogos estamos a melhorar cada vez mais.

Sexta-feira é dia de Dragão e, por isso, de poder usufruir do Street Food Market, seja antes ou depois do jogo com o Chaves, para o qual se perspectiva uma boa casa. A oferta de restauração em torno do estádio é uma novidade do final da temporada passada e uma aposta para manter em 2018/19, que pode conhecer com mais pormenor neste trabalho.

11/09/18

Aconteceu a 11 Setembro 1985

Neste dia, chegou a Portugal para assinar pelo FC Porto um dos melhores jogadores da história do clube: Rabah Madjer. Contratado ao Racing de Paris, após uma curta passagem, por empréstimo, pelo Tours, o extremo argelino acrescentou ainda mais criatividade e qualidade a uma frente de ataque que já contava com Futre e Gomes. Em cinco épocas e meia como atleta dos Dragões (em duas passagens), Madjer participou em 147 jogos, marcou 73 golos e venceu uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia, três Ligas portuguesas, duas Taças de Portugal e duas Supertaças. E não há como fugir: aquele golo mágico de calcanhar, em Viena, é bem capaz de ser o momento mais icónico de quase 125 anos de história do FC Porto.

Dragões Diário 11-09-2018

Raramente é possível, mas domingo também foi dia de descanso para o plantel principal do FC Porto, que regressou ontem ao trabalho no Olival. No horizonte está o jogo com o Desportivo de Chaves, na sexta-feira, a contar para a Taça da Liga, que Sérgio Conceição continuou a preparar sem oito jogadores que se encontram ao serviço das selecções (Brahimi já está de volta) e  quatro que prosseguem a recuperação de problemas físicos.

À estreia na Taça da Liga segue-se o primeiro jogo da 23ª participação do FC Porto na Liga dos Campeões. É de hoje a oito dias, em Gelsenkirchen, frente ao Schalke 04, actual vice-campeão alemão. Se vai acompanhar a equipa nesta deslocação, fique a saber que os bilhetes para o encontro já estão disponíveis na Loja do Associado.

Para ouvir o hino da Liga dos Campeões no Dragão terá de esperar mais umas semanas, até 3 de Outubro, data do jogo com o Galatasaray. Ou pode aguardar ainda mais pelas recepções ao Lokomotiv Moscovo e ao Schalke 04 (a 6 e 28 de Novembro, respectivamente). Seja como for, se não tiver Lugar Anual com os jogos da UEFA incluídos, já pode comprar bilhetes para essas partidas. Estão disponíveis nos locais habituais.

10/09/18

Aconteceu a 10 Setembro 1931

António Augusto Figueiredo e Melo foi o 17º presidente da história do FC Porto. Antigo atleta do clube, desempenhou vários cargos directivos até suceder a Eduardo Dumont Villares. Exerceu tão distinto e honroso cargo durante apenas um mandato, o suficiente para deixar uma marca indelével: com ele na presidência, os Dragões de Pinga, Valdemar e Acácio conquistaram o Campeonato de Portugal e o Campeonato do Porto e, na mesma época, ainda se tornaram a primeira equipa portuguesa a vencer um adversário brasileiro – 2-1 ao Vasco da Gama, no Estádio do Lima. Primo do maestro António Figueiredo e Melo, o homem que compôs o hino do nosso clube, tomou posse a 10 de Setembro de 1931 e, pouco mais de um mês depois, deliciava-se a assistir a uma goleada por 6-0 sobre o Sporting, num particular.

Dragões Diário 10-09-2018

Faltam quatro dias para, finalmente, voltarmos a ver o FC Porto subir ao relvado do Estádio do Dragão, desta vez para defrontar o Desportivo de Chaves, na jornada inaugural da fase de grupos da Taça da Liga (sexta-feira, 20h30). O plantel principal regressa esta tarde aos treinos para retomar a preparação do jogo, ainda sem vários dos atletas que estão ao serviço das selecções e que vão chegar a conta-gotas ao longo da semana.

Moussa Marega deverá ser um dos primeiros a chegar ao Olival e vem moralizado pelo golo que apontou pelo Mali na vitória por 3-0 sobre o Sudão do Sul. O avançado já marcou por duas vezes nas 15 internacionalizações até agora somadas pelas águias.

No futebol de formação, os Sub-15 festejaram mais uma goleada, desta vez fora de casa. Uma semana depois de terem batido o Boavista por 10-0, ontem derrotaram o Sporting de Espinho por 9-0. Joel Carvalho marcou quatro e Umaro Candé bisou; Francisco Guedes, José Macedo e Luís Martins contribuíram com um golo para a segunda vitória na primeira fase do campeonato.

No basquetebol, o FC Porto recebeu o Cáceres no Dragão Caixa e venceu por 83-74. Boris Barac, um dos reforços para 2018/19, foi o melhor marcador dos azuis e brancos (21 pontos), seguido de perto por Ferrán Ventura (18), naquele que foi o jogo de apresentação do plantel aos sócios e adeptos. As duas equipas voltam a encontrar-se na quinta-feira, em Espanha.

Um dos jogadores apresentados foi Diogo Araújo, que está de regresso ao plantel comandado por Moncho López. O jovem extremo/poste garante que vem mais motivado do que nunca e acredita que pode ser útil a uma equipa que diz reunir todas as condições para recuperar os êxitos do passado: Vamos ter um plantel forte e com qualidade para lutar por todos os troféus a nível interno.

09/09/18

Aconteceu a 09 Setembro 1956

Recuamos até meados do século passado para homenagear Jorge de Sousa Mattos, que o futebol conheceu por Jaburu. Neste dia, o ponta de lança brasileiro bisava em apenas quatro minutos e abria caminho à goleada por 4-0 que o FC Porto impôs ao Barreirense, nas Antas, no arranque do campeonato de 1956/57. Avançado alto, possante e móvel, frio e com a ginga carioca no andar e no correr, segundo as crónicas da época, Jaburu vestiu de azul e branco durante três temporadas, marcou 54 golos em 68 jogos, e chegou no verão de 55 para ser o goleador daquela equipa treinada por Yustrich, que tinha Virgílio, Carlos Duarte, Hernâni e Pedroto e que conquistou a primeira dobradinha.

Dragões Diário 09-09-2018

Está fechada a semana de trabalho do plantel principal do FC Porto, por estes dias desfalcado pelos compromissos internacionais. No treino de sábado, Sérgio Conceição voltou a não poder contar com os quatro jogadores que recuperam de lesões - Diogo Costa, Mbemba, André Pereira e Soares - e marcou folga para este domingo. O regresso ao Olival acontece amanhã à tarde para se dar continuidade à preparação do jogo de sexta-feira (20h30), com o Chaves, no Estádio do Dragão, a contar para a estreia na fase de grupos da Taça da Liga – os bilhetes continuam disponíveis nos locais habituais e em fcporto.pt.

Chidozie é um dos nove jogadores ao serviço das selecções e ontem esteve em destaque ao assinar o segundo de três golos com que a Nigéria derrotou as Ilhas Seychelles (3-0). Ao quinto jogo pela selecção principal, o jovem central estreou-se a marcar na recarga a um livre directo.

O basquetebolista João Soares está de regresso ao FC Porto - chega por empréstimo do CB L’Hospitalet, num acordo válido até junho de 2019. Sempre quis voltar a vestir esta camisola, confessa o extremo/poste internacional de 28 anos, que nesta segunda vida no Dragão espera voltar a ser tão feliz como foi na primeira, em que ganhou tudo o que havia para ganhar.

A equipa treinada por Moncho López prossegue os trabalhos de pré-temporada e esta tarde realiza mais um teste, diante do Cáceres, da LEB Ouro, o segundo escalão espanhol. O jogo tem início marcado para as 17h, no Dragão Caixa, tem entrada livre e também tem transmissão em directo assegurada pelo Porto Canal.

No andebol, o FC Porto foi à Roménia confirmar o apuramento para a segunda ronda de qualificação para a Taça EHF, com mais uma vitória sobre o Potaissa Turda. Após um desnivelado 41-21 na primeira mão, desta vez bateu os atuais detentores da Taça Challenge por 27-24, num jogo em que o portista António Areia foi o melhor marcador, com sete golos. O SKA Minsk é o adversário na próxima eliminatória, agendada para os inícios de outubro.

A equipa de hóquei em patins defrontou ontem o Liceo, no Dragão Caixa, no segundo particular da pré-época. Depois da vitória sobre a Juventude Pacense na véspera (7-2), desta vez perdeu (2-4) frente aos galegos, que no próximo fim de semana já entram oficialmente em 2018/19 para disputar a final 4 da Supertaça de Espanha. Reinaldo García e Telmo Pinto apontaram os golos dos azuis brancos.