14/11/20

Aconteceu a 14 Novembro 2010

Neste dia, no Dragão, o FC Porto atingia a décima vitória em 11 jogos da Liga e já então corria isolado para o primeiro de três títulos consecutivos, que acabaria por garantir com 21 pontos de vantagem sobre o segundo classificado (o Benfica). Frente ao Portimonense, Walter abriu o marcador com um belo remate de fora da área e o inevitável e incrível Hulk fechou as contas desde a marca de penálti.


Dragões Diário 14-11-2020

A equipa de basquetebol do FC Porto venceu, na noite de ontem, o Esgueira no Dragão Arena (91-78), somou a sexta vitória em igual número de jogos e passou a partilhar a liderança da Liga com o Sporting. No final, Moncho López aplaudiu a dinâmica colectiva, mas também apontou perdas de energia momentâneas que deixaram os azuis e brancos a poucos pontos de atingir a barreira das centenas, marca que as exibições de Larry Gordon (23 pontos, 12 ressaltos), Eric Anderson Jr. (12 pontos, 11 ressaltos) e Brad Tinsley (13 pontos, 9 assistências e 7 ressaltos) mereciam.
 
Com o próximo desafio à distância de oito dias, Sérgio Conceição voltou a preparar, sem 14 internacionais e com três lesionados, o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal e a consequente deslocação ao Barreiro, onde o actual detentor do troféu vai defrontar o Fabril de hoje a uma semana. Daqui a pouco (10h30), no Olival, repete-se a dose.

11/11/20

Dragões Diário 11-11-2020

O plantel do FC Porto regressa ao trabalho amanhã, depois de três dias de folga, com Sérgio Conceição a não poder contar com vários jogadores que se encontram ao serviço das respectivas selecções. Um deles é Sérgio Oliveira, que está a viver um dos melhores momentos da carreira. Ao décimo jogo, já conseguiu igualar o melhor registo goleador numa temporada, conseguido curiosamente nos bês portistas, em 2012/13. O último dos seis golos foi apontado no triunfo frente ao Portimonense, que serviu como uma cereja no topo de uma excelente exibição, durante a qual também conseguiu duas assistências. Mbemba e Taremi só têm de agradecer.
 
Não há futebol esta noite, mas há outras modalidades e com dois jogos importantes. O hóquei em patins azul e branco recebe o Valongo (20h30, FC Porto TV e Porto Canal), na sexta jornada do campeonato e com os Dragões preparados para defrontar um adversário muito difícil, que está a trabalhar muito bem e tem jogadores muito bons. Quem o diz é Xavier Malián, porta-voz de uma equipa que só pensa em dar uma resposta positiva ao início de temporada irregular.
 
Meia hora depois, a equipa de basquetebol joga, no pavilhão do Barreirense, a partida em atraso da terceira ronda da Liga. Na antevisão do encontro, Larry Gordon, MVP do clássico na Luz e da jornada, salientou o bom trabalho de toda a equipa, que permite aos Dragões continuarem invictos na fase regular, registo que querem manter antes do regresso a Norte.
 
O arranque vitorioso no campeonato também valorizou alguns basquetebolistas azuis e brancos, que conquistaram um lugar na convocatória da selecção nacional. Miguel Queiroz e Francisco Amarante voltaram a ser chamados por Mário Gomes, enquanto Vlad Voytso terá a oportunidade de se estrear como internacional A. Os Dragões vão defender as cores de Portugal frente ao Chipre e à Albânia entre os dias 26 e 28 de Novembro.

09/11/20

Dragões Diário 09-11-2020

O FC Porto fechou um ciclo duro de sete jogos em 22 dias com uma vitória por 3-1 sobre o Portimonense, no Estádio do Dragão. Os algarvios até foram os primeiros a marcar, mas a reviravolta surgiu num instante, ainda que com o intervalo pelo meio: aos 45+3, Mbemba empatou na sequência de um canto batido por Sérgio Oliveira; aos 51 segundos da segunda parte, Taremi foi servido por um cruzamento perfeito do capitão e fez o 2-1 de cabeça. O terceiro, já perto do fim, saiu do pé de direito de Sérgio Oliveira, que marcou pelo quarto encontro consecutivo.
 
Dar continuidade à vitória contra o Marselha era fundamental, comentou o treinador-adjunto Vítor Bruno, ainda mais depois da infelicidade da semana passada em Paços de Ferreira. Os três pontos foram, por isso, o mais importante de um jogo em que os campeões nacionais não entraram bem, mas que conseguiram virar porque continuam a ter uma grande capacidade no ar, que serve muitas vezes para desbloquear encontros.
 
O caminho para o futuro, completou o técnico que substituiu Sérgio Conceição no banco de suplentes, passa por consolidar o trabalho através de resultados, uma vez que tempo para treinar há pouco. E é isso que o FC Porto procurará continuar a fazer, até porque está numa posição delicada e quer morder os calcanhares a quem estiver na frente, sempre com o objectivo do título no horizonte.
 
Esta ambição é partilhada pelos jogadores. Satisfeito pela estreia a marcar, Taremi só espera mais vitórias como a de ontem, na sequência de um grande trabalho, algo condicionado pelo cansaço acumulado pela equipa. Sérgio Oliveira, que ficou triste pela primeira parte, sublinhou que gosta mais de ganhar do que de marcar ou assistir, e deixou uma mensagem para o futuro: contem connosco, somos o FC Porto sempre e até ao fim.
 
Hoje começa a debandada dos jogadores que se vão juntar às selecções nacionais e é dia de folga para os restantes membros do plantel. Os trabalhos no Olival serão retomados na quinta-feira, mas o próximo jogo só se realizará no fim de semana de 21 e 22 de Novembro, frente ao Fabril, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.