24/07/21

Dragões Diário 24-07-2021

Os trabalhos de pré-temporada do FC Porto prosseguiram ontem em Vale do Garrão, no Algarve, onde o grupo de 27 jogadores liderado por Sérgio Conceição cumpre um estágio de preparação até ao dia 29 deste mês. Depois de mais um dia de trabalho no Hotel Ria Park, o plantel portista volta a subir ao relvado da unidade hoteleira neste sábado, véspera do jogo frente ao campeão francês Lille, no Estádio do Algarve. O encontro arranca às 19h45, em directo e em exclusivo na FC Porto TV e no Porto Canal.

Luis Díaz recebeu ontem o troféu de melhor marcador da Copa América 2021, distinção que partilha com um tal de Lionel Messi. Ambos terminaram a prova com quatro golos marcados e ambos figuram numa frente de ataque de luxo no onze ideal elaborado pela CONMEBOL, mas as façanhas mais recentes dos dois craques não ficam por aqui. Luis Díaz foi ainda eleito o Jogador Revelação de uma Copa América que permitiu a Lionel Messi conquistar o primeiro troféu pela Argentina, tal como ao nosso Marchesín.
 
Foi ontem apresentada a 82ª edição da Volta a Portugal, que este ano se corre entre os dias 4 e 15 de Agosto. A prova arranca com um contrarrelógio individual em Lisboa, seguindo-se dez etapas de exigência máxima pelas estradas do nosso país. Durante os 11 dias de competição, os ciclistas vão percorrer um total de 1568,2 quilómetros. A W52-FC Porto venceu as últimas cinco edições da Volta a Portugal, registo que levou Jorge Nuno Pinto da Costa a chamar-lhe o pentacampeonato do ciclismo.

Carla Oliveira e Pedro da Clara são os dois atletas de boccia do FC Porto convocados para os Jogos Paralímpicos que arrancam daqui a um mês em Tóquio, no Japão. Dois dos mais consagrados atletas do Desporto Adaptado do FC Porto vão entrar em acção na classe BC4, sendo que Carla Oliveira irá competir na vertente individual e de pares, enquanto Pedro da Clara só o fará na vertente de pares. Depois do Rio de Janeiro, em 2016, esta será a segunda participação em Jogos Paralímpicos para os dois atletas azuis e brancos.

Ontem foi para o ar o 30º episódio de Ironias do destino, em parte gravado no Estádio da Luz e no qual Jorge Nuno Pinto da Costa falou sobre o ano mágico de 2011. Esta noite, assim que forem 23h, sintonize o Porto Canal para assistir à primeira parte do compacto semanal da série protagonizada pelo nosso presidente, que estreou a 14 de Junho. Só faltam dez episódios para terminar, mas víamos facilmente outros 30.

21/07/21

Aconteceu a 21 Julho 2001

Neste dia, despedia-se dos relvados um dos grandes avançados da história do FC Porto e do futebol português: Domingos Paciência pendurava as botas depois de 12 temporadas na equipa principal do clube que o formou. Com a camisola azul e branca, o dianteiro natural de Leça fez 381 jogos, 143 golos, foi Bota de Prata, conquistou 7 campeonatos, 5 Taças de Portugal e 6 Supertaças. A ligação aos Dragões, que tinha iniciado com apenas 13 anos, mantinha-se viva e Domingos iniciava a carreira nos bancos, como responsável técnico da equipa B portista. Uma década depois, viria a ser nosso adversário na única final europeia 100% portuguesa, em Dublin. É uma história interminável...


Dragões Diário 21-07-2021

Chegou, assinou e treinou. Numa questão de horas, Marko Grujic consumou o tão desejado retorno ao FC Porto e mudou-se para a Invicta novamente a título de empréstimo, desta feita com opção de compra. Muito, muito feliz por estar de regresso, o camisola 16 confidenciou ter feito tudo o que podia para voltar ao FC Porto. Vou dar tudo dentro de campo como já fiz anteriormente, seja nos jogos ou nos treinos, pois os treinos são muito importantes para estarmos bem preparados para os jogos. Foi um privilégio jogar no FC Porto e vai continuar a ser. Nota-se que já conhece os cantos à casa.

O quarto reforço de verão foi integrado de imediato nos trabalhos de pré-temporada, tendo participado na sessão matinal e no quarto treino com jogo no Olival. Diante do Anadia, Sérgio Conceição chamou 22 atletas à acção, entre os quais o internacional sérvio. Autores de dois remates certeiros, Evanilson e Fábio Vieira foram os melhores marcadores da tarde, seguidos de Sérgio Oliveira e Toni Martínez, com um golo cada. Dentro de momentos o plantel principal volta a pisar os relvados do CTFD PortoGaia, antes de rumar ao Sul do país para um estágio de oito dias no Algarve.
 
Também Silvestre Varela está de volta. Na segunda passagem pelo FC Porto, o extremo internacional português vai capitanear a equipa B dos Dragões e comandar um ataque que já foi reforçado com os jovens João Peglow, Giorgi Abuashvili e Sebastian Soto. Dono de um currículo de respeito, Varela actuou em 31 jornadas da Liga 2020/21 e somou 236 presenças, 50 golos e 11 títulos em seis épocas e meia com a camisola portista. Nas primeiras declarações após rubricar o vínculo válido por um ano, o novo número 81 não escondeu a emoção enorme que sente por tornar a uma casa que lhe proporcionou os momentos mais fantásticos da carreira e onde tenciona continuar a fazer história.

Marque na agenda: iniciamos a participação em mais uma edição do campeonato no dia 8 de Agosto, um domingo, às 18h. A Liga Portugal divulgou ontem as datas e horários da primeira jornada da prova, na qual o FC Porto receberá a visita da Belenenses SAD. Espera-se que nessa altura o bom-senso já prevaleça e que o futebol deixe de ser marginalizado. O Dragão não é o mesmo sem público e mais do que ninguém os adeptos merecem poder voltar aos estádios.

No episódio de ontem das Ironias do Destino, Jorge Nuno Pinto da Costa recuou até 2008 e recordou Mais um Tri, o segundo do palmarés do FC Porto e do seu reinado. No capítulo de hoje da autobiografia desportiva do dirigente mais titulado da história do futebol, o Presidente avança uns meses no tempo e relembra as vivências de 2009, o ano em que se concretizou Um Sonho (Quase) Impossível. O nascimento do Dragão Arena é tema de conversa entre Pinto da Costa e Estela Machado a partir das 22h (FC Porto TV/Porto Canal).
 
O Porto Canal passou a ocupar a posição 28 da grelha da NOS. Desde ontem que a única estação televisiva produzida integralmente fora da capital mudou de número na operadora. Posto isto, não se assuste se perder o Norte na próxima ronda de comando na mão.

19/07/21

Aconteceu a 19 Julho 2004

Neste dia, sem qualquer surpresa, a UEFA elegia Vítor Baía como o melhor guarda-redes da Europa. Recém-sagrado campeão europeu pelo FC Porto e o melhor da sua posição na história do futebol português, curiosamente, recebia esta distinção duas semanas depois da final do Euro 2004, prova para a qual, de forma totalmente incompreensível, não tinha sido convocado. A teimosia do seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, não resistiu a um choque contra a realidade e, em grande medida, foi devido à atuacção do guarda-redes titular no jogo decisivo desta competição que a selecção portuguesa perdeu a oportunidade de se sagrar campeã europeia em casa.



Dragões Diário 19-07-2021

Ficou, no sábado, com o treino com jogo diante do Académico de Viseu, concluída a segunda semana da pré-época azul e branca. Do regresso de Taremi ao treino na praia, com a vacinação dos atletas e um treino com jogo em conjunto com a Académica pelo meio, foi com muita intensidade que se fechou a primeira quinzena de trabalho de 2021/2022. Agora, segue-se uma semana marcada pelo estágio no Algarve, que começa já na quarta-feira (21 de Julho).
 
José Neves voltou a fazer das tripas coração e foi o primeiro a cortar a meta na terceira e última etapa do Troféu Joaquim Agostinho, um percurso de 185 quilómetros que ligou a Serra d’El Rei ao Alto do Montejunto. Apesar da vitória no derradeiro trajecto, o campeão nacional de estrada terminou a competição em segundo lugar, atrás de Frederico Figueiredo (Efapel). As atenções viram-se agora para a defesa do penta na Volta a Portugal, que começa a 4 de Agosto.

O processo de renumeração de sócios do FC Porto está em marcha e já mais de 20 mil associados submeteram os seus dados. A renumeração tanto pode ser feita online, como nas FC Porto Stores ou na Loja do Associado do Estádio do Dragão, e será obrigatória para a aquisição de bilhetes na temporada que se avizinha. Não perca mais tempo e faça já aqui a sua!

No início de mais uma semana, chega mais um episódio de Ironias do Destino. Mais logo, Jorge Nuno Pinto da Costa recua até 2007 para recordar a chegada de Jesualdo Ferreira ao FC Porto, a carreira do Professor no Dragão e ainda todo o processo de sucessão de Vítor Baía para Helton. A não perder, a partir das 22h no Porto Canal e na FC Porto TV.