24/05/19

Aconteceu a 24 Maio 1998

Neste dia, António Oliveira torna-se o primeiro treinador português a conquistar a dobradinha ao serviço do FC Porto e o terceiro da história, depois de Yustrich (1956) e Ivic (1988). Depois do campeonato, vitória na final da Taça de Portugal frente ao Sporting Braga, por 3-1, com golos de Aloísio, Jardel e Artur. O onze titular foi: Rui Correia; Secretário, Aloísio, João Manuel Pinto, Kenedy; Paulinho Santos, Doriva, Sérgio Conceição, Zahovic; Drulovic e Jardel.

Dragões Diário 24-05-2019

Ontem voltou a ser dia de trabalho no Olival, onde o FC Porto realizou mais um treino tendo em vista a final da Taça de Portugal, na qual os Dragões defrontam o Sporting este sábado (17h15), no Estádio do Jamor. Será precisamente no palco da final que Sérgio Conceição e um jogador farão a antevisão do clássico (19h), mas daqui a pouco a equipa ainda volta a treinar no Olival. Por esta altura, Aboubakar (tratamento) é o único nome a figurar no boletim clínico portista.
 
Entretanto, Pepe e Danilo foram convocados por Fernando Santos para representar Portugal na final four da Liga das Nações, que se realiza entre os dias 5 e 9 de Junho. Nas meias-finais, a seleção portuguesa vai defrontar a Suíça, no Estádio do Dragão, a 5 de Junho (19h45). Em caso de triunfo, os campeões europeus defrontam Inglaterra ou Holanda na final da Liga das Nações (9 de junho, 19h45), que também terá como palco o Estádio do Dragão.

Falar no Estádio do Dragão é falar de um lugar onde Alex Telles se sente em casa. E foi em casa que o 13 portista se estreou oficialmente pela principal seleção do Brasil, a 23 de março deste ano, num particular com o Panamá que terminou empatado (1-1). Ontem, Alex Telles esteve com Pinto da Costa no Museu FC Porto e ofereceu ao clube a camisola que vestiu no jogo de estreia pela canarinha: Era algo que eu já tinha prometido a mim mesmo.

A 13ª e penúltima jornada da fase final do Nacional de Juniores A vai levar os Sub-19 do FC Porto até Tondela (sábado, 17h), sendo essencial vencer para continuar na luta pelo título nacional. Os Sub-17, por sua vez, têm clássico com o Benfica (sábado, 11h, Porto Canal), no Olival, na 5ª jornada da fase final do Nacional de Juniores B. Tal como os Sub-19, também os Sub-15 vão a Tondela na 8ª e antepenúltima jornada da fase final do Nacional de Juniores C (sábado, 11h).
 
O troféu referente ao 23º campeonato nacional de hóquei em patins já pode ser contemplado no Museu FC Porto. Horas depois da vitória sobre o Riba D’Ave (6-3), que assegurou matematicamente a conquista do título, a equipa comandada por Guillem Cabestany foi recebida e saudada por Pinto da Costa. O presidente portista não poupou nos elogios aos novos campeões nacionais e atirou: O Museu está sempre à espera de mais um troféu do hóquei em patins.

As meias-finais dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol arrancam esta noite para o FC Porto, que a partir das 21h15 defronta o Benfica, no Pavilhão da Luz, no Jogo 1 de uma eliminatória disputada à melhor de cinco. Na projecção do clássico que se segue, o extremo João Soares acredita que os azuis e brancos podem contrariar o factor casa: Queremos trazer a decisão para o Dragão Caixa. O Jogo 2 está marcado para domingo, às 16h, novamente em Lisboa.

23/05/19

Aconteceu a 23 Maio 1993

Neste dia, o FC Porto de Carlos Alberto Silva caminhava para o bicampeonato e recebia o Vitória de Guimarães na 32ª jornada. Numa tarde chuvosa, o público das Antas foi animado por dois golos de Kostadinov, um em cada parte, que valeram um triunfo por 2-0 e dois pontos importantes.


Dragões Diário 23-05-2019

Ainda com as emoções bem vivas pela conquista do título de andebol na terça-feira, os portistas viveram ontem mais uma noite de glória: a equipa de hóquei em patins bateu o Riba d’Ave por 6-3 e sagrou-se campeã nacional pela 23ª vez. Marcaram Rafa, Giulio Cocco (dois), Poka, Gonçalo Alves e Reinaldo García.
 
O troféu de ontem foi o 69º da história do clube nesta modalidade, todos sob a liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa. O treinador Guillem Cabestany, ao serviço do FC Porto desde 2015/16, já venceu oito títulos: duas Ligas, três Taças e três Supertaças.

Em declarações ao Porto Canal, o catalão falou de uma vitória brutal, fruto de muito trabalho durante toda a época. A emoção de todo o grupo foi bem sintetizada pelas palavras de Hélder Nunes: É lindo jogar e ganhar aqui. Somos uma grande equipa.
 
Sábado será um dia diferente para todos os adeptos, com a disputa da final da Taça de Portugal entre o FC Porto e o Sporting. Quem o diz é Danilo Pereira, que falou depois do treino de ontem e projectou o último encontro da temporada. O médio considera que o jogo será ainda mais importante do que o habitual, por se tratar de um clássico e de um troféu que todos os clubes querem ganhar.

O bom senso imperou e a festa da Taça vai poder estender-se às bancadas. As autoridades reviram a decisão inicial e autorizaram a coreografia prevista pelo FC Porto para os adeptos que vão deslocar-se a Oeiras.
 
Claro que há muitos que querem que o FC Porto não ganhe e continuam a publicar notícias falsas para tentar, em vão, desestabilizar a equipa e os adeptos. Ontem foi a vez de A Bola dar à estampa mais um trabalho fantasioso.

22/05/19

Aconteceu a 22 Maio 1999

Neste dia, pouco depois do empate do Boavista em Faro, Fernando Santos terminou aquilo que Bobby Robson começou. Em jogo da penúltima jornada da Liga, o FC Porto entrou em Alvalade com o quinto título consecutivo assegurado ainda antes de a bola começar a rolar e com os jogadores a entrar no relvado enquanto mostravam os cinco dedos da mão. Pedro Barbosa marcou primeiro para o Sporting, logo no recomeço, e Zahovic fez o empate a cinco minutos do final. Na época em que Vítor Baía deixou o Barcelona e regressou a casa, Jardel venceria a Bota de Ouro, distinguindo-se como o melhor marcador das ligas europeias, com 36 golos apontados.

Dragões Diário 22-05-2019

A equipa de andebol do FC Porto garantiu ontem a conquista do 21º campeonato nacional da história do clube, na sequência de uma vitória frente ao Madeira SAD (29-20), no Funchal. Os Dragões estão a realizar uma temporada verdadeiramente notável. Depois do terceiro lugar na Taça EHF e da conquista do campeonato, ainda com duas jornadas por disputar, a formação orientada por Magnus Andersson vai lutar pela inédita dobradinha. A final four da Taça de Portugal realiza-se a 1 e 2 de Junho.
 
Somos campeões de Portugal e ainda temos a hipótese de vencer a Taça, um troféu que queremos conquistar para fechar a época com chave de ouro, disse o treinador do FC Porto Sofarma no final do encontro realizado na Madeira. Os jogadores portistas ficaram naturalmente eufóricos com o feito, garantido dias após a realização de dois encontros particularmente exigentes na Alemanha, para a Taça EHF.
 
Hoje pode ser a vez do hóquei em patins. Se vencer o Riba d’Ave, num Dragão Caixa que terá lotação esgotada, o FC Porto Fidelidade sagra-se campeão nacional. O jogo tem início marcado para as 20h30 e será transmitido em directo pelo Porto Canal. Queremos acabar já com a questão e concretizar o nosso sonho, frisa o capitão Hélder Nunes, no lançamento do encontro referente à 24ª jornada do campeonato.
 
No Olival, a equipa de futebol continua a preparar o jogo da final da Taça de Portugal. O FC Porto vai defrontar o Sporting no sábado, em Oeiras (17h15). O jovem guarda-redes Mouhamed Mbaye voltou a treinar com o plantel principal e Diogo Leite está ao serviço da selecção portuguesa de Sub-20.

21/05/19

Aconteceu a 21 Maio 2003

Neste dia, o FC Porto venceu uma final inesquecível frente ao Celtic, em Sevilha (Espanha), conquistando a Taça UEFA de 2002/03. A equipa de José Mourinho garantiu o triunfo no prolongamento, por 3-2, com dois golos de Derlei e um de Alenichev.

 

Dragões Diário 21-05-2019

O plantel principal do FC Porto regressou ontem ao trabalho, iniciando a preparação para o derradeiro compromisso da temporada. A equipa de Sérgio Conceição vai disputar a final da Taça de Portugal frente ao Sporting, no sábado (17h15).

À margem do treino realizado no Olival, Moussa Marega assinalou o 100º jogo realizado ao serviço dos Dragões: Estou muito feliz por chegar ao jogo 100 com esta camisola mas agora o mais importante é ganhar no sábado a Taça de Portugal. Força Porto!

O FC Porto Sofarma pode garantir a conquista do título nacional ao final da tarde de hoje, em caso de empate ou triunfo frente ao Madeira SAD, no Funchal (17h), em jogo referente à 8ª jornada da fase final do Andebol 1. Estamos numa posição privilegiada para conquistar o título, reconheceu o treinador-adjunto Carlos Martingo na antevisão do encontro que pode ser acompanhado em directo através do Porto Canal.

Os bilhetes para a recepção do FC Porto Fidelidade ao Riba d’Ave estão disponíveis nos locais habituais. A equipa portista está a uma vitória do título no Campeonato Nacional de hóquei em patins e defronta amanhã, no Dragão Caixa (20h30), o actual 9º classificado, em jogo em atraso da 24ª jornada.

20/05/19

Aconteceu a 20 Maio 1957

Neste dia, a equipa de andebol de 11 do FC Porto voltou a comprovar o seu domínio no panorama nacional. Com uma vitória por 9-6 frente ao Sporting, os azuis e brancos iniciaram as celebrações do 17º título em 19 campeonatos nacionais.

Dragões Diário 20-05-2019

Arranca hoje de manhã, com uma sessão de trabalho agendada para as 10h30, a preparação do FC Porto para a final da Taça de Portugal, troféu que os Dragões querem conquistar pela 17ª vez. A equipa portista vai defrontar novamente o Sporting, após a vitória no Estádio do Dragão por 2-1, para a Liga. O clássico realiza-se em Oeiras, no sábado (17h15).

No futebol de formação, a equipa de Sub-19 do FC Porto venceu o Leixões por 1-0, na 12ª jornada do campeonato, e continua a um ponto da liderança, a dois jogos do final da competição. Fábio Silva marcou o golo decisivo no Olival. Os Sub-15 foram ao Seixal garantir um triunfo frente ao Benfica (2-1), com golos de Jorge Meireles e Umaro Candé, ocupando o primeiro lugar na tabela classificativa quando faltam três jornadas para o fim do campeonato.

O FC Porto Fidelidade ultrapassou um obstáculo difícil na 25ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins e está mais perto da conquista do título, depois de ter garantido os três pontos em Valongo: 7-4 com golos de Giulio Cocco (2), Gonçalo Alves, Rafa (2), Poka e Hélder Nunes. Pode ver aqui o resumo do jogo. A equipa de Guillem Cabestany precisa de mais uma vitória para se sagrar campeã nacional e a primeira oportunidade surge já depois de amanhã, frente ao Riba d’Ave, no Dragão Caixa (20h30).

Edgar Pinto terminou a Volta a Aragão no 5º lugar da classificação geral individual. A terceira e última etapa da prova realizou-se ontem, com um percurso de 127,4 quilómetros entre Huesca e Saragoça.

19/05/19

Dragões Diário 19-05-2019

O FC Porto venceu o Sporting por 2-1 em jogo da última jornada da Liga e terminou o campeonato na segunda posição, com 85 pontos. Apesar da superioridade ofensiva azul e branca durante quase todo o encontro (24-1 em remates), foi preciso esperar pelos minutos finais para ver Danilo e Herrera a marcar os golos da vitória.

Tendo em conta tudo o que tem acontecido nas últimas semanas, Sérgio Conceição sabia que seria muito difícil ganhar este campeonato. Por isso, o treinador ficou satisfeito por o FC Porto ter cumprido a sua parte e ter vencido num contexto difícil. Agora o foco está virado para Oeiras e para a final da Taça de Portugal: Temos um título para conquistar no próximo fim de semana.

Héctor Herrera também ficou feliz por ter terminado a época no Dragão com uma boa vitória e por ter marcado um golo bonito. Orgulhoso por pertencer a este clube, o internacional mexicano sublinhou que agora é preciso preparar bem a final da Taça, um troféu que é preciso vencer e trazer para casa.

O segundo jogo consecutivo com o Sporting realiza-se no sábado, a partir das 17h30, no Estádio de Oeiras. A preparação para esse encontro arranca depois de amanhã, com um treino marcado para as 10h30.

O FC Porto derrotou o Holstebro por 28-26 e garantiu o terceiro lugar na Taça EHF. O maior feito de sempre de uma equipa portuguesa nesta competição foi alcançado com mais uma bela exibição em que António Areia e Diogo Branquinho, com sete golos cada, estiveram em destaque.
 
Edgar Pinto terminou a segunda etapa da Volta a Aragão a seis segundos do vencedor, foi o melhor ciclista da W52 FC Porto e é agora quarto classificado na geral individual. A prova termina hoje com uma tirada entre Huesca e Zaragoza, num total de 127,4 quilómetros. 
 
No bilhar às três tabelas, tal como no futebol, a final da Taça de Portugal vai disputar-se entre o FC Porto e o Sporting. Os Dragões asseguraram a qualificação para o encontro decisivo com uma vitória sobre o Leça por 3-0.