24/11/07

Alfredo Murça


Alfredo Murça, nascido a 17 de Janeiro de 1948, na Costa da Caparica, foi cinco vezes internacional "AA" por Portugal, quatro em representação dos "dragões" e um pelo Belenenses, o outro clube que também representou.
Murça estreou-se na formação das "quinas" precisamente quando actuava no Belenenses, mais precisamente a 10 de Dezembro de 1969 (derrota por 1-0 com a Inglaterra, em Londres).
O antigo internacional português Alfredo Murça foi bicampeão de futebol pelo FC Porto em 1977/78 (fez 30 jogos) e 78/79 (21 jogos completos e 1 incompleto) e vencedor de uma Taça de Portugal.
Alfredo Murça, notabilizou-se ao serviço do FC Porto, vencendo dois campeonatos nacionais no final dos anos 70. Murça actuou na famosa equipa que quebrou um longo jejum de títulos, ao lado de jogadores como Oliveira, Costa, Duda, Gomes, entre outros.
Murça iniciou a sua carreira no GD Pescadores da Caparica, tendo ingressado no FC Porto na temporada 75-76, depois de ter actuado no Belenenses. Além de 2 campeonatos, venceu igualmente a Taça de Portugal em 76/77 (no dia 18 de Maio de 1977) numa final disputada contra o Braga, por 1-0, golo marcado por Fernando Gomes.
Curiosamente, também assegurou as funções de treinador interino do FC Porto, no período compreendido entre a saída de Quinito e a entrada de Artur Jorge. O FC Porto jogou em casa frente ao PSV de Eindhoven e venceu por 2-0. Uma magra consolação depois da goleada (0-5) sofrida nos países baixos. Desempenhou funções no Departamento Juvenil e na equipa principal, na qual foi adjunto de Robson, entre 1994 e 1996, ao lado de Inácio, Mourinho e Frade.
Faleceu aos 59 anos no dia 25 de Agosto deste ano, vítima de doença prolongada. Dragão Madeirense já estava há uns tempos para fazer uma homenagem a este notável atleta do nosso clube. Aqui fica, portanto, o nosso simples tributo.

Carreira europeia do F.C. Porto em destaque na UEFA

Inserido num novo projecto designado «Big names, big games», a UEFA está a desenvolver um trabalho sobre a carreira do F.C. Porto nas competições europeias, no âmbito do qual entrevistou, esta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, os Campeões Europeus André, Frasco e Pedro Emanuel.
As duas ex-glórias dos Dragões reviveram, em palavras, momentos como a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1986/87, e da Taça Intercontinental, em 1987, enquanto Pedro Emanuel recordou a sensação inesquecível de ter erguido, em anos consecutivos, os troféus relativos à Taça UEFA (2002/03), à Liga dos Campeões (2003/04) e à Taça Intercontinental (2004).
O F.C. Porto integrará este novo projecto da UEFA, que incluirá entrevistas a diversas individualidades que desempenharam papéis fundamentais em alguns dos maiores jogos da história do organismo que gere o futebol europeu, ao lado de outros grandes colossos europeus, como Real Madrid, Manchester United, AC Milan e Juventus.
Fonte: Site Oficial

"O mais difícil é o próximo" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Quem nunca franziu um sobrolho sempre que Jesualdo Ferreira falou do jogo seguinte como o mais difícil? Não será caso para atirar pedras, mas ficou sempre a sensação que a mensagem teria efeito junto do plantel, mas não era preciso torná-la público. O treinador usou a expressão por diversas vezes, mesmo quando estava a chegar de um bom resultado na Liga dos Campeões. Domingo é o dia em que Jesualdo Ferreira passa a ter toda a razão. O jogo seguinte é mesmo o mais importante, mesmo quando se sabe que na próxima jornada o FC Porto tem de defrontar o Benfica, no Estádio da Luz. Foram duas más exibições e culpas repartidas por jogadores e treinador que deram razão a Jesualdo. Porque entre o dever teórico de vencer o Belenenses no Estádio do Dragão e a obrigação de ganhar o Estrela da Amadora depois de uma vantagem de dois golos ficaram apenas dois pontos na classificação e quatro perdidos nas previsões. O Setúbal passou de facto a ser o mais importante dos jogos, até porque em caso de vitória os portistas somam três pontos e injectam inveja no Benfica. Mantendo-se a vantagem de quatro pontos, os encarnados deixam de lutar pela liderança, apenas batalharão por reduzir a vantagem para o primeiro lugar. O que é diferente.
Opinião
Portugal não fez uma trajectória brilhante, mas que lhe permitiu o apuramento.
Jesualdo Ferreira comentando a qualificação

"A vencer desde 1893" com lugar na camisola

O FC Porto é o único clube em Portugal com uma assinatura. A expressão saxónica é "branding" e traduz-se no aparecimento da frase "A vencer desde 1893" complementando o logótipo do clube. Há exemplos no estrangeiro, especialmente em Inglaterra - o Manchester United fez o mesmo com o Estádio Old Trafford, associado a assinatura "Teatro dos Sonhos" -, mas no que respeita à realidade nacional é um acto de pioneirismo entre clubes. A frase já se encontra difundida em telas no centro de estágio do Olival, onde uma das salas de entrevistas foi recentemente decorada com base nesse "branding", bem como na entrada para os balneários no Estádio do Dragão e o próprio balneário do FC Porto. Mais tarde será vista em todo o estacionário portista. O resultado imediato é meramente gráfico, até porque junta ao conhecimento do símbolo, a história que está por detrás. Este "branding" é institucional, de tal forma que na próxima temporada surgirá no mais importante símbolo do clube: a camisola, cujo colarinho passará a incluir a frase "A vencer desde 1893". A opção pela palavra vence, em deterimento de ganha e conquista, explica-se com a intenção de que assinatura ultrapasse o contexto da equipa de futebol, mas que, acma de tudo, evidencie o que significa a marca FC Porto.
Fonte: Jornal O Jogo

22/11/07

Nuno e Pedro Emanuel já treinaram esta quarta-feira

De regresso de Málaga, onde participaram no Jogo Contra a Pobreza, Nuno e Pedro Emanuel já treinaram esta quarta-feira de manhã, no Olival, com os restantes companheiros do F.C. Porto, que continua a preparar, ainda sem os oito internacionais, a 11ª jornada da Liga 2007/08.
Os Dragões desenvolvem nova sessão de trabalho – que voltará a ser aberta à comunicação social nos 15 minutos inicias – às 16h00 de amanhã, outra vez no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em cujo relvado se realizará também a «super flash» de antevisão do desafio frente ao V. Setúbal, marcada para as 15h45.
Fonte: Site Oficial

"Aparências" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

As aparências iludem. Pelo menos, e por motivos que a fotografia acima torna mais ou menos óbvios, passei uma parte significativa da minha vida a tentar convencer o sexo oposto disso. Sem grande sucesso, sublinhe-se, mas com consequências profundas ao nível da auto-estima que o meu psiquiatra continua a tentar resolver. Também sem grande sucesso. Mas, falando de coisas importantes, as aparências iludem. Aparentemente, num ciclo que inclui deslocações a Anfield Road para jogar com o todo poderoso e multimilionário Liverpool e à Luz para o clássico com o Benfica, a recepção ao Setúbal poderia parecer tão fácil como roubar um chupa-chupa a uma criança. Ora, o problema é que o Setúbal é como aquelas crianças precoces que aos 12 anos já são cinturão negro de kung-fu na categoria para 70 quilos e tentar tirar-lhe um chupa-chupa pode prejudicar gravemente a saúde. Os sadinos, tal como o FC Porto, ainda não perderam para o campeonato e tiveram 15 dias para preparar tranquilamente a deslocação ao Dragão, enquanto os bicampeões nacionais começam hoje a tratar do assunto, após 15 dias sem oito habituais titulares, cedidos às respectivas selecções nacionais. Depois, com a vantagem para o Benfica reduzida para quatro pontos, vencer o Setúbal é absolutamente fundamental para a tranquilidade da equipa de Jesualdo Ferreira na visita à Luz. E assim, indo além de uma análise superficial, percebe-se que as aparências iludem. Tal como eu sempre lhes disse, malditas!
Dragão: Apoio incondicional
Afinal, tal como por aqui se garantiu ontem, não faltou apoio à Selecção Nacional no Dragão e os assobios - sim, ouviram-se monumentais assobiadelas - foram guardados para os instantes em que a Finlândia tinha a bola nos pés.