19/10/18

Aconteceu a 19 Outubro 1974

Neste dia, na primeira vez em que o FC Porto jogou na Luz depois da Revolução de Abril, Cubillas resolveu desde a marca de penálti: José Henriques para um lado, bola para o outro. Foi assim que os azuis e brancos venceram (1-0) o jogo da sétima jornada da Liga. Assim e com Oliveira a brilhar, enquanto Gomes, ainda com 17 anos, fazia a estreia em clássicos com o Benfica. Aymoré Moreira, bicampeão mundial com o Brasil, era o treinador dos Dragões, que passavam a partilhar a liderança apenas com o Vitória de Guimarães.

Dragões Diário 19-10-2018

Hoje há bola, finalmente, e há Taça também. Às 20h15, em Vila Real, acrescenta-se mais um capítulo à história que Virgílio e Mihtarski começaram a escrever, aquela que acabou sempre no Jamor. Sérgio Conceição, que só ontem viu regressar nove internacionais, vai avisando que entrar com o símbolo do FC Porto não chega e prescreve uma boa dose de exigência motivacional para passar a eliminatória. No Dragão já não há bilhetes.

Depois de amanhã é a vez do FC Porto B, que vai à Povoa defrontar o Varzim para dar a volta por cima. É esse o projecto de Rui Pedro, disposto a provar que faz parte de uma boa equipa e de um bom balneário. No jogo antecipado da 14ª jornada da Ledman LigaPro, o avançado quer ter a bola e conquistar os três pontos.

Filipe chegou há 30 anos para ganhar 30 títulos, Hugo chegou há menos de dois meses, num daqueles momentos de felicidade com que qualquer miúdo sonha. Juntámos os dois Santos no Museu e, se for preciso, até rezamos a mais uns quantos para ver se é desta que reconquistamos a Europa. Aos 18 anos, ganhar a Liga Europeia é, precisamente, a grande aspiração de Hugo. Aos 44, Filipe continua a distinguir o deca como o ponto mais alto da carreira, na qual também há espaço para dois títulos europeus e dois mundiais.

Antes, muito antes das decisões da Liga Europeia, Hugo Santos e o FC Porto têm a Taça Intercontinental para ganhar. Joga-se tudo em dezembro, numa final four em que também entra o Barcelona, e em San Juan, na Argentina, a cidade que viu nascer e partir Reinaldo García, que aos 18 anos cruzou o Atlântico para vestir a camisola do FC Porto. Nesta entrevista, contou isso e muito mais. Os números é que já não estão atualizados, o que é um bom sinal: agora são 35 anos e 37 títulos...

Depois da entrada em falso na Taça da Europa, há uma vitória para oferecer aos adeptos no regresso à fase regular da Liga. Ferrán Ventura faz disso ponto de honra, mesmo reconhecendo que o Terceira Basket, o adversário de amanhã à tarde, tem bons jogadores americanos e um jogo interior e exterior que é preciso controlar. Ganhar é a resposta, insiste o catalão.

18/10/18

Dragões Diário 18-10-2018

É à tarde que hoje tudo acontece para o plantel principal de futebol: treino no Olival às 17h00, 45 minutos depois de se dar início à conferência de imprensa em que Sérgio Conceição vai projetar o jogo com o Vila Real - os bilhetes estão disponíveis a partir desta manhã. Ontem, o treinador voltou a chamar ao trabalho quatro jogadores do FC Porto B, porque ainda não pôde contar com o contributo de nove dos internacionais e no boletim clínico continuavam a constar três nomes.

A deslocação de amanhã à noite a Trás-os-Montes, que marca a estreia na Taça de Portugal 2018/19, transporta-nos para o passado, reaviva histórias e protagonistas de tempos longínquos, quase seculares, que unem os dois clubes sediados na capital de dois dos distritos mais bonitos de Portugal.

No Dragão Caixa, o FC Porto esteve mais tempo na frente do marcador e não esteve longe de iniciar com uma vitória a participação na Taça da Europa de basquetebol, mas deixou-a escapar no prolongamento para os húngaros do Alba Fehervar (92-96). É difícil perder um jogo destes, desabafou Moncho López, que apesar de ter ficado insatisfeito com a parte final do encontro, atribuiu nota positiva à exibição da única equipa portuguesa que esta época marca presença nas competições europeias.

No futebol de formação, os avançados colombianos Ángel Yesid e Juan Perea fizeram a antevisão do jogo dos Sub-19 com o Gil Vicente, em Barcelos, neste sábado(15h). A missão é manter a liderança do campeonato, a mesma com que os Sub-17 se vão apresentar no Olival, no domingo (11h, Porto Canal), frente ao Leixões, tal como garantiram o treinador Tulipa e o médio Fernando Almeida.

Aconteceu a 18 Outubro 2008

Neste dia, o FC Porto começava a participação na Taça de Portugal 2008/09, que só terminaria em maio, no Jamor, com a conquista do troféu. O adversário era o Sertanense e a eliminatória realizou-se no Campo Marques dos Santos, na Sertã, e não em Coimbra ou noutro lado qualquer, a muitos quilómetros de distância. Naquela tarde de sábado, a equipa treinada por Jesualdo Ferreira, tricampeã nacional e a caminho do tetra, venceu por 4-0: Tarik inaugurou o marcador, um autogolo fechou-o e, pelo meio, Ernesto Farías bisou. El Tecla repetia a dose naquele mesmo relvado, onde oito meses antes tinha contribuído para uma vitória por iguais números, que permitiu aos portistas o acesso aos quartos de final da edição anterior da competição.

16/10/18

Aconteceu a 16 Outubro 1996

O FC Porto entrou a todo o gás na fase de grupos da Liga dos Campeões de 1996/97. Neste dia, os Dragões deslocaram-se à Noruega para enfrentar o Rosenborg, numa partida da terceira jornada que se seguia às vitórias frente ao AC Milan, em Milão (3-2), e ao IFK Gotemburgo, nas Antas (2-1). O jogo não foi fácil (como nunca eram, naquela altura, os encontros disputados na Escandinávia), mas o inevitável Jardel, saltado do banco, acabou por resolvê-lo a um minuto do fim. 1-0, três pontos, terceira vitória em três jogos europeus.

Dragões Diário 16-10-2018

Faltam três dias para o FC Porto se estrear na Taça de Portugal  desta época e regressar ao Monte da Forca, o estádio do SC Vila Real onde os Dragões jogaram pela última vez há quase 27 anos. Na altura disputava-se a 4ª eliminatória da Taça (agora é a 3ª), e os azuis e brancos venceram por 4-0 com golos de Mihtarski (dois), Jorge Andrade e Toni.

Viajando até ao presente (ou melhor, ao passado muito recente), o plantel principal do FC Porto voltou ontem aos treinos no Olival, após um dia de folga, e retomou a preparação para a deslocação a Trás-os-Montes. A grande novidade da sessão vespertina foi o regresso ao trabalho no clube de Danilo e Sérgio Oliveira, que tinham passado a última semana ao serviço da seleção de Portugal.

O Dragão Caixa recebe amanhã o primeiro jogo do FC Porto na fase de grupos da Taça da Europa da FIBA (20h30, Porto Canal, bilhetes já à venda). O adversário é o Alba Fehervar, da Hungria, uma equipa que João Soares caracteriza como intensa, agressiva e feroz, mas que não desvia os azuis e brancos do objectivo habitual: Queremos começar com uma vitória. É importante ganharmos os jogos em casa, pois queremos seguir em frente na prova.

Sabe o que liga a história do FC Porto à dos Jardins do Palácio de Cristal e ao Pavilhão Rosa Mota? Conheça novas Histórias na cidade, que vão desde 1893 até aos jogos de basquetebol do arranque do século XXI, com passagem pelo mítico dia 27 de maio de 1987. Pode ver no site do fcp.

14/10/18

Aconteceu a 14 Outubro 1995

Neste dia, na caminhada para a conquista do segundo de cinco campeonatos nacionais consecutivos, o FC Porto deslocou-se a Braga e venceu o Sporting local por 3-0, com dois golos de Domingos e outro de Drulovic. Com este resultado, os Dragões, então treinados por Bobby Robson, atingiram uma marca notável: um ano sem derrotas no campeonato.


Dragões Diário 14-10-2018

Hoje é dia de folga para o plantel principal do FC Porto, que ontem voltou a treinar no Olival privado de 11 internacionais que estão ao serviço das selecções. Como, para além disso, Aboubakar e Hernâni permanecem lesionados e Otávio continua a fazer gestão de esforço, Sérgio Conceição chamou cinco jogadores da equipa B para participarem na sessão.

Ontem foi uma tarde em cheio para as modalidades do FC Porto: as equipas de basquetebol e de hóquei em patins venceram, e a de andebol, apesar de ter perdido por um golo, ultrapassou mais uma eliminatória na qualificação para a Taça EHF. Vamos por partes.

Na Bielorrússia, a mais de 3000 quilómetros de distância do pavilhão, o Dragão Caixa, onde uma semana antes tinha garantido uma vantagem de cinco golos na eliminatória, o FC Porto perdeu por 25-24 com o SKA Minsk e qualificou-se para a terceira ronda de acesso à Taça EHF. Rui Silva, autor de cinco de golos, foi uma das figuras em destaque na partida.

Bem mais perto, a cerca de 40 quilómetros de casa, a equipa de basquetebol bateu a Ovarense por 79-76 e conquistou a segunda vitória em duas jornadas da Liga portuguesa. Moncho López assumiu que a exibição não foi perfeita, mas destacou os aspectos positivos do jogo: Não entrámos bem, revelámos alguma ansiedade e fomos surpreendidos pela agressividade da Ovarense, mas reagimos bem e fizemos dois períodos defensivamente muito bons.

Por fim, em casa, a formação de hóquei em patins estreou-se na edição de 2018/19 do campeonato com um triunfo confortável sobre a AD Oeiras, por 7-1. Curiosamente, o discurso de Guillem Cabestany não foi muito diferente do de Moncho López: O melhor está no marcador: a vitória por 7-1 e os três pontos. Estivemos uns furos abaixo do nosso nível e vamos ter de melhorar no futuro, mas temos trabalhado bem e acredito que seremos uma equipa cada vez mais forte.
Arranca daqui a pouco, às 10h, a primeira edição da Corrida do Dragão, apresentada pelos organizadores como uma corrida emblemática que nasce com o objetivo de oferecer a milhares de adeptos do FC Porto a oportunidade de correr de Dragão ao Peito, na Cidade Invicta, junto ao Estádio do Dragão, palco de todas as emoções, o palco dos campeões. Parece aliciante, não?