18/04/20

Aconteceu a 18 Abril 1975

Neste dia, no Pavilhão das Antas, frente ao Benfica, os Dragões venceram por 3-0 e confirmaram um título que teve a marca de José Moreira, então jogador-treinador.

Dragões Diário 18-04-2020

Houve tanto Porto no FC Porto em Casa de ontem! No dia em que se assinalava o 38º aniversário da primeira eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto, Jorge Costa, Vítor Baía e José Mourinho juntaram-se ao líder azul e branco para partilhar histórias e memórias dos tempos de glória que passaram juntos.

Mas o presidente, que exibiu o bom humor e a memória prodigiosa habituais, não quis valorizar demasiado o passado: O passado é para os historiadores, a minha preocupação é o futuro. Até porque, acrescentou, é sobretudo enquanto adepto que olha para os 60 troféus que já venceu no futebol: Se os títulos fossem ganhos com outro presidente, eu estaria contente na mesma.

José Mourinho juntou-se à conversa para elogiar o presidente e o grupo que dirigiu entre 2002 e 2004, uma equipa que não precisava de treinar, e garantir que todos estes anos depois, mesmo distantes, estão juntos. Talvez seja por isso que em Janeiro de 2016, como revelou Pinto da Costa, tenha aceitado regressar ao FC Porto e liderar a equipa até ao final da época, o que só não aconteceu porque o Manchester United não autorizou.

Os dois capitães do último grupo do FC Porto campeão europeu, Jorge Costa e Vítor Baía, também não pouparam nos elogios ao presidente. Para o antigo central, uma figura como Pinto da Costa está de parabéns diariamente, e não apenas quando se assinala uma data especial. Vítor Baía resumiu em poucas palavras o que aconteceu nos últimos 38 anos: Fomos ultrapassando os nossos adversários sem dar o pisca.

Esta tarde, o FC Porto em Casa vai para o ar às 17h e tem Iker Casillas como convidado especial. Poderá acompanhar a emissão na FC Porto TV, no site ou nas redes sociais do clube.

Falta uma semana para que aumente a probabilidade de alguém lhe perguntar onde é que estava no 25 de Abril, mas hoje deixamos-lhe outra questão: onde é que estava a 17 de Junho de 2017? Dito assim, talvez não se lembre, mas o caso pode mudar de figura se lhe falarmos naquele título de hóquei em patins em que foi preciso sofrer até ao último segundo, enquanto se aguardava pelo final de um Sporting-Benfica. Está a ver qual é? Não? O Sérgio Velhote conta-lhe tudo no novo episódio de Tudo num Instante.

17/04/20

Aconteceu a 17 Abril 1982

Neste dia, a história do FC Porto mudava para sempre. O clube foi a votos e os sócios elegeram Jorge Nuno Pinto da Costa para a presidência, um jovem de 44 anos que, enquanto chefe do departamento de futebol, formou uma dupla imbatível com o treinador José Maria Pedroto. Com mais de 95% dos votos, o recém-eleito presidente Jorge Nuno Pinto da Costa deixou a promessa de uma equipa forte em Portugal e na Europa. Se alguém duvida de que cumpriu o que prometeu, basta dizer que é hoje o presidente mais titulado da história do futebol mundial. Contra factos destes nunca há argumentos.

Dragões Diário 17-04-2020

O episódio de ontem do FC Porto em Casa voltou a juntar Jorge Andrade e Chaínho, dois ex-jogadores que vestiram a camisola azul e branca e que partilharam o balneário portista em 2000/01, sob o comando de Fernando Santos. Coincidência ou não, ambos foram treinados pelo Engenheiro do Penta no Estrela da Amadora, o clube que deixaram para serem Dragões, ainda que em épocas diferentes. Jorge Andrade e Chaínho estiveram duas e três temporadas ao serviço do FC Porto, respectivamente.

Um golo de ouro de Fábio Silva, com o próprio ao comando, permitiu ao FC Porto qualificar-se para os quartos de final do EA Sports FIFA 20 Stay and Play Cup, um mega torneio virtual que junta alguns dos melhores clubes da Europa. Depois do empate a dois no primeiro jogo frente ao Tottenham de Serge Aurier, com Marega a bisar para os Dragões, a decisão ficou adiada para novo embate, que seria ganho pela primeira equipa a marcar. Fábio Silva não perdoou e segue em frente na prova.

Emprestado ao Mouscron, da Bélgica, Diogo Queirós conseguiu regressar a Portugal e é junto da família que procura manter a forma durante este período de isolamento social. Entrevistado pelo José Miguel Soares em mais um episódio da rubrica Dragões Lá Fora, o jovem central, campeão nacional e europeu de Sub-19 pelo FC Porto na época passada, confessou não saber se vai regressar ao emblema belga e deixou uma mensagem aos portistas: Só todos juntos é que vamos ultrapassar isto.

Há mais de um mês que as modalidades do FC Porto deixaram de poder treinar em conjunto no Dragão Arena. Face ao isolamento social que todos temos de respeitar, o trabalho em equipa no pavilhão foi forçosamente substituído pelo trabalho individual em casa. Em exclusivo à FC Porto TV, André Ferreira, preparador-físico da equipa de basquetebol, elogiou a forma como os atletas têm cumprido os planos de treino que lhes são dados, mas reconhece que nada substitui a bola de basquetebol.

16/04/20

Aconteceu a 16 Abril 1939

Neste dia, o FC Porto deslocou-se até ao Estádio do Lima, muito próximo do seu reduto à época, e conquistou a maior vitória fora de casa da sua história. Na penúltima jornada do campeonato, na edição de estreia do actual formato, os portistas venceram o Académico FC por 12-1 com cinco golos de Costuras, quatro de Carlos Nunes, dois de António Santos e um de Reboredo. Dias depois, de regresso ao Campo da Constituição, os azuis e brancos de Mihaly Siska empataram a três com o Benfica e confirmaram a conquista do primeiro título nacional da competição.

Dragões Diário 16-04-2020

Ontem celebraram-se dois anos desde o golaço de Herrera que silenciou a Luz e catapultou o FC Porto para a liderança da Liga portuguesa. Por isso mesmo, o mexicano esteve no FC Porto em Casa, juntamente com Alex Telles e Ricardo Pereira. O trio de campeões nacionais 2017/18 recordou a época em que os Dragões bateram o seu recorde de pontos e, praticamente em uníssono, confessou que ainda hoje se arrepia cada vez que revê o pontapé do capitão que deixou o Mar Azul em apoteose. Mostrei o símbolo do clube em nome de todos: jogadores, equipa técnica, staff e adeptos. Foi para mostrar o que é, e vai continuar a ser, o FC Porto”, admitiu Herrera sobre o icónico festejo de camisola erguida ao alto.

Feitas as despedidas dos antigos companheiros, Alex Telles ficou em tela para uma conversa mais pessoal. O lateral-esquerdo está a viver uma temporada de sonho. É o melhor marcador azul e branco no campeonato e justificou que o registo goleador se deve a uma melhor leitura de jogo, a maiores índices de concentração e à confiança que foi ganhando por bater penáltis. O golo no Bessa marcou o canarinho: Foi uma semana complicada, todos nos atacavam. Festejámos no banco porque, como nós dizemos, é contra tudo e contra todos.

Assim que as medidas do Estado de Emergência nacional forem aliviadas, o FC Porto regressará aos treinos de forma individualizada. Quem o diz é Nélson Puga que, em exclusivo à FC Porto TV, explicou que a retoma será feita com segurança e todas as condições adequadas para minimizar riscos de contágio. Circulação aberta, sem necessidade de abrir e fechar portas, higienização permanente, distanciamento social e protecção usando máscaras serão algumas das precauções tomadas no Olival quando o plantel regressar aos trabalhos. Vamos ser todos testados antes de iniciarmos os treinos de grupo, acrescenta o responsável pelo Departamento de Saúde portista.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o FC Porto anunciou que a Taça dos Clubes Campeões Europeus e a etapa portuguesa da Taça do Mundo em bilhar já não se vão realizar. As competições, agendadas para o mês de Junho no Dragão Arena, foram canceladas até que existam condições para a organização de eventos desportivos. Recorde-se que os nossos bilharistas são vice-campeões em título e lideram, actualmente, o ranking de clubes do Velho Continente.

15/04/20

Aconteceu a 15 Abril 2018

Neste dia, na Luz, Herrera silenciava o estádio com um golo, o único do jogo, apontado ao minuto 90, e assim o título ficava mais perto, à espera de validação, que chegou na véspera da entrada em campo para a penúltima jornada.

Dragões Diário 15-04-2020

Isolado e compenetrado. Este é, em resumo, o dia a dia de Zé Luís, que, mesmo em reclusão social, mantém determinação para melhorar a cada dia que passa e para dar mais alegrias aos adeptos. Mas essa é só parte do projecto do internacional cabo-verdiano, que ontem, em entrevista à FC Porto TV, assumiu foco absoluto para ganhar a Liga e vencer a Taça, antes de surpreender na escolha do melhor golo que marcou nesta época. Se pensa que é aquele pontapé de bicicleta, está enganado.

O episódio de ontem do FC Porto em Casa foi jogado em velocidade extrema. A caracterização, feliz, é do próprio Edmilson, um dos dois convidados do programa, que voltou a ter Artur no lado de lá do campo para decompor defesas e compor memórias de uma época inesquecível, em que até o Milan foi atropelado no caminho. Hoje, aquela equipa, a de 1996/97, somava Champions atrás de Champions, garantiu Artur.

Todos jogavam demais, concordou Edmilson, que antes disso, ainda nos tempos de Bobby Robson, já distinguia em José Mourinho veia para ser um grande treinador. Sobre Sérgio Conceição, com quem também jogou, assumiu brigas frequentes que fizeram aquele corredor direito funcionar muito bem. Sim, porque naquela altura o atual técnico do FC Porto já era muito competitivo e muito exigente com ele próprio, lembrou Artur.

Vladimiro Brandão, figura histórica do hóquei em patins e o treinador que conduziu o FC Porto aos primeiros títulos nacionais, morreu ontem, aos 84 anos, em Espinho, a cidade onde nasceu. Em entrevista à edição de Setembro de 1985 da Dragões, Cristiano Pereira, o técnico que lhe sucedeu, disse que Vladimiro, o pai do primeiro tricampeonato e da segunda Taça das Taças conquistada pelos azuis e brancos, merecia ter sido seleccionador nacional.

14/04/20

Aconteceu a 14 Abril 1940

Neste dia, em época de bicampeonato, foi estabelecido um recorde que só foi quebrado sete décadas depois, quando André Villas-Boas era treinador do FC Porto: 13 vitórias consecutivas no campeonato. Para isso foi preciso vencer a Académica, no Campo da Constituição, e manter o registo 100% vitorioso na liga.

Dragões Diário 14-04-2020

38 dias depois do último jogo e 33 após a despedida do Olival, continuamos todos em casa – ou, para utilizar a linguagem-padrão destes tempos, permanecemos em confinamento. E, por isso, a FC Porto TV e as outras plataformas de comunicação do nosso clube continuam a servir-lhe diariamente o FC Porto em casa.
 
Ontem os convidados foram Celso e Paulo Futre, dois campeões europeus em 1987, mas o ponto de partida da conversa não foi Viena, foi Setúbal, onde um ano antes o esquerdino tinha marcado o golo que colocou o FC Porto na frente do campeonato a uma jornada do fim – sim, foi o jogo que recordámos no Aconteceu de ontem.

Para Futre, que até podia ter passado a bola a Madjer na jogada do 1-0 – e normalmente dava, mas tive confiança –, esse foi um dos dias mais felizes da carreira, por quase decidir um título. Celso recordou que até jogou com dificuldades físicas, mas valeu a pena, porque tardes daquelas não se vivem muitas vezes. 
 
E houve muito mais. Houve a expulsão de Celso num jogo na Luz em que Futre até marcou, houve uma vitória em Alvalade com um excelente golo do central, houve Viena, claro, houve um famoso Porsche amarelo e houve vermelho, cor que o brasileiro, garante, nunca mais vestiu.
 
No desporto adaptado, a rotina dos treinos foi quebrada a 10 de Março, mas dois dias depois as equipas já tinham alternativas a funcionar. Joana Teixeira, responsável pela secção, falou com a FC Porto TV e explicou que bastava uma semana em que os atletas estivessem parados para deitar abaixo meses de trabalho. Por isso, estes tempos têm sido ricos em videochamadas, treinos conjuntos à distância e debates tácticos online.

13/04/20

Aconteceu a 13 Abril 1988

Neste dia, Domingos estreava-se em jogos do Campeonato com a camisola do FC Porto e logo a festejar um golo. Frente ao Elvas, nas Antas, substituiu Raudnei aos 64' e fez o 4-0, aos 85' (Jaime Magalhães, com 2 golos, e Rui Barros tinham feito o 3-0). Domingos haveria de disputar 12 campeonatos como dragão, participando, na Liga portuguesa, em 263 jogos, durante os quais assinou 105 golos. Avançado de qualidade ímpar, está imortalizado no Museu com uma estátua na AT Destino: Vencer.

Aconteceu a 13 Abril 1986

Neste dia, o FC Porto esperava por uma derrota do Benfica para alcançar a liderança do campeonato com duas jornadas por disputar. E assim foi. Na ronda seguinte, a última, o sonho do bicampeonato tornar-se-ia realidade com um triunfo na recepção ao Covilhã, no Estádio das Antas. Com este título, o FC Porto qualificou-se para a Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986/87, que terminaria com aquela épica reviravolta frente ao Bayern de Munique, em Viena.

Nessa jornada, Mlynarczyk lançava um vigoroso sprint de Futre desde o meio-campo. Após ultrapassar vários adversários, o esquerdino colocou a bola dentro da baliza do Setúbal, dando início aos festejos da conquista do 9º título de campeão nacional do FC Porto. Os dragões ganharam no Bonfim, por 1-0, e "agendaram" festa de arromba para a última jornada, nas Antas, frente ao Covilhã, que venceram por 4-2, confirmando a conquista de mais um campeonato.
 

Dragões Diário 13-04-2020

O segundo dos dois episódios de ontem do FC Porto em Casa reuniu duas figuras históricas do nosso clube: Vítor Baía e Jorge Costa. Os antigos craques, que juntos valem centenas de jogos e dezenas de títulos de azul e branco, reencontraram-se à distância, precisamente 16 anos depois da última vez que renovaram contrato com o FC Porto, e recordaram muitos momentos que partilharam no balneário portista. O nosso treinador, Sérgio Conceição, apareceu de surpresa e também se juntou à conversa. Tanto Porto no mesmo ecrã...

Em mais um episódio da rubrica Dragões Lá Fora, uma das mais recentes da FC Porto TV, o José Miguel Soares esteve à conversa com Fernando Andrade, avançado brasileiro que veste actualmente a camisola do Sivasspor, da Turquia, por empréstimo. Fernando Andrade, que somava seis golos em 23 jogos antes da paragem das competições, falou sobre as restrições impostas pela necessidade de isolamento social e, enquanto torcedor fanático do FC Porto, expressou um desejo: que o campeonato regresse e que o FC Porto seja campeão

A abrir a dupla sessão do FC Porto em Casa estiveram o professor José Magalhães e os ex-jogadores Manuel Arezes e Rui Rocha, figuras indissociáveis da efeméride que se assinalou ontem no que diz respeito ao nosso andebol. A 12 de Abril de 1999, com o Pavilhão Américo de Sá completamente lotado, o presidente Pinto da Costa ficou em lágrimas quando o FC Porto se sagrou campeão nacional e colocou um ponto final num jejum de 31 anos. Esse jogo com o ABC (17-16) é inesquecível.

12/04/20

Aconteceu a 12 Abril 1999

Neste dia, o FC Porto quebrava um jejum de 31 anos sem se sagrar campeão nacional de andebol. Num lotado Pavilhão Américo de Sá, os Dragões precisavam de vencer o ABC para conquistarem o último título nacional que faltava no palmarés de Jorge Nuno Pinto da Costa. A batalha foi dura, o jogo esteve sempre muito renhido e, na segunda parte, nenhuma equipa conseguiu alcançar uma vantagem superior a um golo. A quatro segundos do final, com os portistas a vencer por 17-16, Sérgio Morgado fez uma defesa sensacional que garantiu a vitória e a conquista do campeonato, levando o presidente às lágrimas.

Dragões Diário 12-04-2020

O 11º FC Porto em Casa teve como convidado uma das figuras de maior destaque da equipa de Sérgio Conceição. Otávio chegou atrasado, porque esteve a treinar, e talvez isso ajude a explicar os minutos conquistados no onze do FC Porto, fruto de muito empenho e dedicação: Corro pela equipa, ajudo, sou solidário e dou a vida dentro do campo. O nosso camisola 25 confessou que antes chegava aos 60, 70 minutos cansado, mas que graças a muito tempo no Olival, a fazer tratamento médico, ginásio e falar com o nutricionista, consegue finalmente mostrar mais futebol ao longo dos 90 minutos. O plantel acreditava todo, resguardado dentro do balneário, contou o brasileiro, para quem o mister foi muito importante, não deixou ninguém cair e conseguiu levantar-nos para conquistarmos o primeiro lugar de novo.

Se alguém considera que isolamento social é sinónimo de ficar parado, Thomas Bauer discorda. O nosso guarda-redes de andebol vai-se mantendo em forma na garagem de casa com exercícios que cansam só de ver, mas que são essenciais nesta altura. Em 98 segundos de vídeo, o austríaco mostra-nos o circuito de exercícios extenuantes que executa para não perder o ritmo nem a destreza física. O FC Porto não se qualificou para os oitavos de final da Champions nem venceu a primeira fase do campeonato por acaso… E Thomas Bauer é só um entre muitos profissionais. 

Vamos ultrapassar juntos esta pandemia, vamos voltar rapidamente a fazer o que todos gostamos e a defender as nossas cores. Quem o diz é José Manuel Borges, treinador de natação do FC Porto, que lamenta: A paragem surgiu numa altura difícil da época. Desde o passado dia 12 de Março que os nadadores azuis e brancos não entram nas piscinas de Campanhã e a interrupção surgiu em vésperas de provas importantes na época dos Dragões. A prioridade número um é não parar e a prioridade número dois é retomar a preparação e fazer um novo início de época, revela o técnico portista.