03/05/07

Quaresma em treino condicionado

O F.C. Porto efectuou esta manhã mais um treino de preparação tendo em vista o encontro de sábado, frente ao Nacional, a contar para a 28ª e antepenúltima jornada da Liga portuguesa.
No apronto de hoje, que teve lugar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, Hélder Postiga, Pedro Emanuel e Ricardo Quaresma fizeram trabalho condicionado. O central Pepe continua a sua recuperação e desenvolveu treino integrado condicionado.
Os Dragões voltam amanhã ao trabalho, com nova sessão marcada para o Estádio do Dragão, a partir das 10h00. No final do treino fica a conhecer-se a lista de convocados de Jesualdo Ferreira para a recepção ao Nacional.

Fonte: Site Oficial

"Lesões" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Até pode haver alguns males que vêm por bem, mas a maior parte vem mesmo por mal. Está-lhes no sangue. É mais forte do que eles. São males e os males são assim, mal intencionados. Esta temporada, houve uma data de males que vieram por mal para o FC Porto. Começaram a chegar ainda durante a pré-temporada, com as lesões graves de Pedro Emanuel e João Paulo. E continuaram a chegar, regularmente, ao ritmo de pelo menos uma lesão grave por mês e quase todas traumáticas. Foi traumática a forma como Tixier partiu o maxilar a Quaresma, foi ainda mais traumática a forma como Katsouranis partiu o perónio a Anderson, e foram igualmente traumáticas as lesões de Paulo Assunção e Ibson e Pepe e todas juntas tiveram efeitos traumáticos e traumatizantes na equipa que, à 28ª jornada, Jesualdo Ferreira ainda não conseguiu repetir em dois jogos consecutivos. O Benfica está a passar por algo igualmente traumatizante nesta ponta final da temporada. Depois de terem sobrevivido à ausência de Rui Costa durante a maior parte do campeonato e à intermitência de Miccoli durante uma fase significativa da época, têm que passar as últimas jornadas sem Simão Sabrosa, Luisão e Nuno Gomes, embora no caso deste último alguns amigos benfiquistas me tenham dito que esse é um nítido caso de um mal que vem por bem. Seja como for, a história deste campeonato está cheia de males que vieram por mal para o FC Porto e para o Benfica. Em contrapartida, o Sporting tem escapado por entre as gotas da chuva. Com um plantel assumidamente mais curto que o dos adversários, Paulo Bento teve a felicidade de não ser apanhado pela onda de lesões que ameaça afogar os rivais. Se tivesse sido, teria muito menos opções a que recorrer. Mas não foi. E talvez isso também seja parte da explicação para as diferenças de rendimento dos três grandes nesta ponta final da temporada.
Safou-se Simão Sabrosa
A propósito de males que vêm por bem, a recente operação a que Simão Sabrosa foi submetido acabou por confirmar aquilo que já toda a gente suspeitava: que o extremo conseguiria chegar ao final da temporada sem ver o quinto cartão amarelo que lhe teria custado a suspensão por um jogo. Conseguiu resistir desde o início de Dezembro até Maio. Seis meses de futebol sem cometer uma falta que lhe valesse um amarelo. É obra, senhores árbitros.

30/04/07

"Fairy-play" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Na eterna discussão sobre o que apareceu primeiro, sempre fui partidário do ovo. Nunca me passou pela cabeça que um animal tão genuína e gritantemente estúpido como é a galinha pudesse ter inventado algo tão perfeito como é o ovo. E não é que, todos estes anos depois, confirmei finalmente que foram mesmo os ovos que apareceram primeiro? Tal como os conhecemos, os ovos foram uma invenção dos répteis muito antes de Colombo ter descoberto a América, dos colonos terem desbravado o Oeste e de um velhinho do Kentucky se ter lembrado de fazer fortuna a fritar galinhas que, de resto, só apareceram na dieta humana no século VII A.C., já os dinossauros não punham ovos há muito tempo. Palavra de Wikipédia. Mas o dilema de causalidade que a pergunta encerra - o que nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? - serve para ilustrar muitas outras questões de resposta duvidosa. Exemplo? O que é falta de fair-play primeiro? Não colocar a bola fora de campo quando um adversário está no chão ou simular uma lesão para travar um ataque perigoso? Ora, se há algum aspecto do jogo em que o FC Porto pode reclamar um comportamento irrepreensível durante o dérbi com o Boavista, esse aspecto é o fair-play. Os portistas demonstraram um fair-play capaz de envergonhar o mais devoto dos monges franciscanos e de tirar do sério o mais impávido dos adeptos do campeão nacional. Foram, numa palavra simpática, tenrinhos. Aliás, foram tão tenrinhos em todos os aspectos do jogo do Bessa, foram tão tenrinhos a defender e tão tenrinhos a atacar que não admira a facilidade com que o Boavista os mastigou antes de engolir. Os ingleses usam uma palavra para descrever tipos assim tão tenrinhos: chamam-lhes "fairy". Traduzido à letra, dá fada, mas não é bem isso que significa. E, no entanto, foi que o FC Porto mostrou no Bessa: um enorme fairy-play. E os "fairys" só ganham campeonatos de costura.

Hexa (continuação)

http://www.fcporto.pt/Adeptos/Galeria/Fotos/adepgaleria_hoqexacampeao.asp