22/11/13

Quatro regressos na receção ao Nacional

Os regressos de Helton, Reyes, Quintero e Licá são as principais novidades na lista de convocados do FC Porto para a partida, de sábado, frente ao Nacional, no Dragão, referente à 10.ª jornada da Liga portuguesa.
Após prolongada ausência por lesão, o treinador Paulo Fonseca volta a contar com o médio Juan Quintero.
Mangala, castigado, Kelvin, Izmailov, ausente, e Ghilas, lesionado, estão fora da convocatória.

Eis a lista de convocados:
Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Defour.

SAD do FC Porto unânime na aprovação de contas de 2012/13

A assembleia geral (AG) da SAD do FC Porto aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, o relatório e contas do exercício 2012/13, que apresenta um resultado positivo consolidado de 20,356 milhões de euros.
Em nota enviada à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, a sociedade portista, representada na AG por 72,87% do seu capital social, anunciou o mesmo consenso na votação de todos os pontos em agenda, nomeadamente os relatórios e contas individual e consolidado, e a aplicação dos resultados.
Segundo o comunicado, foi também aprovada a atribuição de um voto de louvor à administração e fiscalização da sociedade e orçamento de exploração para o exercício de 2013/2014.
A AG da SAD azul e branca decorreu sem a presença do seu presidente, Pinto da Costa, que se encontra internado no Hospital de S. João, devido a tratamento cardíaco.
O resultado financeiro positivo dos dragões revela o regresso da sociedade aos lucros, após o interregno de um ano, antecedido por cinco consecutivos com as contas no verde.

Paulo Fonseca reconhece Nacional como "besta negra"

Paulo Fonseca disse nesta quinta-feira que o FC Porto tem que estar à altura do jogo com o Nacional, da 10.ª jornada da I Liga de futebol, para conseguir mais uma vitória frente à "besta negra" dos últimos anos.
O Nacional está a fazer um excelente campeonato, encontra-se em quinto lugar e costuma criar grandes dificuldades quando vem jogar ao Estádio do Dragão, explicou o treinador do FC Porto, justificando assim o epíteto de besta negra.
Paulo Fonseca, que falava na antevisão do jogo com o Nacional, no regresso da I Liga após duas semanas de interregno, recordou as vitórias por 3-0 alcançadas pelos insulares com Rio Ave e Sporting de Braga.
É uma equipa que parece talhada para jogar em contra-ataque. Tem jogadores muito perigosos na sua frente de ataque e antevejo dificuldades. Mas temos que estar à altura das exigências do jogo por forma a conseguirmos mais uma vitória, disse.
O treinador dos dragões minimizou a paragem do campeonato adiantando que, salvo a ausência de praticamente todos os jogadores da linha avançada, foi aproveitada para trabalhar alguns aspetos que considera necessário melhorar.
Ainda em relação ao jogo com o Nacional, que é a equipa que soma mais vitórias no Dragão, onde já venceu por 4-0 (2004/05), 3-0 (2007/08) e 2-1 (2010/11, para a Taça da Liga), Paulo Fonseca disse que esses resultados foram alcançados já há alguns anos. O que nós sabemos é que o Nacional é uma equipa difícil, recheada de bons valores e é nisso que estamos focado e nas nossas competências e naquilo que pode ser a nossa evolução como equipa, explicou.
Paulo Fonseca está confiante num bom desempenho dos dragões frente à formação insular, dadas as boas indicações deixados nos jogos com o Vitória de Guimarães (Taça de Portugal) e Zenit São Petersburgo (Liga dos Campeões).
O treinador relativizou ainda o ciclo de sete jogos em 28 dias que o FC Porto vai cumprir, apesar de reconhecer a sua importância para o futuro da equipa, nas mais variadas frentes.
Todos os ciclos têm grande influência no desfecho final da época. É verdade que fazer sete jogos em poucos dias vai provocar desgaste, mas temos obrigação de vencê-los, porque é essa a obrigação do FC Porto. Entrar em todos os jogos com a ambição de vencer, disse.
Paulo Fonseca escusou-se ainda a falar sobre eventuais reforços na janela de transferências de inverno, recusando comentar a hipótese Ricardo Quaresma, e manifestou-se muito confiante quanto ao futuro próximo do FC Porto.
O treinador evitou comentar o sorteio da Taça da Liga, que juntou o FC Porto ao Sporting no Grupo B, e disse ainda que, apesar de Pinto da Costa se encontrar a atravessar um momento delicado da sua saúde, tem estado sempre em contacto com a equipa.
A ausência prolongada de Marat Izmailov, devidamente autorizado pelos dragões para tratar de assuntos familiares, foi também abordada pelos treinadores dos dragões, que disse ainda que mantém em aberto a possibilidade de o russo um dia regressar.
O FC Porto, líder da I Liga, com 23 pontos, recebe sábado o Nacional, que segue no quinto lugar, com 14, em jogo da décima jornada da I Liga, marcado para as 20:15.

Cinco internacionais às ordens de Paulo Fonseca



O regresso dos futebolistas internacionais Josué e Varela (Portugal), Jackson Martínez (Colômbia), Otamendi (Argentina) e Defour (Bélgica) foi a nota de destaque da sessão de treino desta quinta-feira do FC Porto, no Olival.
Além do reforço dos cinco internacionais que se encontravam ao serviço das respetivas seleções, o treinador Paulo Fonseca recorreu ainda ao defesa Quiño e ao médio Tozé, do plantel da equipa B.
De acordo com a nota publicada no sítio dos dragões, Ghilas continua em tratamento a uma lesão muscular contraída ao serviço da seleção da Argélia e Izmailov também esteve ausente, devidamente autorizado a tratar de assuntos de natureza familiar.
Jorge Fucile, que esteve ao serviço da seleção uruguaia - última a garantir a presença no Mundial do Brasil do próximo ano -, ainda não marcou presença no Olival.
O tricampeão nacional e líder da Liga volta a treinar pelas 10 horas de sexta-feira, numa sessão para decorrer à porta fechada, última antes da receção de sábado ao Nacional, em jogo da 10.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

21/11/13

Ricardo regressa aos treinos com oito "bês" e um júnior



O extremo Ricardo, que esteve ao serviço da seleção de sub-21, regressou esta quarta-feira aos treinos do FC Porto, que contou com oito futebolistas da equipa B e com o júnior João Costa.
Para colmatar as muitas ausências do plantel principal dos "dragões", Paulo Fonseca voltou a chamar os defesas Vítor Garcia, Quiñones e Tiago Ferreira, os médios Mikel e Leandro e os avançados Frederic, Caballero e Kayembe, todos da equipa B.
O treinador Paulo Fonseca voltou a não poder contar com os internacionais Josué e Varela (Portugal), Jorge Fucile (Uruguai), Jackson Martínez (Colômbia), Otamendi (Argentina) e Defour (Bélgica).
De acordo com a informação divulgada no sítio dos "dragões" na Internet, Ghilas continua em tratamento a uma lesão muscular, contraída ao serviço da seleção da Argélia, enquanto Izmailov permanece ausente, devidamente autorizado a tratar de assuntos de natureza familiar.
O tricampeão e líder isolado da I Liga, com três pontos de vantagem sobre Sporting e Benfica, volta a treinar na quinta-feira, a partir das 10:00, no Olival.
No final da sessão, pelas 12:30, o treinador Paulo Fonseca vai fazer a antevisão do encontro da 10.ª jornada da I Liga entre FC Porto e Nacional, que vai ser disputado no sábado, às 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto.

Pinto da Costa saúda "qualificação merecida"



É uma qualificação merecida com uma exibição memorável do Cristiano Ronaldo. Mais uma vez, o futebol consegue atenuar as enormes dificuldades com que muitos portugueses se debatem, mesmo que não consiga remover as suas causas, reagiu o presidente do F. C. Porto sobre a presença de Portugal no próximo Mundial de futebol, no Brasil.
Apesar ainda não ter visto confirmada a alta hospitalar que ontem noticiamos, Pinto da Costa descansa os adeptos portistas: Ainda não saí, mas já estou a trabalhar em vários assuntos que a seu tempo serão conhecidos.
Mostrando estar a par da actualidade, prestou-se ainda a comentar o castigo disciplinar de 30 dias a Jorge Jesus, também ontem conhecido: Não conheço as leis, pelo que não posso pronunciar-me sobre esse castigo, mas sei que qualquer excesso que tenha sido cometido pelo treinador dever-se-á à paixão com que exerce a profissão. Como já escrevi na revista "Dragões", actualmente ele é a primeira figura do Benfica em qualquer circunstância.

20/11/13

Oito jogadores da equipa B chamados ao treino do FC Porto



 O treinador Paulo Fonseca recorreu, esta terça-feira, a oito futebolistas do F. C. Porto B para colmatar as ausências ao treino do plantel principal, devido à chamada de vários "internacionais" às respetivas seleções.
Os defesas Vítor Garcia, Quiño e Tiago Ferreira, os médios Mikel e Leandro e os avançados Frederic, Caballero e Kayembe integraram a sessão de trabalho dos "dragões", que voltou a contar com o guarda-redes João Costa, do plantel dos sub-19.
Josué e Varela (Portugal), Ricardo (Portugal sub-21), Jorge Fucile (Uruguai), Jackson Martínez (Colômbia), Otamendi (Argentina) e Defour (Bélgica) são os jogadores que falharam a sessão por se encontram ao serviço das respetivas seleções.
De acordo com a nota publicada no sítio dos "dragões", "Ghilas continua a recuperar de uma lesão muscular contraída ao serviço da seleção da Argélia" e "Izmailov não marcou presença no Olival por estar devidamente autorizado a ausentar-se para tratar de assuntos de natureza familiar".
O tricampeão nacional prossegue pelas 10 horas de quarta-feira a preparação do jogo de sábado com o Nacional da Madeira, referente à 10.ª jornada da I Liga, numa sessão que terá os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

19/11/13

Regresso ao trabalho com Helton atrasado


O plantel do FC Porto regressou esta manhã ao trabalho, após fim de semana de folga. Destaque da sessão para Helton, que, depois de ter falhado a sessão de sexta-feira passada, chegou atrasado esta manhã.
O guarda-redes brasileiro foi devidamente autorizado a ausentar-se na última sessão da semana passada e não foi visto na parte inicial do treino desta manhã. No entanto, pouco depois, lá apareceu no relvado, integrando normalmente o decorrer dos trabalhos.
Também presente esteve Quintero, que tinha sido igualmente autorizado a falhar o treino de sexta-feira. O médio colombiano ainda é vigiado na sequência da lesão que o afastou da competição nas últimas semanas, mas estará já pronto a jogar novamente.
No mais, Paulo Fonseca voltou a não poder contar com sete internacionais (Josué, Varela, Ricardo, Jackson, Otamendi, Defour e Fucile). Ghilas, que se lesionou ao serviço da seleção argelina, está entregue ao departamento médico, enquanto Izmailov continua ausente por motivos pessoais.