09/03/19

Aconteceu a 09 Março 1996

Neste dia, em Estocolmo, Fernanda Ribeiro ganhava mais uma medalha de ouro, ao vencer a final dos 3.000 metros do Europeu de pista coberta. Cinco meses depois, Fernanda conquistaria o ouro olímpico em Atlanta.

Dragões Diário 09-03-2019

Feliz e seguro de estar a fazer a melhor época desde aquela estreia de sonho em Arouca, Jesús Corona renovou até 2022. Agora, ainda mais apaixonado pelo clube e pela cidade, espera devolver a confiança que - diz o presidente - o internacional mexicano fez por merecer.

Mais tarde, no Museu e à margem da inauguração do Espaço João Espregueira Mendes, Jorge Nuno Pinto da Costa assumiria a satisfação gerada pelo facto de o FC Porto somar mais pontos ao ranking da UEFA do que qualquer outra equipa na actual edição da Champions. É realmente notável, reconheceu, antes de falar do VAR, de papagaios, de fretes e do ridículo.

Hoje, depois do treino, fala o treinador, que prepara o jogo de amanhã, com o Feirense (20h), sem Aboubakar nem Fabiano. A conferência de imprensa está marcada para as 12h30 e os bilhetes disponibilizados no Dragão já esgotaram.

Primeiro os Sub-17, depois os Sub-19. Em Trás-os-Montes o Chaves é o adversário dos mais novos e no Olival o Sporting é o opositor dos mais velhos. Os dois jogos disputam-se hoje, às 11h e às 15h.

João Soares fez 23 pontos, Brad Tinsley ficou perto do triplo-duplo (20 pontos, 8 ressaltos e 8 assistências) e o FC Porto venceu o Vitória, em Guimarães, por sete pontos de diferença (84-77), numa partida que esteve empatada a 72 a menos de cinco minutos do final. Amanhã, na última jornada da fase regular, o FC Porto recebe o CAB Madeira.

Em primeiro ou em segundo lugar. É só isto que falta apurar na qualificação do FC Porto para os quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins. Os azuis e brancos recebem hoje o Reus (20h) e o guarda-redes Carles Grau não tem dúvidas de que a equipa vai dar o máximo em todo o rinque para fechar o grupo no topo da classificação.

Oito horas antes, às 12h e também no Dragão Caixa, a equipa de andebol recebe a ADA Maia com o propósito de superar os efeitos da derrota em Lisboa, com o Sporting, e o aviso de Ángel Hernández: Eles estão a jogar muito bem, são uma equipa forte e nós precisamos de reagir ao que aconteceu na quarta-feira.

08/03/19

Aconteceu a 08 Março 2013

Neste dia, Maicon e Jackson Martínez só precisaram de 13 minutos e uns segundos para resolver o jogo da 22ª jornada da Liga.

Dragões Diário 08-03-2019

Otávio inspira, expira e aspira. Temos de sonhar, insiste o brasileiro. Já o tinha dito antes do jogo e repetiu-o depois da vitória sobre a Roma, ainda a tentar lidar com um sentimento único, mas já a redireccionar o foco de atenção para o campeonato e para o Feirense. E foi precisamente isso que a equipa fez ao final da tarde ontem, no Olival. Hoje há mais, às 11h.

Os bilhetes para o jogo de domingo à noite (20h), no Estádio Marcolino de Castro, estão disponíveis desde ontem à tarde.

O FC Porto B é que regressa já amanhã a Pedroso, para receber o Leixões e com o objetivo assumido de voltar a vencer depois de quatro tentativas falhadas. Madi Queta diz que a equipa está cada vez melhor e pronta para somar os três pontos, e o Porto Canal vai lá estar para transmitir o jogo, em directo e em exclusivo, a partir das 17h30.

Hoje é a vez da equipa de basquetebol, que leva a Guimarães o projeto de ganhar ao Vitória, trabalhando sobre o êxito mais recente, diante do Esgueira. Brad Tinsley reconhece a dificuldade do desafio, elogia Moncho López, distingue progressos no desempenho defensivo e não tem dúvidas de que vai ser duro. A RTP2 transmite em direto a partir das 19h.

O FC Porto já tem a qualificação garantida para os quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins, mas o primeiro lugar do grupo continua em aberto. Com jogo marcado para as 20h de sábado, no Dragão Caixa, frente ao Reus, antecipámos as contas do apuramento que vão colocar a nossa equipa diante de um de dois adversários possíveis: o Sporting ou o Forte dei Marmi.

07/03/19

Aconteceu a 07 Março 2004

Foi neste dia que começou a demolição do Estádio das Antas. Quase quatro meses depois da inauguração do Dragão, ficava definitivamente encerrado o ciclo de vida de um recinto inaugurado em 1952, palco de muitas vitórias e de algumas tristezas, com o destaque negativo a ser a morte de Pavão, em 1973. O FC Porto despediu-se das Antas com o estatuto de vencedor da Taça UEFA e de campeão nacional, e estreou o Dragão com as conquistas da Liga dos Campeões e de mais um campeonato. Não se podia pedir uma transição melhor.

Dragões Diário 07-03-2019

O FC Porto é uma das oito melhores equipas da Europa. Ponto.

O FC Porto é uma das oito melhores equipas da Europa porque bateu a Roma por 3-1, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. A qualificação para a próxima fase da prova mais difícil do mundo foi alcançada perto do fim do prolongamento, ao minuto 117, quando Alex Telles converteu o penálti que definiu o 4-3 na eliminatória.

Nas quase duas horas anteriores, os Dragões estiveram por cima durante a maior parte do tempo. Aos 26 minutos, Soares colocou os campeões nacionais em vantagem no jogo e nos oitavos de final, mas De Rossi empatou 11 minutos mais tarde, contra a corrente do jogo. Aos 52’, foi Marega que marcou o golo que levou o encontro para prolongamento.

Foi um jogo a roçar a perfeição e uma prova de grande maturidade, de grande tranquilidade, resumiu Sérgio Conceição. Na conferência de imprensa, o treinador não se estendeu, uma vez que tinha acabado de receber a notícia da morte de um cunhado de quem era muito próximo. O FC Porto e toda a família portista estão, naturalmente, solidários com a dor de Sérgio Conceição e dos seus familiares, a quem enviam sentidas condolências.

Do dever cumprido de Soares ao orgulho de Marega, da necessidade de continuar a sonhar de Corona à vontade de desfrutar de Felipe e à justiça sublinhada por Herrera, os jogadores do FC Porto irradiavam felicidade no final do jogo. Alex Telles, que marcou o golo decisivo, optou por citar Óliver: Não fui só eu a marcar o penálti, foi toda a equipa, toda essa energia do Estádio do Dragão.

E fazem muito bem os jogadores ao destacar os méritos desta façanha, uma vez que o mais certo, tendo em conta aquilo a que estamos habituados, é que grande parte da imprensa e da opinião pública venham a desvalorizá-los.

Contudo, os factos são os factos: o FC Porto é o primeiro classificado no ranking da UEFA de 2018/19; os Dragões acabam de eliminar uma equipa que na temporada passada atingiu as meias-finais da Champions, goleou o Barcelona e o Liverpool e investiu mais de 100 milhões de euros na contratação de jogadores.

Felizmente, para além do nosso treinador e dos nossos jogadores, há muitos adeptos que têm bem noção do feito protagonizado pelo FC Porto. Desde logo, os que ontem encheram o Dragão e nunca vacilaram no apoio à equipa. Mas também alguns mais conhecidos, que aproveitaram as redes sociais para partilhar mensagens de apoio. André Villas-Boas, Benni McCarthy, Deco e Gonçalo Paciência são só três exemplos.

Impõe-se uma nota sobre a arbitragem: o golo decisivo da eliminatória foi marcado através de um penálti assinalado após intervenção do videoárbitro, que alertou Cüneit Çakir para a falta sobre Fernando Andrade. O árbitro viu as imagens e decidiu bem, sem medo. Como deve ser. Como nem sempre acontece nas competições nacionais.

Os quartos de final da Champions serão disputados em meados de abril, mas o adversário do FC Porto será conhecido a 15 de Março. Já com presença garantida no sorteio, para além dos campeões nacionais, estão o Ajax, o Manchester United e o Tottenham.

No que ao andebol diz respeito, a noite acabou por ser mais infeliz. O FC Porto até esteve grande parte do jogo na frente, mas acabou por perder por 26-23 frente ao Sporting, no Pavilhão João Rocha. António Areia, autor de sete golos, foi o melhor marcador azul e branco.

06/03/19

Aconteceu a 06 Março 2013

Neste dia, com o FC Porto no segundo lugar depois do empate sem golos em Alvalade, Vítor Pereira avisou em conferência de imprensa: Engana-se quem pensa que o título está entregue.

Dragões Diário 06-03-2019

Hoje há a Liga dos Campeões para jogar e uma eliminatória para virar. E a resposta, bem resumida pelo treinador, reside na própria identidade da equipa: Se formos iguais a nós próprios, temos grandes hipóteses de passar. O FC Porto recebe a Roma no Dragão e Sérgio Conceição diz que nem precisa de ir ao baú à procura de palavras para motivar os jogadores.

Marega já tinha dito algo muito semelhante, na verdade. Em entrevista à UEFA, o avançado maliano colocou a questão assim: Se um jogador não se consegue levantar da cama para um jogo destes, acredito que está na altura de acabar a carreira. Também por isso, Otávio assumiu que a Champions é para sonhar a cada fase e que o objectivo, por agora, é atingir os quartos de final.

O jogo começa às 20h, a animação chega três horas antes e, se quiser preparar-se devidamente, há um texto na Dragões que já pode começar a ler. O trabalho lembra que o primeiro golo de Otávio foi marcado a um dos guarda-redes da Roma, que Danilo jogou com o outro no Parma e que fino alla fine, como dizem os italianos, não tem nada a ver com cerveja. Fino alla fine é até ao fim.

Ontem, várias horas antes de Fabiano sofrer um traumatismo na grade costal, também no Olival, a equipa de Sub-17 recebeu e venceu o Tondela por 2-0, em jogo da 13ª jornada da segunda fase do Nacional de Juniores B. Rui Ferreira e Bernardo Folha marcaram os golos dos azuis e brancos.

Moncho López não ficou propriamente encantado com o jogo, mas o FC Porto dominou-o em todos os períodos, venceu o Esgueira por 34 pontos de diferença e falhou por pouco a barreira dos três dígitos (98-64). Will Sheehey (23) e Sasa Borovnjak (22) fizeram mais pontos do que minutos e distinguiram-se numa equipa que ainda lida com a integração de Brad Tinsley e Will Graves.

05/03/19

Aconteceu a 05 Março 2004

Neste dia, a quatro dias da noite épica em Old Trafford que terminou com o golo de Costinha, o novíssimo Estádio do Dragão recebeu o seu terceiro jogo para a Liga. Frente ao Belenenses, foi preciso esperar pelo final da primeira parte para McCarthy abrir o marcador. No segundo tempo, o sul-africano bisou e Ricardo Costa e Deco dobraram o resultado. O 4-1 final, fixado sobre o minuto 90, garantiu mais três pontos rumo ao bicampeonato.

Dragões Diário 05-03-2019

É já amanhã que o FC Porto vai discutir com a Roma, no Estádio do Dragão, a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões. A preparação para esse encontro, que será arbitrado pelo turco Cüneit Çakir, prosseguiu ontem, no Olival, com Aboubakar como único ausente. Para hoje, além de novo treino, está programada a conferência de imprensa de antevisão do jogo, que poderá acompanhar no Porto Canal a partir das 15h.

Também amanhã e também às 20h, a equipa de andebol desloca-se ao pavilhão do Sporting, actual segundo classificado do nacional da modalidade a três pontos dos Dragões, ainda que com um jogo a menos. António Areia não tem dúvidas: será um grande jogo entre duas excelentes equipas.

Quanto ao basquetebol, é já hoje que o FC Porto enfrenta o Esgueira em jogo da 20ª jornada do campeonato. A partida disputa-se no Dragão Caixa, o que leva o extremo Diogo Araújo a ser perentório: Em nossa casa mandamos nós. Se não assistir ao vivo, pode ver tudo no Porto Canal a partir das 20h30.

04/03/19

Aconteceu a 04 Março 1987

Neste dia, na caminhada para Viena, Rabah Madjer foi o único a conseguir bater Peter Schmeichel na primeira mão dos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus, após excelente assistência de João Pinto. O FC Porto venceu o Brondby por 1-0, no Estádio das Antas, e carimbou o passaporte para as meias-finais com um empate (1-1) na Dinamarca.

Dragões Diário 04-03-2019

O FC Porto deu início à preparação para a recepção à Roma, agendada para quarta-feira (20h). A equipa de Sérgio Conceição parte para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões com uma desvantagem tangencial (2-1) e contará com o apoio dos adeptos portistas para seguir em frente na competição. Restam 800 bilhetes para o jogo no Estádio do Dragão.

A equipa B do FC Porto, com o contributo de jogadores do plantel principal, empatou com o candidato Famalicão (1-1) na 24ª jornada da Ledman Liga Pro. Os Dragões inauguraram o marcador com um golo de Bruno Costa, na conversão exemplar de um livre directo, mas a formação visitante chegou ao empate pouco depois, por intermédio de Fabrício (67m), na sequência de uma grande penalidade.

Ao final da tarde de domingo, o Dragão Caixa foi palco de um grande jogo de hóquei em patins entre o FC Porto e a Oliveirense, com a formação orientada por Guillem Cabestany a garantir o triunfo por 6-5. Rafa (3), Hélder Nunes (2) e Reinaldo García foram os autores dos golos portistas. O FC Porto Fidelidade passa a dividir a liderança do Campeonato com o Sporting, adversário na próxima jornada da competição.

03/03/19

Aconteceu a 03 Março 1996

Neste dia e numa tarde soalheira, concretizou-se uma das célebres goleadas do FC Porto de Bobby Robson. Nas Antas, os Dragões bateram o Sporting de Braga por 6-3, com golos de Edmilson (três), Drulovic (dois) e Folha, e deram mais um passo rumo à conquista do segundo de cinco títulos de campeão nacional consecutivos.

Dragões Diário 03-03-2019

O FC Porto perdeu com o Benfica por 2-1 e perdeu a liderança do campeonato. Na primeira parte, Adrián López deu vantagem aos Dragões, mas o jogo chegou empatado ao intervalo e, na segunda parte, foram a eficácia do rival e a incapacidade azul e branca para concretizar as várias oportunidades criadas que ditaram o resultado final.

Ainda faltam 30 pontos e vamos lutar até ao fim. Foram estas as principais mensagens de Sérgio Conceição, que considerou que o FC Porto não teria perdido este jogo em condições normais. No fundo, o encontro foi decidido por um golo surgido do nada, enquanto os campeões nacionais falharam ocasiões em cima da linha de golo.

A mensagem de Alex Telles é semelhante: Este grupo luta até ao fim. O lateral lamentou que o FC Porto tenha sofrido dois golos na sequência de dois erros e receitou muito trabalho para ultrapassar este momento: Temos de corrigir os nossos erros já a partir de amanhã [hoje] e manter o foco até ao fim, até porque o nosso treinador nunca nos deixa desistir

Tiveram sortes diferentes as equipas da formação que entraram ontem em acção. Os Sub-19 venceram em Alverca por 2-0, com dois golos de Fábio Silva, e passaram a liderar isolados a segunda fase do Nacional. Os Sub-15 foram surpreendidos em casa pelo Vitória de Guimarães, perderam por 1-0, e viram assim terminar a série de 23 vitórias consecutivas.

Uma semana depois da vitória na Dinamarca, a equipa de andebol continua a brilhar na Europa. No Dragão Caixa, o Holstebro foi derrotado por 32-29 e o FC Porto alcançou a quarta vitória em quatro jogos na fase de grupos da Taça EHF. Os melhores marcadores azuis e brancos foram Rui Silva, Daymaro Salina, Diogo Branquinho e Fábio Magalhães, com quatro golos cada.

Com os dois reforços de inverno já em acção, não correu bem a deslocação da equipa de basquetebol a Ílhavo, onde foi derrotada pelo Illiabum por 90-76. O melhor marcador do FC Porto foi o recém-contratado Will Graves, com 18 pontos.