29/12/18

Aconteceu a 29 Dezembro 1976

Neste dia, o FC Porto deu o segundo passo na caminhada que terminaria com a conquista da Taça de Portugal de 1976/77. Num jogo disputado em casa, o adversário era o Alba, da II Divisão, e os azuis e brancos não deram hipóteses: venceram por 8-0 com golos de Duda (dois), Gomes (dois), Cubillas, Ademir e Júlio (dois). Nas eliminatórias seguintes, a equipa de José Maria Pedroto eliminaria o Montijo, o Aliados Lordelo, o Sporting e o Fafe, antes de bater o Sporting de Braga na final disputada nas Antas. Este  troféu, o primeiro conquistado desde 1967, foi o prelúdio do bicampeonato de 1978/1979.

Dragões Diário 29-12-2018

No dia em que também esteve presente numa formação para treinadores da Dragon Force, Sérgio Conceição dirigiu mais um treino de preparação para o jogo com o Belenenses. Aboubakar e Otávio voltaram a ser submetidos a tratamento e, por isso, não participaram na sessão, que contou com a presença de Rúben Macedo, do FC Porto B.

A seguir ao Belenenses e ao Jamor e à Taça da Liga, há Desportivo das Aves e Santo Tirso e campeonato. O jogo com os actuais detentores da Taça de Portugal realiza-se na quinta-feira, e os portistas que pretenderem estar presentes já podem comprar bilhetes na Loja do Associado.

Também disponíveis estão já os ingressos para o FC Porto B-Benfica B, da 15.ª jornada da Ledman LigaPro. O jogo realiza-se a 5 de Janeiro e os detentores de Lugar Anual têm entrada livre.

O Dragão Caixa foi ontem positivamente invadido por uma multidão que assistiu ao treino aberto da equipa de hóquei em patins. Para o treinador Guillem Cabestany, tanto apoio de tanta gente, sobretudo de crianças, foi um motivo de orgulho que dará força ao grupo para o que resta da temporada.

28/12/18

Aconteceu a 28 Dezembro 1980

Neste dia, o FC Porto de Hermann Stessl despedia-se do ano civil de 1980 a vencer o Vitória de Guimarães de José Maria Pedroto. Pouco antes do intervalo nas Antas, um golo de Mike Walsh fez toda a diferença; menos de dois anos depois, Pedroto recuperava o lugar no banco dos Dragões, que tinha perdido para o treinador austríaco durante o Verão Quente. Num e noutro episódio da sucessão técnica distingue-se a intervenção de outro protagonista, que completava 43 anos naquele dia em que o FC Porto se apresentou com Tibi na baliza e Damas defendeu as redes do Vitória. Hoje, aos 81 anos e 60 troféus mais tarde, Jorge Nuno Pinto da Costa é o presidente mais titulado da história do futebol mundial. Parabéns a dobrar, portanto.

Dragões Diário 28-12-2018

Lucho González, seis vezes campeão nacional com o FC Porto, esteve ontem no Olival e desejou um grande ano de 2019 a todos os portistas, mensagem que Sérgio Conceição agradece, mas sem nunca esquecer que, antes do que está para vir, há que fechar o ano que agora acaba. E para o fazer em grande, é preciso ir ao Jamor garantir o apuramento para a final four da Taça da Liga.

Os bilhetes para o jogo de domingo (17h), com o Belenenses, estão à venda desde ontem, dia em que o treinador não pôde contar com Aboubakar nem Otávio, na tarde de regresso aos treinos depois do Natal e da vitória sobre o Rio Ave - a 15ª consecutiva.

O FC Porto já venceu a Supertaça, é líder da Liga portuguesa, fez mais pontos do que qualquer outra equipa na fase de grupos da Liga dos Campeões, está nos quartos de final da Taça de Portugal e prepara-se para se apresentar no Jamor em vantagem, mas ainda com a qualificação em aberto para a final four da Taça da Liga. Porque até a vitória pode não ser suficiente, antecipámos as contas do apuramento e traçámos os cenários possíveis num grupo em que só o Belenenses não entra nos cálculos. Veja no site do fcp.

Com a equipa de basquetebol numa boa onda, António Monteiro projecta o jogo de amanhã, em Albufeira, a pensar na sexta vitória consecutiva, mesmo tendo em conta os progressos recentes revelados pelo Imortal. Contratou jogadores novos e tem melhorado muito, avisa o extremo/poste, que, ainda assim, mantém o objetivo de ganhar e continuar a subir na tabela.

Ontem houve treino aberto de basquetebol, uma experiência bonita, nas palavras de Moncho López, que se sentiu mais próximo dos adeptos e assistiu, da primeira fila, à interação entre as crianças e os jogadores. Numa palavra, resumiu o treinador galego, foi fabuloso. Hoje, às 15h, é a vez do hóquei em patins. Outra vez no Dragão Caixa, obviamente.

26/12/18

Aconteceu a 26 Dezembro 1985

Neste dia, chega à Invicta o polaco Józef Mlynarczyk, guarda-redes contratado para reforçar um FC Porto que pretendia construir uma grande equipa europeia. Eleito pela conceituada revista francesa France Football o melhor guarda-redes do Euro 1984, Mly depressa conquistou a baliza dos Dragões e o coração dos adeptos. O polaco, com um bigode de fazer inveja ao compatriota Lech Walesa, era um guarda-redes de classe mundial e no FC Porto viveu o apogeu da carreira, com sete troféus, entre os quais a Taça dos Campeões Europeus, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.

Dragões Diário 26-12-2018

Hoje ainda é dia de folga para o plantel campeão nacional, mas amanhã começa a preparação para o jogo frente ao Belenenses, agendado para 30 de Dezembro (17h), no Estádio do Jamor, a contar para a 3ª e última jornada do Grupo C da Taça da Liga. O primeiro treino após as festividades natalícias está marcado para as 17h de quinta-feira, no Olival.
 
Ao longo de mais de 15 anos de existência, o Estádio do Dragão habituou-se a muitos e bons golos, mas já se sabe que um hat-trick não está ao alcance de qualquer um. Separados por pouco mais de 13 anos, o Estádio Dragão viu e aplaudiu sete hat-tricks, quase todos relacionados com percursos históricos e inesquecíveis.
 
O Natal pode e deve ser sinónimo de tudo o que a vida tem de melhor, por isso, se lhe juntarmos um jogo do FC Porto, quase apetece dizer que é o Natal perfeito. Pois é, até à década de 50, sobretudo na de 30, o futebol não só não parava como havia jogo no dia de Natal. Era o Jogo de Natal ou Jogo de Boas Festas, mas no fundo era mesmo um Boxing Day à moda do FC Porto.

23/12/18

Aconteceu a 23 Dezembro 1994

Neste dia, o FC Porto qualificava-se para os oitavos de final da Taça de Portugal com uma goleada (5-0) sobre a União de Leiria. Nas Antas, e ainda nos primeiros meses do longo ciclo do penta, José Carlos, Rui Barros, Paulinho Santos e Domingos fizeram os golos, com il Piccolo – como chamaram os italianos ao agora treinador do FC Porto B - a bisar.

Dragões Diário 23-12-2018

Com ou sem José Gomes, Sérgio Conceição espera um Rio Ave competente e competitivo, adjectivos que lhe parecem ser motivos de sobra para alertar o plantel sobre as dificuldades do jogo de hoje e resumir a complexidade da estratégia numa frase simples: Temos que ser o FC Porto e jogar para ganhar. A partir das 15h, fá-lo-á sem Otávio, que fica um mês de fora, e, quem sabe, com Danilo. Logo mais se verá, no último jogo do ano no Estádio do Dragão.

Enquanto Sérgio Conceição falava aos jornalistas no Olival, o FC Porto B ganhava por 2-0 em Pedroso e ainda lhe sobrava tempo para acrescentar mais um golo à vitória sobre o Sporting da Covilhã depois de terminada a conferência de imprensa. Romário Baró, Marius e Rúben Macedo marcaram e Rui Barros somou a terceira vitória consecutiva na Ledman LigaPro.

Poucas horas depois, já em Ramalde, os Sub-19 ganharam o dérbi com o Boavista (2-1) e mantiveram a liderança da série Norte do Nacional de Juniores A. Fábio Silva e Taddeus Nkeng fizeram os golos da equipa de Mário Silva.

À mesma hora (15h), no Dragão Caixa, Gonçalo Alves preparava-se para fazer um hat-trick e para se distinguir como o melhor jogador em pista na vitória do FC Porto sobre o Óquei de Barcelos (7-2). Hélder Nunes, Giulio Cocco, Poka e Rafa fizeram os golos restantes e ajudaram a dissipar todas as dúvidas sobre os efeitos da experiência argentina e da derrota na final da Taça Intercontinental.

Por uma vez nesta rubrica saímos do Grande Porto para lhe dizer que a nossa equipa de basquetebol foi ao Funchal vencer o CAB Madeira (95-70) e confirmar a qualificação para a final four da Taça Hugo dos Santos. Com 17 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências, João Soares sobressaiu entre os Dragões, ainda que as exibições de Vlad Voytso e Diogo Araújo não tenham passado despercebidas aos olhos do treinador. 

O jogo da equipa de andebol era o mais acessível dos desafios do dia e o resultado demonstra-o claramente: o FC Porto recebeu e venceu o Fermentões por 44-17, Miguel Alves foi o melhor marcador do encontro, com sete golos, e os azuis e brancos de Magnus Andersson continuam na frente do campeonato.