07/05/15

O barbeiro de Joanesburgo


Benni McCarthy, o excelente avançado que entre outras façanhas, contribuiu para as vitórias na Liga dos Campeões e Taça Intercontinental, tem um problema com o cabelo. Quem não se lembra da irritação de Co Adriaanse, que o afastou da equipa porque o sul-africano chamou ao hotel onde a equipa estava em estágio a cabeleireira para lhe tratar das tranças. Agora, foi bem pior, porque o ex-jogador foi assaltado e teve uma pistola apontada à cabeça.

Aconteceu a 7 Maio 1995



Há precisamente 20 anos o FC Porto festejava o título nacional, com uma vitória por 1-0 em Alvalade. Bobby Robson festejava no terreno do clube que o despedira um ano e meio antes, no que viria a ser o primeiro campeonato da inédita série do penta. O FC Porto entrou em Alvalade com o “onze” de gala dessa época: Vítor Baía; João Pinto, Jorge Costa, Aloísio, Rui Jorge; Secretário, Kulkov, Emerson , Paulinho Santos; Domingos e Rui Barros. Veja o resumo e recorde o golo de Domingos (marcou outro muito mal anulado), os jogadores a levantarem Bobby Robson, o presidente um bocadinho mais novo e o tributo dos companheiros a Rui Filipe, falecido meses antes.

Empréstimo obrigacionista é "excelente investimento”



​Na apresentação da oferta, Fernando Gomes destacou viragem dos Dragões para os pequenos investidores
O administrador Fernando Gomes apresentou, esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, a “FC Porto SAD 2015-2018”, uma oferta pública de subscrição de até oito milhões de obrigações, destinada ao público em geral, e que arranca na quinta-feira. O montante global inicial é de até 40 milhões de euros e o administrador financeiro considerou que se trata de um “excelente investimento” para os pequenos aforradores, que traz também vantagens ao clube, que assim se financia com taxas de juro – neste caso, de cinco por cento ao ano - inferiores às praticadas na banca portuguesa.
“O FC Porto tem tido uma afirmação de credibilidade de cada vez que lança um empréstimo obrigacionista e esperamos que isso se repita”, afirmou Fernando Gomes, que recordou que, na anterior oferta, a procura foi 1.300 por cento superior ao capital proposto para subscrição, que “normalmente” se esgota no primeiro dia. O administrador classificou a taxa de cinco por cento como “atraente” face às alternativas no mercado.
Aliás, foi sublinhada a viragem de agulha do clube do financiamento bancário para os “pequenos investidores”. “Por esta forma, têm uma via segura para a retribuição dos seus investimentos”, frisou Fernando Gomes, que abordou também outras soluções que o clube encontrou para se financiar, dado que, no pós-troika, foram criadas “dificuldades adicionais” na relação com os bancos portugueses.
“Apesar deste empréstimo ser maior do que o anterior, que era de 30 milhões de euros, estamos a diminuir os nossos níveis de endividamento e não a aumentar. Acima de tudo, estamos a reduzir o nosso endividamento na banca nacional”, revelou. Para além do recurso a estas obrigações, as “alternativas de sucesso” têm passado por “bancos alemães e ingleses”. O dirigente portista sublinhou ainda que o FC Porto não tem “qualquer problema” com a presença no mercado de ofertas alternativas e explicou que a descida face à taxa de juro da anterior linha de obrigações (8,25 por cento) se deve, pura e simplesmente, a “efeitos do mercado”, que está menos agitado do que em 2012.
Também presente na Tribuna VIP do Estádio do Dragão, o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa agradeceu e considerou “sintomática” a presença de muitos jornalistas, até porque não havia a expectativa de “novidades” desportivas nesta apresentação à imprensa. Pode ler aqui mais informações sobre esta oferta pública de subscrição, que pode ser subscrita em qualquer balcão de um banco em Portugal.

Tello no relvado



​Após cumprir dois dias de folga, o plantel principal do FC Porto regressou esta quarta-feira ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, iniciando assim a preparação para a recepção ao Gil Vicente, marcada para este domingo, às 19h15, no Estádio do Dragão, a contar para a 32ª jornada da Liga NOS.
No primeiro ensaio para o desafio com os barcelenses, a novidade foi a presença de Tello no relvado, tendo o extremo espanhol realizado treino integrado condicionado. Por sua vez, Marcano fez tratamento à luxação no ombro direito contraída no triunfo sobre o Vitória de Setúbal e não marcou presença na sessão de trabalho orientada por Julen Lopetegui.