04/11/21

Aconteceu a 04 Novembro 2017

Neste dia, o FC Porto recebeu o Belenenses e passou a primeira parte a massacrar os visitantes, mas teve de esperar até pouco antes do intervalo para se colocar em vantagem por Héctor Herrera. Na segunda parte, o filme foi mais ou menos parecido, e também foi já sobre o minuto 90 que Aboubakar definiu o resultado do jogo com uma finalização plena de classe. O título estava a caminho.


Dragões Diário 04-11-2021

A frustração que um empate em San Siro, frente ao líder invicto da liga italiana, deixou em todo o universo do FC Porto é talvez o maior testemunho da qualidade da exibição azul e branca na quarta jornada da Liga dos Campeões. Um golo de Luis Díaz, logo aos seis minutos, criou uma vantagem que esteve perto de ser aumentada em muitas ocasiões e que acabou dissipada por um autogolo de Mbemba. Não faltaram motivos ao Milan para festejar o ponto conquistado.

Foi, no fundo, um jogo à altura dos pergaminhos do FC Porto na competição de futebol mais difícil e prestigiada do planeta, afirmou Sérgio Conceição. Uma vez mais, o treinador elogiou a equipa por ter a lição bem estudada e tê-la interpretado muitíssimo bem, mas revelou um grande desapontamento com o resultado: detesto estas vitórias morais. Jogámos muito bem, mas só ficámos com um ponto - um ponto que permitiu, ainda assim, a subida ao segundo lugar isolado do grupo.
 
Luis Díaz também destacou o grande jogo da equipa, materializado em muitas bolas de golo. Na mesma linha, Evanilson e Grujic teceram elogios à prestação colectiva e projectaram o futuro na prova, salientando que nada está resolvido e reforçando a ambição de seguir em frente. Antes disso, porém, há o regresso ao campeonato, e no domingo há um jogo para vencer nos Açores.
 
Ainda em relação à noite de ontem, é justíssimo destacar a grande forma em que também estiveram os adeptos do FC Porto, que, pela primeira vez em quase dois anos, puderam apoiar a equipa numa deslocação internacional e que quase encheram o anel superior de um dos topos de San Siro. Muitos tiveram de aguardar várias horas à chuva para entrar no estádio, uma grande parte nem teve a oportunidade de ver o golo de Luis Díaz, mas nem as contrariedades refrearam o apoio que dedicaram à equipa do princípio ao fim. Foram grandes e à Porto.
 
Também grande e à Porto foi a equipa de Sub-19, que, também em Itália, venceu o Milan por 1-0. Diogo Abreu, na conversão de um penálti, marcou o golo que permitiu ao FC Porto continuar como líder isolado do grupo B da Youth League, com dez pontos, mais três do que o Liverpool.

Os encontros europeus do FC Porto prosseguem hoje no Dragão Arena e o Porto Canal e a FC Porto TV continuam a acompanhá-los. A partir das 20h30, não perca o FC Porto-Szolnoki em basquetebol.

02/11/21

Aconteceu a 02 Novembro 1977

Neste dia, o furacão Seninho fazia um brilharete frente ao Manchester United e deixava meia Europa de olhos postos nele. Mesmo depois de ter vencido o colosso inglês por 4-0 na primeira mão da eliminatória, o FC Porto teve de sofrer em Old Trafford para expulsar os Red Devils da Taça das Taças. Os britânicos marcaram cedo e beneficiaram do azar de Murça, responsável por dois autogolos, mas nada puderam fazer para travar Seninho. O extremo velocíssimo marcou dois golos e resolveu a questão para os Dragões. Apesar do grande assédio no velho continente, o furacão decidiu mudar-se para os Estados Unidos da América no verão seguinte.


Dragões Diário 02-11-2021

O plantel principal voltou ontem ao Olival para continuar a preparar a deslocação a Milão, onde o FC Porto vai defrontar o AC Milan (quarta-feira, 17h45) na quarta jornada do grupo B da Liga dos Campeões. No boletim clínico, mantiveram-se Wendell, que evoluiu para treino condicionado, Matheus Uribe (tratamento) e Marcano (tratamento). Daqui a pouco, há nova sessão de trabalho (10h30) e, posteriormente, conferência de imprensa de antevisão à partida (12h).

João Mário e Vitinha abordaram, em entrevista à UEFA, os seus percursos vitoriosos antes de integrarem a equipa principal do FC Porto. O médio começou por exteriorizar o grande orgulho em envergar este símbolo ao peito e até o local onde foi realizada a conversa lhe trouxe um sentimento especial de nostalgia: É incrível olhar para trás e ver que nesta sala fazíamos reuniões de fim de ano quando éramos Sub-12 e agora estamos aqui a dar uma entrevista para a UEFA sobre a Champions, sobre termos vencido a Youth League e o facto de, agora, estarmos na equipa A. E a jogar. O lateral direito azul e branco lembrou a dificuldade de chegar até à primeira equipa: os treinadores diziam que era como um funil. Temos conseguido chegar ao fim do funil, somos muito poucos. Vitinha, por fim, acrescentou: felizmente, conseguimos chegar os dois e agora queremos mais. Está a ser cumprido um sonho, sem dúvida.
 
Para o andebol e o hóquei em patins azuis e brancos, é tempo de paragem para compromissos internacionais e há muitos portistas nas selecções portuguesas de ambas as modalidades. Diogo Branquinho, Miguel Alves, Rui Silva e Victor Iturriza foram chamados por Paulo Jorge Pereira para os amigáveis frente a Luxemburgo (3 de Novembro) e Alemanha (5 e 7 de Novembro), enquanto Gonçalo Alves, Rafa e Telmo Pinto foram convocados por Renato Garrido para a 55ª edição do Campeonato da Europa, que se vai jogar em Paredes de 14 a 20 de Novembro.
 
O ténis de mesa adaptado conquistou, no passado fim de semana, a sétima edição consecutiva da Taça de Portugal. A dupla formada por António Macedo e Pedro Cardoso venceu o Clube de Gaia, o Vila do Conde e o CAID para arrecadar a prova rainha de 2020/21.

Daqui a pouco, às 12h, pode acompanhar a conferência de antevisão de Sérgio Conceição e de um jogador ao FC Porto-Milan. Mais logo, a partir das 23h, não pode perder o Universo Porto da Bancada com uma análise ao que têm sido as últimas actuações da APAF em relação a Sérgio Conceição e a reacção à perseguição de que tem vindo a ser alvo Mehdi Taremi.

01/11/21

Aconteceu a 01 Novembro 2017

Neste dia, o Estádio do Dragão acolheu o Leipzig. Naquele que Sérgio Conceição define como um dos seus melhores jogos ao comando do FC Porto, Herrera abriu a contagem ainda no primeiro quarto de hora e o desfecho só ficou selado na etapa complementar. Werner ainda reduziu, mas a armada portista foi mais possante do que os touros alemães e a dupla Danilo/Maxi repôs a justiça no marcador. O 3-1 final espelhava a superioridade dos futuros campeões nacionais e colocava os Dragões na rota da qualificação.

Aconteceu a 01 Novembro 2006

Neste dia, o FC Porto entrava em campo em Hamburgo, na Alemanha para defrontar o conjunto de Vincent Kompany, Juan Pablo Sorín, Van der Vaart e companhia, mas a estrela maior dava pelo nome de Luís Óscar González. Perante o nulo que teimava em manter-se na quarta jornada da Liga dos Campeões, o 8 argentino começou e finalizou uma jogada que ainda hoje perdura na memória de todos os portistas: cruzamento de Quaresma, corte da defensiva dos Red Shorts e golaço de primeira do capitão. Para lá da hora de jogo, Lisandro López dilatou a vantagem azul e branca, que Van der Vaart reduziu de imediato antes de Bruno Moraes fechar a contagem.

Dragões Diário 01-11-2021

De olhos postos na liga das estrelas e no AC Milan, o plantel principal voltou ao trabalho depois de consumada a ascensão à liderança do campeonato. No decorrer da sessão matinal de domingo, Marcano, Wendell e Matheus Uribe estiveram entregues aos cuidados do Departamento de Saúde e fizeram apenas tratamento. O defesa espanhol sofreu uma entorse no tornozelo direito e o centrocampista colombiano está a contas com uma lesão muscular na coxa direita. Esta tarde há novo treino em modo Champions.

A equipa B trouxe um ponto da Amadora, fruto de um empate a zero com o Estrela, e quebrou o ciclo de cinco vitórias consecutivas do conjunto da Reboleira. Diante de um adversário que aspira à subida de divisão, António Folha voltou a apostar num esquema táctico com três centrais e, apesar de alguns sobressaltos, a opção do técnico surtiu o efeito desejado. No rescaldo da contenda, o técnico elogiou o espírito de um grupo de jovens sem medo de jogar e que demonstrou saber sofrer num jogo quentinho.
 
O nosso basquetebol deu por concluído um fim de semana cem por cento vitorioso para todas as principais modalidades e escalões do FC Porto. Ao final da tarde, o FC Porto bateu o Benfica por 81-71 no Dragão Arena, mas a vantagem de dez pontos – que chegou a ser de dezanove a dois minutos do fim - não reflecte a real diferença entre os dois conjuntos. Os azuis e brancos lideraram durante praticamente 36 minutos e tiveram no capitão Miguel Queiroz (21 pontos) um poço sem fundo de espírito competitivo e de produção ofensiva. Superado com distinção e sem espinhas, apesar das lamúrias alheias, o segundo clássico da temporada, segue-se uma deslocação a Ílhavo no próximo sábado.
 
Noutro clássico e noutro desporto, o FC Porto cumpriu com o que era esperado e venceu o ABC de Braga por 33-24. Autor de uma mão cheia de golos, Diogo Branquinho foi o melhor marcador no Pavilhão Flávio Sá Leite. Com este resultado, os Dragões somam oito vitórias noutras tantas rondas e ocupam a liderança do campeonato a par dos rivais lisboetas. Segue-se um período de maior acalmia no calendário andebolístico. Até 18 de Novembro, quando visitarem o PSG, os comandados de Magnus Andersson têm apenas agendado o embate caseiro de dia 13, um sábado, frente ao FC Gaia.
 
Além do andebol e do hóquei em patins – que só volta a competir a 27 deste mês – também o voleibol portista ostenta um registo perfeito no campeonato. No encerramento da dupla jornada do nacional, a AJM/FC Porto saiu do reduto do Castêlo da Maia com um novo triunfo sem ceder qualquer parcial e mais três pontos na luta pelo Bi. Oito jogos, oito vitórias, 24 sets ganhos e nenhum perdido. As campeãs nacionais não estão para brincadeiras.
 
O dia começou com uma vitória tranquila dos nossos Sub-17, que foram ao Padrão da Légua bater o vice-líder da Série B por 3-0 e encerrar no primeiro posto a fase inaugural do campeonato de juniores B. À tarde, os Sub-15 aplicaram praticamente a mesma receita com mais um condimento, já que a receção ao Paços de Ferreira terminou 4-0 a favor dos da casa. Aí vão nove jogos, nove vitórias e 53 golos marcados para o FC Porto no nacional de juniores C.

Porque hoje é segunda-feira, o Domingos Paciência e o Carlos Secretário juntam-se ao Miguel Marques Monteiro e ao Paulo Miguel Castro em mais uma edição do Universo Porto. O programa semanal de comentário desportivo do Porto Canal e da FC Porto TV arranca às 21h nas nossas plataformas televisivas.