31/05/19

Aconteceu a 31 Maio 2009

Neste dia, pouco depois do tetra, o FC Porto completava a dobradinha e vencia a Taça de Portugal com um golo de Lisandro López. Depois de derrotado o Paços de Ferreira no Jamor, Jesualdo Ferreira tornava-se o terceiro treinador português dos Dragões a ganhar as duas mais importantes competições nacionais numa época, sucedendo a António Oliveira (1997/98) e a José Mourinho (2002/03) e precedendo André Villas-Boas (2010/11).

Dragões Diário 31-05-2019

Depois de juntar o título nacional ao europeu no fecho de uma temporada perfeita, a equipa de Sub-19 entregou o troféu de campeão português no Museu do FC Porto e ouviu os mais rasgados elogios de Jorge Nuno Pinto da Costa, que somou dedicação e valor para resumir uma história de sucesso a dobrar.

Com a equipa de andebol já de olho no segundo troféu da época, a taça atribuída ao campeão nacional da modalidade chegou horas depois ao Museu, onde o presidente aplaudiu um conjunto magnífico de jogadores e uma equipa técnica altamente competente. Fica agora a faltar a cereja no topo do bolo: ganhar a Taça de Portugal e fazer o que ainda não foi feito - a dobradinha. 

Nas meias-finais dos playoffs, a equipa de basquetebol regressa esta noite ao Dragão Caixa para atenuar a desvantagem trazida da Luz (2-0), porque, como bem lembra Miguel Queiroz, a atitude de nunca desistir está no ADN do FC Porto. O internacional português reconhece qualidade no adversário, observa que o Benfica tem grandes lançadores, mas mostra-se seguro de que é possível dar a volta à situação. O Porto Canal transmite o jogo em directo e em exclusivo a partir das 20h30.

30/05/19

Aconteceu a 30 Maio 1985

Neste dia, foi conquistada a terceira Supertaça da história do FC Porto. Após uma vitória por 1-0 para cada equipa nos primeiros dois jogos em que foi disputado o troféu, os Dragões venceram os dois encontros de desempate: nas Antas, por 3-0, com golos de Vermelhinho e Gomes (dois); na Luz, Futre marcou o golo que definiu o 1-0 e confirmou a conquista do segundo título da época.

Dragões Diário 30-05-2019

A lógica imperou e os campeões europeus de sub-19 também se tornaram campeões nacionais. Na última jornada do Campeonato Nacional de Juniores A, o FC Porto bateu o Sporting de Braga por 2-0, com golos de Ángel Yesid e Romário Baró, e confirmou o título com um ponto de vantagem sobre o Benfica.

Mário Silva tinha consciência de que este último encontro seria muito difícil e ficou satisfeito por os jogadores terem actuado como verdadeiros campeões. No fundo, resumiu o treinador, foi uma época de sonho, que nunca ninguém vai esquecer

Também inesquecível foi a temporada da equipa de andebol, que ontem recebeu o troféu de campeã nacional, quase duas semanas depois depois de ter disputado a final four da Taça EHF e a poucos dias de participar na final four da Taça de Portugal.

Antes da festa de consagração, houve jogo com o Benfica e os lisboetas venceram por 34-31. António Areia assinou dez golos e foi o melhor marcador do encontro. Mais tarde, seria um dos principais animadores dos festejos.


Para ler
A mais recente edição da New Yorker, uma das revistas mais prestigiadas do mundo, dedicou um extenso artigo ao fenómeno Football Leaks. Num texto que confirma a importância das revelações desse blog e a valorização dessa informação pela imprensa internacional e pela justiça de outros países, é ainda abordado o escândalo do Benfica, o maior do futebol português das últimas décadas. Pode ler o artigo completo, em inglês, mas também lhe disponibilizamos a tradução dos parágrafos dedicados à realidade do futebol português:

Também em Portugal, o interesse na Football Leaks tinha caído. Após as primeiras histórias sobre o Sporting CP e o FC Porto, a plataforma passou a focar-se principalmente nas maiores ligas do desporto. Mas, numa tarde de terça-feira nesse mês de Abril, Francisco Marques, o director de comunicações do FC Porto, estava a sair de um restaurante perto do estádio do clube quando recebeu uma mensagem vinda de uma plataforma de e-mails encriptada chamada Tutanota. A mensagem parecia conter um documento interno de media-briefing pertencente ao Benfica, o arquirrival do FC Porto. Marques perguntou ao remetente como podia ter a certeza de que o documento era real. Penso que as imagens em anexo serão suficientes, escreveu a fonte, com imagens da caixa de entrada de três funcionários do Benfica. Uma das imagens tinha sido recolhida trinta minutos antes. Alguns dias mais tarde, Marques recebeu cerca de vinte gigabytes de e-mails internos do Benfica.

A rivalidade entre Benfica e FC Porto tem várias camadas. É o Sul contra o Norte; a capital contra o resto do país; o glamour cosmopolita contra o trabalho honesto. Entre ambos, estes dois clubes venceram a Liga Portuguesa sessenta e cinco vezes. Num país de dez milhões de pessoas, o Benfica alega ter seis milhões de adeptos, uma afirmação que dá asas à ideia de que se trata da instituição mais poderosa no país. Os apoiantes de outros clubes referem-se ao Benfica como o Polvo e à suposta natureza negra da sua influência sobre a sociedade portuguesa como o Benfiquistão. Quando perguntei a Marques se tinha pensado devolver os e-mails, ele riu-se. Não, respondeu. Isto é uma guerra.

Marques tem um programa de televisão no Porto Canal, e, nas semanas que se seguiram, começou a ler os e-mails do Benfica em directo. Excluiu questões mais pessoais e conteúdo obsceno, e concentrou-se nas provas das tentativas do Benfica em controlar o desporto em Portugal. Numa dessas ocasiões, partilhou briefings secretos distribuídos aos comentadores pró-Benfica na televisão portuguesa. Noutra, leu uma correspondência de e-mail que se referia a padres - um grupo de oito árbitros em que se podia confiar para favorecer o Benfica em momentos decisivos - que acabava com a frase Agora apaguem tudo. Havia uma apresentação em Powerpoint, de Junho de 2012, com funcionários do Benfica a estabelecer um plano a cinco anos para dominar o ambiente externo e aumentar o poder do clube junto dos políticos, jornalistas e sistema jurídico de Portugal. Agora é público, disse Marques. Não é justo. A competição não é justa.

No início de Junho, Marques entregou os e-mails do Benfica à polícia. Questionou-se se estariam ligados à Football Leaks de alguma maneira. A fonte descreveu-se como um adepto do FC Porto, mas também como crítico do presidente do clube. Na tarde de 12 de Junho, Marques recebeu um e-mail da Tutanota com quatro anexos, relativo a um acordo que o Benfica tinha conseguido relativamente a impostos sobre terrenos à volta do estádio, em Lisboa. Marques nunca mais ouviu nada da fonte.

A 19 de Outubro, a polícia fez buscas ao Estádio da Luz, no norte de Lisboa. Seis semanas mais tarde, as revelações recomeçaram. Desta vez, a fonte simplesmente publicava os e-mails do clube, sem edição, num blog intitulado O Mercado do Benfica. Havia tantas coisas sujas, disse-me Marques. Os e-mails continham registos médicos e conversações entre funcionários do clube e as suas esposas, juntamente com contratos de jogadores, relatórios tácticos e as finanças internas do clube. Um funcionário de um cargo elevado do Benfica comparou as revelações a sofrer um ataque terrorista. Não sabemos de onde vem o ataque seguinte, ou que tipo de míssil é, explicou. Não sabemos nada. A polícia fez buscas nos escritórios do clube duas vezes nos primeiros meses de 2018. Em Março desse ano, o chefe do departamento legal do Benfica, Paulo Gonçalves, foi detido por haver suspeitas de que teria subornado três oficiais da justiça para lhe passarem informações sobre o caso.

O escândalo do Benfica, o maior do futebol português das últimas décadas, elevou a inimizade entre os dois clubes a novos patamares. O Benfica tem neste momento um processo contra o FC Porto, pedindo dezassete milhões de euros em danos. Quando Marques me deixou no hotel, no Porto, mostrou-me o telemóvel, que todos os dias é inundado de mensagens de adeptos do Benfica, com ameaças de morte. Mudou a minha vida, disse ele, não muito satisfeito. Agora não posso ir para o Sul.

29/05/19

Aconteceu a 29 Maio 2004

Neste dia, cinco dias depois da vitória da equipa de futebol na Liga dos Campeões, a de basquetebol fazia o pleno nacional, derrotando o Queluz no quarto jogo da final dos playoffs e vencendo o campeonato, já depois de ter ganho a Taça da Liga e a Taça de Portugal.

Dragões Diário 29-05-2019

Se der vitória, dá título e é justamente por isso que hoje é dia de tudo ou nada, no Olival, para os Sub-19. Vítor Ferreira diz que a equipa está decidida a acrescentar história à história que já escreveu - que é como quem diz juntar o título nacional ao europeu - e Pedro Justiniano garante uma entrada confiante em jogo, quando, às 17h, receber o Sporting de Braga. O Porto Canal transmite em directo.
 
No Andebol 1 o título já está garantido há mais de uma semana e no Dragão Caixa a noite será de consagração. Alfredo Quintana, que quer erguer o troféu de campeão num ambiente de festa total, chama a atenção para os perigos do contra-ataque encarnado e não admite outro desfecho que não seja ganhar o clássico ao Benfica para celebrar a dobrar com os adeptos. A partir das 20h, o Porto Canal também vai lá estar.
 
A oitava edição do Dia do Clube, agendada para 15 de junho na tribuna VIP do Estádio do Dragão, já tem programa fechado e três painéis com um total de nove convidados: Francisco J. Marques, Bernardino Barros, Fernando Rocha, João Seabra, Alexandre Santos, Deco, Vítor Baía e Capucho. As inscrições continuam abertas.

28/05/19

Aconteceu a 28 Maio 1978

Neste dia, aconteceu um dos mais saborosos empates da história do FC Porto. No Estádio das Antas, a equipa de Pedroto recebia o Benfica em jogo da antepenúltima jornada, sabendo que não podia perder para não deixar a liderança da Liga. Logo aos três minutos, Simões teve o azar de marcar um autogolo, mas Ademir restabeleceu o empate já bem perto do apito final. Os Dragões continuaram na frente e foi mesmo na frente que terminaram a competição.

Dragões Diário 28-05-2019

O FC Porto e o Atlético de Madrid chegaram a acordo para a transferência de Felipe, a troco de 20 milhões de euros. O central chegou ao Dragão em 2016 e parte após três temporadas em que disputou 142 jogos, marcou 11 golos e venceu uma Liga e uma Supertaça.

Numa mensagem publicada no Instagram, Felipe agradeceu a toda a estrutura do clube e aos adeptos, para além de ter garantido que será portista para sempre: Não há palavras para descrever o quanto aprendi e evoluí como pessoa. Desejo a maior sorte no futuro para os que ficam. Estarei na torcida e serei grato eternamente.

Os campeões nacionais de andebol estão em destaque na convocatória da selecção de Portugal para o duplo compromisso com a Roménia e a Lituânia, a contar para a qualificação para o Europeu de 2020. São nove os atletas portistas convocados por Paulo Pereira para os encontros que se realizam a 12 e 16 de Junho.

As Piscinas de Campanhã acolheram no fim de semana o III Encontro de Natação Adaptada ANNP/FCPorto. As atletas portistas que mais se destacaram na competição foram Ana Barbosa (S6, 50m livres) e Diana Torres (S21, 50m mariposa), que bateram os recordes nacionais das respectivas categorias.

27/05/19

Aconteceu a 27 Maio 1956

Foi neste dia que o FC Porto conquistou a primeira dobradinha da história do clube. Numa final da Taça de Portugal disputada frente ao Torreense, Hernâni marcou os golos que valeram um triunfo por 2-0 e a confirmação de uma temporada plena de sucesso sob o comando do brasileiro Dorival Yustrich.

Dragões Diário 27-05-2019

Cair e levantar. Isto é o futebol. Chegaremos a mais finais e ganharemos troféus. A mensagem optimista é de Iker Casillas, que respondeu assim a uma publicação de Soares em que o avançado dava conta da tristeza da equipa por não ter oferecido ao guarda-redes um troféu que o FC Porto merecia muito ter ganho anteontem em Oeiras.
 
Depois de amanhã, a equipa de Sub-19 vai tentar vencer o Braga e garantir a conquista do Campeonato Nacional de Juniores A, que lidera com um ponto de vantagem sobre o Benfica. A formação de Mário Silva tem como objectivo juntar o título nacional ao europeu, cuja história lhe é contada nas páginas 56 a 67 da última edição da Dragões.
 
O FC Porto perdeu com o Benfica o segundo jogo das meias-finais do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol (84-61). Para garantir um lugar na final que decidirá o campeão nacional, resta aos azuis e brancos vencer os três jogos que ainda podem ser disputados nesta eliminatória. O próximo é já na sexta-feira, no Dragão Caixa.

26/05/19

Aconteceu a 26 Maio 2004

Neste dia, em Gelsenkirchen, o génio de três génios resolveu a final da Liga dos Campeões e fez do FC Porto o primeiro e único clube português a vencer a competição. Carlos Alberto, Deco e Alenichev fizeram os golos da inesquecível vitória sobre o Mónaco por 3-0.

Dragões Diário 26-05-2019

E a história repetiu-se. Na final da Taça de Portugal, como na final da Taça da Liga, não ganhou quem mais jogou nem quem jogou melhor. Nos penáltis, para não variar, o troféu foi para Alvalade, depois de um empate a dois golos no final do prolongamento: Soares e Felipe marcaram os do FC Porto. Dizem que é futebol…

Sim, o futebol é isto, confirmou Danilo após a derrota, seguro de que o FC Porto deveria ter ganho a Taça. A vida é isto, acrescentaria, pouco depois, o treinador, visivelmente emocionado. Foi um jogo cruel para nós. Cruel e injusto, observou Sérgio Conceição, que não escondeu as lágrimas nem as emoções de quem vive os dias intensamente.

Na formação, o dia começou com uma vitória e uma derrota, porque, enquanto os Sub-15 ganhavam em Tondela (2-1), mantendo o primeiro lugar, os Sub-17 perdiam no Olival com o Benfica (3-0). Ao final da tarde chegou a notícia de que os Sub-19 tinham vencido também em Tondela (2-0) e recuperado a primeira posição.

Campeões e de caras pintadas, os jogadores de hóquei em patins do FC Porto transformaram o pró-forma da última jornada numa goleada sobre o Turquel (7-1), no Dragão Caixa e no jogo de despedida de Hélder Nunes, Carles Grau, Nélson Filipe e Telmo Pinto. Hugo Santos fez um hat-trick, mas foi Gonçalo Alves que terminou a época na qualidade de máximo goleador, fechando o campeonato com 41 golos marcados.

Também já campeã, mas em viagem, a equipa de andebol foi ao pavilhão do Ginásio do Sul empatar com o Sporting (32-32), depois de ter estado a perder por sete golos de diferença no decorrer da primeira parte. Com seis golos, Miguel Martins foi o melhor marcador do encontro da penúltima jornada.

Na estrada, César Fonte foi quarto classificado na 11.ª edição do Memorial Bruno Neves. O ciclista de Viana do Castelo foi também o mais bem posicionado da W52-FC Porto, ao completar os 146 quilómetros que ligaram Oliveira de Azeméis a Nogueira do Cravo a 32 segundos de Antonio Angulo, da Efapel, o vencedor da prova.