29/06/18

Aconteceu a 29 Junho 1964

Neste dia, o FC Porto bateu o Athletic Bilbao por 3-1 (dois golos de Azumir e outro de Nóbrega) e conquistou o Troféu Corpus Christi, disputado em Ourense, na Galiza. No primeiro jogo da competição, os Dragões já tinham vencido o Deportivo da Corunha pelo mesmo resultado (com outro bis de Azumir e mais um golo de Hernâni). Curiosamente, estas duas equipas espanholas estão associadas a momentos importantes da história do clube, antes e depois deste torneio: o Athletic Bilbao foi o primeiro rival dos azuis e brancos nas competições europeias, em 1956/57; o Deportivo da Corunha foi o adversário nas meias-finais da Liga dos Campeões de 2003/04, que o FC Porto venceu em Gelsenkirchen.

Dragões Diário 29-06-2018

Está no FC Porto desde 2010 e é uma ligação para continuar: Diogo Queirós renovou contrato com os Dragões. O central de 19 anos, que na temporada passada jogou pela equipa B e pelos Sub-19, não escondeu a alegria por continuar vinculado ao clube do coração: Estou muito orgulhoso por acreditarem em mim e por o clube querer renovar comigo mais uma vez. Vou dar o meu máximo para ajudar o FC Porto a chegar longe.

Quem também quer chegar longe, neste caso ao título nacional, são os jogadores da equipa de Sub-17. O FC Porto enfrenta amanhã o Benfica, no Seixal (11h), em jogo da última jornada do campeonato, sabendo que uma vitória garante a conquista da liga. O treinador Mário Silva assume o desejo de vencer, mas também lembra que o principal objectivo da temporada já foi atingido: desenvolver jogadores.

De férias ou não, o Museu FC Porto é sempre uma excelente opção para passar os tempos livres. Em julho, como é habitual, a programação é rica e diversificada, e inclui a exposição temporária Fotologendas (com entrada livre) e a realização do evento Um Objecto e seus Discursos por Semana (em parceria com a Câmara Municipal do Porto).

27/06/18

Aconteceu a 27 Junho 1933

Neste dia, Mihaly Siska disputou o último jogo como atleta do FC Porto. O guarda-redes húngaro representou os Dragões entre 1924 e 1933 e conquistou duas edições do Campeonato de Portugal. Mais tarde, tornou-se treinador da equipa principal, que conduziu aos títulos nacionais de 1938/39 e 1939/40.

Dragões Diário 27-06-2018

O coração vai acelerando à medida que o início da época do FC Porto se aproxima. Em jogos oficiais, será só a 4 de agosto que teremos oportunidade de ver em ação a versão de 2018/19 dos Dragões. Até lá, teremos de nos contentar com os particulares de pré-época, cuja calendarização começa agora ser divulgada.
A equipa de Sérgio Conceição começará por defrontar o Portimonense no dia 17, no Estádio Municipal de Portimão, a partir das 20h30. O FC Porto vai ainda participar na Algarve Football Cup, que se realizará no Estádio do Algarve. Os Dragões terão como adversários o Lille, no dia 20, e o Everton, no dia 22. Estes dois jogos estão agendados para as 20h. Os campeões nacionais regressarão depois ao Porto. O jogo de apresentação aos sócios e adeptos portistas realiza-se a 28 de julho, no Estádio do Dragão, frente ao Newcastle.

Entretanto, pode continuar a alimentar o seu portismo apoiando os bilharistas do FC Porto que participarão na etapa do Porto da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas, que se realiza no Dragão Caixa entre 2 e 8 de julho. O pavilhão dos Dragões também será o palco das qualificações nacional e mundial para esta competição, que arrancam a 28 de junho. A entrada para todos estes eventos é livre.

A 28 de setembro de 2018 o FC Porto celebrará os 125 anos da fundação do clube, e esse é o mote para a linha gráfica da nova temporada. Seja no Estádio do Dragão, nas FC Porto Stores ou no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em 2018/19 o universo FC Porto será invadido por 40 imagens que retratam alguns dos momentos mais significativos da história azul e branca.

26/06/18

Aconteceu a 26 Junho 1932

Neste dia, houve jogo grande no Campo da Constituição, onde o FC Porto recebeu o Benfica em partida da segunda mão das meias-finais do Campeonato de Portugal. Em Lisboa, uma semana antes, os Dragões tinham vencido por 2-1. Na Invicta, os azuis e brancos confirmaram que eram superiores e ganharam por 3-0, com golos de Valdemar, Pinga e Acácio Mesquita. Estava assim carimbado o passaporte para a final da competição, que o FC Porto viria a conquistar após bater o Belenenses (empate 4-4 no primeiro jogo e vitória por 2-1 na finalíssima).

Dragões Diário 26-06-2018

O sorteio da Liga portuguesa, que começa no fim de semana de 11 e 12 de agosto, realiza-se no dia 6 de julho. Não sabemos se o FC Porto arrancará a temporada em casa, como em 2017/18, mas temos a certeza de que o apoio dos adeptos voltará a ser fundamental. Se gosta e tem a possibilidade de acompanhar ao vivo os jogos no Dragão, adquirir um Lugar Anual é uma excelente opção. A campanha de venda dos lugares está em curso e o prazo para a sua renovação termina daqui a 15 dias, a 10 de julho.

O último fim de semana foi especial para a equipa de natação adaptada do FC Porto. Para assinalar a conclusão de mais uma temporada de sucesso, foi proporcionado a atletas, treinadores e dirigentes um batismo de mergulho na Piscina de Campanhã. O Porto Canal esteve lá e registou as reações de felicidade de todos os envolvidos.

Também no Porto Canal, estreou na sexta-feira o segundo episódio de Nação Valente, o programa de Ricardo Amorim que pretende dar a conhecer os adeptos do FC Porto espalhados pelo país e pelo mundo, tendo as casas do clube como pontos de partida. Desta vez, foram os portistas de Marco de Canaveses que estiveram em destaque.

25/06/18

Aconteceu a 25 Junho 1948

Neste dia, o FC Porto deu a conhecer o nome do novo treinador da equipa de futebol. O escolhido foi Alejandro Scopelli, que tinha orientado nas duas épocas anteriores o Belenenses. O argentino liderou o clube apenas essa temporada, que não foi de grande memória para os adeptos portistas. Venceu 18 dos 29 jogos disputados.

Dragões Diário 25-06-2018

Uma semana!! É o que falta para o plantel principal iniciar os trabalhos de pré-temporada. Pode começar a contagem decrescente para as portas do Olival voltarem abrir-se, mas há quem pareça já estar pronto e com muita vontade de trabalhar. Vaná, por exemplo, deixou-o bem claro numa curta mensagem gravada durante uma visita com a família ao Museu FC Porto, ao lado de um objeto muito especial, que tantas boas recordações nos traz.
 
A equipa de Sub-17 venceu o Belenenses, por 4-1, na penúltima jornada do campeonato, e manteve em aberto a possibilidade de chegar ao título. Tudo se vai decidir na derradeira ronda, quando os Dragões de Mário Silva se deslocarem ao Seixal, para defrontar o Benfica. Para já, a liderança é encarnada, por um ponto (23/22).
 
No ciclismo, o fim de semana foi de Campeonatos Nacionais, com a prova mais esperada, a de fundo, a ter como melhor portista César Fonte, que terminou no quinto posto. 58 segundos foi o tempo que separou o corredor azul e branco do vencedor, Domingos Gonçalves, após os 181,1 quilómetros que tiveram início e fim em Belmonte.

24/06/18

Aconteceu a 24 Junho 1913

Neste dia, o Fc Porto ganhou a Taça União do Norte. Esta prova interdistrital, promovida pelo então recém-criado Clube União do Norte, contou com a participação de 12 equipas, fazendo deste o maior torneio realizado até aquela data. Os nomes dos Dragões responsáveis pela conquista são: Valença; Magalhães Bastos, Vitorino Pinto; Mário Maçãs, Webber, Isidoro Santos; Camilo Moniz, Carlos Megre, João Cal, Harrisson, Ivo Lemos. Todos foram homenageados no dia 29 de Dezembro do mesmo ano, tendo recebido um diploma que certificava a conquista.

Dragões Diário 24-06-2018

Recentemente Guillem Cabestany prolongou o seu contrato com o FC Porto. Telmo Pinto também renovou. Mas antes disso já se sabia que Giulio Cocco se iria juntar à nossa equipa de hóquei em patins, que começa assim a ganhar forma para a época 2018/19. Se os dois primeiros nomes que falámos são mais familiares, o do novo reforço dos Dragões não será tanto assim, pelo que sugerimos que releia a entrevista exclusiva do avançado de 21 anos à revista Dragões, na qual o garantiu que não vê a hora de começar a jogar de azul e branco.

Da Rússia chegou mais uma vitória do México, que voltou a contar com os portistas Herrera e Layún no onze titular que ontem derrotou a Coreia do Sul, por 2-1. Ambos jogaram os 90 minutos da partida da segunda jornada do Grupo F, mas não foram os únicos Dragões em campo. Corona, saiu do banco para disputar os últimos 20 minutos do jogo.

Se por acaso guardou o dia de São João para visitar uma FC Porto Store fique a saber que há algumas alterações no horário de funcionamento das diferentes lojas. No Estádio do Dragão e na Baixa as portas abrem apenas da parte de tarde, as lojas de São Bento e da Constituição estarão encerradas e as do Outlet (Vila do Conde), Arrábida Shopping e Norte Shopping vão manter o horário normal de funcionamento.