16/10/20

Aconteceu a 16 Outubro 1996

Neste dia, numa fria noite europeia, Jardel aqueceu o coração dos portistas. O FC Porto viajou até à Noruega para enfrentar o Rosenborg na terceira jornada de uma fase de grupos recordista. Acabado de chegar a Portugal, o Super Mário até começou no banco em Trondheim, porém o nulo persistiu e António Oliveira recorreu ao avançado de 23 anos a vinte minutos do fim. O camisola 16 ainda precisou de afinar a pontaria com um tiro de pé esquerdo à meia volta que quase deu golo. No seu segundo remate da partida, bem em cima da hora, Jardel derreteu o gelo e desviou para o fundo das redes um cabeceamento do compatriota Edmilson. Afinal sempre cabiam três pontos na bagagem dos campeões de Portugal.



Dragões Diário 16-10-2020

Estou convencido de que brevemente sairemos do fair-play financeiro. A garantia foi dada por Jorge Nuno Pinto da Costa em entrevista à TVI. Ontem à noite, o Presidente do FC Porto concedeu uma extensa entrevista à estação de Queluz de Baixo, na qual abordou abertamente todos os temas com os quais foi confrontado. Sobre as contas do clube, Pinto da Costa declarou que os 126 milhões de euros encaixados no mercado de transferências seriam suficientes para equilibrar as contas no imediato e que o empréstimo obrigacionista vai ser devolvido antes do próximo ano.
 
Em pleno Estádio do Dragão, o Presidente revelou ainda os efeitos financeiros da pandemia nas contas do FC Porto – um prejuízo de 29 milhões – e, sobre a ausência de público nas bancadas, deixou a dúvida no ar: Se calhar a alguns dá-lhes mais jeito que não estejam lá os adeptos. Eu se tivesse adeptos que vinham cá para me insultar também queria o estádio vazio. Entre críticas ao Presidente da República, que é contra a regionalização, e ao primeiro-ministro, que apoia um indivíduo que deve milhões ao banco que está a ir aos bolsos de todos os portugueses, a figura máxima da instituição tripeira afirmou que se as irregularidades expostas pelos e-mails não tivessem sido difundidas, morriam no cesto dos papéis.
 
Questionado sobre quem são os principais inimigos do FC Porto, o Presidente não hesitou em considerar que os verdadeiros estão na comunicação social. Quando entrei para presidente tinha muitos amigos, acrescentou, mas, a partir do momento em que fomos campeões europeus, tudo mudou, concluiu. Sobre a promiscuidade entre a justiça e o futebol, o dirigente mais titulado da história do futebol ironizou: Nós costumamos ter pessoas estranhas no camarote, que são os patrocinadores dos jogos. Mas não estou a ver o Ministério da Justiça a patrocinar um jogo do Benfica.
 
Antes disso, e do outro lado da rua, o FC Porto somou mais dois pontos na Europa do andebol. Na quarta ronda da Liga dos Campeões, os comandados de Magnus Andersson receberam e venceram o Pick Szeged por 25-19. Depois de uma entrada com o pé direito, os campeões de Portugal cavaram uma vantagem de quatro golos e não mais a perderam. Apesar da boa exibição colectiva dos Dragões no capítulo defensivo e ofensivo, o destaque da jornada foi para Nikola Mitrevski. O guardião macedónio, recém-chegado à Invicta, culminou a excelente prestação com uma defesa que merece ser vista e revista por todos os amantes de desporto.

Com os internacionais portugueses de regresso, o plantel principal do FC Porto voltou a treinar ao final da manhã de ontem no Olival. Após uma pausa para compromissos de selecções que espalhou doze atletas do FC Porto por equipas nacionais dos quatro continentes, Sérgio Conceição pôde, finalmente, contar com Pepe e Sérgio Oliveira na antevéspera do clássico em Alvalade. À hora da sessão colectiva, Zaidu, Loum e Taremi ainda se encontravam em trânsito após representarem os respectivos países. Entregues aos cuidados do Departamento de Saúde, Marchesín, Mbaye e Marcano continuaram ausentes dos trabalhos com o restante grupo.
 
Está suspensa a actividade da AJM/FC Porto. A descoberta de um surto de Covid-19 na equipa de voleibol feminino azul e branca obrigou à interrupção temporária de todas as actividades na secção. Os treinos colectivos foram cancelados e as partidas oficiais presentes na agenda da formação portista serão adiadas. Assim que o grupo de trabalho se encontre totalmente recuperado, o voleibol dos Dragões regressa ao activo. Resta-nos apenas desejar a rápida e total recuperação das nossas magníficas atletas.

14/10/20

Aconteceu a 14 Outubro 1995

Neste dia, com o Braga a três pontos de distância, o FC Porto foi ao Estádio 1º de Maio ampliar diferenças, manter a liderança isolada e resolver a questão ainda na primeira parte, com dois golos de Domingos. No começo da segunda, Drulovic fez o golo restante (3-0) de um jogo em que os Dragões completaram um ano sem derrotas no campeonato. Jogava-se a sétima jornada da Liga, que terminaria com o segundo título consecutivo de um ciclo de cinco nunca repetido.


Dragões Diário 14-10-2020

A quatro dias do clássico da quarta jornada da Liga, que se joga em Alvalade, Nanu passou a fazer parte das contas de Sérgio Conceição. O internacional guineense estreou-se no Olival, onde foi muito bem recebido, para, horas mais tarde, já no Dragão, assumir a condição de portista, adoptando Hulk e Brahimi como referências, e a vontade de ajudar o FC Porto a conseguir muitos títulos.

O sérvio Marko Grujić ainda não treinou, mas já esteve no estádio, que o deixou rendido logo ao primeiro olhar. Emprestado pelo Liverpool, o médio de 24 anos trouxe com ele energia, disposição para dar tudo por um dos maiores clubes da Europa, recordações de criança do título europeu de 2004 e uma felicidade incontida por poder trabalhar com um grande treinador que também já foi um grande jogador.

Com um registo imaculado no Andebol 1, a equipa de Magnus Andersson regressa amanhã à Liga dos Campeões para receber o Pick Szeged e tentar a segunda vitória na fase de grupos, numa missão que Djibril M’Bengue considera estar apenas ao alcance do melhor FC Porto. Na generalidade, da baliza ao ataque, eles têm uma equipa fantástica, observa o lateral alemão. A FC Porto TV e o Porto Canal transmitem o grande jogo da jornada a partir das 19h45.

12/10/20

Aconteceu a 12 Outubro 1996

Neste dia, o Estádio de Alvalade recebia mais um clássico entre Sporting e FC Porto. Com o jovem Hilário a protagonizar uma estreia muito positiva na baliza portista, os Dragões de António Oliveira venceram por 1-0 e arrancaram um triunfo muito importante na luta pelo tricampeonato: Paulinho Santos serviu Edmilson que, de cabeça, apontou o golo que fez toda a diferença.

Dragões Diário 12-10-2020

Depois de um fim de semana de folga para retemperar energias, o FC Porto regressa esta tarde ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde vai retomar a preparação para o clássico com o Sporting, referente à quarta jornada do campeonato. Após a primeira paragem na Liga para os compromissos internacionais de selecções, o regresso dos campeões nacionais à competição está agendado para o próximo sábado (20h30, Sport TV), no Estádio de Alvalade.

O FC Porto teve uma entrada vitoriosa na Liga Portuguesa de Basquetebol ao bater a recém-promovida Académica, em Coimbra, por 62-55, na jornada inaugural da prova. O jogo de abertura do campeonato esteve longe de ser fácil para os Dragões, mas a equipa comandada por Moncho López não deixou fugir o triunfo e teve em Jonathan Fairell (15 pontos) o elemento mais concretizador. No próximo sábado (18h), no Dragão Arena, há jogo com o Vitória de Guimarães a contar para a segunda jornada.

Depois da surpreendente derrota na receção ao Benfica, a AJM/FC Porto regressou às vitórias no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina ao bater o Castêlo da Maia, por 3-0, na quarta jornada da prova. A equipa portista de voleibol feminino, que venceu as maiatas com os parciais de 25-13, 25-10 e 26-24, volta a entrar em campo no próximo domingo (17h), em casa do CD Aves, na quinta ronda do campeonato. Até ao momento, a AJM/FC Porto soma três vitórias e uma derrota.