16/10/20

Dragões Diário 16-10-2020

Estou convencido de que brevemente sairemos do fair-play financeiro. A garantia foi dada por Jorge Nuno Pinto da Costa em entrevista à TVI. Ontem à noite, o Presidente do FC Porto concedeu uma extensa entrevista à estação de Queluz de Baixo, na qual abordou abertamente todos os temas com os quais foi confrontado. Sobre as contas do clube, Pinto da Costa declarou que os 126 milhões de euros encaixados no mercado de transferências seriam suficientes para equilibrar as contas no imediato e que o empréstimo obrigacionista vai ser devolvido antes do próximo ano.
 
Em pleno Estádio do Dragão, o Presidente revelou ainda os efeitos financeiros da pandemia nas contas do FC Porto – um prejuízo de 29 milhões – e, sobre a ausência de público nas bancadas, deixou a dúvida no ar: Se calhar a alguns dá-lhes mais jeito que não estejam lá os adeptos. Eu se tivesse adeptos que vinham cá para me insultar também queria o estádio vazio. Entre críticas ao Presidente da República, que é contra a regionalização, e ao primeiro-ministro, que apoia um indivíduo que deve milhões ao banco que está a ir aos bolsos de todos os portugueses, a figura máxima da instituição tripeira afirmou que se as irregularidades expostas pelos e-mails não tivessem sido difundidas, morriam no cesto dos papéis.
 
Questionado sobre quem são os principais inimigos do FC Porto, o Presidente não hesitou em considerar que os verdadeiros estão na comunicação social. Quando entrei para presidente tinha muitos amigos, acrescentou, mas, a partir do momento em que fomos campeões europeus, tudo mudou, concluiu. Sobre a promiscuidade entre a justiça e o futebol, o dirigente mais titulado da história do futebol ironizou: Nós costumamos ter pessoas estranhas no camarote, que são os patrocinadores dos jogos. Mas não estou a ver o Ministério da Justiça a patrocinar um jogo do Benfica.
 
Antes disso, e do outro lado da rua, o FC Porto somou mais dois pontos na Europa do andebol. Na quarta ronda da Liga dos Campeões, os comandados de Magnus Andersson receberam e venceram o Pick Szeged por 25-19. Depois de uma entrada com o pé direito, os campeões de Portugal cavaram uma vantagem de quatro golos e não mais a perderam. Apesar da boa exibição colectiva dos Dragões no capítulo defensivo e ofensivo, o destaque da jornada foi para Nikola Mitrevski. O guardião macedónio, recém-chegado à Invicta, culminou a excelente prestação com uma defesa que merece ser vista e revista por todos os amantes de desporto.

Com os internacionais portugueses de regresso, o plantel principal do FC Porto voltou a treinar ao final da manhã de ontem no Olival. Após uma pausa para compromissos de selecções que espalhou doze atletas do FC Porto por equipas nacionais dos quatro continentes, Sérgio Conceição pôde, finalmente, contar com Pepe e Sérgio Oliveira na antevéspera do clássico em Alvalade. À hora da sessão colectiva, Zaidu, Loum e Taremi ainda se encontravam em trânsito após representarem os respectivos países. Entregues aos cuidados do Departamento de Saúde, Marchesín, Mbaye e Marcano continuaram ausentes dos trabalhos com o restante grupo.
 
Está suspensa a actividade da AJM/FC Porto. A descoberta de um surto de Covid-19 na equipa de voleibol feminino azul e branca obrigou à interrupção temporária de todas as actividades na secção. Os treinos colectivos foram cancelados e as partidas oficiais presentes na agenda da formação portista serão adiadas. Assim que o grupo de trabalho se encontre totalmente recuperado, o voleibol dos Dragões regressa ao activo. Resta-nos apenas desejar a rápida e total recuperação das nossas magníficas atletas.

Sem comentários: