24/01/13

Nilson: «Helton é o melhor do campeonato»

Nilson, actual guarda-redes do Persepolis, não tem dúvidas: Helton é o melhor guarda-redes do campeonato português.
O guarda-redes brasileiro de 37 anos, que alinhou sete temporadas com a camisola do Vitória de Guimarães, explica:
O Helton é o melhor não apenas por tudo o que tem conquistado mas também porque tem uma experiência acumulada e mantém intactas as suas qualidades.
Há outros bons guarda-redes a jogar em Portugal mas o Helton destaca-se claramente e continua sem dar chances à concorrência que vai aparecendo, como aconteceu com Bracali e Fabiano. 
Também gosto muito do Rui Patrício e nos últimos dois anos ele deu um salto qualitativo imenso e está sendo muito importante na seleção nacional.
Ele está a fazer mais um grande campeonato, bem assim como o Douglas.

Fonte: Jornal Record

Regresso aos treinos na sexta-feira

Depois da vitória em Setúbal, por 3-0, em jogo em atraso da 12.ª jornada da Liga, o plantel do FC Porto regressa aos treinos pelas 10h30 de sexta-feira, no Olival. Os 15 minutos iniciais da sessão de trabalho decorrerão à porta aberta para a comunicação social.

Vitor Pereira: "Levámos três pontos que custaram muito a conquistar"


Apesar dos números expressivos, que permitiram o regresso à primeira posição, ainda que partilhada, após o acerto de calendário em Setúbal, Vítor Pereira assumiu que "custou muito" conquistar os três pontos. Jackson, autor de dois dos três golos, recuperou a condição de melhor marcador, reconhecendo saber que "ia ser difícil" vencer no Bonfim.

Vítor Pereira
Entrámos bem no jogo, criando duas ou três situações de golo e concretizando uma, de penálti. Seguiu-se a reacção do Setúbal, que foi uma equipa agressiva, a discutir cada lance com convicção e a criar-nos dificuldades sempre que procurávamos sair a jogar. Tivemos alguma dificuldade em impor o nosso jogo na primeira parte. Na segunda, creio que fomos muito mais equipa e fomos provocando o erro do adversário. Depois das expulsões, acabámos por conseguir mais dois golos, quando já exercíamos um grande ascendente no jogo. Levámos daqui três pontos, que nos custaram muito a conquistar.

Jackson Martínez
Sabíamos que ia ser difícil e percebemos que, para fazermos a diferença, teríamos que dar tudo na segunda parte, o que fizemos da forma correcta. É sempre importante marcar e ser paciente. O FC Porto está a praticar um bom futebol e o mais importante é manter a primeira posição.

FC Porto ganha em Setúbal


O F. C. Porto igualou o Benfica no topo da Liga, ao vencer esta quarta-feira em Setúbal, por 3-0, num jogo em atraso da 12.ª jornada. Jackson Martínez marcou os dois primeiros golos dos dragões e Lucho fechou a contagem. Veja os lances do jogo.
O marcador foi aberto logo aos nove minutos, num penálti convertido pelo avançado colombiano, após uma falta sofrida na área sadina por Varela.
O V. Setúbal equilibrou a partida a seguir, mas Helton não permitiu que Meyong igualasse, na única grande oportunidade da equipa da casa. Na segunda parte, Pedro Proença expulsou, por acumulação de cartões amarelos, dois jogadores dos anfitriões (Bruno Gallo, aos 78 minutos, e Jorginho, aos 85), e o F. C. Porto partiu para uma vitória gorda.
Jackson fez o 2-0, aos 87 minutos, com um golo que lhe permitiu isolar-se na lista de marcadores do campeonato (14 tentos) e Lucho González estabeleceu o resultado final, já nos descontos.


FICHA DE JOGO

Vitória de Setúbal-FC Porto, 0-3
Liga portuguesa, 12.ª jornada
23 de Janeiro de 2013
Estádio do Bonfim, em Setúbal
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e André Campos
Quarto árbitro: Hélder Malheiro

VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Miguel Lourenço, Jorge Luiz e Nélson Pedroso; Paulo Tavares, Bruno Amaro (cap.) e Bruno Turco; Jorginho, Meyong e Pedro Santos
Substituições: Pedro Santos por Cristiano (60m), Paulo Tavares por Bruno Gallo (70m) e Meyong por Bruninho (88m)
Não utilizados: Caleb, Amoreirinha, José Pedro e Ney Santos
Treinador: José Mota

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); Kelvin, Jackson e Varela
Substituições: Kelvin por Maicon (intervalo), Varela por Sebá (70m) e Defour por Castro (81m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Abdoulaye e Tozé
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Jackson Martínez (9m, pen., e 86m) e Lucho (90m+1)
Cartões amarelos: Miguel Lourenço (8m), Jorginho (31m e 84m), João Moutinho (34m), Cristiano (64m) e Bruno Gallo (75m e 78m)
Cartões vermelhos: Bruno Gallo (78m, por acumulação de amarelos) e Jorginho (84m, por acumulação de amarelos)


Video:

FC Porto B dá a volta e vence Portimonense


O FC Porto B derrotou no final da tarde desta quarta-feira o Portimonense por 2-1, em jogo da 24.ª jornada da Segunda Liga, num jogo em que a equipa teve de recuperar no marcador, em condições climatéricas muito difíceis.
Num terreno encharcado e sempre sob forte chuva, o FC Porto B entrou bem no jogo, a pressionar, mas viu-se a perder aos 13 minutos, quando um erro de Sérgio Oliveira isolou Simy, que não desperdiçou a oportunidade.
Aos 26 minutos nova contrariedade para o FC Porto B, obrigado a retirar do campo o lesionado Anderson, substituído por Tiago Ferreira.
Sempre a mandar no jogo, o FC Porto B chegou à igualdade aos 31 minutos, num golo de Edu e que dava alguma justiça ao bom jogo da equipa.
Na segunda parte a pressão do FC Porto B acentuou-se, com várias jogadas na área algarvia, uma delas a terminar no poste da baliza, após remate de Edu.
A reviravolta concluiu-se a sete minutos dos 90, quando Zé António emendou à boca da baliza um remate desviado pelo corpo de um adversário.
Até ao final, nota só para um fora de jogo muito mal assinalado a Dellatorre, que seguia isolado para a baliza, após passe de Sérgio Oliveira.

FICHA DE JOGO
FC Porto B-Portimonense, 2-1
Segunda Liga, 24.ª jornada
23 de Janeiro de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia
Árbitro: Luís Ferreira (Braga)
FC PORTO B: Stefanovic; Diogo Mateus, Anderson (Tiago Ferreira 26´), Zé António, Victor Luís; Pedro Moreira, Edú, Sérgio Oliveira, Michael Seri (Fred Maciel 79´); Fábio Martins (Dellatorre 57´), Vion.
Treinador: Rui Gomes.
PORTIMONENSE: Márcio Ramos, Chico, Ricardo Nascimento, Ruben Fernandes, Nelsinho, Wacaso, Zambujo, Vitor Gonçalves, Gonzalez (Dódó, 84) Márcio Madeira (Mika, 70) e Simy.
Treinador: Lázaro Oliveira.
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Simy (13m), Edu (31m), Zé António (83m)
Cartões amarelos: Michael (17), Diogo Mateus (35), Chico (44), Ricardo Nascimento (56), Wakaso (64), Nelsinho (83) e Zambujo (90).

Vídeo do Resumo do Jogo

Liedson chega em silêncio ao Porto


Liedson chegou ontem ao fim da tarde ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Saiu pela zona VIP, onde tinha à sua espera funcionários do FC Porto, sem prestar declarações.
O avançado de 35 anos, que alinhou durante oito épocas no Sporting, chega ao Dragão por empréstimo dos brasileiros do Flamengo e deve assinar até ao final desta temporada, depois de efetuar exames médicos.
Para poder jogar no FC Porto, que fica com opção de compra, Liedson abdicou de metade do salário: ganhava 140 mil euros e vai auferir uma verba na ordem dos 70 mil.
Apesar de ter outras propostas mais vantajosas financeiramente, segundo revelou o seu empresário, Marcelo Robalinho, o futebolista já afirmou que o regresso a Portugal tem o objetivo de relançar a sua carreira na seleção nacional – o último jogo que efetuou foi no dia 3 de setembro de 2010, diante do Chipre (4-4) – pois pretende ser convocado para o Mundial de 2014, que se vai realizar no Brasil.

Derlei, ex-avançado que passou pelo Dragão entre 2002 e 2004, considera que Liedson pode ser muito útil ao FC Porto.
É um avançado que o FC Porto desejava ter há muito tempo. Liedson vai dar-se muito bem no FC Porto, o melhor clube para dar continuidade à carreira. Será muito útil ao FC Porto nesta segunda metade do campeonato. Vai voltar a marcar golos porque é um goleador nato e vai ajudar muito o FC Porto, disse em declarações à Renascença, assegurando que o levezinho vai aceitar bem a condição de suplente de Jackson Martínez: Todos gostam de jogar mas um jogador com uma determinada idade respeita as decisões do treinador porque sabe que há jogadores mais jovens que têm qualidade, como é o caso do Jackson. Liedson vai ter paciência.

23/01/13

FC Porto: Sem um Pingo de piedade


Há 80 anos, oito golos de Pinga na maior goleada de sempre dos portistas (19-1 ao Coimbrões)
Taça dos Campeões, Taça Intercontinental, Supertaça europeia, Taça UEFA, Liga dos Campeões, Mundial de clubes, Liga Europa. A história internacional do FC Porto faz-se com conquistas, sete ao todo. Por cá, as contas dos títulos não cabem numa só mão, nem em duas. Assim como as goleadas. A maior delas faz hoje 80 anos de vida, um esquisito 19-1 ao Coimbrões, para a 8.a jornada do Regional do Porto.
A 22 de Janeiro de 1933, no Campo da Constituição, o treinador húngaro Joseph Szabo faz o onze para a história: Siska; Avelino e Jerónimo; Sousa, Álvaro e Castro; Lopes Carneiro, Valdemar, Carlos Mesquita, Pinga e Carlos Nunes. É verdade que o FCP domina de fio a pavio o Regional do Porto (4-0 ao Leixões, 6-1 ao Leça, 8-0 ao Progresso, 3-1 ao Coimbrões, 9-0 ao Leixões e 4-0 ao Leça), mas nada faz prever uma chuva de golos como esta. Até porque o resultado ao intervalo é “só” 5-1.
Marcam Pinga (3), Valdemar e Carlos Mesquita, desconta Luís (2-1 aos 21’). Na segunda parte é que são elas. O Porto demora dez minutos a atinar com o alvo mas depois é um ver se te avias. Pinga marca mais cinco (oito no total), Carlos Mesquita mais dois (três) e Valdemar quatro (cinco). Sobram então Castro (12-1), Carlos Nunes (14-1) e Lopes Carneiro (15-1). Entre o minuto 55 e o 86 abre-se a torneira para 14 golos. Incrível, sem dúvida.
Até o árbitro, Araújo Maria Pinto, tem dificuldade em acompanhar o registo dos portistas. “Foi complicado anotar um golo atrás do outro”, desabafa no final da partida. Apurado para a fase final do Regional, o FC Porto sagra-se campeão pela 15.a vez consecutiva!, 18.a da história em 20 torneios (apenas Boavista 13/14 e Salgueiros 17/18 interrompem a hegemonia azul e branca), com vitórias em todos os jogos num total de 83 golos, dos quais 31 de Pinga, o primeiro grande artista madeirense do nosso futebol.
O FCP nunca mais marcaria 19 golos. Também é pedir muito, não é verdade? Em Abril de 1939 dá 12-1 ao Académico do Porto (é a sua maior goleada no campeonato nacional e sem nenhum golo de Pinga entre cinco de Costuras e quatro de Nunes).
Em Maio de 1943 sobe a parada para 15-1 à Sanjoanense (Taça de Portugal), novamente com Pinga metido ao barulho. À sua conta, seis golos, do 11-1 até ao placard final! O avançado-centro Araújo não se deixa ficar atrás e imita-o na quantidade.
Depois de Pinga abandonar o futebol, em 1946, o FC Porto nunca mais é o mesmo. Ou melhor, as goleadas deixam de ter o seu encanto. Sim senhor, é verdade que 9-0 ao Rabat Ajax no arranque da gloriosa campanha da Taça dos Campeões 86/87 é um número invejável, sobretudo porque é em campo neutro (Arcos, Vila do Conde), mas já não é a mesma cena. Nem poderia, certo? Coimbrões 19-1, que festival. No ranking das goleadas nacionais, é o segundo melhor registo de sempre, atrás do 21-0 do Sporting ao Mindelense (1971) e à frente do 17-0 do Belenenses a Vila Franca (1982).

Fonte: Jornal i

Antevisão do V. Setúbal - FC Porto

O treinador do FC Porto mostrou-se "preocupado" com "determinados critérios" na amostragem de cartões, na antevisão do encontro de quarta-feira em Setúbal, que fecha a primeira volta da I Liga de futebol.
Vítor Pereira analisou lances que envolveram Fernando (FC Porto), Matic (Benfica) e Paulo Vinícius (Sporting de Braga), em jogos da última ronda, e afirmou que "à vista desarmada, os critérios foram diferentes".
Fernando viu face ao Paços de Ferreira o quinto amarelo na prova, não podendo defrontar os sadinos, Matic não foi admoestado em Moreira de Cónegos e pode jogar na próxima ronda com o Sporting de Braga, que, por seu lado, perdeu Paulo Vinícius por culpa de um vermelho direto na receção ao Vitória de Setúbal.

Vítor Pereira considera que o registo de 50 vitórias como treinador do FC Porto, alcançado diante do Paços de Ferreira, pouco significado terá se, no final da época, os azuis-e-brancos não conquistarem qualquer título.
«Corro atrás de títulos, é esse o objetivo com que trabalho e trabalhamos no clube. São os títulos que fazem a diferença nos currículos dos treinadores e dos jogadores. Se não valerem títulos, essas marcas de pouco adiantam. O que interessa é chegar ao final da época com títulos conquistados, é para isso que trabalhamos todos os dias», frisa.

Vítor Pereira não fecha a porta a novas entradas e saídas de jogadores no plantel do FC Porto até ao encerramento do mercado de inverno, no próximo dia 31.
«Esta semana, houve um treino em que tivemos dois plantéis. É muita gente disponível. Não posso dizer, com rigor, com quantos jogadores vou ficar a trabalhar. O mercado ainda está aberto, há sempre a possibilidade de saídas e entradas», aponta o treinador dos azuis-e-brancos.
«Depois, tenho sempre a possibilidade de recorrer à equipa B. Estou atento aos jogadores que se têm evidenciado», informa.

Sem querer comentar as acusações do empresário do internacional argentino, Vítor Pereira adiantou que a situação de Juan Iturbe no FC Porto será tratada a nível interno e não na praça pública.
«Se comentasse o círculo entre os jogadores e os empresários, perderia muito do meu tempo. O clube está atento, compreende a situação do jogador, entende que ele queira jogar mais e tenha mais possibilidades de jogar. Será um assunto tratado dentro do clube e não publicamente, na Imprensa», referiu.

Concluída a primeira volta da Liga (o FC Porto disputa com o V. Setúbal, quarta-feira, no Bonfim, a partida em atraso da 12.ª jornada), Vítor Pereira não tem dúvidas de que o Campeonato «vai ser competitivo» até ao fim e avisa que o SC Braga ainda tem uma palavra a dizer na luta pelo título.
«Na temporada passada o Braga esteve [na luta pelo primeiro lugar] durante muito tempo e esta época continua a estar. Quem facilitar acredito que permita uma aproximação, mas nós não estamos para facilitar. Temos como objetivo aumentar distâncias e chegar no final do Campeonato à frente. Vai ser um Campeonato competitivo, não tenho dúvidas. Neste momento está a ser disputado taco a taco, está a ser interessante», regozija-se.

Vítor Pereira diz que a longa série sem derrotas do FC Porto em jogos para a Liga é fruto «de muito trabalho e da qualidade dos jogadores» que integram o plantel azul e branco.
«Preferia fazer este balanço depois de realizar este jogo [com o V. Setúbal], mas é uma primeira volta sem qualquer derrota, em que evidenciámos qualidade e consistência. Tivemos jogos com grande qualidade, outros em que fomos eficazes e outros em que o nosso processo defensivo foi seguro», caracterizou.
«Em termos gerais, julgo que não haverá muitos campeonatos com equipas a ter uma sequência tão grande de jogos sem derrotas. Se juntarmos todo o caminho da época anterior, são muitos jogos com apenas uma derrota. Não é obra do acaso, mas de muito trabalho e da qualidade dos jogadores e do trabalho que eles realizam», enfatizou Vítor Pereira.


O médio Marat Izmailov falha a deslocação ao terreno do V. Setúbal por força dos regulamentos. À altura da data original da partida (14 de dezembro), que foi adiada devido ao mau estado do relvado, o russo (30 anos) estava inscrito pelo Sporting e não pode ser utilizado.
Fernando (25 anos), castigado por ter visto cinco amarelos, é a outra baixa da convocatória azul-e-branca.
Para colmatar as duas baixas, Vítor Pereira optou por convocar o médio Tozé e o avançado Sebá, ambos da equipa B.

LISTA DE CONVOCADOS
- Guarda-redes: Helton e Fabiano.
- Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro, Otamendi e Quiñónez.
- Médios: Lucho Gonzalez, Castro, João Moutinho, Defour e Tozé.
- Avançados: Jackson Martinez, Silvestre Varela, Kelvin e Sebá.

Proença no V. Setúbal – FC Porto

O árbitro Pedro Proença vai dirigir hoje o Vitória de Setúbal-FC Porto, correspondente à 12.ª jornada da Liga, que o próprio juiz de Lisboa decidiu adiar, a 14 de dezembro.
A decisão do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol coloca o árbitro internacional, de 42 anos, pela primeira vez, esta época, na rota dos dragões, e a segunda na dos setubalenses, após a sua vitória (2-1) sobre o Tondela, para a Taça de Portugal.
O jogo terá lugar no Estádio do Bonfim, pelas 20h15 e encerrará a primeira volta do campeonato.


21/01/13

Treino conjunto com equipa B

O plantel principal do FC Porto, que prepara o jogo de quarta-feira com o V. Setúbal, em atraso da 12.ª jornada da Liga, trabalhou esta manhã em conjunto com a equipa B, no Olival.
James e Kléber, aos cuidados do departamento médico, Iturbe e Atsu, ao serviço das respetivas seleções, continuam ausentes dos trabalhos.
Vítor Pereira agendou para terça-feira, a partir das 10.30 horas, o último ensaio antes do jogo no Estádio Bonfim. No final da sessão, que vai decorrer à porta fechada, no Olival, o treinador fará a antevisão do encontro com a equipa sadina.

Artur esteve perto do Benfica mas Pinto da Costa convenceu-o a ir para o FC Porto


Artur Duarte Oliveira chegou a Portugal em 1992 para representar o Boavista e, quatro anos depois, esteve quase a trocar o Bessa pelo Benfica. O antigo avançado brasileiro explica como acabou no FC Porto.
«Estava muito mais perto do Benfica do que propriamente do FC Porto. Depois tive uma reunião de madrugada com o presidente Pinto da Costa e decidi ir para o FC Porto. Ainda bem, porque venci campeonatos nacionais, a Supertaça. O título que faltou foi o de campeão europeu», recorda Artur, que acabou por deixar o Dragão em 1999 para regressar ao Brasil.
O antigo jogador, atualmente com 43 anos e a trabalhar na secretaria de desporto do Governo brasileiro, esteve esta segunda-feira no Olival, onde assistiu ao treino do FC Porto e reviu velhos amigos. Numa análise ao atual momento dos azuis e brancos, Artur não tem dúvidas: «O FC Porto está no bom caminho, é uma equipa bem comandada, tem sempre o controlo do jogo e acredito que, com maior ou menor dificuldade, vai ser campeão.»

Izmailov fora da convocatória para o jogo entre a Rússia e a Islândia

O treinador da seleção russa, Fábio Capello, não convocou o médio do Futebol Clube do Porto, Marat Izmailov, para o jogo amigável entre a Rússia e a Islândia, revela hoje o sítio oficial da União de Futebol da Rússia.
Izmailov não se encontra entre os oito médios convocados para a seleção da russa, que terá o primeiro treino em Espanha no próximo dia 2 de fevereiro.
Na semana passada, a imprensa russa informou que o treinador italiano Fábio Capello tencionava convocar o médio do Futebol Clube do Porto, mas isso acabou por não acontecer.

Dragões divulgam vídeo do clássico com indireta a Jorge Jesus

Disputado domingo no relvado do Estádio da Luz, o clássico entre águias e dragões continua a dar que falar. O mais recente capítulo da ´novela` surgiu esta quinta-feira, com um vídeo publicado na página oficial do clube azul e branco no Facebook, intitulado «Benfica-FC Porto, o fair play é mesmo uma treta». 
«Somos os campeões do jogo limpo, mas nem todos podem dizer o mesmo, não acham?», pode ler-se na introdução do vídeo com várias faltas cometidas por jogadores do Benfica, entre outros momentos do clássico.
A frase «o fair play é uma treta» ficou célebre nas palavras de Jorge Jesus, quando o atual treinador do Benfica orientava o Belenenses.

Vídeo:


Izmailov: Estava cansado mas foi uma grande emoção marcar

O russo Marat Izmailov estreou-se a marcar com a camisola do FC Porto e, apesar do cansaço, mostrou-se feliz pelo golo.
«Estava tão cansado, foi uma grande emoção [marcar]. Não estou habituado a jogar a um ritmo tão elevado. Não joguei o tempo todo, mas ajudei o FC Porto a ganhar. Estou a tentar trabalhar ao máximo para recuperar a minha condição, para conquistar a titularidade», afirmou o russo.
«Joguei sempre em grandes equipas, na liga russa, na liga portuguesa. É fácil para mim, tecnicamente, perceber os meus colegas. Fisicamente é que preciso de melhorar» acrescentou.

Izmaylov marcou na vitória do F. C. Porto sobre o Paços (2-0)

O F. C. Porto bateu, este sábado à noite, no Dragão, o Paços de Ferreira, com dois golos apontados na segunda metade (2-0). Izmaylov, lançado por Vítor Pereira a partir do banco, assinou o descanso azul e branco, ao fixar o resultado, depois de Alex Sandro ter inaugurado o marcador. Veja os principais lances e os golos do jogo.
Golo de Izmaylov! Kelvin assiste Izmaylov na área pacense e o russo com um remate forte e cruzado coloca a bola fora do alcance de Cássio.
O campeão nacional bateu o Paços de Ferreira no Estádio do Dragão, este sábado, e colocou-se ao Benfica no topo da Liga, com 36 pontos. O F. C. Porto teve sempre o domínio do encontro, mas os golos apenas aconteceram na segunda metade.
Depois de uma primeira parte de sentido único, a equipa de Vítor Pereira resolveu a partida após o descanso. Izmaylov, o russo contratado nesta reabertura de mercado ao Sporting, assinou o segundo golo, a 12 minutos do fim, após Alex Sandro, aos 47, ter inaugurado o marcador.